- Introdução
- O que é filtragem facetada?
- Definição de filtragem facetada
- Diferença entre pesquisa facetada e filtros
- Benefícios de usar filtragem para descoberta de produtos
- Casos de uso para filtros facetados
- Como usar filtros facetados em seu negócio
- Como integrar filtros facetados ao seu site
- Como configurar filtros facetados para corresponder à sua marca
- O que a filtragem facetada deve conter?
- Como escolher uma solução de pesquisa facetada
- 1. Fique com o sistema de filtragem padrão
- 2. Solicite filtros de mecanismo de pesquisa personalizados
- 3. Use um provedor de soluções terceirizado
- Conclusão
- Perguntas frequentes
Introdução
Em uma era de concorrência acirrada no e-commerce, oferecer aos seus clientes uma experiência de compra tranquila e fácil de usar é mais importante do que nunca. De forma simples e direta – se as pessoas não conseguirem encontrar facilmente o que procuram em seu site de e-commerce, não pensarão duas vezes antes de procurar outro lugar. As empresas online devem fornecer uma pesquisa que possa orientar os clientes exatamente para o produto de que precisam, ao mesmo tempo que mantém o engajamento com o usuário alto.
Embora isso possa ser uma coisa muito difícil de fazer para uma pesquisa regular baseada em palavras-chave, que tal usar a filtragem facetada em sua loja?
É um recurso que você deve usar em 2022, pois facetas relevantes podem ajudar seus clientes a encontrar os produtos que procuram de forma mais rápida e fácil. Seus compradores podem obter rapidamente os itens que desejam, aumentando a satisfação, o engajamento do usuário e a receita.
No entanto, de acordo com a Baymard, apenas 43% dos principais sites de e-commerce oferecem todos os cinco tipos de filtros que eles consideram essenciais.
Neste post, discutiremos o que é uma faceta de pesquisa e como ela pode melhorar sua experiência de pesquisa e o engajamento com o usuário. Também daremos dicas sobre como utilizar o recurso em sua loja de e-commerce para que você possa alcançar os KPIs de seu negócio. Vamos começar!
O que é filtragem facetada?
A filtragem facetada é uma técnica de pesquisa em que os usuários refinam os resultados aplicando filtros com base em atributos ou categorias específicas dos itens, como tamanho, cor ou marca.
Definição de filtragem facetada
Lembra quando usamos uma lista telefônica para encontrar o número de telefone da empresa que precisávamos entrar em contato? Às vezes, era como procurar uma agulha num palheiro. Bem, procurar um item que queremos comprar usando a pesquisa no site regular pode parecer bastante semelhante, especialmente se a loja tiver um vasto catálogo de produtos. É verdade, a maioria dos mecanismos de pesquisa tem filtros básicos e integrados por meio dos quais os usuários podem diminuir o número de resultados de pesquisa, mas eles ainda funcionam apenas em torno de categorias amplas – por exemplo, localização da loja ou nome da marca. E isso não oferece exatamente uma experiência de compra online espetacular e nem ajuda os compradores a combinar sua intenção de pesquisa com o item ideal.
A boa notícia é que agora você pode encontrar muitas ferramentas de pesquisa que são muito mais sofisticadas para ajudar seus usuários a encontrar as informações que desejam e eliminar ou minimizar as taxas de rejeição. A filtragem facetada ou navegação facetada é uma dessas ferramentas.
A pesquisa facetada permite refinar e filtrar o número de resultados da pesquisa escolhendo um, três ou vários critérios ou facetas do item. O mecanismo de pesquisa faz isso usando atributos do produto de metadados que você definiu (chamados de faceta de pesquisa) e, em seguida, combinando eles com os termos de pesquisa e filtros escolhidos pelo usuário.
Ao contrário das pesquisas regulares, onde você só pode empregar um filtro por vez, a pesquisa facetada permite que os usuários especifiquem várias características do produto simultaneamente.
Diferença entre pesquisa facetada e filtros
Antes de explicarmos como a pesquisa facetada funciona em detalhes, há uma coisa que precisamos esclarecer: uma faceta de pesquisa e um filtro não são a mesma coisa, embora tenham uma função muito semelhante.
