- Por que a popularidade da pesquisa por voz está crescendo?
- Principais desafios da pesquisa por voz a serem superados
- Preocupações com a privacidade
- Mal-entendidos na pesquisa
- Ter uma classificação elevada nos resultados da pesquisa por voz tornou-se mais difícil
- Compreendendo a diferença entre pesquisa digitada e por voz
- Atualizando sua estratégia de marketing digital
- Conclusão
Se há 10 anos alguém nos dissesse que pesquisaríamos coisas online apenas dando comandos ao assistente inteligente dentro de nossos telefones, provavelmente nunca acreditaríamos. Agora, o número de dispositivos com pesquisa por voz continua crescendo – podemos pesquisar na internet por meio de nossa voz em telefones celulares, notebooks, dispositivos automotivos, alto-falantes inteligentes e até mesmo em dispositivos wearable. Se você quer buscar por produtos ou apenas procurar uma resposta rápida a uma pergunta, a pesquisa por voz é atualmente a forma mais rápida e fácil de realizar essas tarefas.
A pesquisa por voz também está se tornando cada vez mais popular entre as empresas, especialmente aquelas do setor de e-commerce, pois pode ajudá-las a melhorar tremendamente a experiência do usuário e a satisfação do cliente, além de proporcionar uma vantagem competitiva significativa. No entanto, ao tentarem implementar a tecnologia de pesquisa por voz nos seus próprios negócios, as marcas muitas vezes param no caminho e enfrentam um ou mais desafios por conta da tecnologia.
Como você pode superar esses problemas e por que deveria tentar? E, de modo geral, como otimizar pesquisas por voz para seu conteúdo, site e negócio? Contaremos tudo o que você precisa saber neste artigo.
Por que a popularidade da pesquisa por voz está crescendo?
Primeira pergunta: o que exatamente torna a pesquisa por voz tão popular hoje em dia? Resposta: conveniência. Graças à tecnologia de reconhecimento de fala, os assistentes inteligentes podem compreender a fala humana e executar imediatamente uma ação necessária. E como agora já são um recurso padrão em dispositivos móveis e wearables, podemos usar assistentes de pesquisa por voz para encontrar respostas a perguntas ou realizar tarefas simples onde quer que estejamos.
Pense nisso: você não precisa mais usar uma caixa de pesquisa normal, digitar sua consulta e navegar por dezenas de resultados sempre que precisar de algo. Em vez disso, você pode simplesmente dizer ao seu assistente virtual o que procura e ele encontrará rapidamente o produto ou a informação que você precisa. Isso torna o uso de consultas por voz muito mais fácil e rápido do que a pesquisa normal – um comando e sabemos tudo o que queremos.
O que é ainda mais conveniente é que não precisamos mais tocar no telefone ou no teclado para pesquisar algo. O assistente inteligente do nosso telefone ou dispositivo doméstico só precisa de um comando de voz e pode nos entender à distância, para que possamos usá-lo enquanto cozinhamos, limpamos, dirigimos ou quando estamos com as mãos ocupadas de qualquer forma.
Agora podemos usar a pesquisa por voz não apenas para procurar informações, mas também para fazer compras. O Amazon Alexa, por exemplo, possui algumas habilidades ligadas às principais marcas de supermercados, por meio das quais os usuários podem navegar e adicionar produtos aos seus carrinhos de compras e encomendá-los sem usar um aplicativo móvel ou site da loja. Ao reduzir o tempo e o esforço que os usuários precisam para encontrar e comprar os produtos que desejam, a compra por voz pode melhorar significativamente a satisfação do cliente.
Se você ainda não está convencido, essas estatísticas devem mostrar o quão poderosa é a pesquisa por voz:
- Estima-se que cerca de 135,6 milhões de pessoas nos EUA usam recursos de pesquisa por voz.
- Globalmente, existem 320 milhões de unidades de alto-falantes inteligentes instaladas.
- 41% dos adultos usam a pesquisa por voz pelo menos uma vez por dia.
- Para pesquisas móveis, a pesquisa por voz é o método de pesquisa mais popular.
