- Maneiras de aumentar a receita no e-commerce
- 1. Facilite a pesquisa de produtos
- 2. Use ferramentas para análises
- 3. Forneça recomendações de produtos relevantes aos clientes
- 4. Torne seu site fácil de usar
- 5. Seja ativo nas redes sociais
- 6. Experimente o teste A/B
- 7. Cuide de seus clientes fiéis
- 8. Melhore sua estratégia para otimização de mecanismos de pesquisa
- 9. Faça com que seus clientes voltem usando códigos de desconto
- 10. Torne o monitoramento das métricas um hábito
- 11. Torne seu site compatível com dispositivos móveis
- 12. Incentive seus clientes a comprar
- 13. Responda às avaliações dos clientes
- Aumente a receita da sua loja virtual com a Luigi’s Box
Preparamos um post no blog com táticas de alto nível para crescimento de receita e orientaremos você sobre como implementá-las.
Então, sem mais delongas, vamos direto aos detalhes, certo?
Maneiras de aumentar a receita no e-commerce
Reunimos 13 métodos essenciais para você.
1. Facilite a pesquisa de produtos
Graças à Luigi’s Box, você pode oferecer aos seus clientes uma experiência fantástica com pesquisa e recomendações de produtos para sites alimentadas por inteligência artificial.
Vamos verificar quais soluções ela oferece.
- Uma barra de pesquisa permite que seus clientes encontrem os produtos rapidamente. Além disso, graças à IA, a Luigi’s Box prioriza produtos relevantes para os termos de pesquisa.
- Um preenchimento automático simplifica e acelera a pesquisa de produtos. Não há necessidade de digitar o título completo do produto em uma caixa de pesquisa. Em vez disso, um preenchimento automático sugere os resultados antes que os clientes digitem o termo na barra de pesquisa.
- Livre-se de pesquisas de e-commerce “sem resultados” com a Luigi’s Box. O software lida perfeitamente com erros de digitação e ortografia para eliminar resultados imprecisos. Além disso, com o auxílio da autocorreção, os compradores sempre recebem sugestões de produtos relevantes.
✨ Com um catálogo de produtos otimizado, você também maximiza a eficiência da pesquisa de produtos.
2. Use ferramentas para análises
Existem muitas ferramentas para análises disponíveis no mercado que podem ajudá-lo a aumentar a receita do e-commerce. Elas são um ótimo auxílio por vários motivos:
Elas podem ajudá-lo a entender melhor seus clientes
Ao compreender quem são seus clientes e o que eles desejam, você pode adaptar suas ofertas a eles de maneira mais eficaz. Por exemplo, você pode ver com que frequência eles pesquisam produtos específicos ou quantas pesquisas resultaram em taxas de conversão mais altas e maior satisfação do cliente. E você pode obter esses dados rapidamente usando o Analytics da Luigi’s Box.
Ferramentas para análises podem ajudá-lo a otimizar seu site para conversões
Ao compreender como os usuários interagem com seu site, você pode fazer alterações que o ajudarão a fechar mais vendas online. Além disso, com as ferramentas de análise da Luigi’s Box, é fácil encontrar bugs que direcionam os usuários para a página de destino errada, podendo corrigir imediatamente.
As ferramentas ajudam a planejar campanhas de forma mais eficaz
Acompanhar o comportamento de seus clientes facilita a criação de campanhas que geram receita. A Luigi’s Box é uma ótima plataforma que mostra as preferências do seu cliente, para que você possa ajustar sua estratégia de marketing e atrair potenciais compradores.
3. Forneça recomendações de produtos relevantes aos clientes
Quando os clientes procuram por um produto, certifique-se de exibir sugestões relevantes. O usuário deve ser capaz de encontrar itens relacionados ao produto que procura. Por exemplo, quando um cliente está procurando um chapéu, ele pode querer encontrar um lenço que combine na caixa de recomendações.
