O mercado de e-commerce é enorme e repleto de concorrentes, por isso se você quer se destacar entre eles deve se preocupar com as necessidades e desejos de seus clientes.
Se você é um profissional de e-commerce, sabe quanta informação existe sobre seus clientes. E com as estratégias e ferramentas certas implementadas, você pode usar esses dados para melhorar a experiência do cliente, aumentar as vendas e, o mais importante, expandir os seus negócios.
Quer saber como? Hoje, vamos nos aprofundar no uso de análises, dados de clientes e quais ferramentas são melhores para essa finalidade!
Sem mais delongas, vamos começar!
O que é a análise de dados dos clientes?
A ciência da análise coleta, organiza e analisa dados do cliente para identificar tendências, padrões e oportunidades de ação.
Os dados do cliente sugerem o comportamento dos clientes. Para o e-commerce, é muito útil quando você deseja atingir seus objetivos de negócios, obter informações valiosas sobre os clientes e melhorar o atendimento ao cliente, os esforços de marketing e a experiência geral do cliente.
A análise dos dados do cliente também traz outros benefícios.
Por que é importante analisar os dados do cliente?
O rastreamento de dados e do comportamento do cliente traz muitos benefícios. Aqui estão alguns deles.
A análise de dados do cliente ajuda na tomada de decisões
A análise do cliente ajuda a compreender os comportamentos e preferências de seus clientes. Essas informações podem ajudar as empresas a decidir como se promover, quais produtos devem vender e onde concentrar seus esforços de marketing.
As empresas podem aprimorar as estratégias de marketing
Auxilia as lojas virtuais a melhorar suas estratégias de marketing e ofertas de produtos. As empresas podem usar dados coletados em pesquisas com clientes para determinar se suas campanhas de marketing atuais estão funcionando bem. Caso contrário, eles poderão ajustar sua estratégia de acordo.
Além disso, para tornar ainda mais eficaz, as ofertas podem ser automatizadas ao usar ferramentas como o Recommender da Luigi’s Box.
O rastreamento de dados torna mais rápido de identificar itens em alta e tendências
Além disso, graças à análise de dados, as empresas identificam problemas potenciais antes que se tornem graves. As empresas podem identificar tendências e padrões que indicam problemas futuros analisando o feedback dos clientes. Eles podem então tomar medidas para evitar que esses problemas ocorram.
A análise de dados do cliente ajuda a tomar decisões financeiras
Os proprietários de empresas tomam decisões informadas sobre as finanças da sua empresa quando têm acesso a dados cruciais. Por exemplo, as empresas podem usar a análise dos clientes para determinar se estão ganhando dinheiro suficiente, se precisam aumentar os preços ou reduzir despesas.
O uso de análises oferece suporte à experiência personalizada do usuário
Além disso, os profissionais de marketing podem atingir grupos específicos de consumidores quando têm fácil acesso aos dados. Por exemplo, eles podem usar o feedback dos clientes para determinar seus melhores clientes e quais produtos e serviços os atraem, e também podem adaptar mensagens publicitárias para alcançar essas pessoas.
A análise dos dados do cliente pode ajudá-lo a aumentar os lucros
Você sabia que, ao analisar os dados dos clientes, os vendedores podem otimizar os preços para maximizar os lucros? Eles podem usar insights de clientes, como histórico de compras e segmentos de clientes, para identificar produtos lucrativos e ajustar os preços de acordo. Além disso, é muito mais fácil criar diferentes estratégias de preços (preços dinâmicos, por exemplo) para diferentes grupos de clientes.
As empresas atraem clientes mais leais
Finalmente, as marcas podem construir seguidores leais através da análise dos clientes. As empresas podem usar o feedback dos clientes para descobrir o que seus fãs gostam e o que não gostam. Eles podem então incorporar esses insights em sua identidade de marca e estratégias de marketing.
Parece ótimo, não é? No entanto, você precisa pensar em várias coisas antes de começar a analisar os dados.
