- O que é uma pesquisa em sites para e-commerce?
- Como escolher uma pesquisa em site para e-commerce?
- Os recursos mais valiosos em um mecanismo de pesquisa para e-commerce
- Benefícios mais significativos da pesquisa em sites
- Melhores soluções de pesquisa em sites para e-commerce
- Conclusão
- Perguntas frequentes (FAQ)
Qual é a primeira coisa que você faz quando está em uma página de e-commerce? Quase certeza que é usar a caixa de pesquisa. Esteja você procurando um item específico ou apenas navegando na loja, um recurso de pesquisa útil é o melhor amigo de todos os compradores.
No entanto, obter um recurso de pesquisa interna para a loja online não é algo fácil para os varejistas de e-commerce. Pode parecer que um recurso de pesquisa é um dos recursos mais básicos da loja. Mas, na verdade, hoje em dia é uma tecnologia bastante complexa, com muitos recursos sofisticados que podem diferenciar sua loja dos concorrentes.
Qual é a melhor maneira de encontrar a ferramenta de pesquisa certa para sua loja para melhorar a experiência do cliente? Descubra neste guia.
O que é uma pesquisa em sites para e-commerce?
A pesquisa em sites para e-commerce é um mecanismo de pesquisa que você pode integrar à sua loja. Em sua forma mais simples, ele ajuda os usuários a encontrar os produtos exatos que procuram, combinando as palavras-chave com os produtos disponíveis no seu site. Dessa forma, o mecanismo de pesquisa consegue entender o que o cliente procura e mostrar onde pode encontrar produtos relevantes. É basicamente como o seu próprio assistente de loja online que pode trabalhar 24 horas por dia, atender centenas ou milhares de clientes simultaneamente e garantir que cada um encontre exatamente o produto que deseja.
Você sabia que os usuários de pesquisa têm muito mais probabilidade de realizar conversões? Na verdade, em média, eles têm de 7 a 10 vezes mais probabilidade de realizar conversões do que os visitantes regulares de uma página da web. Assim, ao tornar mais fácil encontrar o que eles precisam, você pode melhorar visivelmente a satisfação deles e sua receita. E se não fizer isso, terá que aceitar altas taxas de rejeição, pesquisas abandonadas pelos clientes e carrinhos de compras deixados de lado.
Que tipos de perguntas as pessoas podem digitar na caixa de pesquisa?
A tarefa mais importante do seu mecanismo de pesquisa é entender o que o cliente está procurando e tentar ajudá-lo a encontrar o produto certo. E os clientes podem mostrar que procuram produtos relevantes de algumas maneiras diferentes.
De acordo com uma pesquisa do Baymard Institute, os compradores online, assim como os consumidores de varejo, se enquadram em quatro categorias quando procuram produtos em sites de e-commerce:
Compradores de pesquisa exata
Essas pessoas chegam sabendo exatamente que produto procuram e até sabem o nome do produto que precisam, por isso sua consulta de pesquisa é específica. Eles usam atributos de produto e consultas relevantes. Assim, por exemplo, eles podem ir à sua loja para perguntar sobre um modelo específico de carregador de notebook ou sobre uma base de marca. Para eles, a decisão de compra é feita, então eles usam palavras-chave relevantes dentro de correspondências exatas em seu processo de pesquisa.
Exemplo: O cliente está digitando “Pacote de tintas Canon PGI 570” na caixa de pesquisa.
Tipo de produto pesquisado
Aqui o usuário sabe que tipo de produto procura, mas não sabe ou ainda não decidiu que modelo ou marca deseja comprar, por isso está utilizando termos gerais. Assim, por exemplo, quando um cliente procura um novo modelo de câmera, mas ainda não sabe qual modelo seria o melhor para ele, ele pode digitar na caixa de pesquisa “câmera”.
Exemplo: O cliente está digitando “Suplemento multivitamínico” na caixa de pesquisa.
Pesquisa baseada em problemas
Aqui, o cliente não sabe que produto procura. Mas eles sabem que precisam de algo que os ajude a lidar com um problema específico. Em uma loja de varejo comum, esse cliente faz perguntas como “Estou procurando algo para acne” ou “Preciso de algo para me livrar de uma mancha de vinho”. Na caixa de pesquisa, eles geralmente digitam o nome do problema. Aqui, a decisão de compra pode ainda não ter sido tomada. Mesmo assim, mostre os resultados de pesquisa interna do site ao lado de avaliações de produtos, botões de carrinho ou outras pesquisas populares e palavras-chave relevantes. Você pode aproximar seu cliente potencial da conversão (e de uma de suas metas comerciais simultaneamente).
