- O que é a descoberta de produtos no e-commerce?
- Como você pode aprimorar o processo de descoberta de produtos em sua loja virtual?
- 10 ferramentas essenciais para descoberta de produtos
- 1. Preenchimento automático
- 2. Pesquisa com tolerância
- 3. Merchandising
- 4. Filtros dinâmicos
- 5. Recomendações
- 6. Classificação
- 7. Processamento multilíngue
- 8. Velocidade
- 9. Análises
- 10. Pesquisa otimizada para dispositivos móveis
- As melhores técnicas de descoberta de produtos a serem observadas
- Atribua uma pessoa que seja responsável pela descoberta de produtos
- Automatize!
- Inclua a descoberta de produtos em seus planos e métricas
- Trate a pesquisa como outro canal para negócios
- Continue melhorando e ajustando
- Conclusão
- Perguntas frequentes
O e-commerce registrou um enorme crescimento durante a pandemia e muitas lojas eletrônicas tornaram-se excessivamente otimistas nas suas previsões futuras. As compras online eram obrigatórias, pois a maioria das pessoas estava isolada, e a única opção viável de compra de produtos consistia em visitar sites de e-commerce e receber os itens em nossas casas. À medida que as pessoas foram autorizadas a regressar às lojas físicas e a Europa foi atingida pela guerra, pela inflação e pela instabilidade geral, o crescimento do e-commerce começou a estagnar.
Muitas lojas virtuais descobriram que ficaram com produtos que simplesmente não eram mais vendidos. As conversões no e-commerce caíram 20% e as lojas online tiveram que procurar formas de otimizar os seus custos e aumentar as vendas. Logo, as lojas virtuais descobriram que uma das maneiras de manter a lucratividade de seus negócios de e-commerce é melhorando a descoberta e a entrega de produtos.
O que é a descoberta de produtos no e-commerce?
A descoberta de produtos no e-commerce refere-se a uma parte significativa e importante do processo de compra online – é como os visitantes online descobrem e procuram novos itens para comprar. Muitas lojas virtuais em todo o mundo contam com as melhores práticas de design de interface de usuário padrão para orientar os visitantes online sobre novos itens. No entanto, ter um ótimo design de site é apenas o começo, pois a descoberta de produtos pode ser aprimorada ainda mais, trazendo resultados impressionantes para sites de e-commerce.
O segredo é trazer novas maneiras de aumentar o engajamento dos visitantes em seu site e melhorar determinados processos para facilitar as compras de seus clientes em potencial. Um maior engajamento pode ser alcançado com certos tipos de softwares que incluem ferramentas de descoberta de produtos que podem influenciar positivamente o comportamento do cliente durante as sessões de compras.
Como você pode aprimorar o processo de descoberta de produtos em sua loja virtual?
A descoberta aprimorada de produtos melhora a experiência de compra graças à sua capacidade de ajudar as pessoas a encontrar produtos relevantes e incentivar a compra. Existem muitas soluções no mercado que oferecem funcionalidade aprimorada de descoberta de produtos e podem ajudar muito a melhorar a jornada de cada cliente.
Uma das principais funcionalidades que este tipo de software oferece é uma caixa de pesquisa com uma infinidade de recursos avançados que ajudam o visitante a encontrar o que precisa sem erros ou grandes esforços. Isso por si só pode ajudar as lojas virtuais a atingir seus objetivos comerciais para aumentar a descoberta, já que a pesquisa é uma parte muito importante de cada jornada de compra online. No entanto, isso não é tudo.
Outra grande parte do pacote são as recomendações personalizadas de produtos, que podem fazer maravilhas na descoberta de produtos. Às vezes, a fase de descoberta do produto pode terminar prematuramente se os clientes não encontrarem produtos relevantes, mesmo graças a uma ótima pesquisa, mas isso pode ser facilmente corrigido com as recomendações. O mecanismo de recomendações utiliza dados coletados na navegação anterior de cada cliente e cria recomendações personalizadas para ajudar a aumentar o valor médio do carrinho de compras.
Por último, mas não menos importante, a descoberta pode ser bastante melhorada com recursos avançados de listagem de produtos. Essa funcionalidade resolve muitos problemas comuns que as lojas virtuais costumam enfrentar. A navegação pode ser muito tediosa se os clientes tiverem que procurar os itens desejados por muito tempo. A listagem aprimorada pode eliminar essa frustração com recursos que classificam os produtos de maneira inteligente com base nas preferências reais do usuário ou com o fornecimento de melhores opções de filtragem.
