- Introdução
- Como a IA está transformando o setor de e-commerce?
- Ferramentas de IA para empresas de e-commerce
- Mecanismos de recomendação
- Ferramentas de preços dinâmicos
- Chatbots para atendimento ao cliente
- Ferramentas de segmentação de clientes
- Sistemas logísticos inteligentes
- Previsão de vendas e demanda
- Pesquisa por voz
- Pesquisa visual
- Identificação de avaliações falsas
- Detecção e prevenção de fraudes
- Conteúdo gerado automaticamente
- Quais benefícios as ferramentas de IA trazem para empresas de e-commerce
- Como as principais empresas utilizam as ferramentas de IA para obter sucesso
- 1. Recomendações personalizadas para seus clientes
- 2. Preços flexíveis com base nas condições de mercado
- 3. Chatbots para melhorar o atendimento ao cliente
- 4. Melhores promoções de marketing e segmentação de clientes
- 5. Produção eficiente com sistemas logísticos inteligentes
- 6. Previsões de vendas e demanda para melhor planejamento
- 7. Experiência aprimorada com pesquisa por voz
- 8. Pesquisa visual para garantir produtos relevantes
- 9. Redução de avaliações falsas que podem prejudicar o seu negócio
- 10. Maior segurança com detecção de fraudes
- 11. Descrições de produtos sempre precisas
- 12. E o ChatGPT?
- Conclusão
- Perguntas frequentes
Introdução
O e-commerce avançou muito nos últimos anos e a pandemia acelerou ainda mais este processo. Com cada vez mais pessoas fazendo compras online, os proprietários de e-commerce têm agora a oportunidade de atrair muito mais clientes em potencial e enfrentar muitos desafios.
Desde as crescentes demandas dos clientes e o número crescente de perguntas de suporte até tentativas de fraude, qualquer pessoa que possui uma loja online tem muito o que fazer.
Para lidar com todas essas tarefas sem atalhos, muitos varejistas online usaram dispositivos de inteligência artificial para ajudá-los a aprender mais sobre seus clientes e fornecer um excelente atendimento ao cliente.
Você também poderia usar IA em sua loja? Aqui estão algumas maneiras que a inteligência artificial também pode melhorar a experiência do cliente em sua loja.
Como a IA está transformando o setor de e-commerce?
No início de 2021, as vendas no e-commerce atingiram quase 5 bilhões de dólares; até 2024, os especialistas dizem que esse valor terá saltado para mais de 6 bilhões de dólares por ano.
Não deveríamos ficar muito surpresos – há anos que os clientes exigem uma maneira flexível, mas direta e conveniente de fazer compras. E as lojas online são convenientes, afinal:
- Elas estão disponíveis 24 horas
- Os compradores podem pesquisar por um produto e uma faixa de preço em suas casas.
- As pessoas podem comprar produtos com apenas alguns cliques usando pagamentos online e recebê-los por correio.
Não é de se surpreender que já existem mais de dois bilhões de compradores online e este número está crescendo rapidamente. Mas esses clientes também se tornaram bastante experientes. Agora que têm milhares de lojas online para comprar produtos, não se contentarão com nada menos do que uma experiência de compra perfeita.
É aqui que as ferramentas baseadas em inteligência artificial podem ser úteis para empresas de e-commerce de todos os tipos e tamanhos. A IA é muito mais do que apenas um brinquedo sofisticado para grandes empresas. Ela pode impactar todas as partes do seu negócio de e-commerce, desde o gerenciamento de estoque até o atendimento ao cliente.
Segundo a Accenture, a inteligência artificial pode aumentar a produtividade dos negócios em até 40%. 87% das organizações empresariais globais acreditam que a IA fornecerá uma vantagem competitiva. O que a torna tão poderosa? A capacidade de coletar e analisar vastos dados para encontrar padrões e então agir com base neles.
