- O que são métricas de e-commerce e por que são importantes?
- Com que frequência devo monitorar minhas métricas de e-commerce?
- As métricas mais importantes para o seu negócio de e-commerce em 2023
- Métricas do site
- Métricas de negócios
- Métricas de vendas
- Métricas de marketing
- Resumo da configuração de rastreamento em seu site
“Como posso saber quais métricas de e-commerce devo prestar mais atenção?” é uma pergunta que os profissionais de marketing se perguntam repetidamente.
Neste artigo, veremos algumas das métricas essenciais do e-commerce para 2023 e discutiremos como elas podem ajudá-lo a ter sucesso no mercado online. Fique atento!
O que são métricas de e-commerce e por que são importantes?
Uma métrica de e-commerce é um conjunto de números que indica o desempenho de sua loja online.
Acompanhar métricas regularmente ajuda a detectar áreas de melhoria e a tomar decisões mais informadas. Essas métricas podem, por sua vez, fornecer uma visão completa do desempenho da sua loja – desde o número de vendas até o valor médio de todas as compras.
Simplificando, com esse conhecimento, você terá uma ideia melhor de por onde começar a traçar estratégias para o sucesso.
E lembre-se: os dados são a única maneira de determinar o desempenho do marketing. Sem ele, você não pode testar hipóteses diferentes.
Com que frequência devo monitorar minhas métricas de e-commerce?
A resposta simples é “regularmente”, mas não existe uma resposta definitiva.
- Semanalmente: se você está começando, o melhor é acompanhar as métricas a cada sete dias, pois você poderá ver sua loja crescendo. No entanto, a desvantagem é que fazer isso com muita frequência consumirá muito tempo e poderá produzir uma sobrecarga de dados.
- Mensalmente: este é o ponto ideal para rastrear métricas de e-commerce. Ele fornece tempo suficiente para mudanças significativas, mas não tanto que você perca de vista seu progresso geral.
- Trimestralmente: se você sente que tem controle sobre as coisas e não precisa realizar o monitoramento com tanta frequência, a cada três meses pode ser uma boa opção para você. Apenas certifique-se de revisar suas métricas com mais frequência se as coisas piorarem.
No entanto, o tempo entre cada verificação irá variar dependendo de muitos fatores.
Por exemplo, se você acabou de fazer alterações em seu site ou lançou uma nova campanha de marketing, é sensato monitorar as métricas com mais frequência para ver se as alterações estão fazendo diferença ou não.
Por outro lado, se sua loja online estiver funcionando bem há algum tempo, talvez você só precise verificar os dados a cada poucas semanas ou meses.
As métricas mais importantes para o seu negócio de e-commerce em 2023
Existem vários fatores diferentes a serem considerados ao medir o sucesso da operação de e-commerce de uma empresa. Ao compreender quais métricas são mais importantes para o seu negócio, você pode desenvolver um plano para melhorar essas métricas e ver um aumento significativo na receita.
A quais você deve prestar atenção em 2023?
Métricas do site
1. Taxa de rejeição
A taxa de rejeição é talvez a estatística mais popular e frequentemente usada no e-commerce. Este número quantifica a porcentagem de visitantes que saíram do seu site sem visualizar nenhuma outra página além daquela que acessou primeiro.
Uma alta taxa de rejeição indica problemas significativos de UX, como dificuldades de navegação no site ou tempos de carregamento de página excessivamente longos. No entanto, isso também pode ser um sinal de segmentação inadequada, o que significa que as pessoas não conseguem encontrar o que procuram em seu site.
Como rastrear?
Veja a taxa de rejeição no Google Analytics acessando Comportamento ➞ Conteúdo do site ➞ Todas as páginas.
2. Páginas por sessão
Este indicador revela o número médio de páginas visualizadas pelos visitantes durante uma única sessão.
Quanto menor o número, menos interessados ficam os visitantes. Se o número for alto, sugere que os clientes estão bem informados ou sabem exatamente o que procuram.
Como rastrear?
Você pode acompanhar páginas por sessão no relatório Visão geral da aquisição no Google Analytics.
Quer se aprofundar nessa métrica? Você também pode visualizar o número médio de páginas por sessão por canal, fonte, meio e referência. Isso permite que você descubra quais fontes de tráfego levam ao maior engajamento.