Antes de começar a analisar dados…
Você precisa considerar algumas coisas para aproveitar plenamente as vantagens acima. Sem as etapas a seguir, dificilmente seria possível interpretar e analisar os dados do cliente de forma eficaz.
Para analisar os dados corretamente, você deve primeiro:
1. Certificar-se de compreender o contexto do negócio
Deve ser um ponto de partida. O objetivo final de qualquer empresa é vender e aumentar a receita. Mas pense em como você deseja alcançá-lo e quais etapas deseja seguir. Por exemplo, se quiser se concentrar mais nas vendas online, você estará monitorando métricas diferentes de uma empresa cujo objetivo principal é aumentar as vendas em uma loja física.
Além disso, lembre-se de definir metas alcançáveis. Certifique-se de que elas sejam SMART. Devem ser específicas, mensuráveis, atingível, relevantes e temporal. Ao definir essas metas, você ficará motivado e as alcançará no prazo.
2. Identificar seus objetivos por análises
Quando você estiver pronto com seus objetivos de negócio, é hora de focar nos por análises, ou seja, no que você deseja monitorar. Para empresas de e-commerce, pode ser engajamento do cliente, pesquisa no site, etc. Mas, é claro, esses são apenas alguns exemplos básicos e tudo depende do tipo de negócio que você tem e de como é a jornada do cliente em sua loja. Então pare um momento e pense em qual seria a sua estratégia.
Lembre-se de que todas as empresas são diferentes. O objetivo final é aumentar a receita, mas há muitas maneiras de fazer isso, por exemplo, focando na experiência de compra do usuário. No entanto, o foco de algumas outras marcas pode ser o aprimoramento de estratégias de marketing ou qualquer outro aspecto. Nesse caso, eles rastreariam métricas diferentes.
3. Decidir quais métricas são mais importantes para o seu negócio
Decidir quais métricas seguir pode ser uma tarefa desafiadora. No entanto, todas elas parecem vitais. Porém, depois de identificar suas metas e objetivos, tudo deverá ser menos complicado. Uma compreensão clara do que é essencial para o seu negócio permite determinar quais métricas são necessárias medir para atingir esses objetivos.
Além disso, considere os tipos de pontos de dados que fornecerão informações sobre o desempenho do seu negócio e orientarão decisões futuras. Além disso, reserve um tempo para analisar os conjuntos de dados para identificar correlações e tendências importantes – por exemplo, os produtos mais populares em sua loja com base nos resultados da pesquisa.
Ao dedicar um tempo para entender quais métricas são mais importantes para o seu negócio, você pode garantir que tomará as melhores decisões para a sua empresa.
👉 Aqui estão quais métricas vale a pena seguir no e-commerce.
4. Escolher ferramentas para análises
As ferramentas para análises medem vários aspectos da produtividade empresarial, qualidade de produtos ou serviços, ajudam as empresas no aumento da sua base de clientes e muito mais. Além disso, ajudam a determinar se os produtos são eficazes e seguros. Você pode obter insights valiosos sobre o comportamento do cliente, o desempenho do produto e as tendências gerais com a plataforma certa de dados do cliente.
No entanto, selecionar uma pode ser uma tarefa difícil. Você perceberá como é difícil decidir ao procurar a ferramenta certa para o seu negócio. Por que? Porque são muitas – plataformas de gestão de relacionamento com o cliente (CRM), Google Analytics, Luigi’s Box… todas lidam com dados, mas qual é a melhor? Você precisa decidir. E vai depender se você se preocupa mais em, digamos, centralizar a comunicação com os clientes ou em analisar as informações que você tem sobre eles.
Antes de investir dinheiro em uma ferramenta, aqui vão algumas dicas para escolher a mais adequada.
Depois de definir as metas comerciais, de análises e conhecer seu público, será mais fácil escolher uma plataforma de dados do cliente. Durante a pesquisa, é uma boa ideia comparar a plataforma com a dos concorrentes. Considere seus preços, recursos e avaliações de usuários. As avaliações são importantes – você pode aprender diretamente sobre a experiência do usuário e se vale a pena comprar, gastar tempo e esforço.