87% das empresas acreditam que a IA fornecerá uma vantagem competitiva. (statista.com)
Ferramentas de IA para empresas de e-commerce
A integração da IA no e-commerce revolucionou o setor, oferecendo ferramentas poderosas que melhoram as experiências dos clientes, melhoram as operações e combatem vários desafios. Vamos explorar algumas ferramentas essenciais de IA:
Mecanismos de recomendação
Os mecanismos de recomendação usam algoritmos de filtragem colaborativa para analisar o comportamento, as preferências e o histórico de compras do cliente. Ao identificar padrões e semelhanças de usuários, esses algoritmos prevêem produtos nos quais um usuário possa estar interessado, fornecendo recomendações personalizadas.
Ferramentas de preços dinâmicos
Essas ferramentas utilizam algoritmos de otimização considerando os preços dos concorrentes, custos de fabricação e demanda. Ao analisar dados em tempo real, estas ferramentas ajustam automaticamente os preços dos produtos para maximizar a rentabilidade, garantindo preços ideais a qualquer momento.
Chatbots para atendimento ao cliente
Os chatbots desenvolvidos com PNL usam machine learning para compreender e responder às perguntas dos usuários em linguagem natural. Eles lidam com tarefas rotineiras, respondem às dúvidas dos clientes, fornecem assistência fora do horário comercial e podem até coletar feedback. Embora não sejam totalmente autossuficientes, reduzem significativamente a carga de trabalho das equipes de suporte humano.
Ferramentas de segmentação de clientes
As ferramentas de segmentação de clientes baseadas em IA utilizam machine learning para analisar dados de clientes e identificar semelhanças. Ao examinar vários dados, essas ferramentas criam segmentos de clientes precisos, permitindo que as empresas adaptem as comunicações e estratégias de marketing a segmentos de público específicos.
Sistemas logísticos inteligentes
Os sistemas logísticos inteligentes utilizam dispositivos IoT, como sensores, tags RFID e prateleiras inteligentes, para coletar níveis de estoque e informações sobre condições em tempo real. Esses dados são usados para gerenciar o estoque com eficiência, prever a demanda e otimizar as operações da cadeia de suprimentos, evitando gastos excessivos e melhorando a eficiência da produção.
Previsão de vendas e demanda
As ferramentas de previsão baseadas em IA utilizam algoritmos de machine learning para analisar dados de vendas em tempo real, dados demográficos e vários fatores externos (por exemplo, clima, avaliações online). Isso permite que as empresas façam previsões precisas, melhorando o gerenciamento de estoque, o planejamento logístico e as estratégias de preços.
Pesquisa por voz
As empresas de e-commerce otimizam a pesquisa por voz incorporando técnicas de processamento de linguagem natural. Isso garante que os sites e as listagens de produtos sejam acessíveis por meio de comandos de voz, proporcionando uma experiência de compra perfeita e eficiente para usuários que preferem interações por voz.
Pesquisa visual
A tecnologia de pesquisa visual utiliza reconhecimento de imagem e algoritmos de IA para permitir que os usuários pesquisem produtos com base em imagens em vez de texto. Isto é particularmente útil para usuários que talvez não conheçam termos de pesquisa específicos, permitindo encontrar produtos relevantes de forma rápida e fácil.
Identificação de avaliações falsas
Os sistemas para identificar avaliações falsas usam análise de texto baseada em IA para examinar padrões de texto, estilos de escrita e formatação. Ao comparar avaliações e analisar anomalias, esses sistemas sinalizam e identificam rapidamente avaliações suspeitas, ajudando as empresas a manter a integridade do feedback dos clientes.
Detecção e prevenção de fraudes
As ferramentas de detecção de fraude usam algoritmos de IA para analisar o comportamento do usuário, padrões de transação e vários parâmetros associados à identificação do usuário e informações de cartão de crédito. Ao compreender o contexto e detectar irregularidades, estas ferramentas identificam e previnem potenciais atividades fraudulentas, garantindo transações financeiras seguras.
Conteúdo gerado automaticamente
Ferramentas baseadas em IA para geração automática de descrições de produtos usam técnicas de geração de linguagem natural. Essas ferramentas analisam especificações de produtos e utilizam princípios de copywriting como AIDA (atenção, interesse, desejo, ação) para criar conteúdo engajante, exclusivo e otimizado.