3. Velocidade do site
Esta métrica mede a rapidez com que suas páginas carregam. Um site de carregamento rápido é essencial para manter os clientes engajados e evitar que abandonem sua loja.
O tempo de carregamento ideal para um site de e-commerce não deve ser superior a dois segundos. Se o tempo de carregamento da sua página for muito longo, tente reduzir o tamanho das imagens e arquivos, bem como otimizar outros elementos do seu site.
Como rastrear?
Existem muitas opções para verificar a velocidade do seu site. Uma delas está no Google Analytics clicando em Comportamento ➞ Velocidade do site ➞ Visão geral.
Você também pode experimentar ferramentas como PageSpeed Insights ou GTmetrix para testar a velocidade do seu site.
4. Tipo de dispositivo
Fornecer aos clientes a experiência perfeita é vital em 2023, especialmente em dispositivos móveis.
A métrica do tipo de dispositivo informa sobre as tecnologias que seus visitantes estão usando. Você pode usá-la para adaptar seu design UX para ser compatível com os dispositivos mais populares ou verificar quais são os que seus visitantes usam com mais frequência.
Você deve manter a consistência na experiência do usuário em todos os tipos de dispositivos. Testar o desempenho de dispositivos móveis, web e tablets ajudará você a entender melhor como os clientes compram e o que funciona melhor.
Como rastrear?
Você pode usar o Google Analytics e acessar Público ➞ Mobile ➞ Visão geral para ver dados sobre tipos de dispositivos.
Métricas de negócios
5. Valor médio do pedido (AOV)
Quer saber quanto dinheiro cada cliente gasta em seu site em média? Você pode descobrir isso com esta métrica.
Além de informar se você ganha dinheiro suficiente com cada cliente, você ajudará a identificar quais produtos são mais populares.
Como rastrear?
Se você quiser verificar seu AOV, acesse o Google Analytics e clique em Conversões ➞ E-commerce ➞ Visão geral.
6. Taxa de retenção de clientes
Essa métrica mede quantos de seus clientes estão retornando ao seu site. Mostra o quão bem você retém clientes depois de convertê-los inicialmente.
Uma alta taxa de retenção é um bom sinal de fornecimento de conteúdo e serviços valiosos que fazem com que os clientes retornem.
Se sua taxa de retenção for baixa, considere adicionar novos produtos ou serviços ao seu site regularmente e associá-los a um programa de fidelidade ou dar descontos no próximo pedido, por exemplo.
Qual é uma taxa razoável de retenção de clientes? Essa métrica varia dependendo do setor. Por exemplo, empresas de e-commerce e SaaS tendem a ter uma taxa de retenção de cerca de 35%.
Como rastrear?
A taxa de retenção é complicada. Você não pode simplesmente verificá-la no Google Analytics, então você deve calculá-la manualmente (com, por exemplo, planilhas do Google ou ajuda do Excel) usando a seguinte fórmula:
Os dados relevantes do cliente podem ser visualizados selecionando Visão geral do público no Google Analytics e filtrando os resultados pelo período que deseja analisar.
7. Taxa de abandono do carrinho de compras
Bastante autoexplicativa, esta é a porcentagem de compradores que colocam um item no carrinho, mas nunca concluem o processo de compra.
As estratégias de automação de marketing permitem que as lojas de e-commerce recuperem quase um terço dos carrinhos abandonados. Esses métodos incluem o envio de e-mails aos compradores sobre os itens deixados em seus carrinhos, com um convite para concluir a compra e o fornecimento de incentivos adicionais para eles, como cupom de desconto ou frete grátis.
Como rastrear?
Definir uma meta é a maneira mais fácil de acompanhar a taxa de abandono no Google Analytics. Você precisa acessar Administrador, clicar em Metas em Visualizar e criar um Novo plano (observe que leva até 24 horas para ver os dados atuais).
8. Taxa de abandono no checkout
A taxa de abandono no checkout vai além no processo de compra do que o equivalente nos carrinhos de compras. O primeiro é a porcentagem de pessoas que iniciam o processo de checkout, mas nunca o concluem.
Tal como acontece com a métrica do carrinho de compras, uma alta taxa de abandono do checkout sinaliza alguns problemas com a complexidade do processo. Ajudaria se você os reduzisse tanto quanto possível.