Com a adição da análise de produtos digitais, você pode se aprofundar ainda mais e aprender novas ideias para soluções potenciais. Você pode ajustar ferramentas individuais para aprimorar as opções de descoberta contínua para seus visitantes com base em decisões bem informadas a partir dos dados coletados. Cada ferramenta oferece um conjunto de sub-recursos que podem ajudá-lo a direcionar melhor com base no comportamento e nas preferências do cliente. Vamos dar uma olhada em alguns deles e como eles podem ajudá-lo a influenciar o comportamento do cliente durante as compras.
Software de pesquisa para e-commerce nº 1 na Europa
10 ferramentas essenciais para descoberta de produtos
Embora existam muitas ferramentas e recursos importantes que podem aprimorar a descoberta contínua de novos itens, daremos uma olhada nos 10 principais recursos essenciais para um produto. A seleção oferece uma variedade de funcionalidades de ferramentas separadas e, embora cada uma delas funcione de maneira diferente, todas compartilham um objetivo comum – aumentar significativamente suas chances de realizar mais vendas. Um efeito adicional é uma experiência de compra significativamente melhorada e uma maior satisfação do cliente, o que também leva a um feedback mais positivo do cliente.
1. Preenchimento automático
Se você já usou uma caixa de pesquisa em um site de e-commerce, deve ter notado um recurso interessante chamado preenchimento automático. O preenchimento automático na pesquisa fornece resultados de pesquisa conforme o usuário digita sua palavra-chave. Isso pode economizar muito tempo e agilizar as compras de várias maneiras. Os usuários não precisam se preocupar tanto com erros de digitação e provavelmente descobrirão novos produtos na seleção. A pesquisa mostra que pelo menos 40% dos usuários clicam no preenchimento automático para comprar mais rápido.
Além disso, o Search da Luigi’s Box oferece um recurso de acompanhamento, a vitrine de preenchimento automático. Esta funcionalidade apresenta-se como uma animação simples mas muito eficaz de preenchimento automático na caixa de pesquisa, que serve dois propósitos. Em primeiro lugar, chama a atenção para a barra de pesquisa e permite que os visitantes online saibam imediatamente a sua posição. Em segundo lugar, fornece sugestões e ideias para consultas de pesquisa e permite que os visitantes online saibam desde o início que tipo de itens você tem a oferecer.
2. Pesquisa com tolerância
Mesmo os melhores e mais precisos compradores online cometerão erros ocasionalmente, muitas vezes com resultados engraçados. Erros de digitação são inevitáveis, principalmente quando o usuário quer pesquisar com pressa para comprar algo em pouco tempo. Muitas barras de pesquisa padrão de sites não mostrarão resultados se a consulta contiver palavras com erros ortográficos, pois os sistemas não são avançados o suficiente para entender os erros e descobrir qual palavra o usuário pretendia escrever.
Isso pode levar a maior frustração, feedback negativo do usuário, vendas mais baixas e carrinhos de compras abandonados. Felizmente, problemas com erros de digitação podem ser facilmente evitados, pois softwares mais avançados incluem soluções para problemas de usabilidade para garantir sempre uma pesquisa de produto bem-sucedida.
Erros de digitação não são um problema se sua pesquisa utilizar os recursos de tolerância de erros de digitação e correção de erros de digitação. Os mecanismos de pesquisa modernos podem identificar de forma inteligente a palavra mais próxima do que o usuário digitou originalmente e substituir a versão com erro ortográfico pela correta. Este recurso elimina a frustração ou confusão da experiência de pesquisa. De acordo com nossos dados, 30% dos clientes saem imediatamente da loja virtual se receberem uma mensagem de nenhum resultado encontrado, fazendo você perder vendas potenciais devido a uma experiência de pesquisa ruim, mesmo que você realmente tenha esse produto.
3. Merchandising
Todo site de e-commerce de sucesso precisa de um bom marketing para que o mundo saiba quem você é. No entanto, a divulgação não deve parar apenas aí, e a promoção pode ser de grande ajuda se for usada também internamente. Com a grande quantidade de produtos disponíveis na maioria das lojas virtuais, a chance de os clientes descobrirem todos eles naturalmente é mínima.
