- O que é uma pesquisa para e-commerce e como ela funciona?
- Por que a pesquisa é importante para empresas de e-commerce?
- Experiência do usuário aprimorada
- Melhores taxas de vendas e de conversão
- Um melhor entendimento dos clientes
- Maior vantagem competitiva
- 15 práticas recomendadas de pesquisa em e-commerce
- 1. Visibilidade
- 2. Preenchimento automático
- 3. Sugestões
- 4. Erros de digitação
- 5. Gírias e sinônimos
- 6. Entendimento da consulta
- 7. Paginação
- 8. Classificação e relevância do produto
- 9. Velocidade
- 10. Processamento de idiomas
- 11. Searchandising
- 12. Analytics
- 13. Filtros dinâmicos
- 14. Recomendações de produtos
- 15. Teste A/B
- Conclusão
- Perguntas frequentes
Quando foi a última vez que você analisou o desempenho da pesquisa do seu site de e-commerce?
Para muitos, a resposta é “nunca fizemos isso!”. E isso é compreensível – algo tão pequeno quanto uma caixa de pesquisa tende a ser negligenciado. Geralmente o foco está em preocupações mais significativas e aparentes, como: qual ROI estamos obtendo em nossos anúncios do Google?
Porém, assim como outras áreas da sua loja virtual, sua ferramenta de pesquisa também deve receber manutenções e ajustes para melhorar. Ao prestar atenção à sua pesquisa, você pode garantir os melhores resultados de pesquisa para cada termo de pesquisa que seus visitantes inserirem na caixa.
Os números não mentem quando dizem que os usuários da pesquisa no site têm 70% mais chances de comprar na sua loja virtual do que os usuários que estão apenas navegando. Portanto, prestar atenção à pesquisa e à otimização da pesquisa valerá a pena.
Outra coisa que pode te ajudar muito é conhecer as melhores práticas de pesquisa para sites de e-commerce e se inspirar. Vamos chegar neste ponto, mas primeiro vamos fazer uma breve recapitulação de como a pesquisa de e-commerce funciona e por que o processo de pesquisa é tão importante para todos os negócios com e-commerce.
O que é uma pesquisa para e-commerce e como ela funciona?
A pesquisa de e-commerce é uma parte importante para as empresas de e-commerce porque ajuda os clientes a encontrar os produtos que procuram com rapidez e facilidade, o que aumenta as chances de um cliente fazer uma compra. Além disso, ter uma boa função de pesquisa de produtos pode ajudar a melhorar a experiência geral de compra e atrair e reter clientes. A pesquisa no e-commerce geralmente funciona usando um mecanismo de pesquisa projetado especificamente para o site de e-commerce. Quando um cliente realiza uma pesquisa, o mecanismo de pesquisa usa algoritmos para determinar os resultados mais relevantes com base na consulta de pesquisa.
As soluções avançadas de pesquisa para e-commerce geralmente são alimentadas por IA e incluem recursos que aprimoram os recursos de pesquisa de várias maneiras. Por exemplo, elas podem processar erros ortográficos e de digitação comuns e descobrir o produto exato que o usuário pretendia pesquisar. Elas podem lidar com consultas de pesquisa complexas, influenciar o processo de compra priorizando determinados produtos, ajudá-lo a promover produtos específicos ou lidar com diferentes idiomas, entre muitas outras funcionalidades.
Por que a pesquisa é importante para empresas de e-commerce?
Uma pesquisa inteligente traz vários benefícios para as empresas de e-commerce e para o visitante comum:
Experiência do usuário aprimorada
Uma boa função de pesquisa pode tornar mais fácil para os clientes encontrarem os produtos que procuram, o que pode melhorar sua experiência geral no site. Uma boa pesquisa facetada pode lidar com todos os tipos de pesquisa, seja pesquisa de tipo de produto, pesquisa de documento ou até mesmo pesquisa por voz. A pesquisa que pode processar consultas com mais rapidez, fornecer recomendações pessoais e sugestões de produtos relevantes pode garantir que seus visitantes tenham mais chances de retornar e comprar de você novamente.
Melhores taxas de vendas e de conversão
Quando os clientes podem encontrar facilmente os produtos que procuram, isso aumenta as chances de fazerem uma compra, o que pode beneficiar o negócio. Uma funcionalidade importante que pode influenciar a compra é a classificação de pesquisa, que combina palavras-chave relevantes com os produtos mais relevantes para aumentar suas chances de conseguir uma venda mais rapidamente. A classificação usa dados de navegação dos clientes para determinar suas preferências e influenciar o processo de compra, escolhendo quais produtos mostrar primeiro.
