- 1. Processo de compra complicado
- 2. Você não motiva os clientes a fazer uma compra
- 3. Você não faz testes ou mede seus dados
- 4. Você não está segmentando seu público suficientemente
- 5. Há muita confusão no seu site
- 6. Você não tem uma barra de pesquisa bem otimizada
- 7. Você não conta com a personalização
- 8. Você não tem um CTA claro
- 9. Sua página demora para carregar
- 10. SEO não é sua prioridade
- 11. Seu site não está otimizado para dispositivos móveis
- 12. Você não oferece vários métodos de pagamento
- 13. Você não presta atenção no design e no visual
- 14. Seu site não é coerente com sua marca
- 15. Você não oferece vários métodos de contato
- 16. Você não melhora seu site continuamente
- Conclusão
Não importa que tipo de negócio online você administre, o monitoramento do mercado e a construção do reconhecimento da marca devem ser uma prioridade absoluta para você. Você pode vender no e-commerce por meio de uma loja online, diversas plataformas, portais de publicidade ou até mesmo fóruns ou redes sociais.
Seja qual for a sua escolha para acelerar e aumentar o volume de vendas dos seus produtos, não se esqueça de algumas regras básicas. Criamos uma lista dos 16 erros mais comuns que você deve evitar para aumentar as vendas e a eficiência do trabalho.
Então, por onde começar a melhorar?
1. Processo de compra complicado
Os clientes estão insatisfeitos com regras complexas e, ao mesmo tempo, não querem gastar mais tempo do que o necessário para fazer compras. Portanto, certifique-se de que o processo de checkout esteja adequadamente organizado. Quando o carrinho está completo e o cliente está pronto para fazer o pedido, simplifique esta etapa. Se o cliente precisa primeiro se cadastrar para finalizar a compra, o que na maioria das vezes é uma etapa trabalhosa, ele pode acabar saindo do site com a ideia de que não vai voltar e ir comprar em outro site mais fácil e mais rápido.
Com um complicado processo de checkout, a alegria do cliente com a compra diminui, por isso você também deve oferecer a opção de pagamento rápido ou compras sem cadastro para as primeiras compras de seus potenciais clientes. Deixe os clientes decidirem e mantenha o cadastro algo opcional. Lembre-se de que os clientes não precisam necessariamente de uma conta para enviar conteúdo de marketing. Basta adicionar a opção de consentimento para o envio de informações de marketing para o endereço de e-mail ou número de telefone inserido.
2. Você não motiva os clientes a fazer uma compra
A principal tarefa é motivar os clientes a comprar. Existem muitas técnicas psicológicas para incentivar os clientes a comprar mais rápido. Quais são as opções?
- Contagem regressiva no carrinho – se o cliente souber que os produtos irão desaparecer automaticamente do carrinho após um determinado tempo, ele terá que tomar uma decisão mais rapidamente.
- Compre hoje para ser entregue amanhã – a informação sobre o prazo exato de entrega logo abaixo do produto motiva a compra porque o cliente tem a certeza de que receberá o produto no prazo. Também vale a pena acrescentar informações sobre quantas pessoas já compraram determinado produto.
- E-mails – assuntos como “última chance”, “última oportunidade de compra” ou “não perca esta oferta” são uma excelente forma de lembrar o cliente. Ainda é fato que uma newsletter é uma forma rápida e eficaz de chegar às pessoas. Os clientes se lembrarão de sua marca e visitarão sua página de vendas graças a newsletters regulares sobre novos produtos e descontos.
3. Você não faz testes ou mede seus dados
Preste atenção à avaliação correta dos dados. Monitore, por exemplo, o número de sessões por compra, o tempo para comprar, o tempo gasto no site, as visualizações de páginas por sessão, a taxa de rejeição, o valor médio do carrinho ou o número de produtos por transação. Graças a isso, você aprenderá, por exemplo:
- Em que horários os clientes compram com mais frequência – você pode planejar posteriormente o envio de sua newsletter com base nesses horários.
- Quantos produtos costumam colocar no carrinho – você pode avaliar o que seus clientes mais compram, o que vende menos, o que recomendar, etc.
