- O que são pesquisa de imagens e pesquisa reversa de imagens no e-commerce?
- Então, a pesquisa de imagens e a pesquisa reversa de imagens são a mesma coisa?
- Como funciona a pesquisa visual?
- Por que a pesquisa visual é tão popular?
- Por que as marcas deveriam pensar em implementar a pesquisa visual?
- Quais são os benefícios mais significativos de usar a pesquisa visual?
- Como você pode adicionar pesquisa visual à sua loja?
- Conclusão
- Perguntas frequentes
Você já passou por uma situação em que sabia a aparência de algo que queria comprar, mas não sabia o nome? O que fazer, então? Provavelmente, você descreve o item para um amigo ou vendedor – e então eles o ajudam a encontrar o item.
Isso funciona bem para lojas físicas normais, onde você pode encontrar um vendedor – mas e as lojas online? Tecnicamente, você pode simplesmente digitar uma descrição do item necessário na caixa de pesquisa. Mas se a descrição for longa ou vaga, encontrar o produto que você procura provavelmente levaria muito tempo (e energia também) para encontrar a descrição correta e navegar por todos os resultados disponíveis. Então, existe alguma outra opção?
Bom, que tal usar uma pesquisa visual ou com imagens para ajudar seus próprios clientes a encontrar os produtos que desejam com muito mais rapidez e facilidade? É exatamente sobre isso que falaremos hoje – o que é pesquisa visual e com imagem, como funciona e como as marcas podem usá-la a seu favor.
O que são pesquisa de imagens e pesquisa reversa de imagens no e-commerce?
Todos nós sabemos como funciona a pesquisa normal – escrevemos o que precisamos na caixa de pesquisa e depois navegamos pelos resultados. Se soubermos exatamente o que procuramos e pudermos digitar o nome completo, poderemos encontrar facilmente o produto que procuramos.
Mas e se não soubermos o nome ou não soubermos que termos devemos usar? Ou quando procuramos um produto muito específico? Então, encontrá-lo por meio de uma pesquisa regular pode ser bastante complicado. Então é aqui que entra esse tipo de pesquisa.
Uma pesquisa reversa de imagens é exatamente o que soa: você pode pesquisar produtos usando uma imagem deste objeto ou de um objeto semelhante. Depois que uma imagem (ou URL de imagem) é carregada na barra de pesquisa, o mecanismo de pesquisa alimentado por inteligência artificial tentará encontrar os melhores produtos que correspondam à imagem. Também pode fornecer ao usuário informações e sugestões adicionais, como mostrar a loja mais próxima onde o item está disponível, produtos da mesma linha ou itens de estilo semelhante.
Este método de pesquisa é ideal para pessoas que têm dificuldade em descrever exatamente o que procuram ou não desejam navegar exatamente por milhares de resultados mais ou menos relacionados.
Colocando isso em um exemplo de história:
Certa vez, uma mulher passou três meses procurando um bolo de merengue que comeu em uma festa. Ela sabia exatamente como era o bolo, mas esqueceu de perguntar o nome. Então, para encontrá-lo, ela estava descrevendo o bolo para suas amigas – mas nenhuma delas sabia o nome. Colocar “bolo de merengue” na busca de imagens do Google também não ajudou muito, pois ela obteve milhares de fotos de um “bolo de merengue”.
No entanto, se ela tivesse uma foto do bolo real, o aplicativo de pesquisa reversa de imagens (como o Google Lens) poderia ajudá-la a encontrar o nome do bolo – junto com uma sugestão de onde fica a padaria mais próxima onde ela poderia comprá-lo. Não seria muito mais rápido e fácil?
Então, a pesquisa de imagens e a pesquisa reversa de imagens são a mesma coisa?
Antes de vermos como funciona a pesquisa reversa de imagens, também conhecida como pesquisa visual, e por que as empresas de e-commerce deveriam adicioná-la às suas lojas, vamos deixar uma coisa bem clara: a pesquisa visual não é a mesma coisa que a pesquisa de imagens.