Exemplo: O cliente está digitando “Repelente de pragas” na caixa de pesquisa (aguardando recomendações de produtos).
Pesquisa não relacionada a produtos
Há também uma quarta categoria de perguntas de pesquisa para lojas online, que se concentra mais no cliente que busca informações do que em um produto. Por exemplo, eles podem querer verificar as opções de pagamento ou envio disponíveis na loja (exemplo: se podem pagar com cartão de crédito) e então decidir se desejam comprar um determinado produto.
Exemplo: O cliente está digitando “Devoluções e trocas” na caixa de pesquisa.
Os mecanismos de pesquisa fáceis de usar facilitam a navegação no site em busca de qualquer um desses tipos de informações, independentemente de os visitantes terem uma ideia clara do que desejam ou precisarem de mais informações antes de fazer uma compra (por exemplo, analisar avaliações de clientes ou verificar as ofertas em uma loja física).
No entanto, um mecanismo de pesquisa moderno para sites de e-commerce pode – e deve – fazer muito mais.
O que mais os clientes desejam de um mecanismo de pesquisa para e-commerce?
De acordo com uma pesquisa recente da Forrester, 43% dos visitantes de sites vão direto para a barra de pesquisa quando visitam um site pela primeira vez. Seu objetivo é tornar seus produtos ou serviços fáceis de encontrar por meio da pesquisa, fáceis de selecionar e simples de comprar.
Mas a função básica de pesquisa de e-commerce, que pode retornar bons resultados apenas quando o cliente é super-específico em sua consulta, agora tem mais probabilidade de afastar os clientes online, em vez de convencê-los a fazer uma compra. Então, como você pode fazer com que eles fiquem? Como gerar uma alta intenção de compra? Qual é a receita para uma experiência de usuário de pesquisa para e-commerce perfeita?
Resultados melhores e mais precisos com a ajuda do PLN
Ao reconhecer e compreender o contexto de um texto, o processamento de linguagem natural permite resultados precisos nos mecanismos de pesquisa, mesmo quando os usuários não sabem como descrever com precisão o que procuram. Em vez de focar apenas nas palavras-chave usadas pelo cliente e nos itens correspondentes com base nisso, os mecanismos de pesquisa alimentados por uma linguagem natural concentram-se no contexto de toda a mensagem de um determinado termo de pesquisa. Depois de entenderem a intenção do usuário, eles podem mostrar ao cliente o caminho para o produto exato que procuram ou fornecer recomendações de produtos personalizadas – tudo para aprimorar a experiência do usuário e melhorar a funcionalidade de pesquisa.
Por exemplo, um mecanismo de pesquisa baseado em PLN é muito melhor para compreender sinônimos. Um visitante que digitar “suéter vermelho” também verá casacos e agasalhos nos mesmos resultados da pesquisa, porque o mecanismo de pesquisa inteligente entende que essas palavras são sinônimos. Por outro lado, um mecanismo de pesquisa normal exigiria três pesquisas separadas de clientes, uma para cada palavra-chave.
Personalização
Os clientes modernos esperam recomendações personalizadas ao navegar em uma loja online. 91% dos consumidores afirmam que são mais propensos a comprar com marcas que incluem ofertas e recomendações relevantes.
A personalização também pode melhorar tremendamente as taxas de conversão, as taxas de cliques e a fidelidade do cliente – 56% dos clientes são mais propensos a retornar a um site que recomenda produtos personalizados por meio da funcionalidade de pesquisa. Se você adicionar um fator de personalização ao seu mecanismo de pesquisa para e-commerce, você verá em suas análises de pesquisa que isso muda muita coisa.
