- O que é pesquisa por voz e como funciona?
- Por que os proprietários de empresas online estão interessados na pesquisa por voz?
- Como a pesquisa por voz mudará a maneira como as pessoas compram produtos online?
- O que as empresas devem fazer para se manter à frente desta tendência?
- Como sua empresa pode se preparar para a pesquisa por voz?
- Conclusão
Nos últimos anos, a pesquisa por voz tem dominado o cenário. Ela permite que os usuários pesquisem produtos ou respostas simplesmente falando com seus dispositivos, em vez de digitar palavras-chave. Falar é amplamente considerado mais rápido e conveniente do que digitar.
De acordo com a PwC, 65% das pessoas entre 25 e 49 anos falam com seus dispositivos habilitados para voz pelo menos uma vez por dia. Além disso, espera-se que 55% dos agregados familiares possuam dispositivos de alto-falantes inteligentes até 2022.
Mas por que a pesquisa por voz se tornou tão popular apenas recentemente? E o mais importante, como isso mudará a forma como encontramos e compramos produtos?
O que é pesquisa por voz e como funciona?
A pesquisa por voz é exatamente o que diz. Ou seja – pesquise por voz – usando sua voz para fazer perguntas e dar comandos a dispositivos como smartphones ou alto-falantes inteligentes, executando o comando do usuário ou respondendo sua pergunta.
Por exemplo, se você perguntar ao Google Assistant em seu smartphone Android: “Ok Google, como está o tempo hoje?” o dispositivo irá extrair dados da internet e informar qual é a previsão do tempo para aquele dia.
Como funciona a pesquisa por voz? Assistentes virtuais como Siri e Alexa usam tecnologia de reconhecimento de fala para processar e transcrever a voz de alguém em texto e, em seguida, analisar essa transcrição em busca de perguntas ou comandos.
Ao dizer o nome do assistente inteligente (por exemplo, “Hey Siri”), o usuário pode “acordar” o assistente virtual para que ele esteja pronto para ouvir as solicitações e respondê-las. Além disso, o assistente virtual continuará aprendendo ao longo do tempo enquanto você conversa com ele para entender melhor suas preferências e fornecer respostas ou recomendações personalizadas.
Embora alto-falantes inteligentes como Alexa já fossem bastante populares entre os usuários, a pesquisa por voz decolou com a introdução de assistentes de voz em smartphones, tablets e tecnologias wearable.
Hoje em dia, quase todos os wearables modernos, como os smartwatches, possuem um recurso de pesquisa por voz que permite aos usuários pesquisar informações usando a voz sempre que desejarem.
Quando se trata de como procuraremos produtos no futuro, não é de admirar que a tecnologia de pesquisa por voz seja a próxima grande mudança:
- Um terço da população dos EUA usa recursos de pesquisa por voz.
- 71% dos consumidores preferem realizar pesquisas por voz em vez de digitar.
- Acredita-se que 3/4 dos lares dos EUA possuem pelo menos um alto-falante inteligente.
- Mais da metade de todos os proprietários de alto-falantes inteligentes usam seus dispositivos diariamente.
- Até 2022, 70% dos consumidores usarão a voz para fazer compras em vez de visitar lojas físicas.
- 71% dos consumidores que usam dispositivos dizem que utilizarão a pesquisa por voz no futuro.
- Até 2023, cerca de 8 mil milhões de dispositivos fornecerão assistentes de voz.
71%
dos consumidores preferem a pesquisa por voz à digitação.
Por que os proprietários de empresas online estão interessados na pesquisa por voz?
A pesquisa por voz não é atraente apenas para usuários potenciais da internet; proprietários de empresas online e agências de e-commerce também estão se interessando pela tecnologia. O aumento na popularidade da pesquisa por voz pode ser uma virada de jogo para o mercado.
As empresas podem tirar proveito da pesquisa por voz de várias maneiras, desde permitir que os clientes encontrem os produtos que desejam onde quer que estejam, até fornecer mais opções para personalizar sua experiência de compra. Mesmo que os clientes ainda não usem a pesquisa por voz para fazer compras regulares (apenas 10% usam a pesquisa por voz todos os dias, enquanto 50% nunca utilizaram), isso não significa que as empresas devam ignorar o poder da pesquisa por voz.
De acordo com a BrightLocal, 58% dos consumidores usaram a pesquisa por voz para encontrar informações sobre uma empresa local, como horário de expediente ou direções. Uma pesquisa realizada pela Narvar também descobriu que 51% usam pesquisas por voz para pesquisar produtos antes de comprar. Portanto, é fundamental que sua marca disponibilize certas informações sobre o negócio e seus produtos usando a pesquisa por voz.