Embora a pesquisa visual e a de imagens estejam relacionadas aos recursos visuais, há uma diferença crucial entre elas. Na pesquisa de imagens, as pessoas digitam a descrição de um item ou imagem que procuram e pedem ao mecanismo de pesquisa para encontrá-lo. Porém, ao usar a pesquisa visual, a descrição do texto é substituída por um tipo de imagem do referido objeto.
Então, basicamente, na pesquisa normal, as pessoas digitam palavras-chave para encontrar a imagem de um objeto e, em seguida, o navegador fornece resultados com base nos itens que acha que mais correspondem à palavra-chave. Enquanto isso, a pesquisa visual começa a partir de uma foto – o mecanismo de pesquisa a analisa e fornece uma lista de resultados mais próximos do que está no tipo original de imagem.
A pesquisa visual também é muito mais avançada do que a pesquisa normal de imagens. Você não obtém apenas uma lista de resultados que podem ou não corresponder à sua solicitação, mas também muitas informações adicionais.
Com aplicativos de pesquisa reversa de imagens, como Google Lens, pesquisa visual do Pinterest ou outros aplicativos de imagens ou plataformas de pesquisa de imagens que suportam pesquisa visual, você só precisa apontar sua câmera para um objeto, e o aplicativo lhe dirá tudo o que você precisa saber sobre ele. Por exemplo, se você apontar sua câmera para o vestido que alguém está usando, o aplicativo não apenas ajudará você a encontrar um vestido idêntico ou semelhante, mas também informará quanto custa, onde você pode comprá-lo e até ajudá-lo a escolher coisas que combinam! No entanto, o Google Lens não é a única ferramenta que pode ser usada para obter resultados de pesquisa reversa de imagens.
Obviamente, como esse método de pesquisa é mais conveniente para o cliente, a popularidade da pesquisa visual só está crescendo – 62% dos millennials preferem usar a pesquisa visual a qualquer outro método. Moda, decoração e outros setores de e-commerce também estão adotando a pesquisa visual, já que mais de 55% dos varejistas do Reino Unido a utilizam agora, com grandes marcas como Amazon, Macy’s, Ikea, ASOS e eBay adotando a tecnologia.
55%
dos varejistas do Reino Unido usam pesquisa visual (predictly.co)
Como funciona a pesquisa visual?
A pesquisa regular de imagens do Google existe há mais de 20 anos, você acredita nisso? Foi lançada em 12 de julho de 2001, depois que os desenvolvedores do Google notaram uma enorme demanda por um recurso de pesquisa de imagens (tudo porque muitas pessoas estavam digitando na barra de pesquisa suas buscas por fotos do vestido verde Versace que Jennifer Lopez usou em fevereiro de 2000 para o Grammy). Isso representou um desafio para o Google Fotos, mas nos levou onde estamos hoje – com a pesquisa de imagens do Google.
A pesquisa de imagens do Google não foi a única equipada com esse recurso neste tempo. A pesquisa de imagens do Bing e a pesquisa de imagens do Yahoo também entraram em ação tentando aproveitar ao máximo as ferramentas de pesquisa reversa de imagens para imagens de produtos. E logo não era somente algo das grandes empresas.
Como o recurso de pesquisa de imagens está conosco há muito tempo e o usamos quase o tempo todo, a maioria das pessoas sabe como ele funciona. Primeiro, você digita sua consulta de pesquisa em uma caixa de pesquisa e, em seguida, obtém uma página de resultados com (geralmente milhares) de imagens que correspondem à sua consulta. Para restringir o número de resultados, você também pode usar vários filtros de pesquisa.
A pesquisa de imagens funciona de maneira um pouco diferente, pois depende de uma combinação de visão computacional e tecnologia de machine learning, em vez de apenas palavras-chave.
A visão computacional pode ser descrita como a tecnologia que permite aos computadores “ver” a imagem. E não apenas ver, mas também entender o que está na foto e o que devem fazer com ela. Mas antes que os computadores possam reconhecer o contexto da imagem, eles precisam ser treinados para isso – e é aqui que entra o machine learning.