Entender erros de digitação e outros
Provavelmente digitamos incorretamente o nome de um produto ou cometemos um erro de digitação acidentalmente ao pesquisar algo. Isso acontece com ainda mais frequência em telefones celulares, pois o teclado do telefone não é a maneira mais conveniente de digitar nomes longos de produtos. Além disso, a correção automática pode (ironicamente) às vezes atrapalhar a consulta de pesquisa. Um mecanismo de pesquisa típico mostra uma página “sem resultados” como resposta. Nesse caso, o visitante pode não perceber o erro de digitação e simplesmente presumir que você não possui tal produto em sua loja. Seria uma pena perder clientes por tal erro!
Se você deseja que os usuários encontrem resultados relevantes, independentemente de como digitaram o nome do produto ou problema, procure termos de pesquisa e ferramentas que possam detectar erros de digitação e ainda exibir os resultados esperados pelo cliente.
Pesquisa móvel
Até 2025, quase 75% dos usuários da internet usarão apenas seus dispositivos móveis para acessar a internet. E nos últimos seis meses, 79% dos usuários de smartphones fizeram compras online usando seus dispositivos móveis.
Otimizar o seu site de e-commerce para usuários móveis é essencial, independentemente do que você vende. Um site lento, confuso ou frustrante de usar em dispositivo móvel pode rapidamente afastar até clientes satisfeitos de sua loja – especialmente o grupo mais jovem que cresceu com seus smartphones.
Para tornar seu site e sua caixa de pesquisa mais fáceis de usar, você precisa examinar todas as pequenas coisas que podem afetar negativamente seu site em um celular: o tempo de carregamento do site em um dispositivo móvel, a capacidade de resposta da barra de pesquisa, quão avançados são os recursos de descoberta e se o texto do seu site é fácil de ler. Além disso, certifique-se de que a ferramenta de pesquisa em sites que você deseja usar seja compatível com dispositivos móveis.
75%
Até 2025, 75% das pessoas utilizarão apenas os seus dispositivos móveis para acessar a internet. (cnbc. com)
Como escolher uma pesquisa em site para e-commerce?
Como você pode ver, escolher a primeira pesquisa em site para facilitar sua decisão não é a melhor ideia. Porém, apenas pensar em pesquisar, comparar e testar vários aplicativos de pesquisa em sites diferentes pode ser uma dor de cabeça. No entanto, você pode fazer isso ser um pouco mais fácil se responder a algumas perguntas antes de iniciar a pesquisa do seu provedor de pesquisa:
- Quais são as principais necessidades ou desafios que a nova solução de pesquisa em sites para e-commerce deve abordar?
- Como você acha que a interface deveria funcionar?
- Quais recursos podem ajudá-lo a gerar mais vendas e conversões em seu site com as consultas populares?
- Quais recursos de pesquisa seus clientes gostariam de ter?
- Como deveria lidar com palavras-chave de cauda longa em tempo real?
Quando você conhece suas principais prioridades, pode se concentrar em encontrar recursos de mecanismo de pesquisa que facilitarão o uso de seu mecanismo de pesquisa e aumentarão o engajamento de seus clientes. Fazer primeiro sua lição de casa (e verificar as avaliações dos produtos, se houver) também o ajudará a preparar perguntas para fazer aos fornecedores, para que você possa saber qual ferramenta melhor atende às suas necessidades.
Como pode parecer que isso levará algum tempo, com tantas ferramentas e recursos de pesquisa diferentes, estar preparado com antecedência economizará seu tempo e ajudará você a escolher a melhor aplicação para sua loja de e-commerce.
Os recursos mais valiosos em um mecanismo de pesquisa para e-commerce
E já que falamos dos recursos da ferramenta de pesquisa em sites para e-commerce, em quais você deve prestar atenção especial?
Preenchimento automático
O preenchimento automático é um dos recursos mais básicos que os compradores esperam que um mecanismo de pesquisa tenha. Afinal, ele economiza muito tempo. Basta colocar algumas letras na caixa de pesquisa e o recurso de preenchimento automático pode sugerir palavras-chave, produtos e categorias de produtos relevantes que correspondam exatamente ao que o cliente deseja encontrar.
Usar esse recurso em navegadores de pesquisa de dispositivos móveis é essencial, pois digitar um nome longo de produto com um teclado pequeno não é tão conveniente. Mas o preenchimento automático também tem outra vantagem: pode ajudar a reduzir o número de páginas sem nenhum resultado que seus clientes acessam de duas maneiras. Uma delas é combinando a consulta com um produto ou categoria correta e a segunda é tolerar erros de digitação.