A chave para ajudar seus visitantes online a descobrir novas oportunidades de produtos está no merchandising e na promoção de produtos bem-sucedidos. Os recursos de merchandising podem fazer parte da jornada de descoberta de produtos de cada cliente e são o companheiro perfeito para pesquisa avançada e listas de produtos.
Você também pode promover produtos importantes por meio de recursos de merchandising, como banners que se adaptam naturalmente ao design do seu site. Os banners podem ser colocados diretamente na pesquisa, nas listas de produtos ou em qualquer outro lugar do site para fornecer um maior grau de flexibilidade. Você pode colocar os produtos de sua escolha em uma posição superior nos resultados de pesquisa ou nas listas de produtos para garantir que eles ficarão imediatamente visíveis e agilizar o processo de descoberta dos produtos.
Promova os produtos mais vendidos e os produtos com desconto que você precisa vender para liberar espaço no depósito ou teste novos itens que não tenham um histórico comportamental. Existem muitos casos de uso quando se trata de recursos de merchandising, e depende apenas do quão criativo você deseja ser.
4. Filtros dinâmicos
Provavelmente cada um de nós já passou por uma longa sessão de navegação por listas intermináveis de itens em lojas virtuais, sem que o item desejado estivesse à vista. Normalmente, o primeiro pensamento é utilizar filtros, mas muitas vezes descobrimos que eles são insuficientes e muitas vezes fornecem opções de filtragem irrelevantes que, no final, não são tão úteis.
Esse problema pode ser facilmente resolvido com os filtros dinâmicos, que são essenciais para a interface de usuário de qualquer site de e-commerce de última geração. Esses tipos de filtros mudam dinamicamente dependendo do contexto da pesquisa. Os filtros dinâmicos podem ajudar seus clientes a classificar os produtos com base em vários atributos e remover filtros que não são relevantes para a pesquisa atual.
Isto é possível graças à inteligência artificial, que reconhece de forma inteligente as categorias de produtos e altera dinamicamente as opções de filtragem para cada categoria separadamente. Os filtros também podem ser personalizados manualmente para fornecer aos usuários as melhores opções de filtragem, para que você possa dar sua opinião e alterar o que precisa para garantir a melhor experiência.
Se os usuários pesquisarem “notebook”, eles verão apenas filtros relacionados a notebooks, como tamanhos de tela, tipos de processador, opções de placa gráfica, sistemas operacionais, marcas, etc. Se a próxima pesquisa for “aspirador de pó robótico”, os filtros irão alterar para superfície, navegação ou capacidade do depósito de lixo.
5. Recomendações
As recomendações de produtos são outra ótima maneira de aprimorar a descoberta de novos itens para comprar. Elas são úteis em todas as etapas da descoberta de produtos, e tudo isso é possível graças à inteligência artificial. As recomendações são sempre personalizadas para cada cliente, dependendo do seu histórico de navegação.
O sistema coleta dados de navegação dos clientes de maneira inteligente e escolhe quais produtos são mais adequados para eles. Porém, isso não é tudo, pois o sistema também pode sugerir produtos para ajudar a aumentar o valor médio do carrinho de compras.
Ele pode apresentar aos clientes recomendações de vendas cruzadas entre categorias de produtos, ajudá-lo a vender produtos de maior valor, sugerir pacotes de produtos ideais ou lembrar os usuários dos últimos produtos vistos. As recomendações podem fazer maravilhas pela sua receita, graças a todos os itens acima, e podem se tornar uma parte vital da jornada de cada cliente, garantindo uma ótima descoberta de produtos.
6. Classificação
O gerenciamento de produtos nas listagens pode ficar difícil com estoques maiores e pode ser difícil determinar qual item deve aparecer primeiro nos resultados de pesquisa. Algumas lojas virtuais podem realizar essa tarefa manualmente e planejar cuidadosamente quais itens irão para o topo e quais itens terminarão no final da lista.
Embora essa estratégia possa ser muito bem-sucedida com um planejamento cuidadoso, ela também consome muito tempo e pode não compensar, já que cada cliente tem desejos e expectativas diferentes em sua sessão de compras. É por isso que o software de descoberta avançado utiliza recursos de classificação.
Os recursos de classificação são alimentados por IA e seu principal benefício é que eles classificam automaticamente os produtos com base em vários critérios para aumentar os lucros das lojas online. Os critérios incluem margens de lucro, número de vendas, cliques, disponibilidade, sazonalidade e muito mais.