4. Você não está segmentando seu público suficientemente
Lembre-se de que nem todo cliente deseja comprar todos os produtos. Portanto, você deve personalizar determinadas categorias para grupos de clientes específicos. Você pode segmentá-los de acordo com diferentes parâmetros, como sexo, idade, parâmetros geográficos, psicológicos ou socioeconômicos para evitar mal-entendidos fundamentais e recomendações inadequadas de produtos.
Seria melhor se você usasse uma ferramenta adequada para recomendações automáticas de produtos em sua loja online. O conteúdo deve ser adaptado às necessidades e expectativas dos clientes. O Recommender da Luigi’s Box pode ajudá-lo com recomendações apropriadas, garantindo que as recomendações de produtos sejam personalizadas para cada usuário e aumentando as conversões.
Produtos relevantes são recomendados com base nas preferências do cliente ou em itens visualizados anteriormente. Alternativas semelhantes serão exibidas se um produto estiver esgotado, aumentando a chance de o cliente comprar mesmo assim. Também existe a opção de recomendar produtos mais vendidos ou mais bem avaliados. Além disso, o Recommender não tornará seu site mais lento. Ele continuará carregando rapidamente e sem problemas.
5. Há muita confusão no seu site
Quem quer fazer compras em um site caótico? Organize cartões, informações de contato e orientações para que o cliente possa encontrar tudo facilmente. Fique atento aos anúncios que podem aparecer na página e coloque-os de forma que não ocupem locais importantes e não atraiam toda a atenção.
Todo o conteúdo deve ser grande e visível o suficiente para que os clientes não cansem os olhos. Isso também se aplica à divisão do menu – a aparência e a correta divisão dos produtos em categorias individuais para que os clientes possam encontrá-los facilmente.
6. Você não tem uma barra de pesquisa bem otimizada
A pesquisa avançada deve estar entre as prioridades de uma loja virtual porque os clientes têm maior probabilidade de comprar um produto se conseguirem encontrá-la. A Luigi’s Box é uma ferramenta que ajuda você a determinar o que seus clientes precisam e torna mais fácil para eles encontrarem esses produtos em seu site.
A Luigi’s Box oferece feedback automático sobre qualquer consulta e exibe os resultados antes que a pesquisa seja confirmada. Além disso, pode distinguir sinônimos, graças à captura de mais palavras-chave. Está equipada com funcionalidades como classificação de acordo com a qualidade da correspondência ou indicadores empresariais. É uma ferramenta baseada em inteligência artificial que vai ensinar como os clientes se comportam, ajudar os clientes a reduzir o tempo de compra e aumentar a satisfação deles. Ela fornece um dashboard com uma visão geral das estatísticas que permitirá analisar rapidamente os termos pesquisados com mais frequência ou as pesquisas sem resultados.
Você pode saber mais sobre tendências e descobertas sobre a pesquisa para 2022 em nosso e-book.
7. Você não conta com a personalização
A personalização é crucial se você deseja que os clientes voltem e comprem mais produtos. Certifique-se de oferecer a eles o que eles podem gostar com base em suas atividades. Faça com que se sintam especiais e ofereça descontos nas primeiras compras como um convite de boas-vindas aos novos clientes.
Se você atende um cliente regularmente, pode combinar os produtos recomendados com aqueles que ele comprou anteriormente. É aqui que todos ganham, pois o cliente pode virar vendas extras ao mesmo tempo que ele recebe um produto customizado.
Segundo pesquisa da Gartner, o uso da personalização, apenas no caso de utilização de suporte online para compras, pode aumentar a taxa de conversão em 20%. De forma oposta, a falta de personalização pode significar a perda de até 38% de clientes devido a ineficientes esforços de marketing na personalização.
8. Você não tem um CTA claro
O botão CTA (call to action) é o botão mais importante do seu site, newsletters e outras ferramentas de marketing. É utilizado para atingir a ação esperada do cliente, e a intenção é convencer o cliente a clicar no botão sem se preocupar com clickbait. Portanto, o botão CTA deve ser claro, adequado à ação desejada e que induza o clique. Deve ser visível logo após a abertura da página, não muito grande e chamativo para não distrair, mas também não muito pequeno e deve ser de uma cor diferente para se destacar do resto. Use palavras-chave simples e curtas.
