- Hierarquia de conteúdo e layouts para ótimas lojas virtuais
- Pagina inicial
- Pesquisa e resultados
- Listagem de produtos
- Os detalhes do produto
- Processo de compra
- Compras por celular ou tablet
- Layout da página e mapa térmico
- Pesquisa móvel
- Conclusão
- Perguntas frequentes
- Qual é a diferença entre IU e UX sendo que eles geralmente são mencionados juntos?
- Como confirmar a credibilidade da loja virtual?
- O interesse pelas compras online aumentará mesmo após a pandemia?
- Como atrair visitantes para a loja virtual?
Para falar sobre como utilizar UX, ou Experiência do Usuário no português, para obter melhores resultados ou criar um layout ideal para sites de e-commerce (lojas virtuais), é fundamental explicar o que é UX.
UX significa User Experience, e muitas vezes encontramos esse termo combinado com a palavra design como UX design ou User Experience Design. A combinação da sigla UX com a palavra design muitas vezes faz as pessoas pensarem que UX design é o mesmo que web design (IU) ou o design de páginas diferentes ou que se trata de design gráfico e visual.
Porém, o objetivo do design UX é totalmente diferente. Especificamente, é criar um relacionamento entre o usuário e a marca, onde o usuário é o centro das atenções. É o processo de design que nos acompanha na concepção de um produto ou serviço desde o seu início até ao seu lançamento ou implantação na produção.
A diferença entre UX e IU design e uma explicação de porque, além do visual da página, você também pode depender do layout, pode ser explicada em um exemplo simples de garrafas de ketchup.
Na foto à esquerda vemos os frascos de ketchup que apresentam algum design. Pode-se dizer que à primeira vista o apelo visual de ambas as garrafas é bom e cumpre o seu propósito. Na imagem à direita é possível perceber que apesar do excelente design de ambas as garrafas, a experiência de utilização é diferente, o que terá um impacto adicional na decisão de compra do cliente. Portanto, a mesma atenção deve ser dada à UX e ao visual geral.
Um dos erros nos negócios de e-commerce é que não conhecemos os nossos clientes e muitas vezes nos concentramos principalmente em dados quantitativos, como análises e a parte técnica da solução e especificação de funções que queremos que a loja virtual contenha porque resolverá nossos problemas específicos.
No entanto, não há voz para os clientes, pois não conhecemos as suas principais preocupações e necessidades e como satisfazê-las, o que muitas vezes se reflete na rentabilidade e eficácia da loja virtual e nas campanhas em execução.
O exemplo a seguir ilustra a importância de focar em conhecer seu cliente. Por exemplo, podemos levar duas pessoas do mesmo país, da mesma idade, com uma família, ambas indo de férias para os mesmos lugares. Ainda assim, a diferença entre eles é, por exemplo, a profissão, o estilo de vida ou a religião, o que afeta o seu comportamento de compra.
Hierarquia de conteúdo e layouts para ótimas lojas virtuais
Discutimos o que é UX, como ela ajuda e por que é vital usá-la. Discutiremos agora esse termo com mais detalhes no exemplo de uma página de loja virtual.
Pagina inicial
Uma das páginas essenciais da loja virtual é sem dúvida a página inicial. É a primeira coisa com que o cliente entra em contato após a abertura do site e desempenha um papel na tomada de decisão dos visitantes, que podemos dividir em três tipos básicos:
- o cliente que veio para a loja e sabe exatamente o que quer
- o cliente que tem uma ideia do que gostaria, mas não sabe especificamente
- o cliente que está em busca de inspiração, portanto, não tem uma ideia concreta do que compraria
Cada cliente aborda sua compra de maneira diferente, portanto, o layout da página inicial deve corresponder ao seu comportamento de compra. Um dos princípios básicos é criar conteúdo engajante na landing page, principalmente se você conhece bem seus potenciais clientes.
No entanto, existem regras gerais sobre como construir conteúdo adequado para clientes de lojas virtuais, por exemplo, banners de sites para promoções e produtos sazonais, que não precisam alocar muito espaço desnecessariamente porque nem sempre trarão tantos cliques quanto você deseja. A exceção disso seria um desconto de temporada ou um desconto ou oferta atraente. Sob o banner do site, convém colocar informações básicas sobre a compra que interessa ao usuário – opções de pagamento, prazo de entrega do produto, frete, reclamações, etc.