O machine learning visa ensinar um computador a entender o que está nas imagens usando um kit de treinamento. Primeiro, é mostrado ao algoritmo um conjunto de imagens centradas em um conceito amplo e, em seguida, as imagens ficam cada vez mais detalhadas, para que o computador possa aprender a identificar e interpretar as diferenças entre as imagens.
Para aumentar o conhecimento do seu próprio mecanismo de pesquisa visual, o Google se vinculou ao seu gráfico de conhecimento (um repositório de milhões de descrições de elementos do mundo real). Isso tornou muito mais fácil para o algoritmo “conectar os pontos” e entender o que está na imagem e como ela está relacionada a outras semelhantes.
Por que a pesquisa visual é tão popular?
Graças a um treinamento completo, o mecanismo de pesquisa Google Lens agora pode detectar mais de 15 bilhões de objetos e é usado mais de 3 bilhões de vezes por mês. Isso é bastante impressionante para uma ferramenta de pesquisa reversa de imagens, não é?
Mas o que realmente deveria chamar a atenção de todos os lojistas é que 61% dos consumidores afirmam que a pesquisa visual pode melhorar significativamente a sua experiência na loja.
Por que? A razão para isso é simples: os mecanismos de pesquisa de imagens são incrivelmente convenientes para os usuários, muito mais rápidos do que a pesquisa tradicional em sites e retornam resultados muito mais relevantes.
Com a pesquisa visual, tudo o que um comprador online precisa fazer é tirar uma foto do produto que está interessado e carregá-la – o mecanismo de pesquisa fará o resto. Não há necessidade de descobrir quais palavras-chave podem nos dar os resultados desejados, como devemos descrever o item que procuramos ou examinar milhares de imagens mais ou menos relacionadas. Uma foto e você poderá encontrar o mesmo item ou um item semelhante quase que imediatamente.
Graças à rapidez e inteligência desse método de pesquisa, a pesquisa visual é incrivelmente popular entre as gerações mais jovens, que quase não fazem nada sem seus smartphones. Especialmente os usuários do Pinterest gostam de pesquisa visual – 80% dos usuários do Pinterest começam com pesquisa visual quando fazem compras, contra 58% dos não usuários.
Para os varejistas e proprietários de e-commerce, o fato de a geração jovem favorecer a pesquisa visual é um grande motivo para investir na pesquisa visual – mas não apenas isso.
Por que as marcas deveriam pensar em implementar a pesquisa visual?
Como qualquer loja (seja de e-commerce ou física) pode concordar, os clientes estão muito exigentes hoje em dia. Quanto mais rápida e tranquila for a experiência de compra, maior será a chance de comprarem algo e voltarem à loja novamente. Mas se não for assim, eles poderão perder rapidamente o interesse.
E a baixa capacidade de atenção é um grande problema para todas as lojas de varejo e e-commerce. Como o mercado está muito competitivo, elas precisam brigar por cada segundo de atenção ou correm o risco de perder os clientes. Então é aqui que dar a eles a opção de pesquisa visual pode ser exatamente o que pode convencer os clientes a permanecer em seus sites, especialmente porque poucas marcas ainda adicionaram o plugin de pesquisa de imagens em suas lojas.
A pesquisa visual também pode aumentar as vendas, pois torna a descoberta de novos produtos o mais rápida, divertida e eficiente possível. Se os compradores conseguirem localizar rapidamente os produtos que procuram e desejam em seu site, é mais provável que eles os comprem e retornem à sua loja mais tarde.
Quais são os benefícios mais significativos de usar a pesquisa visual?
Usar a pesquisa visual no mundo do varejo e do e-commerce pode tornar a experiência de compra muito mais fácil, rápida e agradável para os clientes – e isso pode gerar alguns benefícios importantes para varejistas e lojistas. Vejamos alguns dos maiores benefícios que as marcas podem obter com a implementação de mecanismos de pesquisa visual.