O sistema pode classificar com precisão a correspondência mais próxima para qualquer palavra-chave, mas também considera as preferências do usuário, a intenção de pesquisa e o histórico de navegação, caso o histórico esteja disponível. Graças a esse recurso, você não precisa se preocupar com listas de produtos ou pesquisas que mostram itens irrelevantes, e não precisa classificar tudo manualmente para garantir uma experiência perfeita.
7. Processamento multilíngue
O inglês costuma ser o idioma padrão quando se trata de compras online. No entanto, cada loja virtual pode querer expandir algum dia, e é aí que as coisas podem ficar difíceis. As traduções de sites podem ser feitas com bastante facilidade, mas isso não significa que a IA de pesquisa compreenderá nomes de produtos em diferentes idiomas. É exatamente por isso que as soluções modernas incluem o processamento de outros idiomas além do inglês.
O processamento avançado de idiomas é uma das chaves para abrir seu negócio em mercados estrangeiros. As soluções padrão não podem lidar com tarefas como formas de palavras, lematização, decomposição de palavras ou correção de erros de digitação em outros idiomas além do inglês. Esses recursos são essenciais, pois alguns idiomas utilizam gêneros, tempos incontáveis e formas de palavras mais do que o inglês. No entanto, soluções com processamento avançado de linguagem podem realizar essas tarefas sem esforço e garantir a melhor experiência para falantes de qualquer outro idioma.
8. Velocidade
A velocidade é essencial para compras online, por isso a solução que você escolher deve ser perfeita no que diz respeito à rapidez com que apresenta resultados de pesquisa relevantes. Graças a pesquisas, testes e soluções de problemas constantes, muitas soluções podem oferecer exatamente isso. Além disso, mesmo que uma solução funcione num ambiente isolado, a empresa de software tem de garantir que funcionará em qualquer lugar, sem deixar lento ou comprometer qualquer parte do website.
Pode não parecer à primeira vista, mas a velocidade também é essencial para fidelizar o cliente. Os usuários modernos, especialmente os compradores online, tendem a ficar frustrados facilmente quando partes de um site não funcionam conforme esperado. Períodos de espera mais longos podem fazer com que os usuários abandonem completamente o site e busquem fazer negócio para outro lugar. Vale a pena pesquisar quais soluções são mais rápidas para você ganhar vantagem competitiva.
9. Análises
Embora ter todos esses recursos incríveis à sua disposição seja ótimo por si só, você também precisa acompanhar o desempenho deles em ação. É aqui que os recursos avançados e abrangentes do Analytics são úteis. A análise avançada é vital, pois pode ajudá-lo a acompanhar cada ferramenta e mostrar seu desempenho. Este conjunto de ferramentas permitirá rastrear cliques e conversões e revelar como os clientes interagem com cada ferramenta.
Você poderá ver consultas de pesquisa populares e identificar quais produtos são mais vendidos. No entanto, você também pode acompanhar informações importantes do outro lado da moeda e descobrir pesquisas que não apresentam resultados, recomendações que não apresentam um bom desempenho e muito mais. Além disso, pode ajudá-lo na segmentação de clientes graças a dados precisos. O Analytics deve ser atualizado constantemente e acompanhar tudo o que é importante para que você possa identificar seus pontos fortes e fracos.
10. Pesquisa otimizada para dispositivos móveis
Muitas vezes esquecida e subestimada, a pesquisa para dispositivos móveis é essencial para qualquer negócio de e-commerce, mas muitas lojas virtuais a negligenciam. O fato é que cerca de 63% dos compradores online preferem fazer compras através de smartphones em vez de computadores. Isso significa que a pesquisa por dispositivo móvel pode ser a coisa certa para obter uma vantagem competitiva. Uma das principais coisas que a pesquisa por dispositivo móvel precisa oferecer é responsividade.
Uma ótima pesquisa para dispositivos móveis responde aos tamanhos de tela, pois há um grande número de smartphones com diferentes tamanhos de tela. A responsividade garante que a pesquisa otimizada para dispositivos móveis fornecerá uma experiência de pesquisa de qualidade para cada usuário, independentemente do dispositivo usado. Manter uma boa experiência de pesquisa em vários dispositivos é essencial para melhorar suas vendas, pois uma funcionalidade de pesquisa frustrante pode afastar seus clientes de sua empresa.