Os botões CTA são usados para se inscrever em newsletters, fazer compras ou visitar a página de um produto. Esses botões melhoram efetivamente a taxa de conversão, o que se traduz em vendas maiores. Não se esqueça que você pode colocar CTAs em diferentes plataformas sem restrições.
9. Sua página demora para carregar
Obtenha o servidor, domínio e desenvolvedor corretos para tornar seu site mais rápido. Quanto menos paciente o cliente for, menor será a probabilidade de ele esperar o carregamento da página.
O motivo dos longos tempos de carregamento do site pode ser imagens não otimizadas ou plugins que o tornam lento. Teste a velocidade do seu site com o PageSpeed Insights e não se esqueça de testá-lo para usuários de dispositivos móveis.
10. SEO não é sua prioridade
Lembre-se de que administrar uma loja é um grande desafio. A concorrência não dorme e as vendas acontecem o tempo todo. Então, como você pode ter ainda mais sucesso? Uma das respostas é a otimização de mecanismos de pesquisa. Em que focar?
- Encontrar palavras-chave adequadas ajudará a determinar quais frases os clientes usam com mais frequência. Ferramentas como Ahrefs, Marketing Miner ou Google Search Whisperer podem ajudá-lo a encontrar palavras-chave apropriadas, ou você pode escolher palavras-chave nos resultados recomendados pelo Google no final da pesquisa.
- Concentre-se nas imagens – a maioria dos usuários deseja ver o produto para garantir que é exatamente o que procuram. Não se esqueça das imagens e ilustrações de alta qualidade. Não se esqueça dos rótulos ALT, ou seja, imagens na página exibidas quando a imagem principal não está carregada. É um atributo obrigatório de uma boa loja virtual.
- Livre-se de conteúdo duplicado – certifique-se de que o conteúdo que você está exibindo não esteja em sites de outras lojas. O algoritmo do Google pode penalizar o mesmo conteúdo e promover páginas mais relevantes para ele, fazendo com que sua loja caia muito nos resultados de pesquisa.
- A legibilidade dos URLs de produtos deve ser curta e fornecer informações sobre o que está no endereço. Por exemplo, se o produto pertencer à categoria “aluguel de casas”, o endereço URL também deverá conter estas palavras. Exemplo de endereço de URL correto: www.site.br/servicos/aluguel-casas/ – o endereço começa com o domínio e possui categorias e subcategorias de produtos.
- Meta description – meta descriptions ou metadados são textos curtos que os mecanismos de pesquisa exibirão sob o seu link. Inclua palavras-chave para torná-lo mais atraente para os leitores e mais relevante para o Google.
- Filtro de produto – cada cliente tem necessidades individuais, portanto os filtros são essenciais na busca por cor, altura ou tamanho.
- Opiniões e comentários – avaliações de produtos de clientes reais inspiram convicção e confiança no cliente. Especialmente com novos leads, as avaliações são bem importantes. Eles também conectam você a clientes existentes que podem expressar suas opiniões por meio deles.
11. Seu site não está otimizado para dispositivos móveis
Provavelmente você já abriu uma loja online no seu celular, mas a página não foi customizada o suficiente e ficou “espalhada” no seu celular. Ao criar ou editar um site, preste sempre atenção aos detalhes que podem afetar a navegação em dispositivos móveis. Por que isso é importante?
Os telefones celulares se tornaram parte integrante de nossas vidas. Ainda os carregamos conosco e nos acostumamos a fazer compras com eles. O usuário encontrará problemas se o site não estiver otimizado para uso em dispositivos móveis. Verifique se o seu site é adequado para usuários de dispositivos móveis.
12. Você não oferece vários métodos de pagamento
Todos nós preferimos diferentes opções de pagamento dependendo de onde moramos, da idade e de muitos outros fatores. É por isso que é essencial oferecer aos clientes diversas opções de serviços, incluindo pagamento com cartão, na entrega ou PayPal, por exemplo. No entanto, novos métodos de pagamento também estão surgindo, como por exemplo GooglePay ou ApplePay, que precisa ser notado.