Quais benefícios as ferramentas de IA trazem para empresas de e-commerce
A inteligência artificial traz inúmeros benefícios para as empresas de e-commerce, impactando positivamente em vários aspectos das operações comerciais e das experiências do cliente:
Melhor experiência para o cliente
Algoritmos de IA analisam o comportamento anterior dos usuários na plataforma, histórico, navegação, etc., e com base nos dados, fornecem recomendações personalizadas. Isso economiza o tempo que gastariam pesquisando, aumentando a satisfação, melhorando a experiência e gerando taxas de conversão e fidelidade do cliente mais altas.
Tomada de decisão em tempo real
As ferramentas de previsão de vendas e previsão de demanda baseadas em IA utilizam dados em tempo real, como dados demográficos e vários outros fatores (por exemplo, clima e avaliações online) para fazer previsões precisas. Isso permite que as empresas tomem decisões bem informadas rapidamente e se adaptem às mudanças nas condições do mercado.
Maior eficácia no marketing
A IA analisa os dados do cliente para criar segmentos precisos e personalizar campanhas de marketing. Essa abordagem direcionada aumenta a relevância dos esforços de divulgação, levando a taxas de conversão mais altas, melhor ROI e melhores campanhas.
Maior segurança
As ferramentas de detecção de fraude baseadas em IA analisam o comportamento do usuário, padrões de transação e vários parâmetros para identificar e prevenir atividades fraudulentas. Isso aumenta a segurança das transações financeiras, protegendo empresas e clientes contra ameaças potenciais.
Eficiência operacional
Ferramentas alimentadas por IA, como otimização dinâmica de preços e sistemas logísticos inteligentes, automatizam tarefas repetitivas e processos de tomada de decisão. Isso agiliza as operações, reduz os esforços manuais e garante a utilização máxima dos recursos.
Custo-benefício
As ferramentas de IA otimizam estratégias de preços, detectam fraudes e automatizam tarefas rotineiras. Isso resulta em economia de custos comerciais, melhorando a eficiência, reduzindo erros e prevenindo perdas financeiras associadas a atividades fraudulentas.
Como as principais empresas utilizam as ferramentas de IA para obter sucesso
Graças aos algoritmos de aprendizagem automática, os dispositivos de IA também se tornam “mais inteligentes” à medida que interagem com os clientes e quanto mais dados têm para processar. Usando big data de compras e interações anteriores de seus clientes, você pode identificar o que eles desejam e entregar mensagens que façam sentido para eles.
Aqui estão alguns exemplos de empresas que usam ao máximo o poder da IA. Continue lendo para saber como usar os dados coletados pela IA para melhorar a experiência do cliente em sua loja de e-commerce.
1. Recomendações personalizadas para seus clientes
Com recomendações personalizadas de produtos, os lojistas podem personalizar as interações com os clientes e fornecer experiências de compras online mais relevantes que geram taxas de conversão mais altas, maiores valores médios por pedidos e fidelização do cliente. E é aqui que as recomendações baseadas em IA podem ajudar tremendamente.
💡 Como a Netflix faz isso?
O mecanismo de recomendações da Netflix (NRE), alimentado por IA, vale USD 1 bilhão por ano. Como ele fornece recomendações detalhadas e personalizadas para milhões de assinantes?
O NRE usa algoritmos para filtrar o conteúdo com base no perfil de cada usuário. Ele pode filtrar mais de 3.000 títulos por vez usando 1.300 grupos de recomendação para identificar os títulos exatos nos quais um usuário pode estar interessado.
Ao analisar os dados de cada visita e clique do cliente, o mecanismo de recomendação pode “entender” as preferências daquela pessoa e criar recomendações hiperpersonalizadas para cada uma. E não importa quantos clientes você tenha – o mecanismo pode combinar instantaneamente um determinado cliente com os produtos ou ofertas certos.
2. Preços flexíveis com base nas condições de mercado
O preço certo para o seu produto depende de vários fatores, como preços dos concorrentes, custos de fabricação e demanda de clientes. Pesquisar tudo isso leva tempo, principalmente se você tiver muitos produtos. É aí que a IA se torna útil.
