- Introdução
- O que é precificação dinâmica?
- Exemplos de precificação dinâmica
- Tipos de precificação dinâmica
- Quais são os benefícios da precificação dinâmica no e-commerce?
- Melhor visibilidade
- Maior lucro
- Economia de tempo
- Como usar precificação dinâmica no e-commerce
- Como funciona
- O que é necessário para integração
- Como escolher um provedor
- Como elaborar uma estratégia de precificação dinâmica
- Conclusão
- Perguntas frequentes
Introdução
O e-commerce é um dos setores mais dinâmicos de todos os tempos. De acordo com a Shopify, as vendas globais do e-commerce totalizarão 6,3 bilhões de dólares em todo o mundo em 2024. Em um ambiente tão desafiador, há muitas coisas a serem verificadas se você quiser ter sucesso e superar seus concorrentes. Muitos deles estão relacionados a como você oferece e seus preços. E é sobre isso que queremos falar hoje. A precificação dinâmica é uma estratégia automatizada que ajuda os proprietários de empresas de e-commerce a maximizar os lucros e aumentar as vendas. Como isso é possível? E como funciona a precificação dinâmica? Vamos dar uma olhada.
Obviamente, o preço é um dos principais fatores decisivos no varejo e no e-commerce. O comércio online incentivou as pessoas a procurar diferentes ofertas para encontrar a melhor (mais barata). Isso não significa que apenas uma loja com os preços mais baixos possa prosperar neste setor. Outros elementos, como serviços adicionais (por exemplo, entrega expressa), reputação e experiência do cliente, também são importantes. Porém, não há dúvida de que você precisa oferecer preços atrativos se quiser expandir seu negócio e aumentar as vendas.
Hoje, as técnicas de preços estáticos, como, por exemplo, o preço de custo acrescido, já não são suficientes. Além disso, os níveis de preços não são mais constantes. Com milhares de lojas e milhões de produtos, isso pode mudar a cada hora. Isso significa que você precisa de uma forma inteligente de definir e otimizar preços no seu negócio online. E a solução de precificação dinâmica é de longe a melhor maneira de fazer isso. Então, o que você precisa saber sobre esta solução?
O que é precificação dinâmica?
A precificação dinâmica é uma estratégia de precificação que usa algoritmos inteligentes e automação para definir e manter preços ideais para venda.
Algoritmos de precificação dinâmica rastreiam continuamente as demandas e preços atuais do mercado e, com base em regras predefinidas (definidas pelo usuário), ajustam os preços da sua loja para permanecerem competitivos. Hoje, as lojas online utilizam softwares de precificação dinâmica para utilizar plenamente o seu potencial de margem – maximizar os lucros e melhorar o posicionamento de suas ofertas.
Vamos usar um exemplo rápido para mostrar como funciona a precificação dinâmica. Primeiro, dê uma olhada nestas listagens:
Inicialmente, nossa loja hipotética tinha a oferta mais cara e caiu na quinta posição – não é o melhor lugar para se estar. Se olhar para outros preços, verá que a diferença real entre a nossa oferta atual e a mais barata é de apenas 2,01 EUR. Relativamente, considerando um produto no valor de 500 euros, isso não é nada. Mas uma mudança aparentemente insignificante pode resultar na passagem da quinta posição para a primeira. E, claro, a primeira posição lhe dá uma visibilidade muito melhor, então você provavelmente fechará mais negócios, mesmo que ganhe um pouco menos por cada TV vendida.
Graças aos algoritmos de precificação dinâmica, essas mudanças podem acontecer automaticamente. Você não precisa acompanhar as flutuações de preços nas lojas de seus concorrentes; o algoritmo faz isso por você. Como resultado, você pode ganhar muito mais dinheiro porque sua oferta está sempre no topo.
Agora, vamos falar sobre estas regras predefinidas. Primeiro, o algoritmo de precificação dinâmica nunca aplicará alterações que sejam prejudiciais ao seu lucro. Você pode definir uma margem de lucro mínima, para que o preço não caia muito. Além disso, você pode adicionar mais regras desse tipo, por exemplo, concentrando-se em um canal de vendas específico. Se quiser manter uma boa visibilidade no Google Shopping, você pode definir que sua oferta fique entre as 3 ofertas mais baratas em uma determinada categoria de produto neste canal.
Mas a precificação dinâmica não se limita apenas ao e-commerce. Você pode ver exemplos reais dessa estratégia em diversos setores de mercado.
Exemplos de precificação dinâmica
Setor de viagens
Todo mundo que já tentou comprar uma passagem sabe que pode haver diferenças substanciais nos preços das passagens para o mesmo voo, e elas podem mudar várias vezes ao dia! Como isso é possível? Por causa dos algoritmos de precificação dinâmica. Eles acompanham a demanda dos consumidores por voos específicos. Quanto mais pessoas tiverem interesse em adquirir uma passagem aérea, maior será o preço. Funciona da mesma forma no setor hoteleiro. Visite a mesma oferta no Airbnb ou Booking.com duas vezes e a segunda vez provavelmente terá valor maior que a primeira.