A falta de opções de pagamento aumenta o risco de os clientes saírem do seu site e comprarem de outro comerciante. Portanto, não se esqueça da flexibilidade e versatilidade nesse aspecto.
13. Você não presta atenção no design e no visual
Cores, design e layout apropriados de partes individuais do seu site afetam a forma como os clientes o veem. Portanto, ao criar um site, considere cores neutras ou que causem emoções positivas. E não se esqueça que elas devem combinar com os seus produtos.
O design do seu site pode impactar significativamente a construção do reconhecimento da marca e a forma como você impressiona os clientes. Os efeitos visuais são agradáveis à vista e atraentes, tornando mais fácil para os clientes se lembrarem do seu site.
14. Seu site não é coerente com sua marca
Lembre-se de que sua marca deve transmitir uma mensagem coerente e projetos personalizados com ela em todas as plataformas gerenciadas. Além disso, todas as declarações, notas e elementos devem ser compatíveis com o tema da sua marca. Isso também inclui a missão, o estilo e os valores que a orientam.
Graças a isso, você conquistará a confiança e a fidelização dos clientes. Então, para que serve a coerência da marca? Primeiro, você será reconhecível; os clientes irão associá-lo a algo específico. Assim, desenvolverão uma relação com o seu estilo e atitude. Eles ficarão mais felizes em voltar e comprar novamente. Contudo, esta tarefa não é tão simples como pode parecer à primeira vista. Requer consistência e criatividade em todas as plataformas e contas disponíveis que você gerencia.
Para isso, prepare uma estratégia e defina os diferentes aspectos da sua marca. Com base nesses pontos de partida, será mais fácil criar uma imagem consistente.
15. Você não oferece vários métodos de contato
Um cliente seguro é um cliente satisfeito. Permita que seu público se conecte com você de várias maneiras, como chat ao vivo, e-mail ou um ótimo sistema telefônico comercial. Isso dissipará dúvidas sobre sua marca. Isto é especialmente útil se um dos métodos possíveis falhar. Por exemplo, os clientes ainda podem entrar em contato com você por e-mail quando um servidor fica inativo e o chat online para de funcionar por um tempo.
Às vezes, é difícil para os clientes se orientarem na loja online e na documentação. Certamente às vezes ajuda se eles tiverem a oportunidade de entrar em contato com o atendimento ao cliente e fazer perguntas. A comunicação constante e o feedback mútuo também o ajudarão a melhorar a qualidade do serviço.
16. Você não melhora seu site continuamente
Você deve avançar constantemente na construção e manutenção de uma marca no mercado. Os clientes adoram novos produtos e a introdução de cada vez mais inovações, por isso torne os seus movimentos mais criativos.
Experimente realizar campanhas promocionais por tempo limitado. O tempo limitado para fazer compras também afetará a motivação do cliente e aumentará as vendas. Ao gerenciar múltiplas plataformas e contas, você tem opções ilimitadas – uma ferramenta automatizada o ajudará a melhorar a qualidade do seu trabalho e organização. Hoje, várias ferramentas online, como Smartlook ou Hotjar podem ajudar você a monitorar o comportamento do cliente e fazer melhorias subsequentes.
Elimine os erros antes que os clientes os descubram. Não há nada pior do que um cliente insatisfeito.
Conclusão
As pessoas nos tempos avançados de hoje, especialmente depois da pandemia, aproveitam cada vez mais as vantagens das compras online. Como a oferta é vasta, os proprietários de negócios online devem desenvolver formas originais de vender os seus produtos online. Sejam roupas, passagens aéreas, instrumentos musicais, etc., eles estão conectados pela competição por clientes, que ocorre constantemente. Você deve considerar os pontos mencionados acima ao criar e gerenciar seu site online. Acreditamos que as informações deste artigo o ajudarão a evitar os erros mais comuns que podem privá-lo de clientes e lucros.
Barbora faz mágica com as palavras na Luigi's Box como especialista em marketing de produto. Ela começou a escrever enquanto estudava na universidade como voluntária de várias associações cívicas. Além de fazer parte da equipe de marketing da Luigi's Box, ela co-organiza a conferência TEDxBratislava, onde cuida do marketing e relações públicas.
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