A cooperação entre Muziker e Luigi’s Box é um exemplo de implementação bem-sucedida das inovações do Recommender da Luigi’s Box, resultando em aumento de vendas e proporcionando alto valor agregado para a empresa e seus clientes. Juntos, conseguimos descobrir novas possibilidades com o Recommender e implementá-las com sucesso. A personalização de conteúdo é um tema presente em todas as lojas virtuais hoje, e a customização individual é uma parte indispensável do desenvolvimento de nossos produtos.
O que é a Muziker?
A Muziker é uma loja online de multissegmento líder na Europa, especializada na venda de produtos para todas as atividades de lazer que visam trazer alegria às pessoas. Todo o portfólio está disponível para clientes em mais de 30 países. A Muziker, como a conhecemos, é um parceiro estável que se esforça constantemente para inovar e oferecer algo extra aos seus clientes.
Um dos primeiros clientes
Muziker foi um dos primeiros clientes a começar a usar os serviços do Search da Luigi’s Box em sua loja virtual. Ainda nos estágios iniciais da cooperação, anos atrás, eles perceberam a importância da busca pela qualidade para seus clientes. Com sua ajuda, eles conseguiram criar um sistema de busca de produtos eficaz e preciso que permite aos clientes encontrar de forma rápida e fácil exatamente o que procuram. Era lógico, portanto, que ao procurar recomendações personalizadas (Recommender), a Muziker recorresse a nós.
Por que usar o Recommender?
Hoje, a personalização de conteúdos é parte indispensável do desenvolvimento das lojas online e a Muziker reconhece a importância desta estratégia para adquirir e fidelizar clientes. O Recommender da Luigi’s Box permite ao cliente explorar os hábitos e preferências dos seus clientes e, com base nesses dados, oferecer produtos que sejam relevantes e interessantes. Isto aumenta a probabilidade de os clientes descobrirem e adquirirem os produtos que procuram precisamente na sua loja online, o que tem impacto direto na satisfação e fidelidade à marca.
“Queremos as recomendações, mas as melhores!”
A Muziker, como cliente, demonstrou desde o início o seu compromisso em utilizar tecnologias e estratégias inovadoras para melhorar a sua loja virtual e oferecer aos clientes uma gama de produtos melhor e mais personalizada. Por isso, pretendia implementar várias recomendações na sua loja virtual, não apenas ao nível dos detalhes do produto ou do carrinho de compras. No entanto, o caminho não foi totalmente simples porque a Muziker queria o melhor produto e queria escolher de forma lógica.
Hackathon da Muziker
Você sabe o que é um hackathon? É uma atividade onde as pessoas se reúnem por algumas horas ou dias e colaboram intensamente para criar, por exemplo, soluções de software para um problema ou desafio atual. Este é exatamente o tipo de desafio que a Muziker decidiu realizar. “Como parte do hackathon, nos concentramos na personalização do conteúdo do site. Antes de começar, passamos alguns dias finalizando tópicos e decidimos usar o Recommender da Luigi’s Box, pois já tínhamos experiências positivas com o seu serviço de pesquisa”, diz o CTO da Muziker, Ondrej Proksa, sobre o hackathon.
Na noite de quarta-feira, eles contataram Ondrej Kaššák, nosso cientista de dados, solicitando um sistema de recomendações que funcionasse não apenas no carrinho e nas páginas dos produtos, mas também na página inicial, no segmento e nas páginas de campanhas. Na manhã de sexta-feira, ele já havia enviado um rascunho básico do sistema de recomendação.
O hackathon começou na sexta-feira e durante as discussões o cliente decidiu que além dos produtos, poderíamos recomendar categorias na página inicial, pois possuem muitas categorias e queriam orientar os clientes não apenas para produtos específicos, mas também para as categorias relevantes. Na sexta-feira à noite, entraram em contato novamente com Ondrej com esta exigência e, poucas horas depois, pela manhã, a solução estava pronta. “Fiquei impressionado com a rapidez com que Ondrej preparou uma solução que atende às nossas expectativas, principalmente porque estávamos saindo dos produtos regulares e trabalhando com categorias”, lembra Ondrej Proksa da Muziker. “Também envolvemos nossa equipe de conteúdo de produto e criamos um sistema adaptável onde podemos criar vários elementos de controle na página inicial ou nas páginas de segmento”, continua. “No sábado, integramos o Recommender da Luigi’s Box, programamos o sistema de elementos de controle e no domingo pudemos apresentá-lo.”