Tolerância a erros de digitação
Ajude os clientes a encontrar o produto certo, mesmo que cometam um erro de digitação no nome.
O mecanismo de pesquisa da Google processa mais de 8,5 bilhões de pesquisas diárias. Em média, uma em cada dez consultas de pesquisa contém erros ortográficos. Pense em quantos erros de digitação os usuários da sua loja online podem cometer diariamente! Quando estamos com pressa, nem sempre focamos na ortografia – e o minúsculo teclado dos dispositivos móveis e a correção automática não ajudam aqui.
Se o mecanismo de pesquisa do seu site não conseguir entender os erros de digitação, você corre o risco de afastar seus clientes, fazendo eles pensar que você não tem esse item em sua loja. Portanto, é essencial procurar uma ferramenta de pesquisa que possa reconhecer os erros de digitação e recomendar outra pesquisa (ou, melhor ainda, mostrar resultados para a palavra-chave escrita corretamente). Dessa forma, você pode tornar seus produtos em alta ainda mais populares para aqueles que não usaram correspondências exatas na função de pesquisa.
Reconhecimento de sinônimo
Outro aspecto importante é reconhecer sinônimos. Os clientes podem referir-se a produtos, categorias de produtos e características de produtos de diversas maneiras – basta pensar no exemplo do “suéter vermelho”. Mas eles também podem procurar um notebook, mas digitar “laptop”. Um mecanismo de pesquisa típico baseado em palavras-chave fornecerá apenas os resultados para “suéter” ou “laptop” – ou não fornecerá nenhum resultado, mesmo se você vender o produto que eles desejam comprar.
Os mecanismos de pesquisa que entendem sinônimos e podem combinar rapidamente a palavra de um cliente com um produto têm uma chance muito maior de ajudar os clientes em potencial a encontrar exatamente o que desejam. Isso significa uma melhor experiência do usuário para eles e mais vendas para você.
Recursos de personalização
Personalizar as páginas de resultados da sua loja virtual com base no comportamento do cliente pode diminuir o abandono do site, aumentar o engajamento e as taxas de conversão, e claro, melhora a experiência do usuário. Uma aplicação de mecanismo de pesquisa com recursos de personalização pode cuidar dessas coisas.
A pesquisa personalizada reúne dados sobre os visitantes do site e, em seguida, mostra os resultados da pesquisa e recomendações adaptadas para atender às suas necessidades. Assim, por exemplo, você pode mostrar a eles produtos que eles visualizaram (mas não compraram), produtos semelhantes aos que estão vendo, ou até mesmo direcionar sua atenção para uma promoção especial dos produtos que pesquisaram (referindo-se aos seus produtos de pesquisas anteriores) ou que compraram recentemente.
Você também pode mostrar a eles produtos que outras pessoas que pesquisaram os mesmos compraram juntas. Isso pode incentivá-los a fazer compras adicionais, pois podem encontrar um item que não sabiam que existia – ou esqueceram de adicionar ao carrinho. É útil lembrar que você deve comprar baterias para a nova lanterna que acabou de adicionar ao carrinho.
Inteligência artificial
A inteligência artificial não é apenas um novo brinquedo sofisticado para as empresas – ela pode beneficiar empresas de todos os tamanhos e tipos e nivelar as condições de concorrência para todas as empresas de e-commerce.
E olhando para o uso crescente de inteligência artificial no e-commerce, fica claro que há muitos benefícios a serem obtidos. Desde aumentar a produtividade de sua equipe até fornecer a você toneladas de dados valiosos. Para seus clientes, oferece uma experiência de compra perfeita.
O que a torna tão poderosa? A capacidade de coletar e analisar uma grande quantidade de dados para encontrar padrões e usá-los em benefício do seu negócio. Aprenda o que o cliente gosta para mostrar recomendações personalizadas. Compreenda novas palavras e frases e combine elas com um produto. Tudo isso pode ser feito.
Essas coisas são fáceis para o mecanismo de pesquisa com inteligência artificial fazer e ele pode fazer isso e muito mais.