Como essa métrica pode ser melhorada?
- Tente agilizar seu processo de checkout – preenchimento automático, pedidos de convidados e etapas de contagem regressiva.
- Use retargeting de mídia social.
- Seja transparente sobre todos os custos (por exemplo, impostos, frete) antecipadamente.
Como rastrear?
Você pode acompanhar essa métrica no Google Analytics criando uma nova meta e monitorando como as pessoas concluem o processo de checkout em cada etapa.
9. Tempo médio de permanência do comprador
Essa métrica mede quanto tempo os clientes passam em cada página do seu site.
Um tempo de permanência elevado pode indicar que os clientes estão interessados no que veem, mas também pode sugerir que distrações como anúncios ou menus de navegação devem ser reduzidas. Use esses dados para identificar quais páginas precisam de mais atenção.
Como rastrear?
Com o Google Analytics, você pode determinar o tempo de permanência verificando a métrica Duração média da sessão. Vá para Comportamento ➞ Conteúdo do site ➞ Todas as páginas.
10. Tempo médio de resolução de tickets
O tempo que geralmente leva para sua equipe de atendimento ao cliente resolver tickets reflete sua eficiência.
Muitas empresas tendem a se concentrar em ter um tempo de resposta rápido, mas esquecem o mais importante, que é a resolução final das preocupações do cliente. A experiência do cliente será afetada negativamente se você demorar muito para responder às perguntas.
Um tempo alto de resolução de tickets pode indicar que você precisa de mais funcionários ou que seu atendimento ao cliente precisa de alguma melhoria.
Como rastrear?
Certifique-se de que tickets resolvidos signifiquem problemas resolvidos monitorando de perto seu sistema. A métrica pode ser acompanhada no Google Analytics, mas deve estar integrada à sua solução de atendimento ao cliente, como a Zendesk.
Métricas de vendas
11. Taxa de conversão de vendas
Esta é uma das métricas essenciais do e-commerce, que acompanha o sucesso da sua loja em convencer os visitantes a comprar produtos.
Essa métrica pode medir a eficácia de diferentes campanhas de marketing ou, no caso de sites de e-commerce baseados em assinatura, qual porcentagem de leads se tornam clientes pagantes.
Como rastrear?
Para ver a visão geral de suas conversões, acesse Conversões ➞ Metas. Se quiser analisar mais detalhadamente, clique em Conversões ➞ E-commerce.
12. Customer Lifetime Value (LTV)
O Customer Lifetime Value (valor de tempo de vida do cliente) é quanto um cliente vale para uma empresa durante todo o período do relacionamento. Com o Customer Lifetime Value, você pode ver quantos usuários adquiriu por meio de e-mails ou pesquisas pagas.
Para maximizar a receita, as empresas de e-commerce devem considerar essa métrica ao determinar quanto gastar e quanto tempo leva para converter um cliente potencial em um cliente pagante.
Como rastrear?
No Google Analytics, o LTV ainda está em modo de teste. Acesse Público ➞ Lifetime Value para verificar como funciona.
13. Margem bruta
Isso é simplesmente a receita de vendas menos o custo dos produtos, materiais e mercadorias vendidas.
Ao monitorar esse valor de forma contínua, será mais fácil para você decidir se reinvestirá ou não os lucros para crescimento no Ano Novo. A comparação com outros benchmarks fornecerá insights sobre a sustentabilidade do seu crescimento.
Como rastrear?
No Google Analytics, selecione Administrador e encontre Métricas calculadas em Visualizar. Crie uma nova métrica para visualizar essas informações sempre que desejar.
14. Custo por aquisição (CPA)
Em outras palavras, é a quantidade de dinheiro que uma empresa gasta para conquistar um novo cliente.
O CPA é calculado dividindo o valor total gasto em publicidade e marketing em um determinado período, tanto online quanto offline, pelo número de novos clientes adquiridos durante esse período.
O CPA médio para empresas de diferentes setores varia de acordo com o setor de atuação. Por exemplo, os varejistas podem ter um CPA médio de USD 30 a USD 50 por cliente, enquanto para organizações sem fins lucrativos pode chegar a USD 500 a USD 1.000.
Como rastrear?
