A quantidade de ferramentas e aplicações valiosos na internet é algo incrível. Construtores de sites, ferramentas de comunicação, agendadores para redes sociais, ferramentas de mecanismo de pesquisa, ferramentas para análises de dados e dezenas de outras. Seja qual for a ferramenta de que você precisa para administrar seu negócio de e-commerce, provavelmente já existe uma (ou várias) no mercado. Isso torna mais fácil do que nunca encontrar aplicações que podem fornecer exatamente os recursos de que seu site de e-commerce precisa para prosperar.
No entanto, vários problemas sérios estão relacionados ao uso de várias ferramentas terceirizadas. Ou seja, no que envolve proteger os dados de seus clientes quando estão espalhados entre muitas aplicações diferentes, garantir a conformidade com os regulamentos de privacidade, evitar ameaças cibernéticas e problemas de privacidade.
Evitar ameaças à segurança do e-commerce é especialmente importante, pois uma violação de dados ou ação judicial por não conformidade pode afastar a maioria dos clientes de sua loja, o que pode ter consequências duradouras.
Então, como você pode garantir que os dados de seus consumidores estejam seguros ao usar essas aplicações? Continue lendo – mostraremos como você pode usar essas ferramentas de maneira eficaz e sem arriscar a segurança de seus dados.
O que são aplicações terceirizadas?
Ferramentas terceirizadas são várias aplicações criadas por empresas externas que os proprietários de lojas podem usar para lidar com algumas das tarefas relacionadas à execução de sites de e-commerce com mais rapidez e eficiência. E com a facilidade de encontrá-los e instalá-los, a popularidade das aplicações para e-commerce terceirizadas disparou.
A principal razão pela qual estamos usando elas? É simples – elas economizam muito tempo e energia que teríamos que gastar para fazer uma tarefa manualmente. Por exemplo, graças a essas aplicações, sua equipe não precisa mais enviar newsletters da loja, acompanhar métricas de desempenho ou postar atualizações de mídia social manualmente. Em vez disso, aplicações terceirizadas podem fazer essas tarefas para nós – em muitos casos, muito melhor do que poderíamos.
Veja a nossa Luigi’s Box, por exemplo.
Para continuar trazendo visitantes ao seu site de e-commerce e aprimorar a experiência deles na loja, você precisa de muitos dados. Por exemplo, quais palavras-chave eles usam, os produtos que navegam, os artigos que lêem e o que eventualmente os faz abandonar a loja. Além disso, você também precisa ficar de olho no tráfego da loja, nas taxas de conversão, na receita, nas oportunidades perdidas e em várias outras métricas. Se você tivesse que rastrear todas essas métricas manualmente, você ou sua equipe provavelmente precisaria gastar horas diariamente reunindo e comparando as métricas.
Enquanto isso, a Luigi’s Box pode coletar os dados da loja e atualizá-los 24 horas por dia, 7 dia por semana, sem perder uma única informação. Tudo o que sua equipe precisa fazer é abrir a aplicação e eles podem ver tudo o que precisam no dashboard visual:
- Pesquisas em alta
- Taxas de conversão
- Problemas com pesquisa (como erros de digitação comuns ou consultas de nicho que levam a páginas “sem resultados”), etc.
Isso permite que eles descubram instantaneamente o que seus clientes esperam deles e ajustem a funcionalidade da loja ou corrijam problemas – como um número suspeitamente alto de pesquisas “sem resultados“.
Além disso, quando as ferramentas terceirizadas lidam com a maioria das tarefas manuais de sua equipe, eles têm muito mais tempo para se concentrar nos visitantes da loja. Dessa forma, eles podem passar mais tempo preparando uma nova campanha de marketing ou pensando em maneiras originais de atrair mais clientes para sua loja.
Ferramentas terceirizadas e riscos de segurança de dados
Outro grande benefício das ferramentas terceirizadas é o valor dos dados que elas podem fornecer aos proprietários de e-commerce. Você não precisa mais confiar em um “pressentimento” quando se trata de promover sua loja e manter seus clientes satisfeitos. Em vez disso, você pode usar as informações provenientes das aplicações para adaptar sua estratégia e experiência de loja aos clientes.