Uma das partes preferidas dos clientes é a exibição das categorias mais populares em combinação com produtos marcados como “Populares”, “Produtos mais populares”, “Principais produtos em oferta” ou “As marcas mais populares”.
As recomendações de produtos e a comunicação de descontos funcionam principalmente para clientes que ainda não decidiram o que querem comprar ou que estão em busca de inspiração. Para clientes em potencial, você precisa primeiro ganhar a confiança deles. O feedback do usuário ou a verificação dos portais de avaliação irão ajudá-lo.
A parte inferior da página inicial é usada para comunicar o conteúdo que os sites de e-commerce usam para apoiar suas vendas. Na maioria dos casos, isso acontece na forma de um blog ou em postagens exibidas em redes sociais. Se você engajar o usuário com seu conteúdo nesta seção, é possível que ele fique mais motivado a assinar sua newsletter ou acompanhar suas redes sociais, então este é um excelente lugar para adicionar tal material.
Cabeçalho da loja virtual
A página inicial deve começar com um cabeçalho, que por padrão contém um logotipo que serve como clique na página inicial. Então você normalmente vê uma navegação abrangente na forma de um mega menu. Uma parte essencial é uma caixa de pesquisa expandida. Por último, mas não menos importante, o cabeçalho da loja virtual deve conter itens essenciais como um carrinho com um resumo do preço, login/criação de conta ou um clique para lista de desejos.
O cabeçalho é importante, principalmente para os clientes que sabem o que querem e, na maioria das vezes, vão direto para a pesquisa, o que também gera uma alta probabilidade de compra. A navegação é utilizada principalmente por clientes que estão na fase de descoberta do produto em seu processo de compra e precisam de mais tempo para decidir.
Rodapé da loja virtual
O rodapé é onde o usuário costuma pesquisar informações de tráfego, opções de pagamento, contato, anúncios, cliques em redes sociais, etc. Nesse caso, provavelmente estavam à procura de algo ou gostaram do conteúdo da loja virtual, pelo que é aconselhável colocar, além dos itens legislativos no rodapé, links para as principais categorias da loja virtual, para que os clientes possam continuar navegando confortavelmente.
Navegação
A navegação e a estrutura das lojas virtuais têm um impacto significativo em métricas como taxa de conversão, vendas ou taxa de rejeição. É lógico que se os usuários não conseguirem descobrir onde e como encontrar o que desejam ou onde estão, eles sairão do site sem qualquer motivo para voltar. Sem uma navegação direta e funcional, eles não saberão como navegar pelo catálogo de produtos, blog, escritório ou loja, etc.
Se o usuário imagina a navegação principal de um site ou loja online, normalmente imagina um menu de barra horizontal no cabeçalho. Um espaço frequentemente usado para apoiar a navegação principal superior é a barra lateral. Quando os usuários passam para uma categoria de nível superior, suas subcategorias aparecem na barra lateral. Os recursos de navegação da barra lateral são uma excelente solução para lojas online ou sites que exigem muita informação para estruturar. Além das subcategorias, oferece um espaço perfeito para filtragem de produtos.
A solução padrão e eficaz é o já mencionado mega menu, que representa uma grande barra de navegação exibida quando o mouse passa sobre o item na navegação principal. É uma excelente opção para colocar muitos itens na estrutura de categorias de produtos ou mostrar um número mais significativo de subpáginas de nível inferior. Um layout tão limpo também oferece mais espaço, por exemplo, para exposição de produtos ou anúncios e mais espaço para itens, melhorando assim a experiência do cliente.
Pesquisa e resultados
Além do menu de navegação, a pesquisa é um dos elementos de navegação mais importantes. É mais provável que os usuários pesquisem os itens desejados se souberem que uma loja online oferece o produto ou categoria que procuram.
Nosso estudo mostra que aproximadamente 30% dos usuários saem de um site ou loja online se não encontrarem o que procuram. Os usuários escolhem entre um menu de pesquisa e navegação em função de vários fatores, sendo os principais os já mencionados tipos de usuários e as suas intenções, e os segmentos de produtos da loja virtual.