Benefícios de usar a pesquisa visual
Descoberta de produtos mais rápida, fácil e divertida
Aumento de conversões
Combinando experiências de compras online e offline
Ganhar vendas nas mídias sociais
Destacando-se da multidão
1. Descoberta de produtos mais rápida, fácil e divertida
Quando se trata de descrever o item que procuram (sejam roupas, móveis ou um dispositivo eletrônico), a maioria dos clientes tem dificuldade. Quando estamos numa loja, podemos contar com um simpático vendedor para nos ajudar a encontrar o produto correto. No entanto, fica muito mais difícil encontrar algo online se não soubermos o nome real.
Mas, ao permitir que as pessoas pesquisem produtos por meio de imagens, a pesquisa visual pode melhorar tremendamente suas chances de encontrar (e comprar) o item que procuram. Em vez de examinar inúmeros resultados que podem ou não ser o que procuram, os clientes recebem apenas alguns resultados de pesquisa que correspondem à imagem original que mais adicionaram.
E o mais importante, o mecanismo de pesquisa também pode direcionar para a loja onde podem adquirir o referido item (com base na biblioteca de imagens).
2. Aumento de conversões
Quanto mais fácil for para os clientes encontrarem os itens que desejam comprar, maior será a probabilidade de comprá-los. E para as marcas, isso significa taxas de conversão e receitas muito melhores. Vejamos o grupo CCC como exemplo. Sendo a maior empresa de varejo de calçado da Europa Central, implementou a opção de pesquisa visual em 2020. Desde então, melhorou a sua taxa de conversão em 4 vezes em comparação com as pesquisas tradicionais por palavras-chave. Além disso, seu aplicativo móvel, que também possui um recurso de pesquisa visual, ultrapassou recentemente 7 milhões de downloads.
Enquanto isso, a Boohoo, uma varejista de moda, notou uma taxa de conversão de 85% para compradores que usam a pesquisa por câmera em comparação com aqueles que usam métodos de pesquisa tradicionais.
3. Combinando experiências de compras online e offline
Os clientes também esperam cada vez mais uma experiência de compra multicanal, que lhes permitirá comprar online tão facilmente como na loja – e alternar facilmente entre esses dois canais.
Usar a pesquisa visual é uma maneira pela qual as marcas podem oferecer exatamente isso aos seus clientes – por exemplo, adicionando uma opção de pesquisa visual (aplicativo de pesquisa reversa de imagens) aos seus aplicativos móveis e compatível com navegadores móveis. Dessa forma, os clientes podem pesquisar os produtos que gostam quando e onde quiserem – e localizar rapidamente qual loja online ou de varejo pode ter o item que procuram, tendo apenas uma imagem online. Com uma ferramenta de pesquisa reversa de imagens, é fácil obter recomendações próximas à imagem de origem.
4. Ganhar vendas nas redes sociais
Onde a maioria das pessoas encontra novos produtos nos tempos atuais? Nas redes sociais. Em uma pesquisa do Instagram, 60% das pessoas disseram que estão conhecendo um novo produto por meio dessa plataforma. Que tal tornar a compra da camisa nova que acabaram de ver um influenciador usando ou até mesmo adquirir o look completo com muito mais facilidade do que nunca?
A ferramenta de pesquisa visual pode escanear a imagem exata de uma influenciadora e marcar as peças de seu look, para que o usuário encontre e compre a peça para recriar o look. E eles podem até usar o aplicativo de pesquisa para encontrar roupas semelhantes às das fotos – ou combinar outros itens com elas.
5. Destacando-se na multidão
Com tantas lojas de e-commerce e a concorrência cada vez mais acirrada, destacar-se pode ser difícil. No entanto, como a pesquisa visual é uma tecnologia relativamente nova e a maioria das marcas ainda não adicionou esta funcionalidade, os primeiros a adotar esta tecnologia podem utilizá-la para atrair novos clientes.