Tanto os filtros quanto as facetas ajudam os usuários a filtrar suas pesquisas, especialmente se houver muitos resultados para o que o usuário está procurando. A diferença é que os filtros funcionam mais como categorias gerais que ajudam os compradores a escolher o tipo de produto em que estão interessados (como “Roupas femininas”). As facetas, por sua vez, são usadas como critérios que os compradores podem usar para encontrar um item com características específicas (como cor ou tamanho).
Basicamente, os filtros estão relacionados a categorias amplas e gerais, enquanto as facetas descrevem os detalhes de um item. Outra diferença é que, embora você possa escolher apenas um filtro por vez, você pode escolher quantas facetas forem necessárias para restringir os resultados da pesquisa – e durante uma pesquisa. Tudo isso torna a pesquisa facetada muito mais conveniente para compradores regulares – especialmente aqueles que não desejam navegar por diversas páginas com uma ampla variedade de produtos.
Benefícios de usar filtragem para descoberta de produtos
Afinal, quem tem tempo e paciência para conferir todos os 9.000 pares de sapatos ou 15.000 tipos de smartphones? Na verdade, há uma chance muito maior de que um cliente cansado e sobrecarregado simplesmente desista de encontrar o par de sapatos que precisa para a festa de casamento e abandone o carrinho de compras.
Mas se a faceta de pesquisa dentro do seu navegador puder orientá-los exatamente para aquele par de sapatos que atende a todos os requisitos do comprador, suas chances de convencer ele a fazer a compra irá aumentar tremendamente – e esse é um dos benefícios mais significativos do uso do recurso de filtragem facetada.
Mas não é o único:
- Os usuários podem filtrar itens com base em qualidades específicas para eliminar itens irrelevantes da lista. Por exemplo, se procuram um casaco de lã, não faz muito sentido mostrar os resultados para algodão ou poliéster.
- Os clientes não precisam de múltiplas pesquisas para encontrar itens que correspondam às características desejadas – eles podem adicionar quantas facetas desejarem no mecanismo de pesquisa.
- Uma interface de pesquisa facetada pode ajudar a mostrar a variedade de opções disponíveis em seu catálogo de produtos e incentivar os clientes a navegar em sua oferta.
- A filtragem facetada também pode evitar sobrecarregar o cliente, pois pode filtrar os resultados da pesquisa para chegar aos produtos mais relevantes e não ter que procurar centenas deles.
Quais são os resultados gerais? Satisfação muito maior do cliente, pois eles sabem que o mecanismo de pesquisa os ajudará a encontrar o que desejam comprar sem perder tempo – o que se traduz diretamente em melhores taxas de conversão para você. Esse tipo de pesquisa pode funcionar especialmente bem em dispositivos móveis.
Em vez de forçar seus usuários a alterar suas consultas de pesquisa várias vezes por meio do teclado na tela, que não é exatamente conveniente, eles podem simplesmente tocar nos filtros e escolher aqueles que atendem às suas necessidades. Como 79% dos usuários de smartphones fizeram compras online através dos seus dispositivos móveis nos últimos seis meses, não aproveitar esta oportunidade seria um grande erro.
Casos de uso para filtros facetados
Agora, vejamos um exemplo um pouco mais prático de como funciona a pesquisa facetada.
Recentemente, procurei em um grande marketplace online um colete para uma viagem nas montanhas. Houve milhares de resultados para as palavras-chave. Mas aí veio o assistente de pesquisa com filtragem facetada:
- Você quer um colete completamente novo ou pode ser usado? Ou você aceitaria comprar um produto novo, mas de segunda, vendido pela metade do preço?
- Qual o tamanho que você está procurando?
- Onde o colete deve ser produzido?
- Qual cor, material externo e material interno você deseja?
- Você gostaria de um colete curto ou médio?
- Você está procurando um colete esportivo ou algo mais elegante?
Parecia que eu estava olhando uma loja com um vendedor experiente, em vez de apenas um mecanismo de pesquisa normal, certo? O marketplace pode ter milhares de itens vindos de centenas de lojas, mas graças a um mecanismo inteligente de filtragem facetada, pude restringir os resultados a algumas lojas com o tipo de colete que procurava. Exatamente como quando você descreve um item que deseja comprar para um assistente de compras, e ele o orienta até o produto que mais corresponde à sua descrição – e pode até dizer se esse colete está com desconto no momento.