Verifique Aquisição ➞ Google Ads ➞ Campanhas e Aquisição ➞ Campanhas ➞ Análise de custos para analisar quanto dinheiro você tem que gastar para conquistar um novo comprador.
Métricas de marketing
15. Fonte de tráfego
Essa métrica mede quanto tráfego vem de diferentes fontes, como pesquisas orgânicas, pesquisas pagas e mídias sociais. Compreender a origem dos visitantes do seu site é vital para direcionar os esforços de marketing para os canais apropriados.
Como rastrear?
Verifique Aquisição ➞ Todo o tráfego ➞ Canais para ver de onde vêm seus visitantes.
16. Taxa de engajamento com o cliente
Essa métrica mede o quão bem uma empresa engaja seus clientes atuais: quanto maior for sua taxa de engajamento, maior será a probabilidade de seus clientes concluírem suas compras.
Como rastrear?
Dê uma olhada em coisas como:
- Taxas de cliques de campanhas de e-mail
- Número de assinantes do seu blog ou canal
- Número de leads gerados a partir de publicidade online
17. A taxa válida de coleta de e-mails
Esta é a porcentagem de endereços de e-mail válidos que uma empresa coleta em uma campanha. Quanto maior a proporção, mais eficaz foi a campanha de marketing na coleta de endereços de e-mail e maior a probabilidade de esses endereços poderem ser usados em campanhas futuras.
Como rastrear?
A melhor maneira de rastrear os resultados do marketing por e-mail é fazer com que um provedor de serviços de e-mail como o MailChimp forneça um relatório para download.
18. Net Promoter Score (NPS)
Esta métrica de fidelidade do cliente mede a probabilidade de os clientes recomendarem os produtos ou serviços de uma empresa a outras pessoas.
O NPS pode avaliar a satisfação geral do cliente com uma empresa e a probabilidade de os clientes comprarem novamente daquele varejista.
Como rastrear?
Configure um canal de feedback do cliente 24 horas, integrado ao Google Analytics ou realize pesquisas com clientes para determinar a probabilidade de seus clientes recomendarem seus produtos.
19. Engajamento nas redes sociais
Não é nenhum segredo que a mídia social é uma ferramenta poderosa para empresas de e-commerce. A mídia social não só pode ajudar uma empresa a construir o reconhecimento da marca, mas também pode ajudar a direcionar o tráfego para o site de uma empresa.
Existem muitas maneiras diferentes de medir o sucesso de uma campanha nas redes sociais, mas uma das métricas mais importantes é o engajamento nas redes sociais. Isso estima o número de interações nas postagens de uma marca nas redes sociais.
Como rastrear?
Uma das maneiras mais comuns de calcular o engajamento nas redes sociais é observar o número de curtidas, compartilhamentos e comentários em suas postagens.
20. Receita gasta com publicidade
Essa métrica mede quanto dinheiro uma empresa ganha com seus esforços de publicidade.
Compreender essa métrica pode ajudá-lo a determinar se seus esforços de publicidade estão valendo a pena ou não e se o tempo e o dinheiro que você investe nesses esforços levarão a ganhos futuros.
Você deve buscar um número de receita maior para um valor mais significativo gasto em publicidade.
Como rastrear?
Clique em Aquisição → Google Ads → Campanhas para ver quanto você gasta em publicidade.
Resumo da configuração de rastreamento em seu site
Acompanhar todas essas métricas pode parecer complicado, mas algumas soluções podem ajudá-lo com isso e reduzir seus esforços ao mínimo.
Um desses serviços é o Analytics da Luigi’s Box, que fornece insights sobre o desempenho do seu e-commerce. Possui um dashboard simples e intuitivo que fornece feedback visual rápido. Além disso, você obtém análises de conteúdo detalhadas para ajudá-lo a melhorar sua loja de e-commerce e adaptá-la às necessidades de 2023.
Com todas essas métricas à sua disposição, você poderá tomar as melhores decisões para o seu negócio e mantê-lo forte em 2023.
Barbora faz mágica com as palavras na Luigi's Box como especialista em marketing de produto. Ela começou a escrever enquanto estudava na universidade como voluntária de várias associações cívicas. Além de fazer parte da equipe de marketing da Luigi's Box, ela co-organiza a conferência TEDxBratislava, onde cuida do marketing e relações públicas.
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