Além disso, verifique as integrações de dados do cliente. Ao escolher um software para análises, é fundamental considerar as diferentes integrações da ferramenta. Procure uma plataforma de dados de clientes que possa ser integrada à sua plataforma de e-commerce atual, gateway de pagamento e outras ferramentas empresariais. Com essas integrações, o fluxo de dados e os relatórios são um processo contínuo.
Depois de identificar as melhores plataformas de dados de clientes para o seu negócio de e-commerce, é hora de testá-las. Seria ótimo se a ferramenta de sua escolha oferecesse um teste gratuito, para que você pudesse ver como ela funciona na prática. Procure os recursos mais relevantes, como segmentação de clientes, análise de funil de compra ou testes A/B. Teste as ferramentas para garantir que elas forneçam os insights de que você precisa.
Como analisar os dados do cliente e acompanhar o desempenho?
Acompanhar o desempenho é crucial para determinar quais metas das análises estão sendo alcançadas e quais não estão. O uso de análises pode ser altamente benéfico para muitas equipes e departamentos — por exemplo, equipes de marketing, equipes de vendas, equipes de atendimento ao cliente, departamentos de TI e muito mais.
É claro que o rastreamento e a análise serão diferentes dependendo das metas que você definiu. Aqui estão algumas dicas gerais que podem ajudá-lo a fazer isso de forma eficaz.
Monitore as principais métricas regularmente
Regularmente, pode significar uma vez por dia, uma vez por semana ou até uma vez por mês. Tudo depende das métricas e da sua importância. O melhor seria discutir o assunto com o especialista em dados para definir o prazo e planejar quando será melhor obter os relatórios.
Para algumas lojas de e-commerce, pode ser suficiente acompanhar a métrica de abandono do carrinho de compras uma vez por mês, mas quando você decide fazer uma grande promoção, como “compre dois e ganhe um de graça”, pode ser uma boa ideia analisar como compradores leais e clientes em potencial se comportam apenas quando a promoção está acontecendo.
Otimize áreas do seu negócio com base nas métricas escolhidas
Ao observar algumas diminuições ou aumentos alarmantes nas métricas que você considera essenciais, não espere. Em vez disso, otimize com ações específicas. Além disso, continue acompanhando as métricas para controlar as mudanças.
Leve em consideração uma visão mais ampla
É vital considerar uma perspectiva mais ampla. As mudanças alarmantes podem sinalizar que algo está acontecendo no mercado. Por exemplo, novas soluções estão disponíveis no setor de e-commerce ou novos concorrentes entraram no mercado.
Segmente seu público
A segmentação de público categoriza os clientes com base em seu comportamento, preferências ou outros aspectos como idade, onde moram ou histórico de compras. Ajuda você a direcioná-los com mensagens e produtos específicos, o que também é ótimo para fins de marketing.
Além disso, a segmentação tem vários benefícios – ajuda a determinar que tipo de clientes você tem e é uma excelente forma de entendê-los. Você saberá quem são seus clientes, suas necessidades e como pode atendê-los. Além disso, conhecer as expectativas de seus clientes dá uma melhor compreensão de quais metas das análises você deve definir.
Interprete os dados do cliente com a Luigi’s Box
Usar o Analytics com a solução da Luigi’s Box é fácil e rápido. Ele fornece um conjunto sólido de ferramentas, como análises, recomendação de produtos, pesquisa em sites com tecnologia de IA e listagem de produtos personalizadas. Mas a lista continua. Com os recursos da Luigi’s Box, a análise de dados do cliente se torna muito simples.
Você pode medir seus resultados com a Luigi’s Box. Como? Graças aos seus muitos recursos e funções valiosos para análise de dados. Vamos dar uma olhada neles!
Aproveite as vantagens de um dashboard fácil de usar
Você pode ver tudo bem organizado e no lugar com um dashboard intuitivo. Não há necessidade de alternar entre todos os relatórios — o dashboard exibe todos eles de maneira conveniente, para que você possa obter uma visão geral rápida do status da pesquisa sempre que desejar.
