- O que são as métricas de pesquisa para e-commerce?
- Métricas de pesquisa para e-commerce que você deve considerar
- 1. Taxa de saída da pesquisa
- 2. Taxas de pesquisas “sem resultados”
- 3. Taxas de conversão
- 4. Taxas de rejeição
- 5. Taxas de cliques (CTR)
- Outras métricas que vale a pena ficar de olho
- 1. Valor médio por pedido (AOV)
- 2. Taxa de retenção de clientes
- 3. Taxa de abandono do carrinho de compras
- 4. Customer Lifetime Value (CLV)
- 5. Taxas de conversão de dispositivos móveis
- Boas práticas para melhorar as métricas de pesquisa no e-commerce
- Implemente o preenchimento automático para evitar erros ortográficos
- Forneça filtros em sua caixa de pesquisa para oferecer produtos relevantes
- Use a pesquisa por voz para pesquisar por produtos de maneira conveniente
- Mostre itens que seus clientes podem gostar
- Invista em um mecanismo de pesquisa interno para e-commerce robusto que analisará os dados
- Conclusão sobre as métricas de pesquisa para e-commerce
Vale a pena monitorar algumas métricas de e-commerce que são excelentes identificadores do que deve ser melhorado em seu site e mostram o desempenho real do seu negócio online.
Você já ouviu falar de: taxa de saída do site, taxa de rejeição, taxa média de conversão ou indicadores de desempenho? Se não, não se preocupe! Estamos aqui para ajudar você.
Você encontrará todos os detalhes sobre as métricas no artigo de hoje.
Mas primeiro…
Vejamos a definição de métricas de pesquisa para e-commerce para entender como elas funcionam.
O que são as métricas de pesquisa para e-commerce?
São métricas que mostram como os consumidores interagem com sua loja online. Graças às métricas, você pode analisar os dados, entender como as pessoas se comportam durante as compras online e fazer melhorias (por exemplo, na estratégia de marketing) que resultem em mais vendas e tornem clientes potenciais em clientes satisfeitos.
Existem algumas métricas diferentes de pesquisa para e-commerce que podem ser usadas para avaliar a eficácia da função de pesquisa do seu site.
Por exemplo:
- o número de pesquisas realizadas
- o tempo médio gasto em cada pesquisa
- a porcentagem de pesquisas que resultam em uma compra
Veja quais são as métricas e por que vale a pena acompanhá-las!
Métricas de pesquisa para e-commerce que você deve considerar
1. Taxa de saída da pesquisa
A taxa de saída refere-se à porcentagem de visitantes que deixaram a página após concluir uma pesquisa.
Por exemplo, um usuário estava procurando uma camiseta e viu algumas ofertas de camisetas que você tem. Mas nenhuma delas foi satisfatória, então um usuário saiu do seu site para navegar em outro lugar.
Ela pode fornecer informações sobre a relevância do conteúdo do seu site de e-commerce para o que as pessoas estão procurando. Uma alta taxa de saída de pesquisa pode indicar que as pessoas não estão achando seu conteúdo útil e, por isso, vão embora. Isso pode levar a menos tráfego e conversão em seu site.
Ao contrário, se a taxa de saída da sua pesquisa for baixa, significa que eles encontraram o que procuravam.
Como calcular a taxa de saída da pesquisa?
Número de saídas ÷ número de visualizações de página = taxas de saída x 100%
2. Taxas de pesquisas “sem resultados”
“Sem resultados” ou “Resultados não encontrados” ocorrem quando os mecanismos de pesquisa internos do site não conseguem encontrar nenhum conteúdo que o usuário esteja pesquisando. No entanto, você raramente verá “sem resultados” no Google, Bing ou Yahoo, mas isso pode acontecer durante uma pesquisa em um site de e-commerce.
Muitas vezes, os conteúdos ou produtos que um usuário pesquisa na verdade existem. Então, por que não há resultados? Existem muitas razões possíveis para isso:
- a pesquisa do site não está bem otimizada para encontrar os produtos ou serviços
- há um erro em uma consulta de pesquisa
- a ferramenta de pesquisa não fornece um recurso de autocorreção
Infelizmente, depois de “sem resultados”, é muito provável que um visitante saia do seu site e procure produtos em outro lugar. É por isso que é importante monitorar se tais resultados ocorrem. Se sim, reaja para evitar tais situações. Por exemplo, você pode implementar uma ferramenta de pesquisa com preenchimento automático e sugestão de consulta para ajudar.