É especialmente digno de nota que tanto os varejistas quanto as marcas de e-commerce que estão adotando as pesquisas por voz agora têm uma vantagem sobre seus concorrentes. Muitas empresas ainda não oferecem suporte à pesquisa por voz, fazendo com que os usuários da pesquisa por voz encontrem a marca ou o produto daqueles que oferecem primeiro. Isso significa que você pode usar a pesquisa por voz para estimular gentilmente os consumidores a descobrir (e comprar) seus produtos em vez dos de seus concorrentes.
Como a pesquisa por voz mudará a maneira como as pessoas compram produtos online?
Por ser um dos métodos de comunicação mais naturais e rápidos, a pesquisa por voz certamente se tornará uma das formas mais populares para as pessoas buscarem informações ou fazerem pedidos.
Embora ainda existam alguns problemas com a tecnologia de voz, dificuldade para entender sotaques ou ouvir comandos incorretamente, a situação está melhorando a cada ano. E há uma diferença crucial quando se trata de pesquisar por meio de assistentes de voz em comparação com uma consulta normal na internet: o número de resultados que o usuário obterá.
Digamos que você digite “cobertor de lã quente” no Google, o mecanismo de busca normal mostraria 19.700.000 resultados relevantes (juntamente com links pagos). Tecnicamente, isso significa que os usuários podem visitar qualquer página, seja o primeiro ou o milionésimo resultado.
Enquanto isso, um mecanismo de pesquisa por voz fornecerá apenas alguns resultados, se não apenas um. Portanto, se você não estiver no topo de uma determinada consulta, suas chances de ser visto diminuem significativamente.
No entanto, se você for um dos primeiros a adotar, terá uma chance muito maior de atrair usuários de pesquisa por voz e convertê-los em clientes.
A pesquisa por voz também pode trazer grandes benefícios para sua marca, como:
1. Uma experiência de compra mais personalizada
O uso da pesquisa por voz pode adicionar um nível de personalização nunca visto antes à experiência de compra do cliente. Claro, recomendações personalizadas e e-mails com lembretes de carrinho de compras são praticamente padrão agora.
Que tal contratar um assistente virtual para pesquisar e fazer pedidos de compras diárias em supermercados online? Se um cliente faz compras online regularmente com a ajuda da pesquisa por voz, Siri ou Alexa podem solicitar os produtos desejados com apenas um comando.
Também pode até lembrar ao cliente que ele está com falta de alguma coisa (com base na data da última compra) ou sugerir produtos adicionais que correspondam às suas preferências. Como resultado, os clientes poderiam encomendar os produtos que desejam em questão de segundos, o que poderia incentivá-los a comprar com mais frequência e a comprar mais itens.
2. Mais fácil de obter feedback
As avaliações e comentários dos clientes são uma mina de ouro de informações para proprietários de varejo e e-commerce, desde que os compradores realmente deixem uma avaliação. Embora geralmente encontrem tempo para comentários negativos, os clientes não têm tanta probabilidade de deixar comentários positivos simplesmente porque escrevê-los leva tempo.
Os clientes estariam muito mais propensos a deixar um comentário se pudessem simplesmente ditá-lo para seus dispositivos, em vez de digitá-lo. Devido à rapidez e facilidade com que conseguem deixar esses comentários, os clientes também podem ser incentivados a escrever comentários mais longos e informativos.
Os assistentes de voz também podem ser usados para pedir aos seus clientes que avaliem sua experiência de compra ou suporte, dando-lhe acesso a muitas informações sobre o que eles acham do seu serviço e o que você deve melhorar.
3. Serviço mais rápido
A principal razão pela qual a pesquisa por voz é popular é sua velocidade. A pessoa média digita entre 38 e 40 palavras por minuto, o que equivale a entre 190 e 200 caracteres. Porém, quando se trata de fala, uma pessoa média diz aproximadamente 100 a 150 palavras por minuto. Percebe a diferença?
Por causa disso, muitos usuários consideram a pesquisa por voz muito interessante, pois permite que eles se comuniquem e localizem o que precisam com mais rapidez. Além disso, os clientes podem usar a pesquisa por voz enquanto fazem outra coisa – por exemplo, podem pedir a Alexa para pedir mais leite e ovos enquanto preparam o jantar.
Um recurso de pesquisa por voz também pode ser útil para pessoas idosas, ou que não entendem de tecnologia, ou pessoas com deficiência que simplesmente têm problemas para usar um teclado normal e um navegador de pesquisa. Em vez de digitar uma consulta em um mecanismo de busca, eles poderiam pedir para Siri ou ao Google para verificar a previsão do tempo, ligar para um determinado número de telefone ou fazer compras, ajudando-os a serem mais independentes.