- O número de pessoas que fazem compras através de seus alto-falantes inteligentes aumentou 69% em 2021. Mais de 40% dos usuários de assistentes de voz domésticos inteligentes também disseram que usam regularmente a pesquisa por voz para fazer compras.
- Em 2024, espera-se que o número de assistentes de voz digitais atinja 8,4 bilhões de unidades – o que significa que haverá mais assistentes de voz em todo o mundo do que humanos.
- 46% dos usuários usam a pesquisa por voz para encontrar uma empresa local (por meio da página Perfil da Empresa do Google ou similar) diariamente.
Principais desafios da pesquisa por voz a serem superados
Atualmente, os usuários de assistentes de voz fazem 3,1 bilhões de consultas de pesquisa por voz todos os meses. Você também deseja aparecer nos resultados de pesquisa online? Claro. Antes que você possa começar a colher os benefícios dessa tecnologia, haverá alguns desafios que sua marca terá que enfrentar primeiro. Vejamos agora alguns deles.
Preocupações com a privacidade
Embora os assistentes de voz sejam definitivamente convenientes, eles apresentam algumas preocupações com a privacidade. Esses dispositivos não apenas coletam e armazenam muitas informações sobre o que os usuários procuravam ou o que compraram. Nos últimos anos, esses dispositivos também gravavam e armazenavam gravações de voz dos usuários – e não estava claro quem tinha acesso a essas gravações.
Quando, em 2019 foi revelado que o Google e a Amazon estavam compartilhando clipes de áudio dos dispositivos Google Home e Amazon Echo de seus clientes com prestadores de serviços humanos, as pessoas ficaram compreensivelmente incomodadas. Se os seus dados de voz caíssem em mãos erradas, as consequências poderiam ser inimagináveis.
Outra preocupação é que os dispositivos possam ouvir passivamente chamadas telefônicas ou conversas domésticas e depois repassar as informações coletadas às empresas. Para alguns, isso é motivo suficiente para manter distância de dispositivos ou aplicativos habilitados para voz.
Para aliviar algumas das preocupações, os dados de voz são agora classificados como informações biométricas e protegidos por todas as principais leis de privacidade. As empresas que desejam usar essa tecnologia precisarão atender a esses regulamentos. Além disso, as empresas que oferecem reconhecimento de voz ou ferramentas de pesquisa também fazem o possível para garantir aos clientes que seus dados estão seguros.
Por exemplo, o Google Assistant agora permite que os usuários escolham se seus dados de pesquisa devem ou não ser armazenados e coletados pelo dispositivo e também oferece uma maneira de excluir seus dados a qualquer momento.
Mal-entendidos na pesquisa
A segunda coisa que deixa muitas pessoas cautelosas ao usar a tecnologia de pesquisa por voz é que essa tecnologia ainda está sujeita a erros e mal-entendidos, apesar de melhorar rapidamente. Na verdade, o Statista descobriu que a precisão (ou a falta dela) é vista como a principal razão pela qual a pesquisa por voz ainda não está difundida para 73% dos entrevistados.
Muitos aplicativos também apresentam dificuldades para entender sotaques ou idiomas menos comuns. Num estudo da Life Science Center, 79% das pessoas admitiram que alteram a sua voz para garantir que os seus assistentes digitais as compreendem. O Statista também descobriu que 66% dos entrevistados citaram problemas de reconhecimento de dialeto ou sotaque como a principal razão pela qual acham que essa tecnologia ainda tem muito espaço para melhorias.
Onde está o problema? Os algoritmos de reconhecimento de voz só conseguem compreender os idiomas, dialetos e sotaques para os quais foram treinados – e ensinar a IA a reconhecer diferentes idiomas é um trabalho árduo.
Isso muda lentamente junto com os crescentes recursos de pesquisa por voz: o Google Assistant agora pode entender 14 idiomas e 13 dialetos (incluindo 6 em inglês), enquanto o Amazon Alexa suporta 8 idiomas e 10 dialetos (incluindo 5 em inglês). Já a Siri entende 21 idiomas, incluindo chinês.
Ter uma classificação elevada nos resultados da pesquisa por voz tornou-se mais difícil
Até agora, as empresas têm-se concentrado principalmente em encontrar formas de aparecer na primeira página dos resultados de pesquisa, de preferência o mais alto possível.