Isso aumenta a possibilidade de compra de um produto complementar. E também é uma forma de encurtar o caminho das compras. Um usuário não precisa digitar a consulta na caixa de pesquisa. Em vez disso, eles podem encontrar um item relacionado na seção de sugestões com apenas um clique.
A Luigi’s Box também oferece essa solução. Como resultado, você pode implementar o Recommender em seu site de e-commerce e tornar as compras uma experiência perfeita.
4. Torne seu site fácil de usar
Um site fácil de navegar é crucial quando você deseja aumentar as vendas no e-commerce. Quando um site não é intuitivo, os clientes em potencial podem fazer compras em outro lugar. O mercado de e-commerce é grande e existem muitos concorrentes por aí.
Um site fácil de usar é o normal hoje em dia. É por isso que você deve se colocar no lugar dos clientes e verificar se a jornada do cliente é um processo tranquilo.
Aqui está um checklist útil. Certifique-se de que:
- O tempo de carregamento do seu site é o mais curto possível
- Entrar em contato com o atendimento ao cliente é fácil
- A política de devolução está claramente descrita
- Os clientes conseguem encontrar links de redes sociais facilmente
- Preços, disponibilidade de produtos e custos de envio são facilmente acessíveis
- Seus principais CTAs (call to action) estão na região principal do site
- É conveniente encontrar produtos usando uma barra de pesquisa inteligente
- Você usa ferramentas de e-commerce que aumentam suas vendas
- O processo de checkout é rápido (certifique-se de que o checkout para visitantes seja possível)
A lista é interminável, mas reunimos as diretrizes mais importantes. Seguir essas dicas ajuda a transformar clientes potenciais insatisfeitos em clientes satisfeitos e a aumentar as margens de lucro.
5. Seja ativo nas redes sociais
As plataformas de mídia social são realmente poderosas. Aproximadamente cinco bilhões de pessoas estão ativas nas redes sociais hoje em dia. É um número enorme, não é? Felizmente, as empresas de e-commerce podem tirar vantagem disso, criando campanhas de mídia social para alcançar cada vez mais pessoas.
Além disso, táticas de mídia social, como publicidade direcionada, construção de uma comunidade ou colaboração com influenciadores ou celebridades, são excelentes formas de gerar receita. Implementar essas dicas em sua estratégia de marketing é definitivamente uma boa ideia.
Além disso, ao ser ativo nas redes sociais, você aumenta o reconhecimento da marca. Isso significa que os usuários estão cientes da sua presença e, mesmo que não sejam seus clientes, eles sabem sobre você. Portanto, é mais provável que comprem seus produtos em outro momento.
Além do mais, entregar conteúdo online valioso também é uma forma de atrair novos consumidores. E não é só para isso! É mutuamente benéfico – a mídia social é uma fonte fantástica de insights sobre compradores e públicos-alvo. Por exemplo, você consegue saber sobre as preferências e comportamento de compras – você pode ver quantas pessoas visitam seu site clicando no link incluso no post.
6. Experimente o teste A/B
O teste A/B é o método de fazer pesquisas sobre a experiência do usuário. O público visualiza duas ou mais versões de um site ou de seus elementos. E então, os pesquisadores verificam qual versão é melhor. Ou seja, analisam qual versão gera mais conversões.
Dessa forma, você pode descobrir qual design, conteúdo ou métodos são mais eficazes. Por exemplo, você pode verificar qual CTA, campos de formulário ou título funcionam melhor. Portanto, se você não tem certeza do que pode aumentar a receita da sua loja virtual, não tenha medo de testar usando testes A/B.
💡 CTAs acionáveis reduzem o abandono do carrinho de compras.
Os públicos são únicos e suas preferências podem mudar com o tempo. Esses experimentos lhe darão uma visão mais ampla do seu público-alvo.