Os resultados da pesquisa também desempenham um papel distinto no comportamento de compra dos usuários. Este site é muito semelhante à lista clássica de produtos na loja virtual. No entanto, um problema típico de pesquisa é que ela não é inteligente o suficiente para fornecer ao usuário resultados que reflitam seus interesses e comportamento de compra. Portanto, muitas vezes os usuários ficam sem resultados no site, o que em um terço dos casos significa a saída imediata da loja virtual.
O segundo problema comum é a impossibilidade de filtrar os produtos encontrados na página de resultados ou os filtros disponíveis serem limitados. Isso significa que a busca não pode funcionar com os filtros facetados, e o usuário tem que pesquisar pelos resultados ao invés de poder filtrar os produtos de acordo com suas preferências.
Listagem de produtos
As listas de produtos são uma parte essencial de uma loja virtual que direciona os usuários à conversão para os detalhes do produto. O layout básico das listagens de produtos, ou mais precisamente das categorias exibidas na loja virtual, consiste em:
Cabeçalho estendido
Cabeçalho estendido com o nome da categoria junto com uma descrição na qual o usuário está localizado. Você também pode ajudar os usuários adicionando dicas sobre como escolher o produto certo nesta parte.
Breadcrumbs
Breadcrumb, ou navegação em crumb, é usado em combinação com a pesquisa. Os usuários acham mais fácil “viajar” para uma categoria que os interessa e não conhecem, por exemplo, o seu nome exato. Em seguida, eles podem clicar nos detalhes do produto pesquisado na categoria desejada usando a localização atual.
Opções de classificação
Sob o nome e a descrição da categoria, costuma ser usado para exibir subcategorias ou filtros de produtos com opções de classificação. No entanto, por padrão, eles tendem a ser exibidos na barra lateral.
Barra Lateral
A barra lateral costuma ser usada para exibir subcategorias, filtros de produtos em uma categoria ou os filtros de facetas mencionados nos resultados. Suponha que o filtro da barra lateral não esteja suficientemente otimizado ou que a estrutura da categoria não seja processada adequadamente. Nesse caso, o conteúdo da barra lateral é significativamente mais longo que o da página, afetando negativamente o comportamento do usuário.
Conteúdo
A parte central é o conteúdo da página, que é composto por produtos, onde cada produto deverá ter exibido pelo menos:
- Pré-visualização do produto
- Nome do produto
- Preço, ou o preço com desconto
- Disponibilidade do produto ou entrega estimada e quantidade de produtos em estoque
- O botão “adicionar ao carrinho” depende principalmente do segmento. Se for roupa que depende do tamanho, não importa tanto, mas se for, por exemplo, livros, então o uso do botão faria sentido
- Elementos de marketing – descrição de novidade, desconto, promoção, embalagem prática, últimas peças – são diversas formas de tornar os produtos mais atrativos para o usuário
- Na lista, você pode exibir qualquer coisa para produtos apenas pensando no fator ou fatores críticos sobre os quais o usuário toma decisões, como o número de cores ou outras variações, e assim por diante.
Uma dúvida comum é como deve ser a paginação ideal na loja virtual e se deve usar o botão ou setas “mostrar mais”. Ambas as opções funcionam bem, mas a solução perfeita é combinar as duas, onde o usuário escolhe a solução que mais lhe convém.
Ao listar produtos, evite a rolagem infinita, que tem utilidade em casos completamente diferentes de visualização do conteúdo, por exemplo, em redes sociais, galerias, etc., mas não durante as compras.
Os detalhes do produto
Os detalhes do produto é uma das principais páginas de “conversão” da loja virtual e é aqui que ocorre a maior parte da tomada de decisão. Podemos dividir os detalhes para o usuário em duas partes essenciais – a parte de compras e a parte de informação.
Parte de compras
A parte de compras apresenta os parâmetros básicos e informações que influenciam diretamente na decisão do usuário. A composição ideal desta parte do detalhe do produto consiste em:
Fotos/galeria do produto
Exiba sempre o máximo possível de imagens do produto – vídeo ou vídeo de avaliação do produto, tudo na melhor qualidade possível. Até em fotos/vídeos de produtos, o usuário obtém muitas informações que podem não estar na descrição. Esta seção geralmente usa rótulos ou informações sobre descontos/promoções, notícias ou vários prêmios ou certificados.
Marca do produto
A marca do produto deve estar disponível rapidamente, com um clique em seu detalhe e podendo visualizar todos os produtos e categorias apenas das marcas selecionadas.