Como usar filtros facetados em seu negócio
O objetivo principal de usar a navegação facetada em sua loja é melhorar a experiência de compra online de seus clientes, permitindo localizar o tipo de produto de seu interesse em questão de segundos. Mas se você deseja que a pesquisa facetada funcione conforme planejado e encante seus clientes, em vez de incomodá-los, há algumas coisas que você precisa saber antes de adicionar os filtros facetados ao seu mecanismo de pesquisa.
Como integrar filtros facetados ao seu site
Para que os filtros facetados funcionem, eles precisam de dados – tanto quanto possível (e relevantes). Portanto, antes de começar a criar e adicionar facetas ao seu mecanismo de pesquisa, primeiro você precisa observar os produtos que oferece e considerar quais qualidades seus clientes provavelmente procuram ao navegar em seus produtos.
A análise de pesquisa é uma ótima maneira de fazer isso. Ao rastrear palavras-chave e métricas, você pode aprender como os usuários interagem com seu conteúdo e quais facetas podem ser adicionadas para melhor atender às suas necessidades. Por exemplo, os compradores podem achar que aspectos como tamanho da tela, câmera, capacidade da bateria e assim por diante são úteis ao procurar um novo smartphone. Mas em categorias como roupas e sapatos, é muito mais provável que eles se interessem pela cor, tamanho, material ou se o produto é feito de forma ética.
As ferramentas de pesquisa avançada do mecanismo de pesquisa facetada também podem dizer muito sobre o que seus clientes estão procurando. A usar a análise de pesquisa, você descobre como seus clientes usam seu mecanismo de pesquisa e, em seguida, você pode otimizar as facetas para aumentar a relevância da pesquisa e corresponder ainda mais à intenção do usuário.
Como configurar filtros facetados para corresponder à sua marca
O que é ainda melhor na pesquisa facetada é que você pode personalizar as facetas para refletir sua marca e os produtos que você vende e até mesmo incentivar seus clientes a olharem os itens promovidos.
À medida que o usuário navega em seu site e seleciona facetas, ele pode ver as opções de sua loja. Dessa forma, as facetas podem chamar a atenção dos usuários para marcas, estilos, tamanhos e outros atributos que de outra forma não teriam visto – e convencê-los a procurar outros produtos utilizando o novo conhecimento adquirido.
Um bom exemplo aqui é a criação de filtros facetados temáticos adequados à sua marca. Nesta seção, você agrupa produtos que atendem a determinados critérios ou se enquadram em situações específicas – “Roupas de Natal”, “Verão na praia” e assim por diante. Eles funcionam igualmente bem para pessoas que sabem exatamente o que querem e para navegadores mais tranquilos que estão apenas começando a olhar e procurando um tema que combine com eles. Ao escolher um dos filtros temáticos, os compradores podem encontrar rapidamente todos os itens que correspondem à categoria escolhida – e, por exemplo, criar seu conjunto de skin care para viagens a partir dos itens da categoria de produtos “Itens essenciais para viagens”.
O que a filtragem facetada deve conter?
Depois de anotar quais facetas seriam mais úteis para seus clientes e organizá-las em categorias, é hora de cuidar de mais algumas questões técnicas. Como a filtragem facetada depende dos atributos do produto e dos filtros que você configura em sua loja para ajudar seus clientes a encontrar o que precisam, você precisa se esforçar mais para criar e configurar os filtros.
Primeiro, o que você deve adicionar ao aspecto de filtragem para que funcione corretamente?
- Nome do filtro
- Tipo de filtro
- A qual categoria de produto o filtro pertence (para que seja exibido apenas com categorias relevantes)
- Como você mostrará as opções de filtro se tiver um grande número delas (todas de uma vez ou talvez como um menu de rolagem)
- Haverá uma opção de “redefinir” onde seus usuários poderão desmarcar todos os valores e começar do início para permitir que os clientes voltem para o começo
- A quantidade de produtos que estarão disponíveis após cada valor
Outra coisa a considerar é onde exatamente você exibirá a barra de pesquisa de filtragem – na parte superior do site ou talvez no lado esquerdo da tela. A parte superior do site pode ser mais conveniente para alguns visitantes, mas aqui você precisa ter certeza de que o menu não desaparece mesmo quando o cursor do mouse se move. Enquanto isso, a barra lateral vertical oferece muito mais espaço para filtros e também é onde muitos usuários procuram opções de pesquisa, por isso pode ser um local mais intuitivo para fornecer opções de facetas.
