Embora as 2 milhões de visitas mensais da Zoot (e mais 2,5 milhões de visitas mensais da Bibloo) sejam impressionantes, o mais importante é que a marca conseguiu ganhar o status de “love-brand” na comunidade da moda.
Então, quando o cliente decidiu levar a sua pesquisa do site para um novo nível, a empresa tornou este projeto um grande desafio, com um compromisso nosso de melhorar a precisão dos resultados da pesquisa e a experiência do usuário.
The results quickly showed Luigi's Box's superior robustness
Search is a key part of our e-shop, so we carefully selected a new solution. We A/B tested Luigi's Box against our own and other tools. The results quickly showed Luigi's Box's superior robustness, and further A/B tests didn't find a better alternative.
David Šandera
Chief product and technical officer, Zoot (digital people)
Os principais desafios:
- Aumentar a precisão geral dos resultados da pesquisa
- Conseguir fornecer sugestões de pesquisa com preenchimento automático relevantes para um grande número de produtos (1 milhão), mantendo um tempo de carregamento rápido.
- Facilitar o processo de descoberta de produtos com a vitrine personalizada de preenchimento automático e filtros dinâmicos facetados.
Analisando o comportamento do usuário
Os dados nos mostraram que os visitantes da Zoot são três vezes mais propensos a converter ao usar a pesquisa. Com cerca de 10-11% de uso de pesquisa, está mais do que claro que seria uma oportunidade perdida apenas fornecer a tecnologia sem adaptá-la às especificidades do setor da moda.
É por isso que nosso primeiro passo foi entender como os usuários interagem com o site e a própria pesquisa. Para fazer isso, implementamos o Analytics da Luigi’s Box, que nos ajuda a entender como os usuários estão procurando diferentes tipos de produtos ao analisar os seguintes pontos:
- Os atributos mais importantes do produto (por exemplo: cores, gênero, estilo/corte, marca, etc.)
- Sinônimos e erros de digitação comuns (jeans, denim, calça azul, etc.)
- As razões mais comuns para as pesquisas sem resultados
Ajuste detalhado da pesquisa
Começamos a ajustar nossa pesquisa para refletir os dados na relevância dos resultados da pesquisa e nas classificações dos produtos.
Um dos principais objetivos era melhorar a precisão dos termos de pesquisa relacionados a cores (por exemplo: jeans azul, cardigã branco, etc.).
Identificar os sinônimos mais comuns, gírias e erros ortográficos foi crucial para diminuir o número de pesquisas sem resultados e aumentar a precisão.
Por último, mas não menos importante, cooperamos intensamente com o cliente para melhorar os feeds de produtos para tirar o máximo proveito de nossa pesquisa ao fornecer dados de produtos completos e precisos com base em nossas conclusões e requisitos.
Design e usabilidade
O design do preenchimento automático, resultados de pesquisa e filtros facetados visa se adaptar ao design do site com base no briefing do cliente.
Como o cliente pensou na pesquisa como uma vitrine de moda, criamos o design da barra de preenchimento automático de largura total com foco em uma apresentação visual atraente dos produtos.
A vitrine de preenchimento automático também contém categorias recomendadas, principais marcas e consultas semelhantes relacionadas aos termos de pesquisa.
Como os dados nos mostraram que o atributo de filtro mais importante nos resultados da pesquisa é a marca, preparamos um filtro visual rápido (logotipos) das marcas mais populares que correspondem ao termo de pesquisa específico, juntamente com o filtro facetado comum.
Também adicionamos categorias recomendadas à página de resultados da pesquisa, já que muitos dos termos de pesquisa (por exemplo: “parte superior branca”) geralmente são relevantes para várias categorias de produtos.
Teste A/B e os resultados
Como a Zoot estava usando um concorrente na época, eles decidiram lançar um teste A/B com a divisão 50:50.
O teste A/B começou em 17 de agosto e foi avaliado após um mês, mas mesmo após as primeiras semanas, os resultados começaram a mostrar uma melhoria em favor da Luigi’s Box.
Após vários prolongamentos, o teste foi interrompido após três meses. Os resultados revelaram que a pesquisa e o preenchimento automático da Luigi’s Box tiveram os seguintes resultados:
+9.14%
de aumento da taxa de conversão de adição ao carrinho
+2.57%
de aumento da taxa de conversão de compra
Este estudo de caso nos mostrou como é importante escolher uma abordagem individual e orientada por dados para tirar o máximo proveito do potencial da tecnologia.