Serviços de transporte compartilhado
Em 2019, a Forbes publicou um artigo com título sugestivo: Uber cobra mais se acharem que você está disposto a pagar mais. O artigo analisa o modelo de precificação dinâmica utilizado por esta empresa. A Uber usa um modelo que explora vários preços. Como resultado, eles podem manipular facilmente o preço do transporte com base em vários fatores, como a localização do cliente, horário do dia, padrões de trânsito e até mesmo seu histórico de usuário com o Uber.
Propagandas
Você também pode utilizar a precificação dinâmica em anúncios veiculados online. O Google Ads tem esse recurso que permite aos usuários mostrar três preços diferentes com base nas circunstâncias atuais:
- Preço padrão
- Preço de promoção
- Preço comum
Qual preço você mostra e com que frequência depende apenas de você. Como o Google nos informa em seu site, os usuários “podem usar programação para determinar como exibir os preços, dependendo se um item tem um preço promocional e se o preço promocional difere do preço comum”.
E-commerce
Esse é o ambiente natural para preços de produtos dinâmicos. As lojas de e-commerce usam métodos de precificação dinâmica para oferecer as melhores ofertas em:
- Seus sites
- Marketplaces
- Mecanismos de comparação de preços
Tipos de precificação dinâmica
Como mencionamos anteriormente, a precificação dinâmica pode funcionar de maneira diferente dependendo de seus objetivos comerciais e das regras que você definir. Essas regras de precificação predefinidas podem ser baseadas no seguinte:
- As 3 principais ofertas em uma plataforma específica
- A diferença de preço entre dois concorrentes
- Atributos numéricos abaixo/acima selecionados (por exemplo, o preço deve incluir uma margem mínima de 5%).
- Concorrentes abaixo/acima selecionados
- Aumentar ou diminuir um valor específico ou uma porcentagem
- Pelo custo do produto
- Com base na posição de mercado do concorrente
- Estoque baixo (útil para produtos em fim de linha e liquidações)
Com isso em mente, podemos destacar quatro tipos diferentes de precificação dinâmica.
Preços segmentados
Este modelo é frequentemente denominado discriminação de preços, pois apresenta preços diferentes para diferentes segmentos de mercado. Em um modelo de preços segmentado, o mesmo produto pode ser exibido com vários preços diferentes com base em quem o procura.
Preços baseados no tempo
É isso que fazem as empresas de transporte – quando a demanda por um determinado produto muda ao longo do dia, o preço pode ser menor ou maior dependendo de quantas pessoas estão interessadas naquele determinado momento.
Preços de pico
Este modelo é muito semelhante à precificação baseada no tempo; só que aqui não nos concentramos na hora do dia, mas na época do ano. Portanto, o mesmo quarto de hotel custará mais durante a alta temporada, como o Natal ou nas férias, e menos no início da primavera ou outono.
Preços de penetração
Aqui, o preço depende principalmente da posição da empresa no mercado. No início, quando você não tem muitos clientes, você começa com preços super baixos para conseguir mais tráfego e interesse. Então, à medida que a sua posição amadurece e as pessoas o reconhecem, o preço aumenta. Leia mais sobre preços de penetração.
Quais são os benefícios da precificação dinâmica no e-commerce?
Esta estratégia tem vários benefícios vitais e as empresas que a utilizam diariamente confirmam que contribui para o seu crescimento e visibilidade. Mas sejamos mais específicos.
Benefícios da precificação dinâmica
Melhor visibilidade
Maior lucro
Economia de tempo
Melhor visibilidade
Para começar, a precificação dinâmica oferece uma visibilidade muito melhor em todos os canais de vendas. Como seus preços são lucrativos e atraentes do ponto de vista do cliente, você acaba no topo de todas as pesquisas, principalmente quando uma determinada pessoa filtra as listagens do mais barato para o mais caro.
Maior lucro
Precificação dinâmica em termos de vendas tem tudo a ver com ganhar mais dinheiro. É um equívoco comum pensar que esses algoritmos apenas reduzem os preços. Se a sua oferta já for a mais baixa ou se a sua loja online for a única que oferece um produto específico, o algoritmo pode aumentar o preço para você (desde que tal mudança não afete negativamente a sua posição). Como resultado, as empresas que utilizam precificação dinâmica ganham substancialmente mais dinheiro do que os seus concorrentes que não utilizam este serviço.
Economia de tempo
Conforme mencionado anteriormente, manter-se no topo como varejista de e-commerce é extremamente difícil. Preços e ofertas mudam dinamicamente e, se você quisesse acompanhar essas mudanças manualmente, não teria tempo para mais nada. Com o software de precificação dinâmica, você não precisa monitorar os preços dos concorrentes diariamente – o algoritmo faz isso para você e responde imediatamente a mudanças que possam afetar sua posição ou vendas.
Como usar precificação dinâmica no e-commerce
Tudo começa com a procura de um fornecedor com esse serviço. Projetar um algoritmo de precificação dinâmica do zero seria extremamente caro e demorado. Mesmo as empresas mais proeminentes optam por soluções prontas porque as melhores plataformas de preços dinâmicos são alimentadas por inteligência artificial para maximizar a sua eficiência.