Impulsione a descoberta de seus produtos com a Luigi's Box
Nossos recursos oferecem tudo que você precisa para melhorar a descoberta de produtos em sua loja virtual, o que pode aumentar significativamente suas conversões e ganhos. Experimente hoje!
As melhores técnicas de descoberta de produtos a serem observadas
Atribua uma pessoa que seja responsável pela descoberta de produtos
Sempre tenha uma pessoa responsável que acompanhará o desempenho da pesquisa e ajustará suas configurações de acordo para garantir um bom desempenho para cada visitante do site. Interfaces intuitivas combinadas com acesso a análises de pesquisas são essenciais, pois proporcionarão ao responsável uma maneira fácil de gerenciar toda a operação, mesmo que trabalhe apenas meio período.
Automatize!
Não há necessidade de lidar com todas as tarefas tediosas manualmente quando você pode acessar recursos com tecnologia de IA. Com a solução certa, você pode sentar e relaxar ou se concentrar em tarefas mais importantes em vez de lidar com questões repetitivas. A inteligência artificial pode cuidar da maioria das coisas, enquanto você pode se concentrar em melhorar sua estratégia, realizar testes de usabilidade e ajustar cada ferramenta.
Inclua a descoberta de produtos em seus planos e métricas
Os planos de negócio não devem incluir apenas o planejamento financeiro ou a seleção de produtos. Com sua solução prontamente disponível, você pode aproveitar as vantagens dos recursos analíticos e incluir dados e métricas de pesquisa em seus planos de negócio. Aproveite tudo o que você tem à sua disposição e melhore seus processos.
Trate a pesquisa como outro canal para negócios
A pesquisa pode não parecer grande coisa para alguns proprietários de sites de e-commerce, mas está provado que é um fator importante em toda a experiência de compra. Trate como tal e considere ela como seu canal de venda adicional. Uma ótima pesquisa pode agregar valor significativo ao seu negócio e também trazer muitos clientes recorrentes.
Continue melhorando e ajustando
A descoberta avançada de produtos é uma forma muito eficaz de aumentar suas vendas e reduzir suas perdas, mas você também precisa se esforçar para isso. Certifique-se de aproveitar ao máximo sua solução e melhorar constantemente com análises de dados, promoções de produtos, ajustes na pesquisa e filtragem, bem como em todas as áreas essenciais que afetam a experiência de compra.
Conclusão
Esperamos que você tenha aprendido algo interessante neste artigo que o ajudará a melhorar seu processo de descoberta de produtos no futuro. Lembre-se de que não se trata apenas das ferramentas e produtos que você usa para melhorar a pesquisa e a descoberta, você também precisa gerenciar as expectativas dos clientes e de suas equipes. Com a atitude certa, você pode vencer a concorrência e conquistar uma base de clientes fiéis rapidamente.
Perguntas frequentes
O que é a descoberta de produtos no e-commerce?
A descoberta de produtos no e-commerce refere-se ao processo pelo qual os clientes descobrem novos produtos nos marketplaces.
O que são técnicas de descoberta de produtos?
As técnicas de descoberta de produtos incluem uma ampla variedade de táticas para ajudar os clientes a descobrir novos produtos em lojas online. Podem incluir entrevistas com clientes, coleta de dados para análises, aplicação de alterações com base nos dados na prática, análise de concorrentes e ajuste da experiência de navegação, entre outros.
O que é uma ferramenta de descoberta de produtos?
As ferramentas de descoberta de produtos referem-se a softwares, recursos e/ou funcionalidades que ajudam os sites de e-commerce a aprimorar suas opções de descoberta de produtos. Elas geralmente incluem um conjunto de ferramentas avançado com tecnologia de IA que consiste em pesquisa, mecanismo de recomendação, recursos de listagem de produtos e análises. Todas essas ferramentas incluem uma variedade de recursos que ajudam a criar um melhor processo e experiência de descoberta de produtos.
Por que a descoberta de produtos é importante no e-commerce?
A descoberta de produtos no e-commerce é essencial porque sem ela os clientes teriam muita dificuldade em encontrar o que precisam nas lojas virtuais. A descoberta de produtos torna o processo mais fácil graças ao ajuste da funcionalidade para melhor atender os visitantes da loja online, apresentando produtos sem ter que escrever toda a pesquisa ou ajudando a encontrar o que precisam com pesquisa eficiente e interface excelente.