3. Taxas de conversão
Conversão não significa necessariamente comprar um produto na sua loja online. Pode ser, e é um excelente exemplo de conversão, mas também pode ser:
- inscrever-se em uma newsletter
- criar uma conta
- clicar no anúncio
Pode ser qualquer ação que você considera valiosa para o seu negócio. Portanto, não confunda taxa de compra com taxa de conversão, porque podem ser duas medidas diferentes.
Quanto maiores as taxas de conversão, melhor. Isso significa que seus esforços de conteúdo ou marketing foram bem-sucedidos e que a satisfação do cliente também pode ser alta.
Por exemplo, se você criou uma newsletter e, depois de um mês, 120 pessoas se inscreveram nela, você pode achar que é um bom número. No entanto, quando você analisa tudo, ou seja, quantas pessoas viram seu CTA de se inscrever, você percebe que foram cerca de 120.000, o que significa que isso é apenas 1% de conversão. Então, nesse caso, é fundamental voltar para a campanha e analisar onde você falhou.
Como calcular as taxas de conversão?
O número de pessoas que converteram ÷ o número total de visitantes do site = taxa de conversão x 100%
4. Taxas de rejeição
Algumas pessoas confundem taxas de rejeição com taxas de saída de pesquisa. Esta é uma medida de quantos visitantes saem do seu site assim que entram nele. Isso significa que eles saíram do seu site porque, por exemplo, clicaram errado e desejam retornar aos resultados de pesquisa do Google.
Por exemplo, um visitante clicou em um site, mas percebeu imediatamente que aquele não era o site que procurava e saiu. Eles não visitaram seus outros sites. Eles não foram adiante.
E essa é a principal diferença. Os visitantes saem do mesmo site em que entraram – eles tiveram uma sessão de página única em seu site.
Como calcular as taxas de rejeição?
O número de sessões de página única ÷ número total de sessões em seu site = taxas de rejeição x 100%
5. Taxas de cliques (CTR)
A CTR é a proporção de usuários que clicam em um link ou CTA específico em relação ao número total de usuários que visualizam uma determinada página. Essa métrica é essencial para ver a eficácia de seus esforços de marketing (como uma campanha do Google Ads – a origem do tráfego é importante aqui) em levar as pessoas a agir.
Por exemplo, um usuário deseja comprar calçados adequados para correr nas montanhas. Sua consulta de pesquisa é “tênis para corrida na montanha”, então é altamente possível que um usuário clique em um anúncio (não em uma pesquisa orgânica) com a meta descrição que diz que ele pode encontrar aquele calçado específico ali.
Se você tiver uma CTR baixa, significa que as pessoas não têm interesse no que você oferece ou não entendem seu CTA (frase de call to action, por exemplo: inscreva-se para um teste gratuito). Para melhorar seus resultados, você precisa determinar por que isso está acontecendo para poder fazer alterações e corrigir os resultados.
Como calcular as taxas de cliques?
O número de cliques que seu anúncio obteve ÷ número de vezes que seu anúncio foi exibido = CTR x 100%
💡 Tráfego orgânico é o tráfego gerado pelas pessoas que encontram seu site no Google, mas não é uma campanha do Google Ads. Ao comparar as origens de tráfego, você pode ver o desempenho de seus anúncios.
Outras métricas que vale a pena ficar de olho
1. Valor médio por pedido (AOV)
É uma métrica que mede o valor médio de dinheiro gasto por transação. O rastreamento do AOV pode ajudá-lo a determinar decisões importantes para o negócio, como gastos com publicidade, design da loja ou faixas de preço.
Por exemplo, um AOV mais baixo geralmente significa que os clientes preferem fazer pequenas compras sempre que fazem um pedido.
Para aumentar o AOV, você precisa incentivar os clientes a comprar mais produtos do que pretendiam ou convencê-los a comprar produtos mais caros.
Uma excelente forma de fazer isso é procurar uma ferramenta que permita mostrar aos seus visitantes recomendações que eles possam achar úteis: itens relacionados, produtos semelhantes aos que procuram, mas com mais funcionalidades. Como alternativa, ofereça frete grátis com uma compra mínima maior.
