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As conversões de pesquisa de Košík aumentaram em 10,5%

Com a Luigi's Box, a Košík.cz conquista clientes mais satisfeitos, resultados de pesquisa mais relevantes e aumento de receita.

As conversões de pesquisa de Košík aumentaram em 10,5%

A Košík é um dos maiores varejistas tchecos de alimentos online. Eles oferecem mais de 15.000 produtos, desde confeitaria até itens de farmácia.

No segmento de alimentos, em média, 24% dos clientes usam a pesquisa. (Spoiler: esse número é de 50% na Košík.cz após a otimização da pesquisa). É por isso que eles perceberam que, se a pesquisa não estiver funcionando corretamente, eles correm o risco de os clientes não conseguirem comprar produtos em sua loja virtual.

Como ajudamos a Košík a ter clientes mais satisfeitos e uma maior receita? Assista a este vídeo (legendas em Inglês, Alemão e Polonês disponíveis) ou leia o texto abaixo para saber.

Desenvolver a pesquisa de um site internamente é trabalhoso e caro

Na Košík, eles consideraram dedicar recursos internos para o desenvolvimento da pesquisa de seu site em vez de ter um fornecedor externo. Eles calcularam quanto custaria o desenvolvimento interno e quanto tempo exigiria, incluindo o know-how necessário e a qualidade das soluções disponíveis. Eles chegaram à conclusão de que a melhor maneira era encontrar uma empresa especializada e decidiram pela Luigi’s Box.

Team of professional specialists

Luigi’s Box is a guarantee of a professional approach. As the search specialists, they lead us to our goals much faster.

Tomáš Bzirský
Performance Marketing Manager, Košík

O diagnóstico é o primeiro passo

Para otimizar sua busca, é importante saber até que ponto a solução original é (in)eficaz. Nós projetamos nosso Analytics da Luigi’s Box para incluir informações completas apresentadas de maneira clara e compreensível. Graças a esta ferramenta, conseguimos identificar problemas específicos e depois nos concentrar em resolvê-los:

1. Pilsner não era uma cerveja

Quando os clientes buscavam por cerveja, a marca “Pilsner Urquell” nunca aparecia nos resultados. Isso porque nem o nome do produto (“Pilsner Urquell Light Lager”) e nem o nome da categoria (“Lagers abaixo de 12°”) incluíam a palavra cerveja.

Ensinamos o recurso de pesquisa da Košík.cz a trabalhar com toda a estrutura de nomes de categoria, não apenas com a categoria de produto específica.

2. Lombo era um peixe

Na hierarquia de categorias, algumas categorias menores às vezes são agrupadas (camisetas e camisas, vestidos e saias). De forma semelhante, o lombo bovino foi localizado na categoria “carne” (não carne bovina). No entanto, a categoria principal é denominada “carne e peixe”. Contém a palavra carne, mas também contém a palavra peixe. É por isso que, ao pesquisar peixes, você também podia encontrar “lombo bovino” entre os resultados.

Ensinamos o recurso de pesquisa da Košík.cz a trabalhar com toda a estrutura de nomes de categoria, não apenas com a categoria de produto específica.

3. Chocolate era um iogurte

Existe uma boa quantidade de produtos que levam a palavra chocolate em seus nomes porque também são feitos com o sabor de chocolate (iogurtes, müsli, sorvetes, pastéis, etc.). No entanto, quando os clientes pesquisam por “chocolate”, eles estão naturalmente mais interessados em encontrar chocolate de verdade do que iogurte com sabor de chocolate. Obviamente, nem toda marca de chocolate contém essa palavra em seu nome. Portanto, ao pesquisar por “chocolate”, muitos produtos com sabor de chocolate apareceram nos resultados em vez de barras de chocolate.

Como solução, definimos stopwords para a frase “chocolate”, para que os resultados da pesquisa não incluam iogurtes, proteínas ou sorvetes quando um cliente pesquisar por “chocolate”.

4. A criatividade na pesquisa não tem limites

Existem muitas maneiras criativas de pesquisar produtos em uma loja virtual. Ocasionalmente, os clientes usam termos de gíria e, em seguida, a pesquisa acaba sem resultados.

Definimos sinônimos que também incluem expressões de gírias. A Košík irá, portanto, encontrar os produtos certos, mesmo que o cliente não insira exatamente a frase correta. Além disso, a Luigi’s Box recomenda automaticamente sinônimos com base no comportamento dos clientes, ajudando a Košík a acompanhar a criatividade de seus clientes.

5. O ganso St. Martin precisa de um pouco de ajuda

O ganso de St. Martin é um produto sazonal na República Tcheca. Isso significa que, quando chegar a hora, você precisará colocá-lo o mais alto possível nos resultados da pesquisa. A demanda é alta e os clientes estão impacientes. No entanto, quando a Košík adicionou este produto em seu catálogo, ele naturalmente não tinha histórico de interações com o cliente e não estava nas primeiras posições nos resultados da pesquisa, tornando-se uma oportunidade perdida para a loja virtual.

Graças à função de itens impulsionados, definimos que “O ganso de St. Martin” apareceria nas primeiras posições entre os resultados para que os clientes possam encontrar imediatamente o produto sazonal desejado. Além disso, desenvolvemos um recurso que prioriza automaticamente novos produtos em um período especificado.

6. A vida é muito curta para beber cerveja quente

A Košík teve uma ótima ideia para entregar bebidas geladas durante o calor do verão. Naturalmente, quando começaram a vender, não tinham histórico de interação com o cliente. Portanto, elas não foram colocadas nas primeiras posições dos resultados de pesquisa, onde seriam imediatamente notadas pelos clientes que suavam no clima tórrido.

Com o recurso de termos impulsionados, fizemos com que as “bebidas geladas” aparecessem nas primeiras posições entre os resultados de forma automática, sem a necessidade de definir cada produto individualmente.

Resultados de pesquisa mais relevantes, clientes mais satisfeitos e aumento de receita

A otimização de pesquisa usando uma ferramenta com funções excelentes tornou as compras mais fáceis para os clientes da loja virtual da Košík.cz e trouxe a eles melhores resultados de pesquisa. A satisfação deles se refletiu não apenas no uso acima da média da função de busca, mas também no aumento das vendas. Várias métricas importantes melhoraram significativamente:

-74%
Pesquisas sem resultados
-38%
Taxa de abandono de pesquisa
+83%
CTR de preenchimento automático
+10,5%
Conversões de pesquisa

Increased search usage and conversions

Thanks to this tool, we increased the search usage and conversion rate on Košík.cz. Search is currently used by 40% of customers, and 40% of them directly add products to their shopping carts.

Robin Rezek
Product Manager, Košík

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