Nome do produto
O ideal é que, além do nome do produto, este também seja constituído por uma marca ou com uma designação de variação, por exemplo, vermelho, metálico, XL, etc.
Código do produto
Grande importância, especialmente no e-commerce B2B, mas também ajuda os clientes que compram repetidamente os mesmos produtos nas lojas virtuais B2C.
Categoria
A categoria em que o produto está localizado desempenha um papel vital na navegação do usuário, principalmente se o produto for alcançado por meio de um anúncio ou descoberto durante uma pesquisa na internet.
Parâmetros do produto
Parâmetros do produto – tamanho, variações, cores, etc. – papel essencial na tomada de decisão, idealmente localizados perto da informação com disponibilidade e preço no botão “adicionar ao carrinho”. Quando o usuário altera algum dos parâmetros, deverá ver alterações de preço, disponibilidade ou outros valores que lhe interessem.
Disponibilidade
A disponibilidade do produto deve estar exposta na loja virtual.
Entrega
Velocidade de entrega ou data estimada de entrega – quanto mais precisa for a estimativa que você puder fornecer, mais satisfeito o usuário ficará após a compra.
Botão “adicionar ao carrinho”
O botão mais importante da página deve estar sempre claramente definido e inconfundível. Onde quer que esteja no site, deve sempre ficar claro que se trata de um botão para adicionar ao carrinho. O padrão do botão depende do segmento do negócio, do método de comunicação e do design da própria loja virtual. Por exemplo, se você vende motocicletas elétricas de luxo online, pode facilmente usar o botão preto com o texto comprar. Porém, se você vende e entrega comida, um botão verde com o texto no carrinho provavelmente será mais adequado. O botão geralmente exibe um campo com a quantidade que o usuário pode ou deseja adicionar ao carrinho.
Preço do produto
A parte mais decisiva da compra. Nas lojas virtuais trabalhamos frequentemente com promoções e descontos, por isso é importante comunicá-los. Se você der desconto no produto, exiba a etiqueta de desconto e o preço original. Também não é a melhor solução descontar todos os produtos simultaneamente, pois isso pode prejudicar a exclusividade do produto.
Funções adicionais
Funções adicionais, como lista de desejos, compartilhamento ou gráfico de tamanhos, são elementos comuns com os quais um usuário está acostumado ou espera em detalhes. Uma breve descrição do produto, vinculada à parte de informações da página, geralmente é colocada após o nome do produto.
Benefícios da loja virtual
Brinde de compra e informação sobre o preço da entrega, que normalmente é recalculado com base na quantidade de produtos do carrinho, sistema de fidelização ou uma simples comunicação de devolução.
A parte da informação
A parte informativa do produto consiste principalmente na descrição principal do produto e suas propriedades. Deve também incluir uma galeria, vídeos de avaliações ou apresentações, uma tabela de todos os parâmetros do produto, uma descrição do fabricante e vários materiais adicionais para download.
Nesta seção, muitas vezes há um espaço para comentários ou perguntas dos visitantes, como uma discussão na forma de perguntas e respostas. As próprias avaliações são uma fonte valiosa de informação para os usuários e, ao mesmo tempo, dão suporte para a credibilidade da loja virtual. Quanto melhor os detalhes do produto forem processados e quanto melhor os produtos forem descritos, maior será a probabilidade de os usuários comprarem na loja virtual.
Os detalhes do produto são um ótimo lugar onde podemos ajudar rapidamente os usuários a descobrir outros produtos ou categorias na oferta da loja virtual com a ajuda de recomendações. É aconselhável colocar as recomendações logo abaixo da parte central de compras nos detalhes do produto para que ganhem espaço suficiente e não distraiam desnecessariamente do produto principal.
Ao visualizar as recomendações, é fundamental ter cuidado para que o usuário não as confunda, por exemplo, com as variações mencionadas. Elas devem ser colocados mais acima, perto do botão de compras e dos parâmetros do produto.
O carrinho de compras
O carrinho de compras é a porta de entrada para o processo de compra. O carrinho possui uma interface simplificada em comparação com outras partes do site para ajudar o usuário a se concentrar na finalização da compra e evitar o abandono do carrinho de compras. Um recurso do carrinho muito utilizado é o timing dos produtos, que alerta os usuários que os produtos só estarão lá por um determinado período, motivando-os a tomar decisões e compras mais rápidas.