Encontrando soluções
O desafio para nós era como fazer um sistema de recomendação de homepage que não recomendasse produtos, mas categorias. As categorias têm conjuntos de dados e informações de entrada completamente diferentes. Portanto, tais recomendações devem ser adaptadas para este propósito específico – esta foi a primeira vez que encontramos tal exigência do cliente.
Imagine acessar a página inicial da sua loja virtual favorita e ver recomendações para categorias específicas, em vez de produtos semelhantes ou complementares aos que você já comprou. Ótimo, certo? Não consegue imaginar isso? Veja a imagem abaixo.
É claro que a Muziker também exigia recomendadores na categoria e em alguns níveis de segmento, como https://www.muziker.sk/golfove-potreby. E não apenas um, mas vários ao mesmo tempo. Portanto, as recomendações precisam ser carregadas e exibidas muito rapidamente para minimizar o tempo que o usuário espera o carregamento da página. Afinal, todos nós lutamos com a velocidade de carregamento de sites no espaço online. Como cumprimos a tarefa e adicionamos nossa invenção, vencemos o hackathon da Muziker.
Implementação do Recommender
Após o sucesso do hackathon, ficamos maravilhados com os resultados convincentes. Ainda mais quando soubemos que a Muziker queria incorporar a nossa implementação no seu roadmap – isso é sempre um assunto sério. Isso não significa qualquer tentativa ou teste. Ambas as partes percebem que, embora tenham espaço suficiente para se prepararem, há também um prazo final de implementação e tudo precisa funcionar perfeitamente. Com base na nossa cooperação passada de sucesso, já tínhamos uma ideia de como funciona a Muziker e quais são as suas exigências, que certamente aproveitamos ao máximo.
O cliente tinha uma clara necessidade de implementar recomendações personalizadas de produtos na sua loja online de acordo com requisitos específicos e também estava motivado para o conseguir da forma mais rápida e eficiente possível.
Da implementação à execução na web, demorou algumas semanas. Foi precedido por mais testes e ajustes. Foi necessário “limpar” o código para que tudo fosse feito corretamente e, claro, para que fosse sustentável e facilmente aplicável a outros locais no longo prazo.
Forte suporte e assistência rápida durante o desenvolvimento
Na Luigi’s Box valorizamos nossos clientes. Nosso papel é criar um ambiente para cada cliente que o incentive a inovar e melhorar continuamente a experiência do cliente online. A cooperação com o cliente envolve a implementação rápida e flexível de nossas soluções, permitindo atender às suas necessidades em constante mudança. Um forte suporte e uma resposta rápida durante o desenvolvimento são fatores importantes que nos permitem construir parcerias prósperas e de longo prazo.
Como acrescentou o CTO da Muziker, Ondrej Proksa: “A equipe da Luigi’s Box forneceu ótimo suporte e assistência ágil durante o desenvolvimento, garantindo que a personalização nas recomendações atenderia plenamente às nossas necessidades, bem como às de nossos clientes”.
Integrações personalizadas e personalização nos sites
Às vezes, não é nada fácil. No entanto, a comunicação está sempre focada na máxima cooperação para identificação e resolução de quaisquer desafios que possam surgir durante o desenvolvimento e implementação das nossas ferramentas.
Além de suporte técnico e assistência ao desenvolvimento, oferecemos aos clientes, como foi o caso da Muziker, consultoria especializada e recomendações sobre as melhores práticas para implementação de nossos produtos.
A recomendação de categorias é uma peculiaridade interessante
Como escrevemos acima, uma das recomendações especiais que não é muito comum é a recomendação por categoria, que é o único que recomenda não são produtos ou acessórios, mas categorias. Você pode pensar que não há muito que possamos fazer na página inicial com isso, mas você ficaria surpreso.
Quanto mais e mais frequentemente um cliente compra, mais precisas se tornam as previsões personalizadas diretamente para cada cliente, e isso não se aplica apenas aos produtos. Olhando os resultados, descobrimos que as recomendações trazem muitas interações. Por exemplo, houve centenas de milhares de impressões, dezenas de milhares de cliques em recomendações e muitas conversões nos últimos meses. Ao mudar para conversões assistidas, há quase mil vezes mais. Basta multiplicar pelo valor médio do pedido e fica claro que seria um erro não usar tal sistema de recomendação.