Como escolher uma solução de pesquisa facetada
O recurso de filtragem facetada pode parecer algo que sua marca de e-commerce e o cliente podem achar útil. Mas não é muito difícil de configurar? Especialmente se você tiver cerca de 5.000 produtos? Então, talvez fosse melhor permanecer no seu mecanismo de pesquisa padrão? Ou talvez exista uma aplicação para adicionar pesquisa facetada à sua loja?
Vejamos as três opções principais que você tem aqui:
1. Fique com o sistema de filtragem padrão
Ao observar a quantidade de trabalho que você pode ter que fazer ao otimizar sua loja para filtragem facetada, você pode decidir que é melhor manter seus filtros simples e regulares. E se você não tem centenas de produtos em sua loja, talvez não precise da filtragem facetada agora.
Porém, quanto mais produtos você vende, mais importante seria oferecer aos seus clientes uma maneira fácil de fazer pesquisas da maneira que desejam, por meio de filtros facetados. Além disso, apesar do trabalho envolvido, usar a pesquisa facetada é uma ótima maneira de aumentar suas vendas, já que 39% dos compradores são influenciados por uma pesquisa relevante – e as facetas têm tudo a ver com relevância.
Em comparação com os mecanismos de pesquisa normais, a pesquisa facetada pode ser adaptada para corresponder à sua marca e permitir que os seus clientes personalizem as suas pesquisas para atender às suas necessidades. Aqui é mais um ponto que pode fazer você aumentar as vendas, já que 48% dos consumidores gastam mais quando a experiência do usuário é personalizada.
2. Solicite filtros de mecanismo de pesquisa personalizados
A segunda opção é pedir a uma empresa de desenvolvimento que crie os filtros facetados para sua marca e depois integre eles à sua loja. Como benefício, você pode pedir à empresa de desenvolvimento que adapte os filtros, a navegação e outros recursos de pesquisa à sua marca, sem ter que fazer o trabalho técnico sozinho. Se você tem milhares de produtos em sua loja ou precisa de recursos específicos em seu mecanismo de pesquisa, vale a pena conferir esta opção.
No entanto, você deve estar ciente de que um mecanismo de pesquisa facetada personalizado custará bastante, dependendo do número de filtros e outros recursos que você precisa adicionar.
3. Use um provedor de soluções terceirizado
Para aqueles que desejam se beneficiar da pesquisa facetada, mas não querem pagar um desenvolvedor para definir os filtros, seria melhor usar uma aplicação terceirizada de mecanismo de pesquisa. Embora você ainda precise se esforçar para organizar os atributos do produto em filtros e categorias, é muito mais fácil fazer isso com um mecanismo de pesquisa de produtos dedicado, pois você já tem todas as ferramentas e recursos dentro da aplicação; você só precisa configurá-la para atender às suas necessidades.
Além do mais, em soluções como a Luigi’s Box, você pode encontrar muito mais recursos do que apenas para otimizar seu mecanismo de pesquisa com facetas – integrações, recomendações de produtos, análises de lojas, filtros dinâmicos e muito mais estão prontos para serem usados. A Luigi’s Box também é alimentada por uma inteligência artificial que fica cada vez mais inteligente com o tempo – quanto mais interage com os clientes, melhores recomendações de produtos pode fornecer.
Antes de adquirir um plano pago, você também pode utilizar a versão de teste da plataforma de mecanismo de pesquisa para garantir que ela funcione conforme necessário. Você obtém quase todos os benefícios de uma caixa de pesquisa personalizada por uma fração do custo de trabalhar com um desenvolvedor.
Como decidir qual plataforma de pesquisa facetada entre muitas seria a melhor para você? Aqui estão algumas perguntas que você pode fazer a si mesmo para descobrir:
- Quais são suas principais necessidades e objetivos comerciais para o novo mecanismo de pesquisa?
- Que tipo de dados você precisa pesquisar? Qual é o tamanho do seu conjunto de dados?