Com a IA, você pode precificar seus produtos pelo preço ideal a qualquer momento, levando em consideração seus custos e os preços dos concorrentes por meio de big data. Além disso, tais sistemas podem prever quando aumentar o preço de um produto e quando lançar uma promoção se tiverem acesso aos dados corretos.
A IA também pode alterar os preços de centenas ou milhares de produtos em sua loja, economizando tempo em ajustes manuais. Como você poderia usar isso na prática?
Por exemplo, aumentar os seus preços quando os estoques dos seus concorrentes estão baixos. Quando os consumidores desejam um produto imediatamente, mas ele não está disponível em um site, é mais do que provável que estejam dispostos a pagar um preço mais alto se souberem que podem obtê-lo em sua loja mais cedo.
💡 Como a Amazon faz isso?
A Amazon é uma loja que utiliza uma estratégia de preços dinâmicos. Sempre que seus concorrentes oferecem promoções ou descontos, eles ajustam regularmente os preços dos produtos em até 20%.
No entanto, ela faz isso gradualmente para garantir a máxima rentabilidade com base nas previsões de vendas. Isso permite continuar a ter o preço mais barato e manter o controle sobre as suas margens de lucro.
3. Chatbots para melhorar o atendimento ao cliente
Atender todas as solicitações dos clientes pode ser difícil e colocar uma pressão significativa nas equipes de suporte. As equipes de suporte ao cliente estão ocupadas diariamente, seja respondendo perguntas de pré-compra, ajudando com problemas de checkout ou lidando com devoluções e trocas. Além do mais, as expectativas dos clientes são agora muito maiores do que nunca.
Uma resposta “imediata” em até 10 minutos é considerada necessária ou muito importante por 90% dos clientes. Portanto, usar assistentes virtuais ou chatbots em seu site é uma ótima maneira de aumentar a cobertura de suporte ao cliente e, ao mesmo tempo, liberar muitas tarefas da sua equipe de suporte.
Você pode oferecer suporte ao cliente mesmo durante fins de semana e feriados com chatbots com tecnologia de IA. Enquanto sua equipe de suporte humano está ausente, um chatbot pode responder a perguntas ou tarefas simples, indicar aos clientes materiais da base de conhecimento adequados ou permitir que eles deixem mensagens para os atendentes e agendem retornos de chamada.
Embora esses bots não sejam totalmente autossuficientes, eles podem responder cerca de 80% das perguntas diárias, permitindo que os atendentes de suporte ao vivo se concentrem em questões mais complexas. Você também pode usar chatbots para coletar feedback dos clientes automaticamente, por exemplo, pedindo que preencham pequenas pesquisas e, em seguida, coletando automaticamente as respostas.
💡 Como a Zalando faz isso?
A Zalando emprega chatbots para aprimorar a experiência do usuário e impulsionar as vendas. O chatbot implementado pela Zalando funciona como um assistente virtual, auxiliando os usuários em diversos aspectos de sua jornada de compra online.
O chatbot não só auxilia os usuários a encontrar itens de moda, mas também fornece conselhos de moda, recomenda produtos e até looks inteiros e ajuda nos pedidos.
A integração de chatbots que servem como ferramentas valiosas melhora a experiência do cliente, agiliza os processos de suporte e, em última análise, impulsiona as vendas, fornecendo assistência e orientação personalizadas ao longo da jornada do usuário.
4. Melhores promoções de marketing e segmentação de clientes
Em uma pesquisa, 80% do público disse preferir fazer negócios com uma marca que personalize a experiência do usuário. Logo, segmentar seu público é fundamental para fornecer comunicações de marketing personalizadas.
Além disso, as táticas de segmentação podem aumentar a produtividade, a eficácia e o ROI de suas campanhas de marketing. Por exemplo, veja o Campaign Monitor – seu relatório encontrou um aumento de 760% na receita de campanhas segmentadas.
Esses números de receita vêm de promoções de marketing personalizadas, elaboração de estratégias de vendas para aumentar as conversões de cada segmento, desenvolvimento de produtos que atendam às necessidades específicas de segmentos específicos, etc. Mas se você tivesse que criar grupos manualmente para seus clientes, isso levaria muito tempo.