7. Cuide de seus clientes fiéis
Os clientes fiéis estão comprometidos com a marca – eles provavelmente escolhem você em vez de seus concorrentes. Os compradores que estão voltando são preciosos para o negócio. Há muitas maneiras de aumentar a fidelidade do cliente, como por meio de um programa de fidelidade. Oferecer ofertas especiais e outros benefícios a eles é uma das melhores maneiras de manter seus clientes comprando com você.
Para conquistar clientes mais fiéis, você deve:
- Promover seu programa de fidelidade
- Fazer com que as pessoas queiram fazer parte com ofertas especiais ou incentivos para os associados do clube
- Pedir feedback e avaliações de produtos
Usar essas dicas o ajudará a desenvolver um grupo consistente de clientes que permanecerão com você por muito tempo.
8. Melhore sua estratégia para otimização de mecanismos de pesquisa
Um site otimizado para mecanismos de pesquisa pode beneficiar sua empresa em vários níveis. Por exemplo, uma pesquisa completa de palavras-chave ajudará você a aumentar a visibilidade do seu site no navegador. Para ser mais específico, palavras-chave são os termos de pesquisa que as pessoas digitam nos mecanismos de pesquisa para encontrar resultados relevantes.
Além disso, uma estratégia de SEO eficaz aumentará o tráfego do seu site e expandirá sua base de clientes. Quanto mais pessoas visitarem seu site, maior será a probabilidade de alguém comprar seus produtos ou serviços.
Infelizmente, sem SEO, é difícil pontuar bem em pesquisas orgânicas. Essas pesquisas direcionam mais da metade do tráfego do mecanismo de pesquisa em seu site, por isso vale a pena o esforço em melhorar esse aspecto. A melhor maneira de aprimorar sua estratégia de SEO é contratar um profissional. Isso tirará o fardo de seus ombros para que você possa se concentrar em outras questões importantes.
Quando não for possível trabalhar com um especialista em SEO, existem algumas dicas úteis.
- Pesquise palavras-chave apropriadas para o seu site.
- Certifique-se de que seu site seja compatível com dispositivos móveis.
- Crie títulos, cabeçalhos e descrições de produtos diferenciados.
- Use a linguagem dos clientes para descrever produtos (avaliações dos clientes).
Você ficará feliz por ter feito isso, mesmo que pareça muito trabalhoso.
9. Faça com que seus clientes voltem usando códigos de desconto
Os códigos de desconto são muito eficazes e podem levar a aumentos massivos de receitas. O segredo é fazer isso estrategicamente. Veja como você pode utilizá-los da melhor forma.
- Use um código atraente – Seu código deve ser algo que se destaque e seja fácil de lembrar pelos clientes. Um bom código de desconto aumentará a probabilidade de os clientes usá-lo e voltarem à sua loja para fazer compras.
- Promova seu código regularmente – Garanta que seus clientes conheçam os códigos de desconto, ao promover eles por meio de vários canais, como e-mail, mídia social ou site de e-commerce.
- Acompanhe quantas pessoas usam o código de desconto – Essas informações ajudam a avaliar a eficácia dos códigos em gerar novos negócios. Se você observar um aumento significativo nas vendas após implementar uma campanha de código de desconto, saberá que vale a pena continuar no futuro.
10. Torne o monitoramento das métricas um hábito
Para saber o desempenho da sua loja virtual, você precisa acompanhar as métricas regularmente. Ao fazer isso, você poderá tomar decisões mais informadas e captar áreas que merecem atenção e melhorias.
Aqui estão as mais importantes:
- Taxas de rejeição – Mostram a porcentagem de pessoas que entram no seu site e saem sem visualizar nenhuma outra página ou sem interação. É o número de visitantes que saíram do seu site.
- Páginas por sessão – Graças a esta métrica, você pode verificar quantas páginas foram visualizadas pelos visitantes durante uma única sessão. Quanto maior o número, mais interessados e engajados estão os clientes.