De acordo com o Gartner, quem adotar a pesquisa visual antecipadamente verá um aumento de 40% na receita até 2022. Além disso, as marcas que utilizam a pesquisa por imagens também podem observar um aumento na satisfação e fidelização do cliente. Afinal, que cliente não gosta de uma marca que facilita as coisas para ele?
Como você pode adicionar pesquisa visual à sua loja?
Depois de ler a longa lista de benefícios potenciais da pesquisa por imagens, você provavelmente agora está interessado em saber como você mesmo pode aproveitar as vantagens dos mecanismos de pesquisa de imagens. Aqui estão algumas dicas rápidas sobre como integrar a pesquisa visual em seu site e atrair a nova geração de compradores que priorizam o visual:
1. Prepare imagens de alta qualidade
Seu primeiro passo deve ser tirar fotos de alta qualidade de seus produtos.
Os mecanismos de pesquisa favorecem fontes de imagens de alta qualidade, portanto, usar fotos desfocadas, de estoque ou não otimizadas pode prejudicar sua pontuação de SEO. Além disso, é mais provável que os clientes em potencial cliquem em imagens que mostram claramente a aparência do produto e o que podem esperar dele.
Você também deve certificar-se de ter adicionado várias imagens para seus produtos, mostrando eles de diferentes ângulos. Por que? Porque as fotos que seus clientes tiram podem ser de ângulos diferentes – por exemplo, de trás.
2. Otimize todas as suas fotos
Ao trabalhar em suas fotos, fique de olho no tamanho delas. Quando uma imagem de origem é muito grande, leva muito tempo (e largura de banda) para carregar. E isso obviamente afetará negativamente a experiência do usuário. Além disso, isso prejudicará suas classificações de pesquisa a longo prazo, portanto, alterar o tamanho da imagem é crucial.
Com o plugin de compactação de imagem certo, você pode reduzir o tamanho do arquivo (até mesmo as maiores imagens) enquanto mantém a qualidade – fazendo com que seus arquivos carreguem muito mais rápido e ocupando muito menos espaço no servidor. Depois de enviar os tipos de arquivo, você também deve verificar a aparência do seu site e das imagens em dispositivos móveis – muitos usuários de smartphones podem abandonar sua loja se ela carregar muito lentamente ou se as fotos não parecerem corretas em seus dispositivos. Tente também pesquisar imagens em navegadores móveis. E com a maioria das pessoas preferindo usar seus smartphones em vez de desktops, você não pode se dar ao luxo de negligenciar sua loja no modo mobile.
3. Certifique-se de nomear suas imagens corretamente
Além das próprias imagens, os bots dos mecanismos de pesquisa também verificarão os nomes dos arquivos de imagem. Para facilitar a classificação da sua imagem, cada imagem deve ter uma breve descrição, um texto alternativo e um nome exclusivo e relevante que descreva o conteúdo da imagem. Dessa forma, mesmo que o bot não consiga reconhecer o que sua imagem contém, ele pode consultar o nome do arquivo e o texto alternativo para categorizar a imagem.
Usar palavras-chave no título e na descrição também ajudará os rastreadores a entender melhor sua imagem e fazer com que ela apareça nos resultados de pesquisa corretos. Porém, não adicione muitas palavras-chave ao nome – o mecanismo de pesquisa pode confundir seu conteúdo com spam.
4. Adicione imagens ao seu mapa do site
Depois de ter as imagens do seu produto (totalmente otimizadas e nomeadas), você pode adicioná-las ao mapa do site para facilitar a varredura dos mecanismos de pesquisa visual. Organizá-las, por exemplo por URL, também tornará mais fácil para o mecanismo de pesquisa encontrar a imagem correta.
Um mapa do site de imagens detalhado fornecerá aos rastreadores do Google mais informações sobre as fotos – e aumentará suas chances de aparecerem nas pesquisas.
5. Sempre adicione uma legenda
Além do nome da imagem e do texto alternativo, uma legenda (um pequeno texto abaixo de uma imagem que descreve a imagem) também pode ajudar o mecanismo de pesquisa a entender o que há em uma imagem. Isso também pode ser usado para descrever seu produto ou a ação na imagem, adicionando contexto à sua imagem, o que ajudará seu público, os algoritmos de visão e o mecanismo de pesquisa a entender as imagens melhor.