Por exemplo, o algoritmo de IA que faz parte da ferramenta de pesquisa da Luigi’s Box pode priorizar os itens que o usuário provavelmente está procurando e colocá-los no topo dos resultados da pesquisa. Os visitantes estarão interessados em notebooks que incluam um pacote antivírus se digitarem “Antivírus” na caixa de pesquisa? Provavelmente não – mas os motores de pesquisa regulares mostram esses resultados como “relacionados”. Enquanto isso, os mecanismos de IA com processamento de linguagem natural tentarão identificar o que o visitante está procurando – e ainda oferecer as melhores correspondências (software de antivírus).
Principais recursos de uma boa pesquisa para e-commerce
Preenchimento automático
Tolerância a erros de digitação
Reconhecimento de sinônimos
Personalização
Inteligência artificial
Benefícios mais significativos da pesquisa em sites
Experiência do usuário aprimorada
Isso pode ser surpreendente, mas o funcionamento da sua barra de pesquisa pode impactar significativamente se os visitantes do site compram de você – ou se afastam. Se o mecanismo de pesquisa ficar confuso no momento em que um visitante digita errado o nome de um produto, se mostra produtos populares que parecem uma seleção aleatória, sem nenhuma avaliação online e, no geral, parecem mais um incômodo do que uma ajuda, os visitantes não pensarão duas vezes sobre sair da página.
88% dos consumidores online têm menos probabilidade de retornar a um site após uma experiência ruim.
Mas torne a experiência de compra mais agradável e você verá rapidamente os resultados – tanto no que diz respeito à felicidade e fidelização do visitante quanto na sua receita.
Aumento de vendas
Você sabia que os pesquisadores no site geram aproximadamente de 40% a 80% de toda a receita do site de e-commerce? Quem usa a pesquisa mostra que planeja comprar determinado item – se conseguir encontrá-lo rapidamente.
Isso significa que quanto mais fácil for usar seu mecanismo de pesquisa e encontrar os produtos que seus clientes desejam, maiores serão as chances de eles comprarem o produto de você.
De acordo com a pesquisa da CXL, apenas otimizando seu mecanismo de pesquisa, você poderá ver um aumento de 43% nas taxas de conversão.
Muitos dados de análise para você melhorar sua loja
Uma pesquisa no site pode produzir uma grande quantidade de dados que suas equipes de marketing e vendas podem usar posteriormente. Por exemplo, quantas pessoas usaram o mecanismo de pesquisa? Em quais produtos eles estão mais interessados? Quantas páginas sem resultados os clientes obtêm? Você pode encontrar tudo isso e muito mais navegando nos relatórios para análise dentro da ferramenta de pesquisa.
Por exemplo, a Luigi’s Box fornece um dashboard com todas as métricas que serão importantes para sua loja, o que ajuda você a analisar rapidamente qualquer resultado não encontrado ou termos pesquisados com mais frequência.
Você pode até aprender os erros de digitação mais comuns cometidos pelos usuários da barra de pesquisa – e usar o conhecimento para melhorar ainda mais o funcionamento do seu mecanismo de pesquisa.
Melhores soluções de pesquisa em sites para e-commerce
Escolher uma solução de pesquisa em site para e-commerce pode ser desafiador porque há muitos fornecedores, terminologias e recursos a serem considerados. Onde você deve procurar? Escolhemos algumas ferramentas disponíveis na página da G2 para você ter uma ideia de suas opções – e quais recursos você pode encontrar nelas.
Luigi’s Box
O conjunto de ferramentas de e-commerce da Luigi’s Box visa proporcionar aos visitantes a melhor experiência de compra possível. A caixa de pesquisa com tecnologia de IA guiará os visitantes da sua loja para encontrar o produto desejado. Ao mesmo tempo, os dashboards de análises fornecerão todas as informações relevantes sobre o desempenho dos elementos de pesquisa e navegação do seu site. Então, quais recursos você pode encontrar dentro dela?
Recursos:
- Mecanismo de pesquisa com tecnologia de IA
- Classificação de métricas empresariais
- Tolerância e correção de erros de digitação
- Detecção de sinônimos
- Pesquisa por voz
- Recomendações personalizadas de produtos semelhantes no carrinho
Algolia
A Algolia é uma plataforma de pesquisa e descoberta de e-commerce para varejistas online de todos os tamanhos. A aplicação ajuda a oferecer experiências de e-commerce rápidas e personalizadas na web e em dispositivos móveis. Além disso, possui um conjunto de ferramentas projetadas para usuários da Shopify para ajudar a otimizar e analisar a loja.