A composição ideal do carrinho de compras consiste nas seguintes partes e parâmetros:
- Cabeçalho simplificado sem navegação – permite retornar rapidamente à página anterior ou página inicial e visualizar os próximos passos do processo de compra que aguardam o usuário
- Informações sobre frete grátis, ou brinde, seguindo o mesmo princípio – idealmente colocadas abaixo do cabeçalho, acima do resumo dos produtos
- Resumo dos produtos no carrinho – por padrão deve exibir os produtos com o preço final e a possibilidade de alterar seus números ou retirá-los do carrinho. Os produtos precisam mostrar os parâmetros selecionados e a possibilidade de clicar em seus detalhes na loja virtual
- O preço final dos produtos – é exibido logo após o resumo dos produtos e o local do código do cupom de desconto
- Recomendação de produto – o carrinho é o local ideal para ajudar a compra com uma recomendação. O local para colocar as referências é logo acima ou abaixo dos botões “voltar” e “concluir compra”. A posição depende do conteúdo dos produtos na recomendação. Se houver muitos parâmetros no bloco com o produto e ele ocupar muita espaço, é melhor colocar inteiramente para baixo, mas se forem compactos e não muito altos, podemos colocá-los confortavelmente acima dos botões mencionados, então eles chamam mais a atenção do usuário. Porém, nunca armazene produtos recomendados no resumo do carrinho acima dos produtos inseridos. Isso confundirá os usuários que esperam ver produtos completamente diferentes, o que pode incentivá-los a sair do site.
Idealmente, suponha que você já possa comunicar aos usuários nesta seção quais opções de pagamento e envio você pode oferecer a eles no momento da compra, sem ter que passar para as próximas etapas apenas para obter informações. Nesse caso, você melhorará suas estatísticas e reduzirá sua taxa de rejeição.
Processo de compra
O processo de compra mais comumente usado é de várias etapas. Ao contrário de soluções alternativas, como o processo de compra em uma etapa/uma página, traz mais vantagens e possibilidades.
O processo de uma etapa é eficaz, principalmente quando usado no início de um negócio de loja virtual ou em casos mais simples, como quando as lojas virtuais não oferecem mais opções de pagamento e envio no processo de compra e os usuários não estão acostumados a fazer muitas compras em termos de um grande número de itens.
Porém, a desvantagem é medir o processo de compra, pois todo o processo consiste em apenas uma etapa. A compra de cada usuário significa abandonar todo o processo de compra; baseado nisso; dificilmente podemos estimar onde estava o problema.
As vantagens de um processo de compra em várias etapas são, em particular, a clareza e as medições significativamente melhores da transição através do processo de compra, graças à divisão em várias etapas:
Carrinho de compras ou resumo do carrinho
Resumo dos produtos que o cliente optou por adicionar ao carrinho.
Seleção de pagamento e envio
Esta parte do processo de compra é simples, mas desde que todas as opções para o usuário sejam suficientemente descritas e fornecidas com todas as informações importantes, não só o nome da escolha e a taxa, mas também informações adicionais, como a escolha da entrega por correio, que serviços da empresa de entrega que você utiliza, entrega da mercadoria apenas em dias úteis ou também nos finais de semana, data em que o usuário pode esperar a mercadoria, etc.
Suponha que o cliente escolha uma coleta pessoal. Nesse caso, deverá ter a opção de selecionar uma loja e ver automaticamente o horário de funcionamento, o endereço específico da loja, de preferência também o telefone e, claro, a data em que poderão buscar a mercadoria. Os usuários costumam visitar as opções de envio e pagamento para saber qual será o preço final de sua compra com entrega e quando a receberão, mesmo que ainda não tenham decidido finalizar a compra.
Fazendo login em sua conta e inserindo suas informações de faturamento e envio
Muitas vezes esta é a parte mais frustrante da compra para o usuário, pois muitas vezes é uma questão de preenchimento de formulários. Mesmo que o usuário não faça login, podemos simplificar o preenchimento usando o nome, telefone e endereço de e-mail. Confirme cada campo no momento do preenchimento para que o usuário saiba que inseriu as informações corretas. Solicite os dados ao usuário um por um; caso tenha interesse em se cadastrar, será exibido os campos para digitação da senha somente após selecionar esta opção. Você precisará dos endereços de cobrança e entrega nas etapas a seguir.