Porém, com a pesquisa por voz, a situação ficou um pouco mais complicada. Assistentes virtuais ou caixas de pesquisa inteligentes não fornecem mais aos usuários uma longa lista de resultados de pesquisa disponíveis, a partir dos quais eles podem escolher o site que irão visitar. Em vez disso, eles estão obtendo apenas um a três resultados de pesquisa que o algoritmo do Google considera que melhor correspondem às consultas de voz.
A melhor chance de ser encontrado e ter páginas ou sites marcados como “featured snippets” – páginas que aparecem no topo dos resultados de pesquisa. Enquanto isso, o algoritmo pode ignorar sites com classificação inferior, o que significa que clientes em potencial podem nunca saber da existência deles.
Isso significa que à medida que a pesquisa por voz se torna mais amplamente utilizada, a corrida pelos primeiros lugares para SEO só se tornará mais competitiva. Você pode obter uma vantagem inicial atualizando sua estratégia de SEO agora.
Compreendendo a diferença entre pesquisa digitada e por voz
Sabendo o quanto pode ser mais difícil ser encontrado por meio da pesquisa por voz, a próxima pergunta que aparece é provavelmente “então, o que posso fazer para ter uma classificação mais elevada?”
A primeira e mais importante coisa a saber antes de começar com a otimização da pesquisa por voz é entender que as pessoas usam a tecnologia de voz de uma maneira completamente diferente dos mecanismos de pesquisa tradicionais. Com um mecanismo de pesquisa normal, os usuários simplesmente digitam algumas palavras-chave ou frases e clicam em pesquisar. Porém, quando eles falam com um dispositivo inteligente como a Alexa, eles fazem perguntas para a Alexa ou dão comandos em uma linguagem coloquial, como se estivessem pedindo ajuda a um amigo.
Digamos que alguém esteja procurando um restaurante de sushi. Usando a barra de pesquisa, eles provavelmente digitariam “restaurante de sushi perto de mim”. Porém, para pedir ajuda a Alexa, a mesma pessoa provavelmente preferiria dizer: “Alexa, onde tem um restaurante de sushi perto de mim?” para que o dispositivo inteligente saiba que está procurando a localização do restaurante.
Portanto, a primeira mudança significativa é que as pessoas agora perguntam “quem”, “por que”, “onde”, “o quê” e “como”, em vez de apenas confiar em um conjunto de palavras-chave. Além disso, eles estão fazendo a pergunta em uma linguagem mais natural – o que significa que as consultas de pesquisa também ficaram mais longas.
Ao digitar, os usuários da internet tendem a usar palavras-chave curtas e gerais – portanto, há muito tempo, as marcas têm competido pelas palavras-chave curtas, sem se concentrar muito nas palavras-chave mais longas e menos pesquisadas. Porém, ao pesquisar por voz, os clientes usam consultas de pesquisa muito mais longas e detalhadas do que fariam ao digitar – e isso torna a identificação e o uso de palavras-chave de cauda longa mais importantes do que nunca.
Para classificar seu conteúdo nos resultados da pesquisa por voz, você precisará se aprofundar um pouco nas análises e procurar palavras-chave conversacionais, frases de cauda longa ou perguntas que você possa usar para promover seu conteúdo – e então atualizar seu site para classificação para aqueles.
Atualizando sua estratégia de marketing digital
Dadas as diferenças entre a pesquisa tradicional e a pesquisa por voz, você pode ver agora que provavelmente será necessário atualizar sua estratégia de marketing atual. Mas por onde você deve começar com a otimização da pesquisa por voz?
Como sempre, quando se trata de marketing, uma boa pesquisa é vital. Que perguntas seu público-alvo e clientes podem fazer? Que perguntas você já respondeu e o que mais você deve acrescentar? Uma boa dica aqui é usar uma ferramenta de pesquisa de palavras-chave para procurar quais perguntas você já está classificando ou quais perguntas em comum seus concorrentes estão classificando e, em seguida, usá-las para o conteúdo da pesquisa por voz.
