Por que a pesquisa de sites é tão importante para sites de e-commerce? Porque aproximadamente um terço dos visitantes utiliza esta função enquanto procuram um produto num site! Claro, o número pode diferir para vários segmentos. Por exemplo, é cerca de 10% para sites de e-commerce de roupas, mas para sites de eletrônicos, livros, farmácia e sites de comparação de preços, pode chegar a 50%.
O fato importante a ter em mente é que a taxa de conversão dos visitantes que utilizam a pesquisa no site é muitas vezes maior do que a daqueles que utilizam apenas a navegação (menu) em sites de e-commerce. Além disso, contribui muitas vezes mais para o faturamento geral de todos os visitantes. Por que isso? A razão é simples. Os visitantes que usam a pesquisa no site não procuram inspiração. Eles sabem qual produto desejam e querem encontrá-lo rapidamente e comprá-lo.
O que os dados de pesquisa em sites podem nos dizer?
Há um número crescente de produtos no mercado. Mas você tem certeza de que o que está no seu site de e-commerce é o que os visitantes procuram? Você acompanha as novidades, as tendências e a sazonalidade? As informações que você pode obter nas pesquisas no site são uma fonte essencial e confiável que chega até você, cortesia de seus visitantes e clientes. E são essas informações que vão te contar absolutamente tudo.
No entanto, o que é mais interessante do que O QUE os visitantes pesquisaram é ver COMO eles pesquisaram. Quais palavras-chave eles usaram? Durante a pesquisa, as pessoas costumam usar gírias e expressões fora do padrão ou pesquisam um produto específico com base em seus recursos. Seus gerentes de marketing certamente apreciarão esses termos exclusivos quando você criar campanhas online. Considere “despejar” automaticamente as palavras-chave que você coleta na pesquisa feita no site no software que gerencia suas campanhas, e seu marketing de desempenho se tornará ainda mais poderoso.
Se, ao analisar os termos mais pesquisados em seu site de e-commerce, você encontrar termos como “carrinho de compras”, “termos e condições” ou nomes de categorias de produtos, você terá um problema. Isso mostra que os visitantes não conseguem navegar facilmente em seu site e estão tentando encontrar esses termos-chave por meio da pesquisa no site. A análise de termos irá ajudá-lo a criar uma estrutura de web mais amigável (menu, filtros, etc.) e dar nomes mais compreensíveis às categorias de produtos ou aos produtos. Lembre-se de que quando os visitantes não conseguem encontrar o que procuram, eles não conseguem comprar.
Como os sites de e-commerce se beneficiam de uma pesquisa otimizada?
Infelizmente, as estatísticas oficiais mostram que aproximadamente 30% de todas as pesquisas em sites de e-commerce são malsucedidas. Ou seja, a busca no site oferece algo que não interessa ao visitante ou não dá sugestões de produtos. Esta é simplesmente uma oportunidade perdida que leva o visitante a fazer compras em outro lugar.
Você sentirá o impacto direto de uma pesquisa bem ajustada no site através do aumento das conversões e, assim, de um faturamento mais significativo. Em média, você verá um aumento de conversão de 20%, mas também houve casos em que a melhoria foi muito maior que isso. No entanto, ao analisar os dados de pesquisa do site, você também melhorará a experiência geral de compra dos visitantes do seu site de e-commerce. E como você sabe, clientes satisfeitos são fiéis – eles voltarão a comprar repetidamente no futuro.
Como está o desempenho do meu site de e-commerce?
Para saber como está a pesquisa do seu site, você precisará começar a medi-la e avaliá-la. Não se preocupe; não é tão difícil quanto você pensa e muitas vezes você só precisará inserir uma linha de código. É melhor quando o processo de medição está diretamente conectado a uma ação subsequente; isto é, se você usar uma ferramenta que não apenas descubra problemas, mas também possa resolvê-los e assim melhorar a taxa de conversão.
Agora responda a esta pergunta: como está a pesquisa do seu site?
Gejza é CEO e cofundador da Luigi's Box. Ele trabalha com experiência do usuário e otimização da taxa de conversão no e-commerce há mais de uma década. Seu foco principal é o gerenciamento, a estratégia e as finanças da empresa, além de ajudar seus maiores clientes a obter o máximo das pesquisas e recomendações de produtos.
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