Você pode tornar mais fácil para os usuários preencherem endereços ao preencher isso automaticamente para que você possa preencher um endereço de cobrança ou entrega. Se o usuário inserir rua e número, você não precisa fazer ele preencher outros campos desnecessários. O preenchimento dos dados geralmente termina com a concessão do consentimento. Tente simplificar esta parte tanto quanto possível e formulá-la da forma mais simples possível. Na seção de dados pessoais, muitas vezes existe a opção de adicionar uma nota à compra do cliente, mas se você não tem certeza de que vai ler essas notas, é melhor não trabalhar com elas, reduzindo assim a probabilidade de um experiência ruim do usuário.
Resumo de toda a compra + verificação dos dados inseridos
O usuário pode decidir alterar alguma coisa, por isso é aconselhável permitir que ele acesse a qualquer etapa do próprio resumo sem ter que clicar nos botões “voltar e continuar”. Nesta etapa, deve-se mostrar todos os dados essenciais para a sua decisão e envio do pedido. Portanto, não se esqueça de informá-los sobre o preço final da compra e, idealmente, a estimativa mais precisa do prazo de entrega do pedido.
Após o submeter o pedido, o ideal é que o usuário vá direto para a plataforma de pagamento e só depois ir para a chamada página de agradecimento; você evita que o usuário feche a página antes de ser redirecionado para o pagamento, o que acaba dificultando o processo de compra não só para ele, mas também para você. A página de agradecimento faz, em princípio, também parte do processo de compra e fornece principalmente informações sobre uma compra bem-sucedida. Sua grande vantagem é que você pode obter informações do cliente graças a um formulário simples.
Entre outras coisas, nesta página você pode motivar o usuário anônimo ou conectado a se tornar um cliente fiel e fazer novas compras por meio de ofertas especiais ou códigos de desconto ou direcionar para outros conteúdos da loja virtual, como recomendações de produtos ou, por exemplo, artigos de blog, ou você também pode configurar campanhas por e-mail para enviar ofertas.
Compras por celular ou tablet
As compras por dispositivos móveis são uma tendência crescente e os dispositivos desempenham um papel cada vez mais importante no comportamento de compra dos usuários. É uma prática comum fazer pesquisas antes de comprar algo, com base nas quais os usuários decidirão posteriormente se e onde comprar o produto. Curiosamente, de acordo com os números mais recentes, 69% dos clientes fazem pesquisas principalmente em dispositivos móveis.
A tendência crescente das compras por esses dispositivos é influenciada por muitos fatores, como o progresso tecnológico, a cobertura e a disponibilidade de internet de alta velocidade, a acessibilidade dos dispositivos móveis, os serviços de pagamento móvel, como o Apple Pay e o Google Pay, mas também o suporte das lojas virtuais desenvolvendo suas aplicações de e-commerce e se esforçando para alcançar a melhor experiência de compra para o usuário. Uma maneira de obter uma experiência positiva do usuário é entender como o usuário controla o dispositivo móvel.
Layout da página e mapa térmico
Através de testes e análises do comportamento dos usuários, podemos determinar como os usuários interagem com a tela exibindo mapas térmicos. Assim podemos definir com precisão como projetar a interface de uma aplicação ou site para que o usuário possa trabalhar com ela com conforto. Cada cor explica como é fácil usar diferentes partes da tela.
Esta informação é um insumo essencial para projetarmos a interface do usuário e o layout de elementos cruciais porque a estrutura desses elementos nos lugares certos da tela melhora significativamente a experiência digital, já que o espaço da tela dos dispositivos móveis é consideravelmente limitado em comparação com os dispositivos tradicionais, como as telas de computador.
Partes importantes da loja virtual na visualização móvel:
Cabeçalho
O cabeçalho deve atender parâmetros específicos para servir como elemento prático de navegação; também deve ser compacto, não muito espaçoso, pois privará o usuário de um lugar para conteúdo e será um desafio para navegar na loja virtual. Deve conter um logotipo com clique para a página inicial. Frequentemente, é usado o chamado cabeçalho flutuante, um cabeçalho que é sempre exibido mesmo durante a rolagem.
Logotipo
Uma versão simplificada do logotipo que cabe facilmente na tela do celular e não ocupa muito espaço.
