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Sistema de recomendação com machine learning

Aumente suas vendas com um sistema de recomendação de produtos baseado em machine learning

Melhore o engajamento do usuário e aumente sua receita com um sistema inteligente de recomendação de produtos que sugere itens relevantes com base na preferência do usuário.

Luigi's Box Recommender

O que é um sistema de recomendação?

Como o nome sugere, os sistemas de recomendação são ferramentas que fornecem sugestões de produtos ou conteúdo que um determinado cliente pode estar interessado em comprar ou interagir.

Esse sistema normalmente usa técnicas de machine learning e vários conjuntos de dados sobre itens e clientes para criar uma rede avançada de conexões complexas entre esses produtos e clientes.

O que os sistemas de recomendação fazem?

Um sistema de recomendação pode recomendar várias coisas diferentes, como produtos, filmes, livros, notícias, artigos, empregos, anúncios e muito mais. Por exemplo, a Netflix usa um sistema de recomendação para recomendar filmes e séries para seus clientes de forma individual.

O YouTube recomenda vídeos diferentes para os usuários com base no perfil do cliente e no histórico de exibição. Da mesma forma, os sites de e-commerce recomendam diferentes produtos para diferentes usuários com base em suas preferências.

Como os sistemas de recomendação funcionam

Funcionamento básico
Funcionamento básico

Os sistemas de recomendação lidam com um grande volume de informações presentes, filtrando as informações mais importantes com base nos dados fornecidos por clientes individuais (como avaliações de usuários) e vários outros fatores que cuidam da preferência e do interesse do usuário. Os sistemas de recomendação determinam a correspondência entre o usuário e o item e atribuem as semelhanças entre usuários e itens para recomendação.

O papel do machine learning
O papel do machine learning

Os sistemas de recomendação usam algoritmos especializados de aprendizado profundo e soluções de machine learning. Impulsionados pela configuração, coordenação e gerenciamento automatizados de algoritmos de análise preditiva de machine learning, os sistemas de recomendação podem escolher de maneira inteligente quais filtros aplicar a uma situação particular de um cliente específico. Isso ajuda os profissionais de marketing a maximizar as conversões e aumentar o valor médio por pedido.

Desafios do sistema de recomendação
Desafios do sistema de recomendação

Várias abordagens de recomendação estão em uso hoje. No entanto, comparar a eficácia é difícil porque os resultados da avaliação raramente são reprodutíveis. Portanto, a falta de entendimento comum sobre reprodutibilidade em sistemas de recomendação é um desafio.

Três tipos de sistemas de recomendação

Aqui estão alguns dos métodos mais comuns para sistemas de recomendação:

1. Sistemas de recomendação baseados em conteúdo

Esses sistemas de recomendação usam filtros baseados na similaridade dos atributos dos itens e usam informações ou características relacionadas aos próprios produtos, em vez de usar as preferências dos usuários.

Por exemplo, uma recomendação pode ser baseada no ano de lançamento, elenco ou gênero para sugerir filmes aos espectadores.

2. Sistemas de recomendação por filtragem colaborativa

Um método de recomendação bastante popular é a filtragem colaborativa. Esses sistemas de recomendação usam filtros que consideram as escolhas e classificações explícitas dos usuários. Por exemplo, sistemas de recomendação sugeririam filmes a um espectador com base nos dados anteriores de avaliações dadas por diferentes espectadores a diferentes filmes.

O algoritmo de filtragem colaborativa comumente usado em sistemas de recomendação é a fatoração de matrizes. Os algoritmos de fatoração de matriz funcionam decompondo a matriz de interação do vetor usuário-item no produto de duas matrizes retangulares de dimensionalidade inferior.

3. Sistemas de recomendação híbridos

A maioria dos sistemas de recomendação mobile modernos combinam essas duas abordagens e são chamados de sistemas de recomendação híbridos.

Como resultado, eles tendem a superar os métodos de filtragem colaborativa e baseados em conteúdo. Os sistemas de recomendação híbridos geram tags com base no processamento de linguagem natural (NLP) para cada item e usam equações vetoriais para calcular a similaridade entre os itens.

Quem usa os sistemas de recomendação

Aqui estão alguns setores e empresas que usam amplamente os sistemas de recomendação:

Streaming

Os serviços de streaming multimídia usam recomendações baseadas em sessão destinadas a prever o próximo item com base em uma sequência de itens anteriores reproduzidos na sessão. Por exemplo, a Netflix usa sistemas de recomendação baseados em sessão para sugerir filmes e séries para usuários de forma individual.

