- O que é a classificação de produtos?
- Como os produtos são classificados?
- Como as ferramentas de mecanismos de pesquisa para e-commerce podem melhorar a classificação de seus produtos?
- O que a Luigi’s Box pode fazer para melhorar e personalizar a classificação do seu produto?
- Conclusão
- Perguntas frequentes sobre classificação de produtos
Vivemos tempos muito convenientes quando se trata de compras online. Quer queiramos comprar uma nova escova de dentes elétrica, um agasalho ou um novo perfume, bastam alguns cliques e veremos milhares de produtos que podemos comprar. A questão é que apenas alguns compradores online estão dispostos a navegar em listas de resultados compostas por centenas ou milhares de páginas. Se não conseguirem encontrar o item que desejam na primeira página, de preferência no topo, poderão sair para procurá-lo em outro lugar.
Existe uma maneira de garantir que todos os seus futuros clientes possam encontrar o que precisam com rapidez e facilidade, não importa o que estejam procurando? Claro que existe – usando classificações de produtos para colocar os itens corretos na vista dos usuários da sua loja.
Continue lendo para descobrir como você pode usar a classificação de produtos em sua loja de e-commerce para melhorar a experiência de compra de seus futuros clientes, incentivá-los a comprar um determinado produto e, dessa forma, aumentar a velocidade de suas vendas.
O que é a classificação de produtos?
A classificação de produtos é a ordem em que os produtos aparecem na página de listagem de produtos. Os itens mais relevantes para uma determinada consulta de pesquisa são colocados no topo da página de resultados, enquanto aqueles que não se enquadram nos critérios de pesquisa são classificados em uma posição inferior para ajudar os clientes a encontrar os produtos que melhor correspondem.
Você pode pensar no algoritmo de listagem de produtos funcionando de maneira bastante semelhante aos mecanismos de pesquisa normais. O algoritmo de pesquisa analisa as informações que eles têm sobre determinados produtos, compara com as palavras-chave de pesquisa, escolhe os produtos que mais correspondem à consulta de pesquisa e, em seguida, usa critérios de classificação de produtos para colocar os itens em ordem de relevância.
E assim como os pesquisadores online não gostam muito de navegar em dezenas de páginas de resultados no Google, apenas alguns visitantes de lojas de e-commerce estão dispostos a consultar 15 ou 20 páginas de listagem de produtos enquanto fazem compras. Em média, 89% dos consumidores navegam apenas pela primeira página da lista de produtos – e se não conseguirem encontrar nada que seja interessante para eles, eles simplesmente presumem que a loja pode não ter o que procuram e vão embora.
É por isso que ajudar os mecanismos de pesquisa a classificar melhor os produtos agora é tão importante quanto aumentar a posição da sua loja na pesquisa orgânica no Google – sua taxa de conversão e a satisfação do cliente dependem disso.
Nosso outro artigo, “Como otimizar o catálogo de produtos para máxima eficiência de pesquisa“, traz algumas boas dicas sobre como você pode facilitar o trabalho dos mecanismos de pesquisa – por exemplo, como você pode usar as avaliações de produtos para aumentar as classificações.
Como os produtos são classificados?
Os critérios de classificação importantes para mecanismos de pesquisa de produtos são um pouco diferentes daqueles para sites, pois a intenção dos pesquisadores também é diferente.
Digamos que você queira comprar um aspirador novo, mas não sabe exatamente como escolher o certo. Aqui, você provavelmente recorrerá primeiro ao Google para encontrar artigos sobre como escolher o melhor aspirador de pó para suas necessidades. Depois de saber que tipo de aspirador de pó deseja, você provavelmente irá a uma loja de e-commerce para procurar produtos que atendam às suas necessidades, comparar as classificações dos produtos e, em seguida, ler as avaliações dos produtos para ajudá-lo a encontrar o modelo ideal.
Então, basicamente, você usa o Google principalmente para encontrar informações gerais – e depois de saber que tipo de produto está procurando, você acessa os mecanismos de pesquisa de e-commerce para encontrá-lo.