O problema, porém, é que essas aplicações exigem muitos dados para funcionar com todo o seu potencial. E entre os dados de que eles precisam, muitas vezes você pode encontrar informações pessoais do cliente, como endereço completo do cliente, histórico de compras ou detalhes do cartão de crédito. Conceder acesso a serviços terceirizados a esses dados traz vários problemas de segurança e privacidade:
- Riscos de segurança cibernética – Como as ferramentas de e-commerce terceirizadas armazenam tantas informações em seus bancos de dados (muitas vezes incluindo também detalhes financeiros), elas são um alvo muito tentador para os cibercriminosos. Usar essas ferramentas como pontos de entrada também costuma ser muito mais fácil para eles do que atacar a rede da empresa diretamente, já que falta segurança em muitas aplicações. Infelizmente, é por isso que vários pesquisadores apontam fornecedores terceirizados como uma das maiores ameaças à segurança do e-commerce. De acordo com alguns, até 60% de todas as violações de dados acontecem por meio de fornecedores terceirizados – principalmente devido à segurança insuficiente.
- Riscos de conformidade – O uso de ferramentas externas para coletar e armazenar dados também apresenta riscos de conformidade, especialmente se esses aplicações tiverem acesso a informações confidenciais, como números de previdência social ou detalhes financeiros. Além do mais, em caso de incidente de dados, sua loja de e-commerce será cobrada – não o provedor de serviços. Portanto, para evitar processos judiciais e multas pesadas por não conformidade, você deve verificar todas as aplicações que planeja usar para conformidade com os regulamentos de privacidade.
- Riscos reputacionais – Comprar no seu e-commerce é sinal de que os clientes confiam em você. No entanto, assim que souberem que houve uma violação de dados em sua empresa, eles podem sair e nunca mais comprar nada de você. Em uma pesquisa da Ping Identity, 81% dos entrevistados disseram que definitivamente parariam de se engajar com uma marca online após uma violação de dados. O que é ainda mais preocupante é que pode ser muito difícil trazer novos clientes para sua loja após um incidente de dados – o que afetará diretamente sua receita.
Por que a segurança de terceiros se tornou tão importante nos últimos anos?
Graças à disseminação dos serviços em nuvem, agora é mais fácil do que nunca encontrar e usar ferramentas de terceiros. Não há mais necessidade de baixar programas para o computador e depois passar por um longo processo de instalação. Em vez disso, a maioria das aplicações pode ser usada imediatamente, pois os usuários precisam apenas criar uma conta e a aplicação está pronta para funcionar.
Por um lado, isso nos dá acesso a centenas de aplicações úteis de terceiros: análises de SEO, corretores ortográficos, editores, otimizadores de imagens e assim por diante. Ainda melhor é que podemos usar essas aplicações em qualquer dispositivo que quisermos – precisamos apenas de uma conexão estável e podemos acessar o banco de dados do cliente ou criar um novo post na mídia social.
Infelizmente, muitas dessas aplicações ainda precisam ser aprimoradas quando se trata de segurança e proteção de privacidade, tornando elas alvos fáceis para hackers. Por exemplo, a pesquisa da Veracode revelou falhas de segurança em 7 de 10 aplicações de código aberto (de 85.000 aplicações testadas). Acrescente a isso que muitos usuários usam senhas fracas ou reutilizadas para suas contas, e os dados podem facilmente cair em mãos erradas, pois as senhas podem ser quebradas apenas com um ataque forte.
Outra coisa preocupante é que os proprietários de empresas e administradores de TI geralmente não sabem quantas aplicações seus funcionários usam. Para um de seus relatórios, a Microsoft perguntou aos administradores de TI de várias empresas quantas aplicações eles acham que sua empresa está usando. A resposta deles? 30 ou 40 em média. De acordo com a Microsoft, o número real é muito maior – pode haver 1.000 aplicações separadas sendo usadas em uma empresa!
A razão para essa enorme diferença é que a grande maioria dos funcionários (80%) adiciona e usa aplicações sem o conhecimento da gerência ou da equipe de TI. Além disso, eles raramente verificam se essas aplicações correspondem às políticas de segurança e conformidade da empresa.
Em outro estudo, 90% dos entrevistados disseram permitir que terceiros acessem os recursos internos e dados confidenciais da empresa. Isso deve ser especialmente preocupante para os proprietários de empresas, pois esse comportamento aumenta em dez vezes o risco de violação de dados ou problemas de privacidade. Além disso, ao adicionar uma aplicação aparentemente inofensiva à rede de uma empresa, os funcionários podem involuntariamente fornecer a pessoas não autorizadas uma maneira fácil de acessar os dados internos – e lidar com todas as consequências disso.
