Você sabia que a pesquisa do Google processa mais de 99.000 pesquisas a cada segundo e cerca de 8,5 bilhões de pesquisas por dia? Bem, não deveria ser uma surpresa, pois se precisamos de um novo smartphone, de uma ida ao cabeleireiro ou de qualquer outra coisa, a caixa de pesquisa geralmente é a primeira coisa que usamos.
Até recentemente, procurávamos essas coisas principalmente digitando algumas palavras-chave na caixa de pesquisa e navegando na página de resultados. A tecnologia de pesquisa por voz é a melhor maneira de mudar isso, pois usar comandos de voz é muito mais rápido e fácil do que digitar palavras-chave. Sem falar que a pesquisa por voz também pode ser uma grande ajuda para pessoas com diversas deficiências quando se trata de fazer compras online ou encontrar informações sobre assuntos de seu interesse.
Como você poderia usar o potencial da pesquisa por voz para o seu negócio? E o mais importante, qual software de mecanismo de pesquisa seria melhor para ajudá-lo aqui? Este artigo responderá a todas as suas perguntas.
Como se encontra a pesquisa por voz em 2023
Você acredita que a pesquisa por voz está conosco há mais de dez anos? Difícil de acreditar, mas o Google lançou seu primeiro mecanismo de pesquisa por voz em 2012. Se alguém nos dissesse que, dez anos depois, pediríamos ao nosso assistente digital para verificar as notícias ou fazer compras, provavelmente pensaríamos que eles assistiram muitos filmes de sci-fi.
E olhe para nós agora: nossos dispositivos móveis, notebooks, dispositivos automotivos, alto-falantes inteligentes e até wearables agora têm um recurso de pesquisa por voz dedicado. Portanto, quer queiramos consultar a previsão do tempo, encontrar o posto de gasolina mais próximo ou encontrar rapidamente produtos em uma loja online, basta dar um comando de voz ao assistente virtual e obteremos uma resposta quase que instantaneamente.
O que faz disso ainda mais conveniente é que também não precisamos navegar por dezenas de resultados – o mecanismo de pesquisa por voz escolherá um ou dois resultados que mais correspondem às nossas expectativas e mostrará apenas esses. Portanto, não deveria ser uma surpresa que a pesquisa por voz esteja aumentando – aqui estão algumas estatísticas recentes para provar isso.
- 27% da população online global usa pesquisa por voz para pesquisar em dispositivos móveis
- 65% dos usuários da internet entre 25 e 49 anos usam seus dispositivos habilitados para voz diariamente
- Quase 50% dos usuários da internet usam recursos de pesquisa por voz para pesquisar produtos ou serviços
- Até 2023, 8 bilhões de pessoas usarão dispositivos digitais de pesquisa por voz
- 71% dos consumidores preferem pesquisar por voz em vez de digitar
- Em 2021, mais de 45 milhões de consumidores dos Estados Unidos usaram tecnologia de voz para fazer compras
- Cerca de 60% dos compradores online nos EUA relataram fazer compras diárias ou semanais usando seus assistentes de voz domésticos inteligentes
- Espera-se que o valor total das transações mundiais de compras de e-commerce feitas por meio de assistentes de voz aumente de 4,6 bilhões de dólares americanos em 2021 para 19,4 bilhões de dólares americanos em 2023
Benefícios da pesquisa por voz
Então, o que torna a pesquisa por voz tão popular, especialmente entre usuários de telefones celulares?
Há algumas razões. A primeira é simplesmente que a pesquisa por voz é uma forma muito mais natural de pesquisar. Pense nisso: se você quisesse conferir uma receita de frango grelhado online, provavelmente digitaria algo como “Melhores receitas de frango grelhado”. Você pediria uma receita a um amigo dessa forma? Claro que não – você perguntaria: “Como você faz um frango grelhado?”. A linguagem coloquial faz a maior diferença entre pesquisas regulares e por voz. Ao usar assistentes de pesquisa por voz, você pode falar exatamente como faria com um amigo – para que as consultas de pesquisa por voz pareçam muito mais naturais.