Como calcular o AOV?
Receita total ÷ número de pedidos = valor médio do pedido x 100%
2. Taxa de retenção de clientes
A taxa de retenção de clientes de uma empresa é o número de clientes que continuam a fazer negócio com você por um determinado período de tempo.
É uma métrica essencial para as empresas porque fornece insights sobre o grau de satisfação de seus clientes com seus produtos, ou avisa se for o momento de melhorar a experiência do cliente. Além disso, pode ajudar a identificar áreas que precisam de algumas melhorias, para que você possa fazer com que os clientes voltem sempre.
Quando a retenção de clientes é alta, significa que seus clientes valorizam seus produtos ou serviços e são uma fonte sustentável de receita.
Por exemplo, se você pretende vender roupas e vir que 100 visitantes do site compraram roupas em sua loja enquanto houve 2.000 interações em seu site, sua taxa de conversão seria de 5%.
Como calcular a taxa de retenção de clientes?
O número de conversões ÷ número total de interações que você pode acompanhar até uma conversão durante o mesmo período = taxa de retenção x 100%
3. Taxa de abandono do carrinho de compras
O abandono do carrinho ocorre quando um cliente adiciona itens ao carrinho, inicia um processo de finalização da compra, mas desiste e deixa a transação incompleta. Com isso, o visitante do site abandona todos os itens que adicionou ao carrinho.
Por exemplo, um usuário estava fazendo compras em sua loja – escolheu os itens no tamanho certo, adicionou ao carrinho e foi para o checkout. Então, o pagamento online era muito complicado. Um usuário se irritou e desistiu, não concluindo a transação.
Como calcular a taxa de abandono do carrinho de compras?
O número total de transações concluídas ÷ o número de transações iniciadas = abandono do carrinho de compras x 100%
4. Customer Lifetime Value (CLV)
É uma métrica que mede a receita total gerada por um cliente para o seu negócio de e-commerce. Em outras palavras, permite prever quanto dinheiro alguém gastará com sua empresa desde o momento em que essa pessoa se torna cliente até o momento em que ela para de comprar de você.
Com essas informações, você pode estimar quanto tempo cada cliente ficará com você e quanto gastará nesse período. A partir daí, você pode começar a decidir onde concentrar seus esforços de marketing e em quais clientes vale a pena investir.
Por exemplo, se você calculou que seu CLV é de USD 100, gastar USD 900 para adquirir um cliente o levará à falência. O CLV permite determinar quanto você pode gastar em atividades que atrairão novos clientes.
Como calcular o CLV?
(valor médio por compra x número médio de compras) ÷ tempo médio de retenção = CLV
💡 Você sabia que os custos de aquisição de clientes são muito superiores aos custos de retenção de clientes?
O custo de aquisição de cliente é o custo de conseguir um novo cliente.
O custo de retenção de clientes é a quantidade de dinheiro que você precisa gastar para mantê-los como clientes.
5. Taxas de conversão de dispositivos móveis
É crucial acompanhar quais são suas taxas de conversão em dispositivos móveis para medir sua experiência em dispositivos móveis.
Por exemplo, quando você descobrir que seus clientes preferem fazer compras por meio de dispositivos móveis, ou se o número estiver crescendo, isso significaria que é hora de tornar ainda mais conveniente para um usuário móvel fazer compras online por meio de seu aplicativo.
Ou vice-versa, se poucas pessoas compram por meio de dispositivos móveis, talvez haja alguns pontos problemáticos que você precisa verificar.
Como calcular as taxas de conversão em dispositivos móveis?
O número de usuários que realizaram uma ação via dispositivo móvel ÷ o número total de usuários = taxa de conversão em dispositivo móvel x 100%
Fonte da imagem: RawPixel
As métricas podem ajudá-lo a compreender melhor o que está acontecendo em seu negócio de e-commerce no momento.
São também indicadores importantes de desempenho do e-commerce. Isso significa que eles podem ajudá-lo a medir e acompanhar o progresso em diversas áreas do seu negócio, desde vendas e marketing até a satisfação e retenção do cliente. Ao acompanhar seus KPIs regularmente, você pode identificar áreas que precisam de melhorias e fazer as alterações necessárias para manter seu negócio avançando.
