Eu preciso de uma alternativa ao Google Analytics?
Bem, isso depende se o Google Analytics atende às suas necessidades e expectativas atuais. Se a plataforma tiver tudo que você precisa agora, pode não ser um bom momento para mudar. Mas se você precisar de mais recursos, limites de dados mais altos ou melhor segurança de privacidade e não quiser pagar o preço alto pela versão empresarial do Google Analytics, definitivamente vale a pena considerar se deveria mudar. Uma das plataformas que mencionamos no artigo pode ser muito mais adequada para profissionais de marketing digital.
Procurar por alternativas pode valer a pena especialmente se você estiver procurando recursos como análise preditiva, análise aprofundada do desempenho de seus canais de vendas, métricas personalizadas de desempenho de SEO ou análise de conteúdo. Mas se você está apenas começando com análises, escolher uma plataforma com uma interface simples, dashboards personalizáveis e recursos essenciais também pode ser uma ideia melhor.
Por que devo procurar uma alternativa ao Google Analytics?
Por mais popular que seja a plataforma, ela tem algumas desvantagens sérias. A recente crítica sobre como a Google armazena e usa os dados dos clientes é uma delas. O fato de as plataformas serem bastante complicadas para novos usuários e levar tempo para aprender como usá-las no dia a dia também é relevante. A maioria das plataformas de análise alternativas também são muito, muito mais baratas do que o Google Analytics. Seja qual for o motivo, é crucial decidir sobre suas expectativas e fazer uma pesquisa completa antes de escolher uma plataforma. Se você está procurando algo com proteção de privacidade muito melhor do que na nossa lista acima, você pode encontrar duas plataformas que se orgulham de leis rígidas de privacidade e conformidade. E se você precisa de algo para melhorar a experiência do usuário do seu site e fornecer um conjunto conveniente de análises de produtos, a Luigi’s Box com tecnologia de IA deve ser a solução para um profissional de marketing online.
Existe uma alternativa gratuita ao Google Analytics?
Tecnicamente, a maioria das plataformas de análise tem um plano gratuito para sempre. Mas você precisa ter em mente que todos esses planos são fortemente restritos quanto ao que você pode fazer com eles. Alguns limitam quantos acessos no site você pode ter por mês, e alguns só permitem que você use os principais recursos depois de adicioná-los como plugins pagos. Planos gratuitos de muitas soluções de ferramentas de análise tradicionais geralmente não possuem relatórios detalhados, análises aprofundadas do desempenho de sua campanha, métricas personalizadas ou quaisquer ferramentas de SEO inclusas e, em sua maioria, oferecem apenas ferramentas de análise simples para monitorar sua base de clientes.
Portanto, antes de ir direto para o plano gratuito, você deve primeiro verificar seus recursos e considerar se vale a pena.