- 1. Um terço de seus clientes usa a pesquisa para sites
- 2. Você gasta dinheiro para conseguir visitantes, não clientes
- 3. A análise de pesquisa pode apontar para erros ocultos de UX
- 4. Os visitantes que usam a pesquisa no site têm maior probabilidade de comprar
- 5. Pense nas necessidades do cliente, não na sua oferta
A pesquisa no site é mais importante do que você pensava. Apenas 30% dos seus visitantes usam a pesquisa no site, mas eles realizam 60% das suas conversões. Não os ignore e ouça o que eles querem dizer! Aqui estão cinco coisas importantes que você não sabia sobre a pesquisa para sites.
1. Um terço de seus clientes usa a pesquisa para sites
De acordo com a nossa pesquisa em mais de 500 lojas online em toda a Europa, mais de um quinto de todos os visitantes de websites de e-commerce utilizam a pesquisa no site para encontrar os produtos que pretendem comprar. Isso significa que eles já sabem o que procuram e esperam encontrar no caminho mais curto. Esta proporção aumenta à medida que mais produtos são listados na loja virtual – até se tornar o elemento de navegação mais útil. Claro, não precisamos falar apenas de lojas virtuais. A pesquisa em bases de conhecimento, notícias, blogs ou qualquer outro portal de informação é crucial para encontrar o conteúdo certo.
2. Você gasta dinheiro para conseguir visitantes, não clientes
Provavelmente é isso que você está fazendo agora. Gastar continuamente muito dinheiro na aquisição de visitantes por meio de diferentes canais. SEO, SEM, e-mail marketing, remarketing, inbound marketing e marketing de conteúdo… Há uma nova palavra da moda para técnicas de aquisição todos os dias, mas de alguma forma, elas não aparecem nas conversões do site. E por que gastar dinheiro com visitantes, quando eles não conseguem encontrar os produtos certos no seu site?
3. A análise de pesquisa pode apontar para erros ocultos de UX
Já existem inúmeras ferramentas para analisar a experiência do usuário. Os resultados dos mapas de calor, testes A/B sobre metas de conversão, funis multicanais e outros já mostram problemas com a experiência do usuário do seu site. Mas o que seus clientes realmente fazem quando lutam para encontrar o elemento de interação certo? Você pensou certo – eles usam a pesquisa no site. Não fique confuso ao ver pesquisas populares como “carrinho de compras” em suas análises de pesquisa. Isso pode apontar para um ícone de carrinho de compras pouco visível na sua web.
4. Os visitantes que usam a pesquisa no site têm maior probabilidade de comprar
Bem, é meio lógico. Quem vai a uma loja de varejo e fica no corredor de cervejas, tem maior probabilidade de comprar uma cerveja. O mesmo princípio também funciona online – se você está procurando por um novo smartphone específico, provavelmente está mais interessado em comprá-lo do que um comprador aleatório, que o encontrou clicando no banner. Com base na pesquisa da eConsultancy, as pessoas que usam a pesquisa no site têm uma taxa de conversão quase 70% maior.
70%
As pessoas que usam a pesquisa no site têm 70% mais probabilidade de comprar de você.
5. Pense nas necessidades do cliente, não na sua oferta
Ok, muitos varejistas online estão lidando com seu portfólio de produtos da maneira “os clientes querem”. Infelizmente, isso se baseia nas vendas reais, mas não verdadeiramente nas necessidades dos clientes. Os clientes comprarão apenas itens que você tem em estoque, mas e se precisarem de mais alguma coisa? A pesquisa no site pode dizer o que seus clientes estão procurando e, portanto, o que eles realmente precisam. Ao seguir as tendências, as pesquisas podem ajudar você a listar os produtos certos e oferecer o que os clientes realmente procuram.
Gejza é CEO e cofundador da Luigi's Box. Ele trabalha com experiência do usuário e otimização da taxa de conversão no e-commerce há mais de uma década. Seu foco principal é o gerenciamento, a estratégia e as finanças da empresa, além de ajudar seus maiores clientes a obter o máximo das pesquisas e recomendações de produtos.
Mais posts de blog deste autor