É aqui também que a IA pode ajudar. Ao analisar os dados, as ferramentas de inteligência artificial podem criar rapidamente segmentos de clientes para você com base nas semelhanças que encontrarem.
Além disso, a IA pode analisar os dados sem quaisquer suposições ou vieses prévios, como o de que os jovens de sexo masculino deveriam ser o alvo principal dos videogames, ou de que mulheres são mais interessadas em produtos fitness. Dessa forma, a IA pode fornecer uma imagem muito mais precisa do seu público.
Muitas dessas ferramentas também podem criar segmentos inteiramente novos para você, destacando partes do seu público que poderiam ser ignoradas por você ou sua equipe, mesmo que trabalhassem com os mesmos dados.
💡 Como o Spotify faz isso?
O Spotify utiliza IA para criar uma compreensão individualizada das preferências musicais de cada usuário, adaptando e refinando constantemente suas recomendações sem depender de noções ou vieses pré-concebidos.
Os algoritmos de IA consideram muitos fatores, como o histórico de músicas do usuário, gêneros favoritos, artistas e até mesmo a hora do dia em que a música é tocada. Esta abordagem aumenta a satisfação do cliente e demonstra como a IA pode fornecer uma ideia mais precisa e dinâmica dos segmentos do público.
5. Produção eficiente com sistemas logísticos inteligentes
Como muitos setores, a logística também pode se beneficiar significativamente da utilização de dispositivos “inteligentes” ou alimentados por IA e da automatização de tarefas repetitivas. A logística inteligente utiliza informações em tempo real coletadas por meio de sensores, tags RFID ou similares para gerenciar melhor os níveis de estoque e prever a demanda.
Um bom exemplo é usar prateleiras de depósito inteligentes que detectam peso e pressão e compartilhar essas informações com sistemas de gerenciamento de estoque. Com a identificação por radiofrequência (RFID) ou códigos de barras, as empresas podem manter seus estoques atualizados rastreando quando os itens são recebidos, armazenados, separados e enviados.
As empresas podem dessa forma aumentar a eficiência da produção e, ao mesmo tempo, evitar gastos excessivos, uma vez que não haverá risco de encomendar mais itens do que o necessário devido a uma confusão no inventário.
A IA também pode permitir que você acompanhe todos os seus produtos ao longo de toda a cadeia de suprimentos, do fabricante à sua loja, e não apenas daqueles que já estão nela. Utilizando um sistema de rastreamento com tecnologia de RFID e GPS, você pode localizar seus produtos ou suprimentos e ainda monitorar em que condições eles são armazenados ou transportados.
Dessa forma, os dispositivos de IA podem ser úteis se você tiver muitos fornecedores e vendedores para ficar de olho. Fazer isso pode minimizar a probabilidade de entregas atrasadas ou de aceitar produtos danificados.
💡 Como a Amazon faz isso?
A Amazon investiu muito em logística inteligente para agilizar suas operações e garantir o atendimento eficiente de pedidos. A empresa utiliza uma combinação de tecnologias avançadas para gerenciar um estoque enorme, atender pedidos rapidamente e otimizar as operações de depósito. A integração de tecnologias inteligentes como RFID, códigos de barras e prateleiras inteligentes contribui para um ecossistema logístico altamente eficiente e automatizado.
6. Previsões de vendas e demanda para melhor planejamento
As empresas de e-commerce utilizam regularmente previsões para gerir inventários, planejar logística e espaço de armazenamento, e determinar estratégias de preços. No entanto, prever com precisão a demanda está cada vez mais desafiante porque os dados históricos de vendas já não são suficientes, mesmo quando combinados com dados sazonais.
Muitas marcas recorreram à IA para previsões de vendas, a fim de tornar as previsões de demanda mais precisas e confiáveis. Em vez de usar apenas dados históricos, a IA faz previsões de vendas e demanda em tempo real, incluindo dados demográficos, clima, desempenho de itens semelhantes e avaliações online ou em mídias sociais. O machine learning também melhorará as previsões ao longo do tempo com mais dados disponíveis.
💡 Como a Danone faz isso?