É por isso que os algoritmos de classificação de produtos precisam usar critérios um pouco diferentes ao analisar e classificar os produtos:
- Título e descrição do produto
- Palavras-chave relevantes
- Qualidade da imagem
- Preço
- Completude da descrição e da listagem
- Recursos
- Nome da marca
- Perguntas do cliente
- Vídeo do produto
- Especificações (tamanho, cor, dimensão, material e outros)
- Avaliação média de um produto
- Avaliações dos clientes (incluindo avaliações negativas) e pontuação do produto
- Número de vendas
Basicamente, quanto mais informações o algoritmo de pesquisa tiver sobre um produto, mais fácil será para ele combinar os itens certos com a consulta de pesquisa correta. Portanto, é crucial garantir que a descrição e o título do seu produto usem palavras-chave relevantes e que a descrição contenha todas as informações que os visitantes possam precisar.
No entanto, as ferramentas regulares dos mecanismos de pesquisa às vezes exibem resultados irrelevantes, uma vez que se concentram principalmente em palavras-chave nas descrições dos produtos e nos termos de pesquisa ao exibir os resultados. Além do mais, a ordem da lista de produtos é mais ou menos a mesma para cada visitante, mesmo que os visitantes possam estar procurando um tipo diferente do mesmo produto.
É aí que entram as ferramentas de mecanismo de pesquisa dedicadas ao e-commerce. Em vez de focar apenas nas palavras-chave alvo usadas nos títulos ou descrições dos produtos, essas ferramentas usam mais fatores para classificar:
- Intenção prevista do usuário (para que as pessoas que digitaram, digamos, um modelo de smartphone veriam vários modelos de telefone primeiro, em vez de ver o modelo de telefone que ele pesquisou e os acessórios para ele – para que assim, as intenções de compra sejam consideradas)
- Histórico de compras do cliente (por exemplo, para destacar produtos da marca que o cliente costuma escolher)
- Número de vendas (para colocar os itens mais vendidos na frente)
- Características correspondentes do produto
- Quaisquer regras de classificação personalizadas definidas pelos proprietários da loja (por exemplo, respostas às perguntas dos clientes)
Dessa forma, os mecanismos de pesquisa de e-commerce podem “prever” exatamente o que um determinado visitante está procurando e, em seguida, mostrar os itens nos quais eles têm maior probabilidade de se interessar. Mas o que é ainda melhor é que eles podem adaptar automaticamente as classificações de acordo com as ações que os visitantes realizam no site – por exemplo, analisando em quais categorias de produtos ou itens os visitantes clicaram.
Consequentemente, a seleção de produtos que aparece nos resultados da pesquisa é totalmente adaptada às expectativas de cada visitante, de modo que é mais provável que encontrem e comprem o produto que se adapta às suas intenções de compra – aumentando as taxas de conversão.
Como as ferramentas de mecanismos de pesquisa para e-commerce podem melhorar a classificação de seus produtos?
Apresenta produtos mais relevantes aos visitantes
Seja qual for o produto que os visitantes da loja procuram, eles sabem de uma coisa: querem encontrar o que procuram o mais rápido possível. Ver na lista de resultados coisas distantes do que eles procuram pode rapidamente desencorajá-los de navegar na loja e de tomar uma decisão de compra.
Digamos que alguém esteja procurando um novo smartphone para comprar – faz sentido mostrar dezenas de capas de smartphones e outros acessórios na mesma lista? Na verdade não – eles agora estão procurando por um telefone e não acessórios. Portanto, os smartphones devem ter uma classificação superior aos acessórios para smartphones. No entanto, os mecanismos de pesquisa de produtos podem mostrar dispositivos e acessórios para smartphones na primeira página, desde que as palavras-chave no título e nas descrições do produto correspondam. A taxa de precisão realmente importa aqui.
No entanto, as ferramentas de pesquisa para e-commerce são muito mais inovadoras aqui. Como podem monitorizar e analisar as ações do visitante na loja, podem descobrir exatamente o que o visitante da loja procura – e depois adaptar as classificações dos produtos às expectativas dos visitantes. Dessa forma, a página de resultados da pesquisa mostrará exatamente os produtos que os futuros clientes desejam ver no topo – facilitando a decisão deles.