É o exemplo perfeito de sistemas de recomendação híbridos, pois leva em consideração tanto os interesses do usuário (colaborativos) quanto as descrições ou características do filme (baseado em conteúdo). De acordo com a pesquisa da McKinsey, 75% do conteúdo consumido na Netflix é baseado em recomendações de filmes por machine learning.

Sites de relacionamento

Muitos sites de namoro como o Tinder usam sistemas de recomendação para combinar pessoas. Os principais fatores que contribuem são as pessoas para as quais você deslizou (as pessoas de quem você gostou), suas estatísticas de reativação, sua localização, seus perfis e muito mais.

O Tinder, de fato, é um dos maiores sistemas de recomendação em uso, com uma base de usuários estimada em 50 milhões de pessoas em todo o mundo em 2020.

Redes sociais

O Facebook é outro exemplo que usa mecanismos de recomendação de produtos para recomendar conteúdo personalizado para cada perfil de usuário. Ele usa vários algoritmos de recomendação para diferentes seções.

Por exemplo, o feed de notícias usa um, enquanto a seção “pessoas que você pode conhecer” usa outro. Da mesma forma, a seção de notícias, marketplace, vídeos do Facebook e etc. são seções diferentes do Facebook, cada uma das quais recomendará coisas diferentes com base em suas preferências.

E-commerce

Muitas lojas online como Amazon, eBay e Walmart usam sistemas de recomendação para sugerir produtos a clientes individuais com base em perfis de clientes, no que eles podem gostar e nos seus históricos de compras.

Na verdade, 35% do que os consumidores compram na Amazon vem de recomendações de produtos baseadas em algoritmos de machine learning.

Benefícios dos sistemas de recomendação para empresas de e‑commerce

Não tem certeza se as empresas de e‑commerce devem implementar sistemas de recomendação? Aqui estão algumas razões para ajudá-lo a decidir:

Melhor experiência para o usuário

Melhor experiência para o usuário

Com sistemas eficazes de recomendação de produtos, os usuários receberão recomendações personalizadas e precisas adaptadas às suas necessidades. Como resultado, eles terão uma boa experiência e provavelmente retornarão à sua loja. Isso não é apenas benéfico para as vendas e a satisfação do cliente, mas também pode ter um impacto positivo nas classificações do mecanismo de pesquisa da sua loja online.

Maiores taxas de vendas e de conversão

Maiores taxas de vendas e de conversão

Os mecanismos de recomendação de produtos ajudam os varejistas online a impulsionar as vendas e aumentar as taxas de conversão. Eles permitem que os varejistas ofereçam upgrades ou vendas cruzadas de seus produtos para aumentar a receita. Com produtos para venda cruzada, uma loja de e-commerce pode aumentar suas vendas em 20% e os lucros em 30%.

Diminuição do abandono do carrinho

Diminuição do abandono do carrinho

De acordo com o Baymard Institute, a taxa média de abandono de carrinho em todos os setores é de 69,99%. Um fator determinante para o abandono do carrinho são as recomendações inadequadas de produtos ou nenhuma recomendação. Sugerir produtos personalizados ou informar a seus clientes quais complementos eles podem precisar com um produto pode ajudá-lo a resolver esse problema.

Aumento do valor médio por pedido

Aumento do valor médio por pedido

Um sistema de recomendação de produtos ajuda a aumentar o valor médio dos pedidos das lojas de e-commerce, fornecendo uma experiência de compra personalizada aos seus usuários. De acordo com as estatísticas, o valor médio do pedido de uma loja que não apresenta recomendações de produtos é de USD 44,41. No entanto, quando você mostra recomendações de produtos e quando os clientes em potencial se engajam com apenas uma única recomendação, esse número aumenta em 369%.

Melhor engajamento com o cliente

Melhor engajamento com o cliente

As relações com os clientes são construídas com base na confiança. Seus clientes querem sentir que sua empresa os entende, e recomendar os produtos certos com base nos perfis dos clientes ajudará a cultivar a fidelidade à marca, inspirar mais visitas ao site, aumentar as taxas de cliques e incentivar mais interações com sua marca de e-commerce.