Como reduzir o risco de ameaças à segurança provenientes de aplicações de terceiros
Então, você precisa parar ou limitar severamente o número de ferramentas de terceiros que você usa em sua loja de e-commerce apenas para manter sua rede e clientes seguros? Não necessariamente.
Com algumas etapas simples, você pode aumentar a segurança do seu e-commerce e minimizar o impacto das ameaças cibernéticas enquanto usa as ferramentas em todo o seu potencial. Aqui estão algumas das melhores maneiras que você pode usar para manter os dados da sua loja longe das mãos erradas:
Faça uma lista de todas as aplicações de terceiros usadas em sua empresa
Elaborar uma lista das aplicações utilizadas na sua empresa é o primeiro passo para melhorar a segurança da sua loja. Isso deixará claro quantas estão conectadas ao seu sistema e quantas são realmente necessárias.
Por exemplo, você pode descobrir que seus funcionários usam cinco aplicações diferentes para gestão de redes sociais, pois não há diretrizes sobre qual aplicação eles devem usar. Depois de saber disso, você pode analisar todas essas aplicações e escolher uma que todos os seus funcionários devem usar para mídia social, para diminuir o número de aplicações usadas em sua empresa.
Verificar quantas aplicações seus funcionários usam também ajudará você a identificar as aplicações que não são mais usadas, mas ainda têm acesso aos dados da empresa. Essas aplicações podem ser facilmente usadas como pontos de entrada em seu sistema sem que você perceba – portanto, elas devem ser removidas imediatamente. Também é uma prática excelente enviar um e-mail ao provedor para solicitar que ele exclua todos os dados que possam ter armazenado relacionados à sua loja e aos usuários.
Estabeleça políticas de segurança para aplicações de terceiros
Depois de revisar todas as aplicações usadas em sua empresa e remover as aplicações desnecessárias, é hora de criar (ou atualizar) suas diretrizes de segurança. Um dos pontos que você deve adicionar é descrever claramente como seus funcionários devem lidar com os dados que vão e vêm de aplicações de terceiros – especialmente dados confidenciais. Outro ponto a incluir é qual será o novo procedimento para adicionar novas aplicações à rede. Por exemplo, todas as novas aplicações que os funcionários desejam usar devem ser enviadas primeiro aos administradores de TI para revisão e aprovação.
Uma boa ideia também é descrever como os funcionários podem acessar os dados enquanto trabalham em seus dispositivos pessoais. É especialmente essencial se eles usam a conexão de internet de sua casa ou de um café local diariamente, pois isso pode aumentar o risco de problemas de privacidade e violações – portanto, eles devem ser treinados sobre como proteger a conexão com a internet.
As políticas também são uma ótima maneira de educar seus funcionários sobre as ameaças cibernéticas mais comuns (como ataques de phishing) e como eles devem se comportar se perceberem uma violação de segurança ou problema de privacidade. Dessa forma, você pode torná-los mais cuidadosos durante o trabalho e garantir que eles saibam como reagir (e quem alertar) em caso de problemas.
Aplique políticas rígidas de senha
Usar senhas curtas e fáceis de adivinhar ou reutilizar a mesma senha para várias aplicações é bem perigoso para aplicações privadas. Dessa forma, isso deveria ser inaceitável para aplicações de negócios, mas isso ainda acontece com muita frequência.
A pesquisa da NordPass descobriu que funcionários que trabalham para empresas da Fortune 500 têm usado senhas que podem ser hackeadas em menos de um segundo, apenas com um ataque de força bruta. Com uma senha tão fraca como “senha” protegendo as aplicações com os dados de seus clientes, planos de campanha ou detalhes financeiros da loja, o risco de que os dados caiam em mãos erradas aumenta várias vezes.
É por isso que você precisa garantir que seus funcionários usem senhas fortes para cada aplicação que estão usando e que não usem a mesma senha para algumas aplicações. Uma das melhores maneiras de fazer isso é implementar um software de gerenciamento de senhas que gera automaticamente senhas fortes e exclusivas que são muito difíceis de quebrar, mesmo com um software de força bruta.