Checklist de pesquisa visual
Prepare imagens de alta qualidade
Otimize todas as suas fotos
Nomeie suas imagens corretamente
Adicione imagens ao seu mapa de site
Sempre adicione uma legenda
Conclusão
No mundo em constante evolução do e-commerce, acompanhar as últimas tendências de marketing é uma questão de sobrevivência. Apesar de serem relativamente novos no mercado, os mecanismos de pesquisa reversa de imagens estão ganhando popularidade e em breve a maioria das lojas os oferecerá. A pesquisa de imagens do Google não é mais suficiente. O Google Lens é ótimo, mas não é a única solução disponível e, como um criador de conteúdo ou editor de imagens inovador, você deseja oferecer a seus clientes a oportunidade de usar a fonte original de ferramentas de pesquisa reversa de imagens incorporadas em seu negócio.
Então, por que esperar para adicionar uma pesquisa visual à sua marca quando você pode colher os benefícios de ser um dos primeiros a adotar a tecnologia?
Perguntas frequentes
O que a pesquisa de imagens faz?
A pesquisa de imagens é uma ferramenta que permite aos clientes encontrar produtos de forma mais rápida e fácil. Pode ajudar a melhorar a experiência do cliente, aumentar as vendas e as conversões e proporcionar uma vantagem competitiva sobre outras empresas de e-commerce. Com a solução certa de pesquisa de imagens, você pode tornar mais fácil para seus clientes encontrarem os produtos de que precisam. E com recursos extras avançados, como opções para navegar pelas imagens por tamanho, usar a pesquisa reversa e mais soluções de tecnologia de identificação de imagens, você pode simplesmente se destacar na multidão de empresas de e-commerce comuns.
Por que devo implementar a pesquisa visual no meu negócio de e-commerce?
Uma pesquisa visual é uma ferramenta essencial para qualquer negócio de e-commerce. Ela permite que os clientes encontrem produtos com mais rapidez e facilidade e pode ajudá-lo a aumentar as vendas e as conversões. Tendo isso em mente, aqui estão alguns motivos pelos quais você deve considerar a implementação da pesquisa de imagens em seu site de e-commerce:
- Os recursos de pesquisa reversa de imagens podem ajudar a melhorar a experiência e a satisfação do cliente
- A funcionalidade de pesquisa reversa de imagens pode aumentar as vendas e conversões quando uma simples imagem do Google não é suficiente
- O processo de pesquisa reversa de imagens pode ajudá-lo a competir melhor com outras empresas de e-commerce – quando você pode oferecer algo que reflita cada imagem perfeita de seus clientes por meio de opções de pesquisa de imagens, você dá à sua loja uma chance de se destacar
A pesquisa visual é necessária para o meu negócio?
Nem toda empresa precisa de mecanismos de pesquisa visual. Se você tem um pequeno site de e-commerce com apenas alguns produtos, uma pesquisa de imagens pode não ser necessária – você pode simplesmente pedir a seus clientes que lhe enviem um URL de imagem ou um conjunto de fotos do Google e você os ajudará. No entanto, se você tiver um grande site de e-commerce com centenas ou até milhares de produtos e uma enorme biblioteca de fotos com conteúdo visual, a pesquisa de imagens pode ser extremamente útil para seus clientes. Fornecer a eles uma barra de pesquisa poderosa e ferramentas de reversão de imagem que eles podem usar para pesquisar por imagem pode aumentar seus resultados rapidamente.
Barbora faz mágica com as palavras na Luigi's Box como especialista em marketing de produto. Ela começou a escrever enquanto estudava na universidade como voluntária de várias associações cívicas. Além de fazer parte da equipe de marketing da Luigi's Box, ela co-organiza a conferência TEDxBratislava, onde cuida do marketing e relações públicas.
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