No entanto, existem muitos outros motivos pelos quais as pessoas usam a pesquisa por voz – e porque as empresas também a incorporam em seus sites.
Conveniência
A maior razão pela qual a pesquisa por voz está se tornando tão popular é simplesmente porque é muito mais conveniente para pesquisar. Não precisamos digitar nada, navegar em várias páginas ou descobrir como encontrar determinado produto dentro da loja. Em vez disso, você dá um comando ao recurso de pesquisa por voz e o mecanismo encontrará rapidamente as informações ou produtos que procuramos.
Como a pesquisa por voz só precisa ouvir um comando para funcionar, podemos usá-la quando nossas mãos estão ocupadas – por exemplo, enquanto estamos cozinhando e nossas mãos estão pegajosas de massa. Ou digamos que você não queira cozinhar depois de um longo dia de trabalho, então está procurando algum restaurante takeaway perto do seu local de trabalho que você possa ir ao sair do trabalho. Normalmente, você teria que digitar “Takeaway perto de mim” no mecanismo de pesquisa, navegar pelos resultados e verificar a localização, o cardápio e os preços do restaurante escolhido. No entanto, isso exige muita digitação ou clique.
Ao usar a pesquisa por voz, você pode fazer tudo isso simplesmente dizendo “Encontre um restaurante takeaway perto de mim” ao assistente inteligente do seu telefone celular ou sistema do carro, e ele lhe dirá imediatamente quais restaurantes você pode visitar. Além do mais, ele pode até indicar o caminho mais curto para o local ou ler o menu para você.
Velocidade
Além de ser incrivelmente conveniente, a pesquisa por voz também é muito mais rápida do que uma pesquisa digitada – simplesmente porque é muito mais fácil fazer uma pergunta ao dispositivo inteligente do que digitar no navegador. Nossa velocidade média de digitação é de cerca de 40 palavras por minuto (sem contar os digitadores profissionais aqui, que conseguem digitar até 60-80), enquanto a taxa média de fala é de 120-150 palavras por minuto. Percebe a diferença?
Além disso, como a pesquisa por voz escolhe o resultado de pesquisa mais relevante, não precisamos perder tempo navegando nos resultados da pesquisa. Isso torna a pesquisa por voz ideal para obter respostas rápidas “em qualquer lugar” – por exemplo, quando queremos verificar a localização de uma loja enquanto dirigimos.
Compatibilidade com vários dispositivos
Para usar um mecanismo de pesquisa comum, precisamos de um teclado para digitar as palavras-chave na barra de pesquisa. O problema é que quanto menor a tela do dispositivo, mais difícil será encaixar um teclado nela – e usá-lo para digitar. Você sabe o que queremos dizer se já tentou procurar um produto com nome longo em um smartphone.
A tecnologia de reconhecimento de voz não precisa do teclado – basta ouvir e compreender o comando. Dessa forma, a pesquisa por voz pode ser usada em praticamente qualquer dispositivo – mesmo aqueles tão pequenos quanto um smartwatch ou aqueles que não possuem tela.
Multilinguismo
Nos últimos anos, a tecnologia de reconhecimento de fala teve alguns problemas para reconhecer diferentes idiomas, sotaques ou padrões de fala – a tal ponto que alguns usuários admitiram que tiveram que usar um idioma diferente ou falar sem sotaque apenas para que o assistente inteligente pudesse entender eles. Agora, os algoritmos de processamento de linguagem natural avançaram tanto que a maioria dos mecanismos de pesquisa por voz pode entender e responder facilmente às perguntas ou comandos em vários idiomas diferentes. O Google Assistant, por exemplo, pode compreender mais de 40 idiomas principais, permitindo que as pessoas falem na pesquisa por voz no idioma com o qual se sentem mais confortáveis.