E quanto aos testes A/B?
O teste A/B é uma ferramenta simples e eficaz que permite ao cliente comparar duas variantes de sites, textos, aplicativos ou imagens para determinar qual é a mais adequada para os usuários. Envolve testar duas variantes (A e B) e decidir qual delas é mais produtiva com base na avaliação dos dados. No nosso caso, trata-se de duas variantes de recomendações.
Vamos dar uma olhada. Durante o uso, a Muziker executa vários testes A/B simultâneos. É importante testar continuamente porque, como cliente, você tem uma visão geral da situação atual das recomendações e pode posteriormente melhorá-las. Vejamos um teste feito no verão após a implantação este ano.
O teste ocorreu no domínio MUZIKER.CZ. Neste caso específico, duas recomendações foram testadas e avaliadas: pop-up no carrinho e no detalhe do item. Comparamos as versões originais das recomendações com as versões da Luigi’s Box.
Visualmente, estes são os dois tipos de recomendações:
Comparação com o desempenho de recomendações existentes
O pop-up no carrinho teve um aumento em todas as métricas:
- O número de impressões de recomendações foi maior em quase 62%.
- O número de cliques nas recomendações foi superior em mais de 100%.
- O número de usuários que clicaram nas recomendações foi 93% maior.
- O número de conversões nas recomendações foi maior em 50%.
As recomendações nos detalhes do item obteve resultados semelhantes:
- O número de impressões de recomendações foi maior em 60%.
- O número de cliques nas recomendações foi 1,47 vezes maior (ou 147% se expresso em porcentagem).
- O número de usuários que clicaram nas recomendações foi 1,2 vezes maior (ou 120% se expresso em porcentagem).
- O número de conversões nas recomendações foi 1,1 vezes maior (ou 110% se expresso em porcentagem).
Os resultados dos testes A/B para nossas recomendações foram verdadeiramente notáveis e confirmaram a eficácia do Recommender da Luigi’s Box. Em ambos os casos, a diferença foi significativa, dando a confiança de que estávamos no caminho certo para otimizar a experiência do cliente nas lojas online e aumentar as vendas.
Cooperação de longo prazo
Também usamos dados da Muziker em nossa loja de demonstração
Graças à nossa cooperação com a Muziker, obtivemos acesso aos seus catálogos de produtos, que também utilizamos na nossa loja de demonstração mediante acordo. Assim, não precisamos criar dados de amostra a partir de uma estrutura imaginada, mas podemos trabalhar com dados estruturados existentes, o que simplifica tanto o processo de teste quanto o de apresentação.
Desenvolvimento de recursos de recomendação utilizáveis para clientes da LB
Uma das nossas prioridades é o desenvolvimento e melhoria contínua das nossas funções de recomendação. Em cooperação com a Muziker, desenvolvemos e implementamos vários recursos de recomendação que poderíamos oferecer a outros clientes. Esses recursos incluem recomendações personalizadas, recomendações complementares, recomendações de venda cruzada e muito mais. Graças ao trabalho com a Muziker, tivemos a oportunidade de testar e verificar a eficácia desses recursos em sua plataforma antes de implementá-los para outros clientes da Luigi’s Box. Dessa forma, podemos fornecer aos nossos clientes um sistema de recomendação de alto desempenho.
Resumo
Independentemente de como olhamos para a cooperação, vemos os nossos clientes principalmente como parceiros. E a parceria traz benefícios para ambas as partes. Conforme claramente evidenciado neste estudo de caso, a personalização de conteúdo e recomendações de produtos aos clientes são ferramentas essenciais para lojas online. A Muziker reconheceu a sua importância e colaborou com a Luigi’s Box para criar o sistema de recomendação ideal. Os dados mostram que tais recomendações trazem interações e conversões significativas, aumentando a satisfação dos clientes e o faturamento da loja. Conforme mencionado, o teste A/B é uma ferramenta fundamental para verificar a eficácia dessas recomendações.
A importância das recomendações personalizadas é clara: fortalecer a fidelidade do cliente, aumentar a fidelidade à marca e, em última análise, aumentar os lucros da loja. A Muziker e a Luigi’s Box estabeleceram um novo padrão de relacionamento que poderia inspirar muitos outros negócios.
E você? Você já está usando o nosso Recommender da Luigi’s Box?