A Danone está entre as empresas que implementam um sistema de machine learning para melhorar as previsões de demanda. Além de criar estimativas mais precisas para seus produtos de curta duração, seu sistema de machine learning também melhorou o planejamento entre departamentos como vendas, cadeia de suprimentos, finanças e marketing.
Este sistema também melhorou a eficiência e o equilíbrio do inventário, ajudando a Danone a atingir os níveis de serviço pretendidos nos canais e nas lojas.
7. Experiência aprimorada com pesquisa por voz
A pesquisa por voz é uma forma cada vez mais popular de os consumidores interagirem com os seus dispositivos e esta tendência está impactando a forma como as pessoas compram online. De acordo com uma pesquisa da Perficient, 55% dos consumidores utilizam a pesquisa por voz para pesquisar produtos, enquanto 44% a utilizam para adicionar itens às suas listas de compras.
Além disso, a Gartner prevê que, até 2023, o comércio de voz atingirá 80 bilhões de dólares a nível mundial. Para capitalizar esta tendência, as empresas de e-commerce devem garantir que os seus websites e listagens de produtos são otimizados para pesquisa por voz, incluindo a utilização de linguagem natural, otimização para palavras-chave de cauda longa e fornecimento de respostas claras e concisas a perguntas comuns.
Além disso, à medida que a tecnologia de pesquisa por voz evolui, poderão surgir oportunidades para integrar assistentes de voz na experiência de compra, tais como fornecer recomendações personalizadas ou permitir que os clientes façam encomendas utilizando a sua voz.
51% dos consumidores que usam assistentes de voz para fazer compras o fazem porque é mais rápido do que usar um site ou aplicativo. (Narvar)
💡 Como a Sephora faz isso?
Um bom exemplo é a pesquisa por voz oferecida pela Sephora. Em 2017, a empresa lançou uma das primeiras ações do Google Assistant, permitindo aos usuários agendar serviços de beleza, jogar jogos de perguntas e ouvir podcasts de beleza.
Os usuários do Google Assistant agora podem fazer compras na Sephora, e os que possuem o Google Home podem até usar a ferramenta Skincare Advisor da Sephora para encontrar lojas próximas, obter dicas de cuidados com a pele e determinar seu tipo de pele. Os usuários também podem pedir ao Google Assistant para reproduzir um tutorial de maquiagem da Sephora por meio do Google Home.
8. Pesquisa visual para garantir produtos relevantes
A pesquisa visual é outro recurso inovador que muitas plataformas de e-commerce estão introduzindo gradualmente para atrair mais clientes. Isso envolve o uso de inteligência artificial para permitir que os compradores pesquisem online com base em imagens em vez de texto ou palavras-chave.
Para pessoas que não sabem exatamente o que procuram ou que digitam os termos de pesquisa errados na barra de pesquisa, isso é extremamente útil para ajudá-las a encontrar produtos relevantes de forma mais rápida e fácil.
💡 Como o Pinterest faz isso?
O recurso Lens do Pinterest é um excelente exemplo disso. Com ele, os usuários podem pesquisar por itens em uma foto tirada com a câmera do telefone ou fazer upload de fotos existentes no rolo da câmera.
Em 2020, o mecanismo de pesquisa visual registrou 459 milhões de usuários ativos mensais que buscavam novas marcas ou produtos por meio da pesquisa visual em vez da pesquisa regular.
9. Redução de avaliações falsas que podem prejudicar o seu negócio
No mundo das compras online, as avaliações dos clientes são cruciais para gerar confiança. Como os usuários não podem ver fisicamente a aparência dos produtos antes de comprá-los, eles criam opiniões com base em avaliações e classificações deixadas por compradores atuais e antigos ou usuários.
93% dos compradores leem avaliações online antes de comprar, e 91% dos compradores de 18 a 34 anos confiam nas avaliações online tanto quanto nas recomendações pessoais. Infelizmente, muitas dessas análises não são exatamente confiáveis.
Aproximadamente 31% das avaliações online são fraudulentas, de acordo com um relatório da Fakespot, desenvolvedora de tecnologia de IA que pode reconhecer avaliações falsas. Para esta pesquisa, a Fakespot analisou estudos de mais de 2 milhões de lojas online ativas no Shopify e nas principais plataformas de e-commerce, como Amazon, Walmart, BestBuy, eBay e Sephora.