- Taxas de conversão no e-commerce – É uma das métricas mais significativas que informam a eficácia de suas campanhas e esforços de marketing. Ajuda você a rastrear quantos usuários compraram seus produtos ou serviços.
- Valor médio por pedido (AOV) – Se você quiser saber quanto dinheiro seus clientes gastam em média em seus produtos, a métrica AOV mostrará esses dados. Além disso, indica quais produtos são os mais populares.
Com o Google Analytics, você pode acompanhar todas essas métricas. No entanto, estas são apenas algumas delas. Para saber mais, veja detalhadamente as métricas essenciais para o e-commerce.
11. Torne seu site compatível com dispositivos móveis
Quando um site é compatível com dispositivos móveis, significa que ele pode ser visualizado e usado de maneira conveniente em um dispositivo móvel. Hoje em dia, cada vez mais pessoas utilizam seus celulares e tablets para acessar a internet. Nesse caso, se um site não estiver otimizado para celular, pode ser difícil de ler ou usar em uma tela pequena. Isso pode resultar na desistência do processo de checkout e, eventualmente, da compra. Logo, um site não compatível com dispositivos móveis faz com que os compradores abandonem seus carrinhos de compras.
12. Incentive seus clientes a comprar
Talvez pareça algo óbvio de se fazer, mas muitos profissionais de marketing se esquecem disso. Motivar os usuários do site ou aplicativo a fazer uma compra fará a diferença. No entanto, você precisa se esforçar um pouco, como por exemplo, usando algumas técnicas psicológicas.
Limitar o tempo de desconto ou oferecer frete grátis sob certas condições irá acelerar as decisões dos clientes. Por exemplo, um desconto de 20% disponível apenas por 24 horas fará com que os clientes comprem mais rápido e aumente as vendas no e-commerce.
Além disso, lembre-se de que a linguagem que você usa é impactante. Frases como “hoje é sua última chance”, “a última oportunidade de comprar” ou “não perca esta oferta” podem fazer a diferença ao apresentar códigos promocionais que irão vencer.
Confira os erros e más práticas mais comuns no e-commerce para você aprender mais sobre e melhorar seus esforços.
13. Responda às avaliações dos clientes
As avaliações online são parte integrante das compras online. Antes de fazer uma compra, os clientes verificam se o produto ou serviço é confiável passando pela seção de avaliações.
É uma excelente estratégia para responder aos seus depoimentos. Ao fazer isso, você demonstra um interesse genuíno no feedback do cliente. No entanto, esteja preparado para lidar com críticas negativas e positivas. Se um comprador estiver satisfeito com o produto e o recomendar, escreva uma mensagem curta e agradeça.
Quando houver comentários negativos, agradeça também pelo feedback do cliente. Eles gastaram tempo e dinheiro em seu produto e, se ficaram desapontados, ofereça um reembolso. Lembre-se de garantir aos usuários insatisfeitos que você relate o problema ao departamento certo e garanta que você resolverá o problema.
💡 Lembre-se de que as avaliações dos clientes são uma excelente inspiração para as descrições dos seus produtos.
Aumente a receita da sua loja virtual com a Luigi’s Box
A Luigi’s Box é uma ótima plataforma que ajuda empresas de e-commerce a gerar mais vendas online. Graças às suas ferramentas, como barra de pesquisa com tecnologia de IA, preenchimento automático, análises, resultados personalizados, filtros e outros, você proporcionará uma ótima experiência de compra. E isso contribui significativamente para o crescimento da renda.
Verificar os casos de uso dará uma melhor compreensão de como funciona.
Porque esperar? Faça login e aumente a sua receita hoje!
Barbora faz mágica com as palavras na Luigi's Box como especialista em marketing de produto. Ela começou a escrever enquanto estudava na universidade como voluntária de várias associações cívicas. Além de fazer parte da equipe de marketing da Luigi's Box, ela co-organiza a conferência TEDxBratislava, onde cuida do marketing e relações públicas.
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