Com a Luigi’s Box, a análise dos dados do cliente é simples e a obtenção de respostas para perguntas como:
- Minha pesquisa está convertendo?
- Muitos clientes estão vendo “nenhum resultado encontrado”?
- Qual porcentagem de pesquisas resulta em conteúdo irrelevante?
vai ser mais rápido do que você imagina.
Aprofunde-se na análise de conteúdo
Além do mais, você pode obter sua análise de conteúdo muito rapidamente – ou seja, como seus clientes descobrem seu site. Por exemplo, você pode melhorar seu conteúdo e sua localização corrigindo erros de digitação, encontrando consultas de nicho e reformulando tudo. Para consultas relevantes, você verá quais produtos são encontrados com mais frequência e se estão listados de forma adequada.
Confira as tendências
A Luigi’s Box lhe dará insights mais práticos se você quiser ver quais produtos são mais populares no momento e quais são as tendências. Você saberá o seguinte:
- termos de pesquisa que os seus clientes usam
- quais produtos são difíceis para eles encontrarem
- como melhorar a experiência de pesquisa
Além disso, você verá se as suas principais consultas estão apresentando um desempenho eficaz.
Corrija os bugs imediatamente
Um bug de pesquisa muitas vezes destrói todo o esforço que você coloca em uma campanha (por exemplo, Google Ads) – as pessoas são direcionadas para a página de destino errada e desistem de comprar em sua loja porque não conseguem encontrar o que procuram. Lembre-se de que o set0r de e-commerce é enorme, então ir até os concorrentes é relativamente fácil hoje em dia.
Felizmente, você pode evitar tais situações usando o recurso FixIt. Com esta solução da Luigi’s Box, você corrige bugs na hora e fica feliz com conteúdos e resultados relevantes.
Para começar a usar a Luigi’s Box, você deve:
- criar uma conta preenchendo um formulário rápido – você precisa inserir alguns dados pessoais básicos, como nome ou endereço de e-mail
- inserir o script – é apenas uma linha de código
- iniciar o Analytics – então você verá todos os detalhes e métricas essenciais no dashboard
- aproveitar os relatórios!
Portanto, se você administra um negócio de e-commerce e deseja maximizar sua receita usando análises de banco de dados de clientes, a Luigi’s Box é uma excelente escolha! E uma boa notícia aqui é que a análise não é o único recurso poderoso. Há também…
Sistema de recomendação de produtos
O sistema de recomendação de produtos permite que seus clientes obtenham recomendações com base em compras e preferências anteriores. Isso encurta a jornada dos clientes – eles não precisam procurar o produto que desejam comprar, porque eles estão ao seu alcance. O que é ainda melhor é que eles são personalizados.
Pesquisa inteligente com preenchimento automático
A outra ferramenta é uma solução de pesquisa inteligente com preenchimento automático. O processo de busca por itens fica mais acessível, o que aumenta a satisfação do cliente. Os usuários não precisam se preocupar com erros de digitação (que são frequentes, especialmente quando estamos com pressa) e isso economiza tempo – não há necessidade de digitar toda a consulta de pesquisa para obter os resultados relevantes.
Se você deseja interpretar a interação de outros clientes com seu site de e-commerce, o Google Analytics pode ser uma ferramenta complementar à Luigi’s Box.
Analise e interprete os dados do cliente com facilidade
Agora você sabe interpretar dados – com a ferramenta certa! A Luigi’s Box é perfeita para e-commerce, startups, B2B, SaaS e muito mais, caso você ainda não tenha decidido sobre a plataforma de dados do cliente. Graças a um conjunto sólido de recursos, você pode ficar de olho em métricas importantes e aumentar a satisfação do cliente. Não espere. Agende uma chamada de demonstração com os representantes da Luigi’s Box!
Barbora faz mágica com as palavras na Luigi's Box como especialista em marketing de produto. Ela começou a escrever enquanto estudava na universidade como voluntária de várias associações cívicas. Além de fazer parte da equipe de marketing da Luigi's Box, ela co-organiza a conferência TEDxBratislava, onde cuida do marketing e relações públicas.
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