No entanto, a inteligência artificial de autoaprendizagem está se tornando muito boa na identificação de avaliações falsas. Esses sistemas podem analisar padrões de texto, estilos de escrita e formatação para marcar imediatamente aquelas avaliações que parecem suspeitas.
Eles também podem comparar avaliações em um piscar de olhos e sinalizar avaliações falsas. Isto pode ser exatamente o que o setor de e-commerce precisa para começar a vencer a batalha sem fim contra as avaliações falsas.
💡 Como a Amazon faz isso?
A Amazon utiliza o poder da tecnologia avançada e dos dados exclusivos que possui para identificar e impedir centenas de milhões de avaliações online falsas, classificações manipuladas, contas de clientes falsas e outras violações antes que os clientes os vejam. O machine learning analisa dados, por exemplo, se o vendedor investiu em anúncios (o que pode gerar avaliações adicionais), relatórios de violações enviados pelo cliente, padrões de comportamento de risco, histórico de avaliações e muito mais.
Além disso, modelos de linguagem avançados são empregados para examinar irregularidades de dados em conjunto com técnicas de processamento de linguagem natural. Essas anomalias podem significar a falsidade potencial de uma avaliação ou sugerir que incentivos como gift cards, produtos gratuitos ou outras formas de reembolso a influenciaram.
10. Maior segurança com detecção de fraudes
De acordo com o Gabinete de Estatísticas Nacionais (ONS) do Reino Unido, foram comunicadas quase 63 mil fraudes ao consumidor no primeiro semestre de 2020, das quais cerca de 41 mil estavam relacionadas com compras online e fraude em leilões. O que é ainda mais preocupante é que durante o primeiro semestre de 2019 e o primeiro semestre de 2020, as compras online e a fraude em leilões aumentaram 37%.
À medida que os clientes mudam lentamente das compras na loja para as compras online, as empresas de e-commerce são particularmente suscetíveis a estes ataques devido ao volume crescente de transações, encomendas e entregas.
No entanto, as ferramentas de detecção e prevenção de fraude baseadas em IA podem ajudar os comerciantes a lidar com isso. Depois de analisar todos os dados disponíveis e compreender o contexto, as ferramentas de IA não têm muitos problemas para detectar e bloquear transações suspeitas.
Por exemplo, um usuário pode fazer muitos pedidos rapidamente, inserir um endereço não reconhecido no campo relevante ou pular informações básicas necessárias para entrega. A IA pode detectar todos esses casos e alertar os proprietários de empresas sobre possíveis tentativas de fraude.
Usando IA para combater isso, esses mecanismos também podem analisar vários parâmetros de identificação ou de cartão de crédito. Essa tecnologia também pode evitar o abuso de códigos promocionais e programas de fidelidade, identificando usuários com inúmeras contas ou servidores proxy fazendo diversas compras.
💡 Como o PayPal faz isso?
O PayPal emprega ferramentas de detecção e prevenção de fraude baseadas em IA para proteger as transações financeiras. Os algoritmos de IA analisam o comportamento do usuário, padrões de transação, vários parâmetros associados à identificação do usuário, informações de cartão de crédito e verificação de endereço.
Eles também analisam padrões, levando à identificação de usuários com múltiplas contas ou indivíduos que tentam utilizar servidores proxy para diversas compras. O ML garante a adaptação e melhora continuamente as suas capacidades de detecção de fraudes.
11. Descrições de produtos sempre precisas
Mesmo para redatores experientes, escrever descrições de produtos que sejam ao mesmo tempo persuasivas e boas para SEO não é uma tarefa fácil. Quanto mais produtos você tiver para vender, mais tempo levará para escrever descrições exclusivas para cada um.
Que tal recorrer a ferramentas alimentadas por IA para isso? É claro que elas não estão no nível de redatores profissionais, mas quando se trata de descrições simples de produtos, a IA pode criar rapidamente conteúdo engajante, exclusivo e otimizado com base nas especificações.