Economiza o tempo dos clientes
Em um relatório da Feed Advisor, 54% dos usuários da Amazon admitiram que costumam comprar o primeiro produto na página de resultados de pesquisa da Amazon. Por que? Eles sabem como funciona o algoritmo de classificação de produtos da Amazon e confiam que o item classificado em primeiro lugar é aquele que mais atenderá às suas necessidades. Portanto, eles não precisam pesquisar mais ou comparar avaliações online – eles confiam que o algoritmo de pesquisa já escolheu o melhor produto para eles.
Com a ajuda de ferramentas de pesquisa baseadas em IA, você também pode construir confiança em suas classificações. Após analisar o perfil do cliente e suas ações na loja, o algoritmo pode adequar automaticamente a classificação para cada visitante – assim, o visitante verá no topo o item que mais deve corresponder às suas expectativas e intenções de compra.
Para os compradores, isso significa que eles não terão que explorar todo o catálogo da sua loja e comparar a classificação média de dez produtos diferentes – os produtos que atendem às suas necessidades estão no topo. Quanto mais rápido eles encontrarem um produto que atenda às suas necessidades, maior será a probabilidade de confiarem em sua loja e comprarem o produto.
Encurta o período de compras (e diminui o risco de os clientes abandonarem a loja)
O Baymard Institute descobriu recentemente que o abandono médio do carrinho no e-commerce é de quase 70% (precisamente 69,9%). Numa outra pesquisa, desta vez da Barilliance, constatou-se que a taxa de abandono em celulares e tablets é ainda mais preocupante – 85% para celulares e 80% para tablets. Os motivos? Páginas lentas, checkouts longos e complicados, custos extras sendo apresentados apenas nos checkouts – e a impossibilidade de encontrar o produto que desejam entre milhares de outros.
No entanto, você pode aperfeiçoar um pouco suas taxas de abandono, melhorando a forma como funcionam as classificações de seus produtos. Com classificações personalizadas para seus visitantes, você pode mostrar a eles os itens nos quais eles têm maior probabilidade de clicar e continuar atualizando com base nas ações que os visitantes realizam. Por exemplo, se você tiver três visitantes diferentes olhando casacos de inverno, cada um deles poderá obter uma página de resultados de pesquisa separada, dependendo das categorias de produtos ou itens em que clicaram anteriormente. Taxa de precisão, novamente! Quanto menos tempo eles levarem para localizar os itens que atendem às suas necessidades, mais você poderá contar com eles clicando no botão “Comprar”.
Isso pode ser especialmente útil para atrair compradores por impulso para sua loja, pois quanto menos tempo levar para encontrar algo que desejam e passar pelo checkout, maior será a probabilidade de concluírem a compra.
Aumenta sua receita
Por último, ajustar a forma como o mecanismo de pesquisa classifica os produtos na loja pode aumentar sua receita de várias maneiras.
A primeira é que páginas de resultados personalizadas de mecanismos de pesquisa para cada visitante podem fazer uma grande diferença na experiência do usuário e na velocidade das vendas. Em vez de navegar em várias páginas ou alterar os termos de pesquisa para encontrar os produtos certos, os visitantes podem ver os itens “melhores para mim” no topo da lista de resultados. Isso faz com que os visitantes sintam que você entende perfeitamente suas necessidades, aumentando a probabilidade de comprarem de você. Clientes mais felizes = maior probabilidade de retornar à sua loja = mais vendas.
Mas também existem algumas outras maneiras pelas quais você pode aumentar a receita da sua loja por meio de classificações de produtos:
- Promover categorias ou marcas específicas de produtos nas páginas de resultados relevantes (por exemplo, produtos sazonais) para aumentar as vendas deles.
- Oferecer aos clientes uma ótima experiência de compra e, assim, convencê-los a retornar à sua loja – ajude a chegar aos produtos desejados com mais eficiência, sem a necessidade de olhar várias páginas. Coloque os produtos certos para eles logo na frente.