Com base nisso, você pode então escrever um novo conteúdo focado em responder às perguntas e então compilar todas as respostas em uma seção de perguntas frequentes onde seus usuários (e mecanismos de pesquisa por voz) podem encontrá-las rapidamente. Ao pesquisar as questões, você também deve procurar palavras-chave de cauda longa que seu público (e concorrentes) estão usando.
Além de atualizar seu conteúdo e adicionar palavras-chave relevantes, há algumas outras coisas que você deve atualizar em seu site para garantir que os algoritmos do Google encontrem sua página facilmente. Aqui estão:
- Atualize as informações da sua empresa local: A maioria das perguntas de pesquisa por voz envolve perguntas sobre a localização ou informações de contato de uma determinada empresa, portanto, certifique-se de colocar todas essas informações em um local de fácil acesso.
- Além disso, ter mais informações de contato disponíveis torna seu site mais confiável aos olhos do algoritmo do Google e, dessa forma, terá uma classificação mais elevada. Se você possui uma ficha “Perfil da Empresa no Google” ou qualquer outra empresa com seus dados de contato, verifique se os dados estão atualizados e altere se necessário.
- Escreva respostas curtas e concisas: Um resultado médio de pesquisa por voz tem apenas 29 palavras. Isso significa que ao criar conteúdo para eles, é essencial mantê-lo conciso. Claro, isso não significa que você deva escrever todos os seus artigos e posts dentro do limite de 30 palavras. Para uma seção de perguntas frequentes, porém, 29 palavras devem ser suficientes para você dar uma resposta direta a uma determinada pergunta.
- Use schema markups: Usar schema markups é uma ótima maneira de fazer seu site se destacar dos concorrentes em termos de SEO. O schema cria dados estruturados sobre o assunto de sua página e conteúdo e, dessa forma, torna mais fácil para os mecanismos de pesquisa entenderem e classificarem seu conteúdo. Quanto mais rastreadores de SEO souberem sobre sua página, maior será a classificação de sua página – e ela poderá até ser promovida ao topo dos resultados de pesquisa como um “Rich snippet”.
- Verifique se a versão móvel do seu site está correta em dispositivos móveis: A maioria das pessoas que usam a pesquisa por voz são usuários de dispositivos móveis, portanto, é crucial garantir que seu site na versão mobile seja fácil de usar. Otimizar imagens, reduzir o tempo de carregamento e redesenhar botões e links para telas menores de dispositivos móveis pode proporcionar aos usuários uma experiência muito melhor e, ao mesmo tempo, aumentar sua classificação de SEO.
- Concentre-se em melhorar a autoridade do seu domínio: Você sabia que sites com muitos links são classificados com mais frequência na pesquisa por voz? Backlinks fortes informam aos rastreadores do Google que sua marca é altamente relevante para o seu público-alvo local e, dessa forma, o Google classifica sua página em uma posição mais elevada.
Conclusão
A pesquisa por voz está rapidamente se tornando uma das formas mais populares de as pessoas pesquisarem produtos online. É rápida e fácil, e as pessoas podem usá-la mesmo com as mãos ocupadas. No entanto, para as empresas, a popularidade desta nova tecnologia significa que agora têm de olhar para o seu conteúdo, website e classificações de pesquisa de uma nova forma – e otimizar para tudo ser facilmente encontrado pelos pesquisadores por voz.
Descobrir a resposta para “como otimizar pesquisas por voz” para sua loja de e-commerce e site provavelmente tomará tempo e necessitará de pesquisa e testes de sua parte. Mas pelos benefícios que a tecnologia de voz pode oferecer às empresas, definitivamente vale a pena trabalhar para superar os desafios e otimizar as páginas. Além disso, com aplicativos como a Luigi’s Box à sua disposição, adicionar uma opção de pesquisa por voz ao seu site nunca foi tão fácil. Então, se você quiser ter uma vantagem na corrida de classificação de voz, nosso guia e o software da Luigi’s Box certamente serão úteis.
Barbora faz mágica com as palavras na Luigi's Box como especialista em marketing de produto. Ela começou a escrever enquanto estudava na universidade como voluntária de várias associações cívicas. Além de fazer parte da equipe de marketing da Luigi's Box, ela co-organiza a conferência TEDxBratislava, onde cuida do marketing e relações públicas.
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