Como funciona
Primeiro, você deve determinar os produtos que deseja usar com precificação dinâmica. Depois de ter essa lista, você pode definir regras para esses produtos (pode haver regras diferentes dependendo da categoria do produto, canal de vendas e até mesmo localização). Em seguida, a plataforma de precificação dinâmica importa dados do mercado e do seu sistema ERP ou plataforma de e-commerce para propor preços ideais para sua loja. Na maioria dos casos, o usuário pode decidir automatizar as alterações de preços ou aprová-las manualmente todas as vezes. O resto acontece automaticamente.
O que é necessário para integração
Normalmente, as plataformas de precificação dinâmica utilizam integração por meio de API para que você possa integrá-las perfeitamente à sua loja, independente do sistema ERP ou da plataforma de e-commerce que você usa. Às vezes, por exemplo, com a WooCommerce, é possível utilizar uma integração direta, o que agiliza o processo. O segundo elemento necessário é uma lista de produtos (na forma de códigos EAN).
Como escolher um provedor
Existem várias plataformas que fornecem um mecanismo de precificação dinâmica. Compare ofertas, preços e o escopo do serviço. Nem todos os provedores oferecem serviços internacionais, portanto sua escolha será um tanto limitada se você operar em mais de um mercado. Selecione a oferta que lhe permitirá atingir seus objetivos comerciais. A precificação dinâmica geralmente é escalonável, mas você deve perguntar sobre possíveis obstáculos e limitações antes de fechar negócio. Nossa parceira, Dealavo, oferece precificação dinâmica e ferramentas de monitoramento de preços em mais de 32 países.
Como elaborar uma estratégia de precificação dinâmica
Não existe uma estratégia única para todos. Tudo depende de muitos fatores, como:
- Seu nicho/setor de mercado
- Seus concorrentes
- Produtos que você oferece
- Canais que você utiliza
- Seus objetivos comerciais e de marketing
Em essência, a precificação dinâmica é uma ferramenta automatizada. Não precisa de uma estratégia abrangente para fazer o seu trabalho. Tudo que você precisa é de uma lista de requisitos e regras que deseja seguir.
Conclusão
Se você administra uma empresa de e-commerce, recomendamos que experimente precificação dinâmica. Hoje, esta estratégia é uma boa ajuda na batalha sem fim pelo cliente num mercado em constante mudança. As empresas que usam precificação dinâmica podem vender mais produtos, aumentar as taxas de conversão e economizar tempo no rastreamento de preços. A precificação dinâmica ajuda a maximizar o lucro e, ao mesmo tempo, melhora a satisfação do cliente. Esses benefícios são inestimáveis para todos os varejistas online!
Se quiser saber mais, visite o site da Dealavo e saiba mais sobre a ferramenta de precificação dinâmica deles.
Perguntas frequentes
O que é precificação dinâmica?
É uma estratégia de preços que utiliza algoritmos inteligentes e automação para definir e manter preços sempre ideais numa loja online, principalmente para garantir um lucro elevado e uma boa visibilidade de uma determinada oferta em canais de vendas selecionados (marketplaces, mecanismos de comparação de preços e lojas online).
Qual é um exemplo de como funciona a precificação dinâmica?
O setor aéreo é um bom exemplo de como funciona uma estratégia de precificação dinâmica. O setor aéreo ajusta seus preços com base em vários fatores (por exemplo, disponibilidade de assentos, horário de partida, pesquisas anteriores, etc.). Como resultado, a mesma passagem aérea pode ter muitos preços diferentes.
Por que a precificação dinâmica é algo bom para o seu negócio?
A resposta possui três pontos:
- A precificação dinâmica ajuda a manter a visibilidade em todos os principais canais de vendas. Por exemplo, graças a regras predefinidas, você pode decidir estar entre as 3 melhores ofertas na Amazon ou no Google Shopping, garantindo assim uma boa visibilidade do seu anúncio.
- Como os algoritmos de precificação dinâmica sempre tentam definir o preço mais lucrativo, eles ajudam você a aumentar sua margem de lucro. Como resultado, você ganha mais dinheiro com os produtos que vende.
- Esses algoritmos monitoram ofertas competitivas para você e respondem às alterações de preços.
Você não precisa fazer isso manualmente, economizando tempo.
Como posso implementar a precificação dinâmica?
Na maioria dos casos, você não pode fazer isso sozinho. Em vez disso, você precisa de um provedor ou plataforma com uma ferramenta de precificação dinâmica. Muitos provedores de precificação dinâmica permitem uma integração perfeita com sua plataforma de e-commerce. Um deles é o nosso parceiro, Dealavo.
Barbora faz mágica com as palavras na Luigi's Box como especialista em marketing de produto. Ela começou a escrever enquanto estudava na universidade como voluntária de várias associações cívicas. Além de fazer parte da equipe de marketing da Luigi's Box, ela co-organiza a conferência TEDxBratislava, onde cuida do marketing e relações públicas.
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