Agende uma demonstração para ver o Recommender em ação

Descubra como nossos widgets de recomendação permitem aumentar suas vendas no e‑commerce com recomendações de produtos altamente personalizadas e precisas, baseadas em machine learning.

A Luigi’s Box melhora a experiência do cliente

A contribuição mais significativa da Luigi’s Box para a EXIsport foi uma melhoria na experiência do cliente. Quanto mais rápido eles encontrarem o que procuram e quanto mais relevante for a consulta de...

Juraj Giacko
Head de e-commerce, EXIsport

Fazendo um esforço extra para melhorar os resultados do negócio

A Luigi’s Box agiliza muito as compras para nossos clientes. Além disso, eles desenvolveram vários recursos para nós que ajudam a gerenciar produtos em nossa loja virtual.

Piotr Maciążka
Implementation Team Manager, Answear

A taxa de conversão aumentou em 600%

Utilizamos a Luigi’s Box desde 2017. Além do aumento de 600% na taxa de conversão de pesquisa, o serviço também melhorou o atendimento nas lojas.

Martin Derňar
Chief Omnichannel Officer, Nay

Aumentou as conversões de pesquisa em 33%

O preenchimento automático da Luigi's Box aumentou nossas conversões em 33%, mesmo quando seu uso caiu 30%.

David Linhart
Head de e-commerce, Mountfield

O valor do carrinho de compras aumentou drasticamente

A recomendação é um recurso útil e inspirador para nossos clientes descobrirem os produtos da Powerlogy. Como sabemos disso? O valor médio do carrinho de compras aumentou dramaticamente.

Michal Dodok
Head de Marketing, Powerlogy

A Luigi's Box foi uma verdadeira revelação para nós

A Luigi's Box foi uma verdadeira revelação para nós. Lojas virtuais muitas vezes se esquecem de se preocupar com a experiência do cliente e investem muitos recursos em publicidade. A Luigi's Box nos...

Soňa Fialková
CEO, SpokojenýPes

Adoramos a Luigi’s Box e suas ferramentas

A Luigi's Box foi uma ótima aquisição e nossa empresa adora suas ferramentas.

Michal Slovák
Gerente de produto e SEO, Pro-Tech shop

Mais de EUR 100.000/ano graças à Luigi’s Box

Considerando o tamanho do nosso negócio, a Luigi's Box rende mais de EUR 100.000 por ano sem muito trabalho por um preço que retornou para nós imediatamente e várias vezes.

Jakub Žilinčan
Diretor de Marketing, Electronic-star

Equipe de profissionais especialistas

A Luigi’s Box é a garantia de uma abordagem profissional. Como especialistas em pesquisa, eles nos conduzem aos nossos objetivos muito mais rapidamente.

Tomáš Bzirský
Gerente de Marketing de Performance, Košík

Por que escolher o Recommender

O Recommender mostra sugestões de produtos com base em IA, personalizadas para cada visitante com base em suas preferências e comportamento online anterior.

Mais conversões e visitas recorrentes

Aumente a conversão média do carrinho em pelo menos 13%. Quando as necessidades dos clientes são atendidas rapidamente, é mais provável que eles retornem à sua loja virtual.

Melhor valor médio por pedido

Aumente o valor médio por pedido em pelo menos 35%. O Recommender oferece dicas de produtos com base no que já está no carrinho de compras do cliente.

Melhor experiência para o cliente

Sugira o que mais os usuários podem precisar com base em suas preferências e semelhanças de produtos vistos anteriormente.

Com a confiança de mais de 3.000 empresas online

O que mais a Luigi’s Box oferece

Analytics

Obtenha insights sobre o que seus clientes estão procurando, o que eles tem dificuldade de encontrar e como você pode melhorar a experiência geral de pesquisa deles.

Saiba mais sobre o Analytics

Search com preenchimento automático

Coloque uma caixa de pesquisa inteligente em seu site que lida com erros gramaticais comuns, erros de digitação, gírias e vários sinônimos para evitar pesquisas sem resultados.

Saiba mais sobre o Search

Product Listing

Organize seus produtos e classifique eles automaticamente com base na popularidade, gosto pessoal, intenção durante a sessão de um visitante e na lógica do negócio.

Saiba mais sobre o Product Listing

A Luigi's Box é compatível com qualquer site

Existem três maneiras de entregar os dados de seus produtos à Luigi’s Box.