Recursos:
- Tolerância a erros de digitação
- Pesquisa por localização
- Integração com Shopify
- Interface visual de arrastar e soltar
- Sugestões de consultas
Elasticsearch
A Elastisearch é outra plataforma de pesquisa muito conhecida e relevante que funciona para pesquisa de produtos, documentos e informações. Os rastreadores livres de manutenção mantêm o conteúdo relevante atualizado, enquanto análises robustas oferecem controle total sobre os resultados da pesquisa.
Recursos:
- Personalização completa
- Rastreador da web
- Analytics integrado
- Pesquisa facetada
- Preenchimento automático
Conclusão
Uma barra de pesquisa rápida e fácil de usar que “lê a mente” do visitante é essencial para o sucesso de qualquer negócio de e-commerce. Se os clientes em potencial não conseguirem encontrar um produto em seu site, eles presumirão que você não o vende. E se levarem muito tempo e energia para usar sua caixa de pesquisa, eles irão rapidamente para outro site.
Portanto, gastar tempo escolhendo uma ferramenta de caixa de pesquisa instantânea que ajudará seus clientes a encontrar o que desejam e como desejam é uma obrigação agora, se você pretende expandir seus negócios online. Mas assim que você encontrar sua ferramenta de pesquisa ideal e eficaz, ela rapidamente se tornará uma parte indispensável de sua loja – e que será adorada por seus clientes, causando uma melhor retenção deles.
Perguntas frequentes (FAQ)
Por que você precisa de um checklist para configurar a pesquisa de um site de e-commerce?
Simplesmente porque um mecanismo de pesquisa é o núcleo de um site de e-commerce. Você precisa ter certeza de que ele está configurado corretamente para garantir uma boa experiência ao cliente. Com alguns elementos importantes implementados, você pode garantir que a pesquisa no seu site forneça todas as opções necessárias para uma boa experiência do cliente. Adicionar recursos como soluções de mecanismo de pesquisa, sugestões de produtos, tags de título, descrições extensas de produtos ou até mesmo tornar uma barra de pesquisa visível para todos pode ajudar seu negócio de e-commerce a crescer.
Por que as empresas deveriam investir em melhores opções de pesquisa para seu e-commerce?
Para começar, é seguro dizer que a pesquisa relevante é uma das funções essenciais de um site de e-commerce. Afinal, como os clientes podem encontrar o que procuram se não conseguem pesquisar?
Uma pesquisa bem projetada em um site de e-commerce pode melhorar significativamente a satisfação e as conversões do cliente. Embora muitas empresas se concentrem no design e na experiência do usuário de seu site de e-commerce, a pesquisa no site costuma ser esquecida. E a verdade é que uma experiência ruim de pesquisa no site pode desfazer rapidamente todo o seu trabalho árduo no design de um ótimo site de e-commerce.
Pesquisas de qualidade no site podem ajudar você a melhorar as conversões, reduzir o abandono do carrinho de compras e aumentar a satisfação do cliente. Além disso, se você deseja aumentar o valor médio por pedido, ajudar na localização do produto é vital. Você pode até considerar combinar a pesquisa com outras opções que melhoram as pesquisas online, como pesquisas por voz e plugin de análises de produtos – que podem ajudar a alcançar os KPIs de seu negócio e oferecer uma experiência perfeita.
Quais são os erros comuns ao projetar uma pesquisa em um site de e-commerce?
As empresas cometem alguns erros comuns ao projetar a pesquisa em seus sites de e-commerce. Estas incluem, por exemplo, não dar aos clientes opções suficientes para refinar as suas pesquisas. Isso pode fazer com que os clientes não encontrem o que procuram ou tenham que analisar muitos resultados para encontrar o produto certo, mesmo que tenham feito uma solicitação de pesquisa válida.
Outro erro comum é não indexar todo o conteúdo do site. Isso faz com que os clientes não consigam encontrar produtos específicos ou não consigam encontrar informações sobre um produto no qual estão interessados.
Muitas empresas também não projetam a experiência de pesquisa para usuários de dispositivos móveis, o que pode resultar em uma experiência de usuário ruim para os clientes que tentam pesquisar em seus celulares.