Menu de “hambúrguer”
Uma parte vital do cabeçalho, sob a qual se esconde a navegação e o carrinho de compras, que mostra o número mínimo de itens inseridos. O clássico botão com 3 barras.
Barra de pesquisa
A barra de pesquisa na sua totalidade, idealmente não escondida atrás do ícone de lupa. Não se deve privar os usuários do conforto ao navegar na loja virtual.
Pesquisa móvel
A pesquisa otimizada e funcional em dispositivos móveis desempenha um papel vital na pesquisa do visitante da loja virtual. A otimização consiste na correta disposição dos elementos e configurações de suas interações, o que simplificará ao máximo o controle do usuário, como:
- A exibição compacta do preenchimento automático com a barra de pesquisa em toda a tela do dispositivo – aumenta significativamente a clareza e facilidade de uso da pesquisa
- Preenchimento automático – exibe os resultados a partir do primeiro caractere e, ao ser aberto, recomenda as categorias, frases mais pesquisadas, produtos ou artigos favoritos e outros conteúdos
- Ao visualizar os resultados no preenchimento automático, o teclado virtual fica automaticamente oculto para que o usuário tenha espaço suficiente para visualizar os produtos
- Os resultados são organizados em abas de acordo com parâmetros importantes, entre os quais o usuário pode clicar ou navegar simplesmente deslizando pelas páginas
A funcionalidade da pesquisa está no seu comportamento ao interagir com o usuário. Uma pesquisa precisa e deve sempre levar o usuário a um resultado relevante e considerar seu comportamento normal, independentemente de como ele escreve a frase pesquisada, se escreve um título com erros de digitação, usa gíria ou arcaísmo, etc.
Conclusão
É provável que os usuários busquem por uma experiência personalizada mais do que nunca. Portanto, como negócio online, um site bonito não é suficiente. Você deve construir uma experiência perfeita para reivindicar sucesso ou correrá o risco de perder seus clientes logo após a primeira visita. Esperamos que este blog ajude você a entender como o uso adequado da UX pode ser eficaz para tornar seu negócio online mais atraente e conquistar mais clientes.
Perguntas frequentes
Qual é a diferença entre IU e UX sendo que eles geralmente são mencionados juntos?
No nível mais básico, a interface do usuário (IU) consiste em todos os elementos que permitem a alguém interagir com um produto ou serviço. Por outro lado, experiência do usuário (UX) é o que um indivíduo interagindo com este produto ou serviço tira de toda a experiência. É essencial distinguir a experiência geral do usuário da interface do usuário (IU), embora a interface do usuário seja uma parte importante do design. Por exemplo, considere um site de resenhas de filmes. Embora a IU para encontrar um filme seja perfeita, a UX será ruim para um usuário que deseja informações sobre um lançamento independente menor se o banco de dados da base contiver apenas filmes de grandes estúdios.
Como confirmar a credibilidade da loja virtual?
- certificado SSL válido
- declaração de privacidade
- preços atuais/não tem desconto em todos os produtos de uma vez
- endereço e número de telefone existentes
- cuidado com erros ortográficos e gramaticais
- possibilidade de escrever comentários sobre lojas virtuais
- links para redes sociais
- teste A/B
O interesse pelas compras online aumentará mesmo após a pandemia?
Graças aos lockdowns, o interesse pelas compras online aumentou muito. As vendas de e-commerce aumentaram até vários bilhões de dólares no estrangeiro em 2021 e mais de dois bilhões de euros na Eslováquia. Não se pode prever se isso permanecerá 100%. Ainda assim, durante os dois anos de pandemia, o espaço online evoluiu e adaptou-se à situação para que todo o processo de compra online seja o mais rápido e cômodo possível.
Como atrair visitantes para a loja virtual?
- design legal
- anúncios
- tente “conhecer” o seu cliente
- avaliações e cliques nas redes sociais
- além disso, concentre-se nos detalhes – o layout da página desempenha um papel significativo
- não pressione os clientes com cadastros ou newsletters
- ofereça assistência aos usuários
- descontos e ofertas – benefícios para usuários cadastrados
Gejza é CEO e cofundador da Luigi's Box. Ele trabalha com experiência do usuário e otimização da taxa de conversão no e-commerce há mais de uma década. Seu foco principal é o gerenciamento, a estratégia e as finanças da empresa, além de ajudar seus maiores clientes a obter o máximo das pesquisas e recomendações de produtos.
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