4. Permite compras inteligentes
O verdadeiro poder da pesquisa por voz não vem apenas dos recursos de reconhecimento de fala. Os assistentes virtuais são alimentados por inteligência artificial e machine learning, o que os torna inteligentes o suficiente para compreender o comportamento e os hábitos de compra dos usuários.
Voltando ao exemplo das compras de supermercado, digamos que você compre regularmente uma marca específica de café na Amazon. Sabendo disso, o assistente de voz pode informar quando houver promoção daquela determinada marca e perguntar se você deseja fazer o pedido.
O benefício disto seria não só para os clientes (que ficam sabendo imediatamente da oferta), mas também para as lojas, porque podem contactar imediatamente os seus clientes com as últimas ofertas especiais.
5. As classificações de pesquisa por voz podem gerar mais tráfego
O algoritmo exclusivo do Google garante que os usuários recebam os melhores resultados possíveis ao usar a pesquisa por voz. Isso significa que os usuários confiam que as informações obtidas nas pesquisas por voz são as que melhor atendem às suas necessidades.
E se a informação ou recomendação vier direto do seu site? É mais provável que os usuários confiem em sua empresa e voltem a procurá-la na próxima vez. Se você otimizar seu site para pesquisa por voz, estará essencialmente colocando sua empresa na frente de mais clientes.
Além disso, adicionar recursos de pesquisa por voz ao seu site pode aumentar o tráfego da sua página, aumentando ainda mais a reputação e a confiabilidade da sua marca.
6. Melhora a experiência do cliente
De forma resumida, implementar a pesquisa por voz em sua empresa pode melhorar tremendamente a experiência do cliente. Ao fazer isso, você terá mais chances de conquistar clientes satisfeitos que recomendarão seus serviços com prazer a outras pessoas.
Além do mais, os assistentes de voz podem ajudá-lo na construção da marca porque é definitivamente algo de que você pode se orgulhar. Por exemplo, se você disser a seus clientes que oferece compras por voz, as pessoas que já o utilizam com frequência poderão ser convencidas a experimentar seu produto ou serviço.
Além disso, pessoas que não conheciam a pesquisa por voz anteriormente podem ficar felizes em experimentar esse método em sua loja. Então, se gostarem, voltarão e recomendarão seu aplicativo ou loja online para outras pessoas, resultando em ainda mais clientes para sua marca.
O que as empresas devem fazer para se manter à frente desta tendência?
Com o quão sofisticados os assistentes de voz se tornaram, só podemos esperar que a popularidade da pesquisa por voz cresça ainda mais rapidamente nos próximos anos.
Como o mercado de voz provavelmente será muito mais competitivo do que o de SEO, empresas de todos os tamanhos devem se adaptar a essa tendência antes que a pesquisa por voz se torne a norma.
Aqueles que atrasam ou ignoram a tendência podem achar muito mais difícil recuperar o atraso mais tarde, especialmente se a concorrência mudar primeiro seus processos de marketing digital para obter o primeiro lugar nos resultados de consultas de alto-falantes inteligentes.
Como sua empresa pode se preparar para a pesquisa por voz?
Aqui estão algumas dicas:
1. Página de índice para fala natural
As empresas normalmente competem pelas palavras-chave curtas e genéricas mais pesquisadas quando se trata de SEO. As pessoas que usam a pesquisa por voz, entretanto, fazem isso de uma maneira um pouco diferente. Eles preferem usar frases começando com “Quem”, “O quê”, “Onde”, “Quando”, “Por que” e “Como” para encontrar rapidamente uma resposta às suas perguntas.
Uma das melhores maneiras de fazer com que sua página seja vista por esses usuários é criar uma seção de perguntas frequentes, onde você fornece respostas a perguntas comuns que seus usuários possam ter, escritas em tom coloquial. Isso tornará mais fácil para seus clientes encontrarem respostas para qualquer uma de suas dúvidas.
Por exemplo, se eles estão procurando uma pizzaria próxima por meio do smartwatch e há instruções sobre como encontrar seu lugar no seu site, há uma boa chance de o assistente virtual do smartwatch apontar sua empresa como o lugar que o cliente deve ir.
2. Simplifique o processo de compra
Os usuários da internet procuram cada vez mais uma experiência fácil e cômoda ao navegar na internet ou em lojas online, especialmente quando utilizam dispositivos móveis. É por isso que taxas ocultas, várias páginas de checkout solicitando muitos detalhes, falta de informações sobre as opções de pagamento ou forçar os compradores a criar uma conta antes de concluir a compra podem fazer com que abandonem rapidamente um site.