Recentemente, os usuários da pesquisa por voz do Google na Índia podem obter resultados de pesquisa por voz em dois idiomas – inglês e hindi, mesmo que a consulta de pesquisa seja inteiramente em inglês.
Maior acessibilidade
Você pode ficar surpreso ao saber que os idosos e as pessoas com deficiência estão ainda mais entusiasmados com a tecnologia de voz do que os jovens. De acordo com a AARP, cerca de 30% dos idosos agora usam alto-falantes ativados por voz, como Apple Siri, Amazon Echo, Alexa e Google Assistant. A razão é simples: para eles, usar teclados físicos, pequenas telas sensíveis ao toque ou seguir instruções na tela é muito mais difícil ou até impossível, forçando-os a depender da família ou de cuidadores.
Enquanto isso, os assistentes virtuais habilitados por voz só precisam ouvir um comando e estão prontos para trabalhar – para que pessoas com deficiência visual, problemas de mobilidade ou que tenham problemas com teclados normais possam usá-los facilmente. Com esses aparelhos, idosos ou deficientes podem consultar a previsão do tempo ou notícias, gerenciar seus aparelhos domésticos, marcar consultas ou buscar informações sobre um tema de seu interesse.
Além disso, algo que pode mudar a vida para eles é a opção de usar a pesquisa por voz em uma loja de e-commerce. Dessa forma, eles podem navegar pela loja, escolher os produtos que precisam e comprá-los eles mesmos, em vez de pedir ajuda à família ou amigos nas compras. Isso faz com que se sintam fortes e mais independentes, pois podem pesquisar e adquirir os itens que precisam.
Melhor experiência para o usuário
Por último, usar a pesquisa por voz também pode melhorar tremendamente a experiência do cliente em sua loja. Em vez de navegar por todo o catálogo, os visitantes podem simplesmente usar a pesquisa por voz para o que desejam encontrar, e o mecanismo de pesquisa mostrará imediatamente os produtos mais relevantes, facilitando a localização dos produtos que desejam. Além disso, eles podem pesquisar e encomendar os produtos que desejam sempre que precisarem – por exemplo, podem pedir mantimentos enquanto cozinham ou uma comida para retirar quando saem do escritório. Com os dados que você pode coletar dos aplicativos de pesquisa por voz, criar uma experiência personalizada para cada um de seus clientes de e-commerce também será mais acessível do que nunca.
Como a pesquisa por voz ainda não é amplamente utilizada em lojas de e-commerce, você também pode usar a pesquisa por voz para atrair mais clientes para sua loja. Para quem usa a pesquisa por voz regularmente, saber que sua loja oferece suporte à pesquisa por voz pode ser exatamente o que os convencerá a comprar na sua loja e não nos concorrentes. E os clientes com problemas de visão, problemas de mobilidade ou outras deficiências que os impedem de usar navegadores de pesquisa regulares também apreciarão que você ofereça um método mais simples para comprar coisas na loja.
Melhor software de pesquisa por voz para sua loja de e-commerce
Agora que você sabe como a pesquisa por voz pode ser útil para sua empresa, você deve estar se perguntando como adicioná-la à sua loja. A boa notícia é que é muito simples, pois várias plataformas de mecanismos de pesquisa para e-commerce já possuem recursos de pesquisa por voz.
Mas qual você deve escolher? Para tornar a decisão mais fácil, comparamos cinco plataformas de mecanismos de pesquisa com recursos de pesquisa por voz e alguns de seus outros recursos – aqui estão eles.
Luigi’s Box
A Luigi’s Box é uma plataforma de e-commerce completa que combina um mecanismo de pesquisa alimentado por inteligência artificial, recomendação de produtos, análises e recursos de listagem de produtos para ajudá-lo a tornar a experiência do visitante da sua loja melhor do que nunca.