- Quão intuitiva é a interface do usuário? Quão fácil seria para os usuários filtrarem suas pesquisas por diferentes aspectos usando essas aplicações?
- Qual é o seu orçamento? A faixa de preços de diferentes soluções de pesquisa facetada pode ser bastante ampla, dependendo dos recursos que elas possuem, então você precisa comparar cuidadosamente os preços para encontrar a aplicação que se encaixe em seu orçamento.
- Quais recursos avançados cada plataforma possui (por exemplo, pesquisa avançada, inteligência artificial, recomendações de produtos ou processamento de linguagem natural).
- A interface de pesquisa facetada também funciona perfeitamente em dispositivos móveis?
- Opções de personalização: as opções de facetas podem ser personalizadas para atender às necessidades específicas do seu negócio?
Depois de considerar esses fatores, você poderá filtrar suas opções e escolher a melhor solução de pesquisa facetada para sua empresa.
Conclusão
Ter um simples campo de entrada como opção de pesquisa não é suficiente para fornecer aos seus clientes uma excelente experiência de compra online – especialmente porque eles raramente sabem exatamente o que procuram. E mostrar uma grande variedade de sapatos ou produtos de maquiagem que correspondem mais ou menos às suas consultas de pesquisa provavelmente só os assustará.
Se você deseja melhorar a experiência do usuário em sua loja, a navegação facetada é uma das melhores coisas que você pode usar para esse objetivo. As facetas permitem que os compradores personalizem sua pesquisa e filtrem efetivamente o número de produtos que eles terão que escolher até encontrarem a combinação ideal.
E quanto mais fácil for encontrar o produto que o cliente deseja, maior será a chance de ele clicar no botão “Comprar”. Então, por que não oferecer aos seus clientes um assistente de compras pessoal e disponível 24 horas por meio da pesquisa facetada?
Perguntas frequentes
O que é um filtro facetado?
Um filtro facetado é uma ferramenta de mecanismo de pesquisa que permite aos usuários ver apenas filtros relevantes para sua consulta de pesquisa e refinar os resultados da pesquisa aplicando vários filtros detalhados. Dessa forma, o mecanismo de pesquisa pode combinar a intenção do usuário com o produto correto com muito mais rapidez – e com muito menos cliques da parte dele.
Qual é a diferença entre pesquisa facetada e filtragem facetada?
Os filtros funcionam como categorias gerais que você pode escolher enquanto navega na loja, como “Acessórios” ou “Roupas femininas”. Enquanto isso, uma pesquisa facetada usa atributos do produto para ajudar o cliente a encontrar a melhor combinação – tamanho, cor e comprimento da manga são exemplos de facetas. Uma pesquisa facetada também garante que apenas filtros relevantes sejam mostrados em cada resultado da pesquisa, enquanto os filtros são os mesmos, independentemente do que você pesquisou.
Como começar a usar filtros facetados?
A maneira mais rápida é usar um mecanismo de pesquisa terceirizado que permitirá que as empresas online adicionem rapidamente os filtros às suas lojas e os configurem para oferecer aos seus clientes uma experiência de compra online tranquila. Mas antes disso, você precisa gastar um pouco de tempo aprendendo quais facetas seriam mais benéficas para seus clientes – caso contrário, eles podem acabar nem usando elas.
Qual é o melhor fornecedor de filtros facetados?
Você pode experimentar a Luigi Box, pois é um dos mecanismos de pesquisa para e-commerce mais populares para empresas online. Além do recurso de pesquisa facetada, você também pode encontrar um preenchimento automático com recurso de correção de erros de digitação, uma caixa de recomendação de produtos, análises abrangentes e mais algumas ferramentas valiosas que podem ajudá-lo a expandir ainda mais seu negócio de e-commerce, minimizar as taxas de rejeição e alcançar os KPIs do seu negócio. Tudo feito para melhoria contínua!
Barbora faz mágica com as palavras na Luigi's Box como especialista em marketing de produto. Ela começou a escrever enquanto estudava na universidade como voluntária de várias associações cívicas. Além de fazer parte da equipe de marketing da Luigi's Box, ela co-organiza a conferência TEDxBratislava, onde cuida do marketing e relações públicas.
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