💡 Avaliações de produtos e receita média são um dos KPIs mais importantes do e-commerce.
Porém, vale lembrar que tudo depende do seu negócio online, dos produtos que você vende e de qual é o seu público-alvo. Uma empresa pode se beneficiar ao tomar medidas específicas para melhorar as métricas, mas outra não.
Mesmo assim, existem algumas boas práticas que funcionam para todos e farão com que você administre um negócio próspero! Vamos dar uma olhada nelas.
Boas práticas para melhorar as métricas de pesquisa no e-commerce
Para aprimorar suas métricas de pesquisa no e-commerce, você pode fazer algumas coisas. Descubra se você conhece todos elas.
Implemente o preenchimento automático para evitar erros ortográficos
É um ótimo recurso oferecido pela Luigi’s Box que melhoraria a experiência de pesquisa por:
- encontrar produtos relevantes rapidamente
- lidar com erros de digitação, erros ortográficos, sinônimos ou diacríticos
- mostrar resultados antes de terminarem de digitar
Quando os visitantes do site começam a digitar uma consulta, o preenchimento automático sugere termos e frases relacionadas com base no que outros usuários da internet pesquisaram no passado. Esta ferramenta pode ser útil para quem não tem certeza do que procurar ou para explorar diferentes opções.
Isso economiza tempo ao eliminar a necessidade de digitar um longo termo de pesquisa em uma barra de pesquisa.
Forneça filtros em sua caixa de pesquisa para oferecer produtos relevantes
Os filtros são excelentes porque ajudam os compradores a encontrar os produtos com muito mais rapidez. Graças a uma função de pesquisa como interface de filtragem avançada ou filtros dinâmicos (que a Luigi’s Box oferece), os compradores online podem encontrar tudo facilmente e obter resultados relevantes imediatamente.
Use a pesquisa por voz para pesquisar por produtos de maneira conveniente
Os usuários podem simplesmente falar sua consulta no microfone do dispositivo e obter resultados imediatamente. A pesquisa por voz é conveniente se seus clientes pesquisarem algo enquanto estão em trânsito. E, novamente, a Luigi’s Box é ótima aqui – com a pesquisa por voz, você pode fornecer uma experiência de pesquisa ainda melhor.
📰 Saiba mais e melhore a experiência do cliente: Pesquisa por voz para empresas com e-commerce.
Mostre itens que seus clientes podem gostar
Com o Recommender da Luigi’s Box, você pode criar recomendações para sua loja de e-commerce sem esforço. Graças ao suporte de inteligência artificial, nossa ferramenta prioriza apenas resultados relevantes com base no comportamento online e nas preferências individuais dos clientes. Dessa forma, você pode melhorar suas taxas de AOV e aumentar as taxas de conversão.
Invista em um mecanismo de pesquisa interno para e-commerce robusto que analisará os dados
A ferramenta que você usa precisa fornecer insights sobre o volume de pesquisa, o desempenho da pesquisa e outros aspectos que você considera essenciais para o seu negócio. Com o Analytics da Luigi’s Box, você vê:
- se a pesquisa levou os visitantes à conversão
- quantos “nenhum resultado encontrado” seus clientes obtiveram
- qual é o produto mais popular em sua loja
e mais!
Para testar a Luigi’s Box na prática, agende uma chamada de demonstração.
Conclusão sobre as métricas de pesquisa para e-commerce
Vale a pena acompanhar os principais indicadores de desempenho e métricas de pesquisa para e-commerce pelos diversos motivos citados. Além disso, é vital saber o que eles significam e o que fazer para melhorá-los. No geral, eles podem ajudá-lo a monitorar e acelerar o processo de compra.
Graças à Luigi’s Box, você proporcionará uma melhor experiência ao usuário e ajudará seu negócio a ter um melhor desempenho. Porque esperar? Cadastre-se e obtenha melhores resultados de pesquisa para sua loja de e-commerce.
Barbora faz mágica com as palavras na Luigi's Box como especialista em marketing de produto. Ela começou a escrever enquanto estudava na universidade como voluntária de várias associações cívicas. Além de fazer parte da equipe de marketing da Luigi's Box, ela co-organiza a conferência TEDxBratislava, onde cuida do marketing e relações públicas.
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