Graças à facilidade de uso da plataforma e aos seus muitos recursos úteis, a Luigi’s Box é frequentemente classificada como o melhor software para empresas que precisam de soluções confiáveis de pesquisa de terceiros. A G2, por exemplo, escolheu recentemente a Luigi’s Box como líder na categoria e-merchandising e como a terceira ferramenta mais fácil de usar na categoria.
Então, quais recursos você pode encontrar dentro da plataforma?
Recursos
- Pesquisa por voz
- Pesquisa facetada
- Banners de produtos personalizáveis que você pode mostrar diretamente na barra de pesquisa
- Tolerância e correção de erros de digitação
- Recomendações nas páginas de listagens
Prós
- A Luigi's Box está disponível em vários idiomas e possui uma instalação bastante fácil - basta adicionar uma linha de código ao cabeçalho do site; é ideal para pequenas lojas que não têm um especialista em TI trabalhando com elas ou para lojas que não podem perder tempo em instalações demoradas.
Contras
- Poucas integrações plug and play com plataformas, mas ainda é fácil de integrar via API.
Algolia
A Algolia é um mecanismo de pesquisa hospedado usado para descoberta de produtos de e-commerce e para adicionar a funcionalidade de pesquisa a uma aplicação SaaS, site normal ou banco de dados corporativo. De acordo com seu site, a Algolia pode fornecer resultados de pesquisa relevantes em menos de 100ms, não importa quão extenso seja o banco de dados.
Recursos
- Pesquisa por voz
- Pesquisa facetada
- Processamento de linguagem avançado
- Pesquisa com base em localização
Prós
- Os avaliadores na G2 elogiam regularmente a rapidez e a facilidade de integração do mecanismo de pesquisa, mesmo para grandes bancos de dados.
Contras
- Alguns usuários mencionaram que o modelo de preços da Algolia pode ser bastante confuso, além de que a configuração da plataforma leva tempo.
Klevu
A Klevu é uma plataforma de pesquisa e descoberta dedicada ao e-commerce que combina pesquisa em sites, recomendação de produtos e recursos de gestão de categorias. Como a aplicação tem integrações diretas com as principais plataformas de e-commerce e conexões Headless SDK e API, ela pode ser conectada a praticamente qualquer site de e-commerce.
Recursos
- Pesquisa por voz
- Merchandising visual
- Carrosséis de recomendações de produtos
- Pesquisa de conteúdo
Prós
- O suporte técnico da Klevu é elogiado por diversos clientes por ser rápido em responder, dedicado e pronto para ajudar em qualquer problema que os usuários possam ter.
Contras
- Alguns avaliadores mencionaram que customizar a plataforma para funcionar como eles queriam exigia muito esforço (tanto no que diz respeito às integrações quanto na adaptação do estilo das páginas de pesquisa) e que precisavam de um técnico para ajudá-los a configurar tudo.
Doofinder
A solução de pesquisa para sites da Doofinder permite que as empresas adicionem recursos avançados de mecanismo de pesquisa a seus sites de e-commerce em um piscar de olhos, graças a uma instalação e configuração sem código. A aplicação também possui vários recursos de personalização de layout para ajudar a adaptar o design da página de pesquisa às suas necessidades.
Recursos
- Pesquisa por voz
- Banners de produtos personalizados
- Navegação facetada
- Pesquisa visual
Prós
- A velocidade da Doofinder é uma das coisas mais elogiadas da aplicação, juntamente com a equipe de suporte muito prestativa.
Contras
- Dizem que a aplicação é bastante cara, pois o preço é baseado no número de solicitações do site. A forma como a Doofinder conta isso também é bastante complicada - vários avaliadores reclamam que sua cota de solicitações mensais esgota muito rápido.
SearchBlox
Os fornecedores da SearchBlox chamam a sua aplicação de “canivete suíço” dos mecanismos de pesquisa, pois inclui dezenas de recursos que podem ajudar as empresas a tornar sua experiência de pesquisa mais intuitiva para funcionários de corporações, consumidores de lojas e visitantes regulares de páginas.