Para manter o processo de finalização de compra curto e agradável, é recomendável que você simplifique a finalização da compra do carrinho de compras para apenas estas três páginas:
- informação do produto
- faturamento (com opções de pagamento disponíveis e custos de envio)
- confirmação do pagamento e do pedido
Você também deve oferecer aos seus clientes a opção de finalizar a compra como convidado. Isso economiza tempo e melhora a experiência geral do usuário para novos clientes, o que pode convencê-los a criar uma conta logo em seguida.
3. Use schema markups
Você provavelmente está familiarizado com rich snippets, ou seja, resultados de pesquisa do Google que mostram informações adicionais valiosas ao lado do link padrão. Os schema markups funcionam de maneira semelhante, rotulando seu conteúdo e informando aos mecanismos de pesquisa do que se trata o seu site.
Com este complemento HTML, os mecanismos de pesquisa podem entender melhor o seu conteúdo, o que o levará a uma classificação mais elevada nos resultados de consultas de texto e a ser mais relevante nas pesquisas por voz.
4. Configure categorias e tags de produtos
Costumava ser o suficiente incluir tags simples (“camiseta”, “esportes” ou “decote em V”) em seu site de e-commerce, com as variantes do produto cuidando de todo o resto, como cor ou tamanho. Para clientes que procuram produtos em seu site ou aplicativo móvel, tudo bem, mas e alguém que usa um Amazon Echo?
Para ajudar as pessoas a encontrar rapidamente o que precisam em sua página, certifique-se de que as descrições dos produtos, títulos e tags de categoria contenham detalhes relevantes.
A IA agora também está se tornando capaz de distinguir entre vozes masculinas e femininas, portanto, você deve certificar-se de que todos os itens “específicos de gênero” sejam marcados como tal. Por exemplo, uma “camiseta esportiva azul com decote em V, para tamanho feminino 36” seria uma descrição perfeitamente funcional para uma pesquisa por voz.
5. Obtenha habilidades da Alexa para sites de e-commerce
Adicionar alguns plugins da Alexa ao seu site de e-commerce também é uma excelente maneira de preparar sua página para pesquisa por voz. As habilidades da Alexa são como aplicações que impulsionam os recursos de voz da Alexa.
Você pode ativar e desativar opções usando o aplicativo da Alexa ou um navegador da web, da mesma forma que instala e desinstala aplicativos em seu smartphone ou tablet. Todas essas habilidades exigem comandos claros que podem ser dados em linguagem natural e que executarão uma determinada ação.
O varejista de alimentos online Ocado, por exemplo, tem uma habilidade na Amazon que permite ao usuário dizer: “Alexa, peça ao Ocado para adicionar cebolas ao meu pedido”. Dessa forma, as pessoas podem comprar em qualquer outra loja online ou realizar qualquer ação que desejarem simplesmente dando pedidos à Alexa.
Por meio de habilidades, os clientes também podem controlar seus dispositivos e eletrodomésticos conectados à nuvem, decidir o que assistir em suas telas ou até mesmo pedir comida.
6. Teste e otimize
Como qualquer nova tecnologia que você adiciona ao seu site, a pesquisa por voz precisa ser testada para garantir que funcione da melhor maneira possível. Uma boa dica aqui é fazer com que diferentes pessoas experimentem fazer pedidos de diversos itens, devolver entregas ou navegar em seu site usando apenas a voz.
Todos esses testadores terão vozes diferentes e provavelmente dirão coisas de maneiras ligeiramente variadas, o que lhe dará uma boa ideia de como a pesquisa por voz funciona para sua marca.
Conclusão
Os profissionais de marketing digital sabem que o processo de pesquisa está em constante evolução e esta nova era de pesquisas locais e por voz está transformando o marketing mais uma vez. Agora é a hora de adaptar seus esforços de marketing digital para a pesquisa por voz, independentemente do tamanho do seu negócio.
Suponha que você garanta que cada uma de suas páginas esteja otimizada para pesquisa local, pesquisa móvel e pesquisa por voz. Nesse caso, você aumentará suas chances de ter uma classificação superior à de seus concorrentes e atrair novos clientes nesta era altamente competitiva do marketing digital.
Usar aplicativos como a pesquisa por voz da Luigi’s Box pode lhe dar uma vantagem neste mercado que em breve será hipercompetitivo, então por que não considerar adicionar a pesquisa por voz ao seu negócio hoje?
Barbora faz mágica com as palavras na Luigi's Box como especialista em marketing de produto. Ela começou a escrever enquanto estudava na universidade como voluntária de várias associações cívicas. Além de fazer parte da equipe de marketing da Luigi's Box, ela co-organiza a conferência TEDxBratislava, onde cuida do marketing e relações públicas.
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