- Utilizar as informações dos mecanismos de pesquisa para criar caixas personalizadas de recomendações de produtos para aumentar o valor médio do pedido.
Como a pesquisa de produtos e os critérios de SEO do Google se sobrepõem em muitos lugares, melhorar as descrições e palavras-chave dos produtos também pode proporcionar uma posição melhor nas classificações de pesquisa do Google. Dessa forma, você pode aumentar sua visibilidade nos resultados de busca orgânica, proporcionando mais tráfego externo e possivelmente mais vendas orgânicas.
O que a Luigi’s Box pode fazer para melhorar e personalizar a classificação do seu produto?
Se você deseja melhorar a forma como o seu mecanismo de pesquisa para e-commerce classifica o produto em sua loja para ajudar os visitantes a encontrar os produtos certos, há algumas coisas que você pode fazer. Uma delas é pesquisar e otimizar suas palavras-chave alvo. Se você observar as frases e palavras que os pesquisadores costumam usar para pesquisar determinados produtos, será mais fácil encontrar as palavras-chave mais relevantes para cada produto. Completar as descrições dos produtos, adicionar imagens de melhor qualidade e tornar visíveis as avaliações online relevantes sob os produtos também pode ajudar os mecanismos de pesquisa a classificar melhor os produtos.
Para tornar todas essas tarefas mais fáceis e rápidas, que tal pedir ajuda à Luigi’s Box?
A plataforma pode ajudá-lo a aprimorar a experiência de pesquisa dos visitantes em sua página das seguintes maneiras:
- Prever as intenções de pesquisa e compra dos visitantes e criar automaticamente páginas de listagem personalizadas para eles.
- Atualizar as classificações com base no histórico de compras anteriores dos visitantes e no comportamento da loja.
- Reconhecer e corrigir erros de digitação para levar os visitantes aos produtos certos.
- Permitir que você defina suas próprias regras de classificação (por exemplo, para promover produtos sazonais).
- Mostrar recomendações personalizadas de produtos para cada visitante.
Com esses recursos, você pode tornar mais fácil do que nunca para os visitantes da sua loja encontrarem o que procuram – e em questão de segundos. Como as classificações dos produtos e as listagens de pesquisa serão atualizadas em tempo real, você pode ter certeza de que seus visitantes sempre encontrarão os produtos mais relevantes para eles no topo dos resultados.
Além disso, as ferramentas para análises podem fornecer toneladas de dados que você pode usar para expandir ainda mais a sua loja de e-commerce:
- As frases de pesquisa usadas com mais frequência para que você possa identificar e adicionar palavras-chave relevantes às descrições de seus produtos.
- Tendências de palavras-chave e produtos relevantes.
- Pesquisas com altas taxas de saída.
- Taxa média de cliques.
- e mais.
Dessa forma, você poderá descobrir como otimizar sua loja para trazer ainda mais clientes para ela – e aumentar sua receita.
Conclusão
Como as lojas de e-commerce oferecem frequentemente milhares de itens, é essencial ajudar os usuários a encontrar os itens certos, sem forçá-los a percorrer por várias páginas, se quiser que eles retornem e gastem mais. Essa é a função da classificação de produtos – colocar os produtos certos na frente, onde os visitantes possam encontrá-los facilmente. E se você combinar algumas dicas de melhor classificação com a Luigi’s Box, poderá orientar seus clientes para o produto certo rapidamente.
Você pode configurar as classificações dos produtos da maneira que desejar e, então, o algoritmo de pesquisa da Luigi’s Box combinará os itens certos com o visitante certo e criará uma lista de resultados personalizada para cada um deles. Menos tempo gasto pesquisando = clientes mais felizes e ansiosos para comprar = mais vendas para você. E é exatamente isso que você quer, certo?
Perguntas frequentes sobre classificação de produtos
Barbora faz mágica com as palavras na Luigi's Box como especialista em marketing de produto. Ela começou a escrever enquanto estudava na universidade como voluntária de várias associações cívicas. Além de fazer parte da equipe de marketing da Luigi's Box, ela co-organiza a conferência TEDxBratislava, onde cuida do marketing e relações públicas.
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