Além disso, como o gerente pode armazenar todas as senhas em um banco de dados, os funcionários só precisarão se lembrar de uma senha ou usá-la para fazer login no gerente. A grande ideia é escolher um gerenciador de senhas que suporte autenticação multifator, para proteger o banco de dados e as senhas internas ainda mais.
Defina permissões sobre quem pode acessar que tipo de dados
Pode ser surpreendente saber, mas os funcionários, e não terceiros, são os que realmente causam a maioria dos incidentes de dados. De acordo com um estudo da CybSafe, o erro humano, intencional ou não, foi a principal razão por trás de 90% das violações de dados em 2019. As violações podem acontecer com frequência especialmente quando não há regulamentos sobre os quais os funcionários podem acessar dados confidenciais ou críticos – e para que todos possam acessar todos os recursos.
Você pode reduzir significativamente o risco de isso acontecer, definindo permissões estritas sobre quem pode acessar quais dados e limitando o acesso aos arquivos mais confidenciais apenas para funcionários que precisam deles para trabalhar por meio do painel de administração. As configurações de permissão também podem ser alteradas no painel de administração sempre que você precisar, para que você possa, por exemplo, usar para conceder temporariamente acesso privilegiado a alguns funcionários e remover essas permissões posteriormente.
A segurança pode ser melhorada adicionando autenticação de dois fatores para acesso a recursos especialmente sensíveis. Então, caso as credenciais de seu funcionário sejam comprometidas de alguma forma (por exemplo, por meio de um ataque de phishing ou ataque de força bruta), a etapa de verificação extra deve impedir que usuários não autorizados acessem os recursos.
Mantenha as ferramentas atualizadas regularmente
Por fim, certifique-se de que todas as aplicações que seus funcionários usam sejam atualizadas regularmente – especialmente aquelas em seus dispositivos remotos. Embora às vezes possa parecer entediante ficar de olho nas atualizações de todos os aplicativos que sua equipe usa, atualizações regulares de software são essenciais para sua segurança digital e segurança de dados.
As versões mais antigas das aplicações podem ter vulnerabilidades de código, problemas de privacidade ou outras falhas de segurança que os cibercriminosos podem explorar facilmente. Além do mais, as versões mais antigas podem ser propensas a falhas ou mau funcionamento, o que também coloca seus dados em risco. Ao atualizar regularmente todas as aplicações que sua equipe usa, você pode evitar todos esses problemas e obter acesso às ferramentas e recursos mais recentes.
Além disso, a maioria das aplicações pode ser configurada para se atualizar automaticamente assim que uma nova versão estiver disponível, apenas permitindo essa opção no painel de administração. Dessa forma, você não precisa se preocupar em verificar atualizações diárias e atualizar as aplicações para garantir que está usando a versão mais recente e segura de uma aplicação.
Conclusão
Quanto tempo e energia estaríamos desperdiçando diariamente sem ferramentas terceirizadas? Provavelmente muito. Agora, porém, essas ferramentas podem assumir a maioria das tarefas mundanas, como coletar análises ou postar nas mídias sociais, dando às marcas de e-commerce muito mais tempo para se concentrar nos visitantes e clientes de suas lojas. Além disso, os dados dessas ferramentas são inestimáveis quando se trata de melhorar a experiência e o engajamento dos compradores na loja.
No entanto, essas aplicações também podem se tornar rapidamente uma ameaça significativa à segurança do e-commerce se você e sua equipe não forem cuidadosos o suficiente ao procurar novas aplicações para adicionar à sua loja. Por exemplo, algumas das aplicações podem não estar em conformidade com suas políticas de segurança ou privacidade – ou podem ter falhas de segurança graves que podem facilitar o acesso de hackers aos seus dados.
Depois de encontrar as soluções corretas, no entanto, nós acreditamos que você não conseguirá imaginar mais como é administrar seu negócio sem elas – e talvez a Luigi’s Box possa ser uma delas?
Barbora faz mágica com as palavras na Luigi's Box como especialista em marketing de produto. Ela começou a escrever enquanto estudava na universidade como voluntária de várias associações cívicas. Além de fazer parte da equipe de marketing da Luigi's Box, ela co-organiza a conferência TEDxBratislava, onde cuida do marketing e relações públicas.
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