Sincronizar via API de conteúdo

Os dados serão enviados para nossos servidores. Portanto, você só envia atualizações de produtos quando eles mudam. Se você executar em uma plataforma compatível, podemos configurar conectores de dados.

Não há custo de desenvolvimento da sua parte. Podemos extrair todos os dados de que precisamos. A Luigi’s Box é compatível com qualquer plataforma de e-commerce.

Dica profissional: Se você executar em uma plataforma compatível, podemos configurar conectores de dados. Não há custo de desenvolvimento da sua parte. Podemos extrair todos os dados de que precisamos.

Conectores de plataforma

Se você executar em uma plataforma compatível, podemos configurar conectores de dados, para que não haja nenhum custo de desenvolvimento da sua parte.

Podemos extrair todos os dados necessários e você pode passar para a etapa quatro. Caso você não execute em uma dessas plataformas, você pode escolher se deseja sincronizar via API ou feeds.

Dica profissional: Se você executar em uma plataforma compatível, podemos configurar conectores de dados. Não há custo de desenvolvimento da sua parte. Podemos extrair todos os dados de que precisamos.

Sincronizar via feeds

Os dados serão baixados de seus servidores. Se houver uma alteração no produto, não saberemos até que o feed seja processado na próxima vez. A atualização de dados normalmente é realizada seis vezes por dia.

Para sincronizar os dados, você pode usar API ou feeds. Precisa de dados atualizados sobre produtos, categorias, marcas e (opcionalmente) artigos.

Dica profissional: Se você executar em uma plataforma compatível, podemos configurar conectores de dados. Não há custo de desenvolvimento da sua parte. Podemos extrair todos os dados de que precisamos.

Comece a usar a Luigi’s Box hoje mesmo

Crie uma conta e libere o potencial da sua loja virtual.

FAQ

Perguntas frequentes

Como funcionam os sistemas de recomendação de produtos com base em machine learning?

Os sistemas de recomendação de produtos usam algoritmos avançados de machine learning e métodos de aprendizado profundo para segmentar clientes com base em seus dados de usuário e padrões comportamentais (como compras e histórico de navegação, curtidas ou avaliações) e direcionam eles com sugestões personalizadas de produtos e conteúdo.

Algumas estruturas de recomendação comumente usadas são a filtragem híbrida, colaborativa e baseada em conteúdo.

Quais são os benefícios dos sistemas de recomendação?

Um sistema de recomendação de produtos ajuda você a melhorar a experiência do usuário e o engajamento com o cliente em seu site, oferecendo recomendações personalizadas adaptadas às necessidades de seus clientes. Quando eles têm uma boa experiência, é provável que retornem à sua loja.

Esse sistema também ajuda a aumentar as vendas, o valor médio por pedido e as taxas de conversão, permitindo que os varejistas ofereçam upgrades ou vendas cruzadas de seus produtos.

O que faz um bom sistema de recomendação?

Algumas das diretrizes para os sistemas de recomendação são:

  • Ele não deve recomendar produtos muito semelhantes aos que os usuários já viram antes.
  • Ele deve diversificar as suas recomendações e dar mais ênfase à personalização.
  • Ele também deve buscar a diversidade temporal, o que significa que não deve oferecer as mesmas recomendações em todas as sessões atuais do usuário.

De onde os sistemas de recomendação obtêm dados?

Os sistemas de recomendação geralmente recebem dados de classificações explícitas após comprar um produto, assistir a um filme ou ouvir uma música, de consultas implícitas em mecanismos de pesquisa e históricos de compras ou de outras variáveis categóricas sobre os clientes (como o perfil do usuário) ou os próprios produtos.

Alguns sistemas de recomendação constroem uma matriz de utilidade, que consiste na classificação (ou preferência) para cada par de usuário-item.

Quem é o melhor fornecedor de sistemas de recomendação de produtos?

A resposta depende de vários fatores, como suas necessidades, orçamento e objetivos. Embora você possa encontrar vários sistemas de recomendação no mercado, o widget de recomendação da Luigi’s Box usa algoritmos avançados de IA para levar a personalização para o nível máximo, ajudando você a atingir um aumento médio de vendas de mais de 35% e um aumento médio de conversão no carrinho de compras de mais de 13%.

Você pode colocar nosso widget de recomendação em qualquer lugar do site. Sempre parecerá parte natural do site, independentemente da plataforma de e-commerce.