Além disso, a maioria das ferramentas de IA agora pode usar princípios de copywriting como AIDA (atenção, interesse, desejo, ação) para escrever como um ser humano e adicionar palavras-chave de forma inteligente para fazer parte do texto de forma natural. Embora o conteúdo gerado por IA, especialmente as descrições de produtos, ainda não seja amplamente aceito pelo setor, provavelmente será aceito em uma questão de tempo, considerando a rapidez com que essas ferramentas que contam com processamento de linguagem natural estão melhorando.
💡 Como o Walmart faz isso?
O Walmart emprega robôs controlados por IA para digitalizar as prateleiras, gerando descrições de produtos perfeitamente para sua loja online. Esse processo simplificado permite atualizações rápidas e precisas do inventário online do Walmart, garantindo descrições informativas e consistentes. Esta iniciativa visa melhorar a experiência geral do cliente e impulsionar as vendas, fornecendo informações atualizadas e abrangentes sobre os produtos.
12. E o ChatGPT?
A IA conversacional do ChatGPT pode ajudar as empresas de e-commerce a fornecer interações personalizadas e naturais com os clientes. Com a capacidade de compreender a linguagem natural e o contexto, os chatbots do ChatGPT podem ajudar os clientes com consultas complexas, sugerir produtos com base em suas preferências e até mesmo fornecer recomendações personalizadas.
Essa abordagem pode ajudar as empresas a construir melhores relacionamentos com os clientes e proporcionar experiências de compra personalizadas. Ao implementar a IA conversacional do ChatGPT, as empresas de e-commerce podem agilizar suas operações de atendimento ao cliente e fornecer uma experiência de compra mais satisfatória.
Conclusão
Com tanto potencial já visível, a IA será cada vez mais importante para os proprietários de e-commerce. Essa tecnologia pode fornecer muitos benefícios que outras não podem oferecer – desde economizar o seu tempo e de sua equipe em diversas tarefas até melhorar a experiência do cliente muito além das expectativas.
Conte também com ajuda para combater os níveis crescentes de fraude, melhorar sua logística interna, alterar os preços dos produtos com rapidez e fornecer dados mais valiosos do que nunca.
Além dessas tecnologias de IA, a IA conversacional do ChatGPT pode revolucionar a forma como as empresas interagem com os clientes.
Você ainda duvida que isso mudará o mundo do e-commerce e a forma como os clientes encontram produtos online? Agora pode ser um bom momento para começar, caso você ainda não tenha usado algumas das soluções mencionadas anteriormente para impulsionar o seu negócio.
Perguntas frequentes
Qual é o papel da IA no e-commerce?
A IA desempenha um papel crucial no e-commerce, permitindo que as empresas analisem e compreendam os padrões de comportamento dos clientes, melhorem a experiência de compra e simplifiquem vários processos. A IA pode ajudar em recomendações de produtos, chatbots, promoções personalizadas, detecção de fraudes e muito mais.
Como a IA pode melhorar a experiência no e-commerce para os clientes?
A IA pode ajudar a personalizar a experiência do cliente, compreendendo seus padrões de comportamento e preferências. Também pode ajudar no fornecimento de recomendações de produtos, na previsão das necessidades do cliente e no oferecimento de atendimento ao cliente em tempo real por meio de chatbots.
Quais são os benefícios de usar IA no e-commerce?
Os benefícios da utilização da IA no e-commerce incluem maior eficiência e produtividade, redução de custos, maior segurança, prevenção de fraudes, experiências personalizadas e melhor tomada de decisões graças a insights valiosos provenientes de análises.
Quais são alguns dos exemplos da IA no e-commerce?
Alguns exemplos de IA no e-commerce incluem recomendações personalizadas de produtos, chatbots, assistentes de compras virtuais, preços dinâmicos, detecção de fraudes e otimização da logística. A IA também pode ajudar a analisar as avaliações dos clientes para melhorar o design do produto e as estratégias de marketing.
Barbora faz mágica com as palavras na Luigi's Box como especialista em marketing de produto. Ela começou a escrever enquanto estudava na universidade como voluntária de várias associações cívicas. Além de fazer parte da equipe de marketing da Luigi's Box, ela co-organiza a conferência TEDxBratislava, onde cuida do marketing e relações públicas.
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