Recursos
- Pesquisa por voz
- Sugestões inteligentes
- Pesquisa facetada
- Aumento de relevância
Prós
- Pode ser usado para pesquisa de e-commerce, pesquisa interna de empresa e pesquisa regular em sites.
Contras
- Solução bastante cara, especialmente para sites com alto tráfego. A versão de pesquisa corporativa é muito cara.
Conclusão
As pessoas estão cada vez mais acostumadas a pesquisar produtos e informações online apenas conversando com os assistentes inteligentes em seus telefones, alto-falantes inteligentes ou wearables. E o que não gostar aqui? A pesquisa por voz é rápida, pode ser usada em praticamente qualquer dispositivo e podemos usá-la com as mãos ocupadas.
Ainda assim, poucos sites e empresas de e-commerce oferecem essa opção. Portanto, adicionar recursos de pesquisa por voz à sua loja pode ser uma excelente maneira de atrair a atenção de clientes em potencial.
Perguntas frequentes
Quais são os benefícios de usar um software de pesquisa por voz?
O software de pesquisa por voz permite que as empresas ofereçam aos seus clientes uma maneira mais automatizada e eficiente de pesquisar produtos ou serviços. Ele fornece aos usuários uma experiência mais rápida e intuitiva, reduzindo a necessidade de digitar consultas de pesquisa longas.
Ao simplificar o processo, o software de pesquisa por voz pode ajudar as empresas a aumentar o engajamento e a satisfação do cliente e assim aumentar as vendas gerais e o ROI. A tecnologia de pesquisa por voz também pode ajudar a melhorar a precisão ao compreender os padrões naturais da linguagem, fornecendo aos clientes resultados mais precisos.
Que critérios devo considerar ao selecionar uma solução de pesquisa por voz?
Embora existam muitos fatores a considerar ao selecionar uma solução de pesquisa por voz, alguns critérios cruciais incluem a sua precisão e funcionalidade, facilidade de integração em sistemas existentes, relação custo-benefício, escalabilidade e opções de suporte.
Você também deve verificar se a solução de pesquisa por voz oferece suporte a vários idiomas, permitindo que as empresas atendam um público mais amplo, se isso for importante para o seu negócio. A solução de pesquisa por voz escolhida também deve ter recursos de privacidade robustos para proteger os dados do cliente.
É difícil implementar um software de pesquisa por voz em meu sistema existente?
Normalmente, implementar um software de pesquisa por voz em um sistema existente não deve ser muito desafiador, pois a maioria das soluções vem com instruções de instalação e processos de configuração simples.
Além disso, muitos provedores de pesquisa por voz oferecem suporte e assistência de integração, o que pode ajudar a tornar o processo mais fácil. Além disso, alguns provedores também oferecem serviços de customização que permitem ao usuário adequar a solução de acordo com suas necessidades.
Quais recursos devo procurar no melhor software de pesquisa por voz?
Se listássemos cinco recursos que deveriam ser procurados no melhor software de pesquisa por voz, eles incluiriam processamento de linguagem natural (PLN), precisão e alta funcionalidade, escalabilidade, garantia de privacidade e opções de suporte.
Os recursos de processamento de linguagem natural permitirão que o software interprete diferentes consultas do usuário com mais precisão, enquanto a precisão e a alta funcionalidade garantem que os resultados da pesquisa sejam fornecidos rapidamente. A escalabilidade permite que o software lide com cargas de trabalho maiores à medida que o uso aumenta, e a garantia de privacidade garante que os dados do cliente estejam seguros. E boas opções de suporte são essenciais para solucionar quaisquer problemas que possam surgir.
Barbora faz mágica com as palavras na Luigi's Box como especialista em marketing de produto. Ela começou a escrever enquanto estudava na universidade como voluntária de várias associações cívicas. Além de fazer parte da equipe de marketing da Luigi's Box, ela co-organiza a conferência TEDxBratislava, onde cuida do marketing e relações públicas.
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