Um melhor entendimento dos clientes
Uma boa solução de pesquisa pode ajudá-lo a entender o comportamento de compra do seu cliente e também atrair mais clientes para o site, o que pode levar ao aumento das vendas e da receita. Isso é possível graças à análise da pesquisa, que deve fazer parte de todas as boas soluções de pesquisa e descoberta. Ela pode mostrar dados de pesquisa exatos para cada palavra-chave popular, revelar as palavras de pesquisa mais comuns e ajudá-lo a entender seus pontos fortes e fracos, entre muitos outros dados úteis.
Maior vantagem competitiva
Os mecanismos de pesquisa usam algoritmos para determinar a relevância e a qualidade do conteúdo de um site, o que sinaliza que o site está fornecendo informações valiosas e relevantes para seus usuários e melhora a posição do site na página de resultados de mecanismos de pesquisa. Os compradores poderão encontrar sua loja virtual mais rapidamente e, com a descoberta aprimorada de produtos graças à pesquisa, você poderá ficar à frente de seus concorrentes. Depois que seus clientes descobrirem que podem confiar em você para suas necessidades de compras, eles estarão menos propensos a procurar produtos em outros lugares.
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15 práticas recomendadas de pesquisa em e-commerce
A busca por um produto em um site de e-commerce é uma das ações mais comuns realizadas pelos usuários. É também uma das mais importantes, pois os ajuda a encontrar o que procuram e a tomar uma decisão de compra.
Mas como você garante que a experiência de seus clientes seja a melhor possível? Sem mais delongas, aqui está uma checklist com 15 pontos que o ajudará a determinar o quão boa está a pesquisa do seu site.
1. Visibilidade
Sua barra de pesquisa está visível? Os clientes podem vê-la imediatamente? Está em todo o site? O importante aqui é tornar a barra de pesquisa instantaneamente utilizável, portanto, não a esconda atrás de um ícone de pesquisa.
Fazer isso significa que você está perdendo de 30 a 40% do tráfego que poderia ir para a pesquisa e agora acaba usando a navegação, criando um pior desempenho e uma pior experiência ao usuário. Em vez disso, reduza os erros indesejados na experiência de pesquisa e ajude os clientes a encontrar imediatamente o que procuram em seu site.
A visibilidade pode ser melhorada ainda mais com um ótimo recurso chamado vitrine de preenchimento automático. Esse recurso pode chamar a atenção para a barra de pesquisa e pode servir como um guia de pesquisa visual. Uma animação simples mostra vários tipos de consultas de pesquisa sendo digitadas no campo de pesquisa. Pode incluir qualquer coisa, desde palavras-chave simples até consultas complexas. O recurso também fornece exemplos de sua seleção de produtos, o que pode dar a seus clientes uma ideia sobre a gama de produtos que você oferece. Embora os compradores mais jovens possam notar a barra de pesquisa mesmo sem esse recurso, isso pode ser muito útil para atrair a atenção de pessoas mais velhas que podem não estar familiarizadas com a UX de pesquisa de e-commerce padrão.
2. Preenchimento automático
Antes de existir a vitrine de preenchimento automático, havia o preenchimento automático. Os recursos de preenchimento automático na pesquisa evitam pesquisas abandonadas e melhoram o tempo médio e a velocidade de qualquer pesquisa. Quando um cliente começa a escrever uma consulta de pesquisa, ele precisa concluí-la e pressionar “Enter” para obter os resultados, ou você fornece sugestões de preenchimento automático enquanto eles digitam? Embora a maioria das pessoas não diriam que espera receber essas sugestões, elas estão acostumadas com a pesquisa preditiva.
Esse recurso de pesquisa não apenas acelera o processo de pesquisa, mas também permite sugerir, por exemplo, seus cinco best-sellers dentro de uma categoria exatamente quando você quer exibi-los – quando um cliente está procurando comprar e tomar decisões de compra.
Além disso, considere o seguinte: mencionamos acima que os usuários de pesquisa no site têm 70% mais chances de comprar do que os usuários da navegação. Se pensarmos apenas na pesquisa, o preenchimento automático oferece um aumento de duas vezes na taxa de conversão do que as barras de pesquisa sem ele. Quanto de impacto isso pode ter?
3. Sugestões
Se sua caixa de pesquisa oferece sugestões de produtos, quais são? Apenas frases? Ou apenas produtos? O campo de pesquisa de qualidade deve sugerir produtos junto com suas fotos em miniatura, categorias de produtos e marcas que você oferece, assim como as consultas em alta. Se suas sugestões fornecerem elementos e informações úteis, conforme os mencionado acima, elas podem melhorar ainda mais a experiência de compra e convencer seus clientes a comprar.
Uma boa sugestão também melhora as decisões de compra de outra maneira – dá a seus clientes uma visão geral de sua seleção de produtos. Isso significa que, mesmo que sua intenção de compra original seja diferente, eles serão apresentados a uma ampla variedade de produtos relevantes, o que aumenta ainda mais a chance de descoberta de um novo produto.
Um bom preenchimento automático deve exibir os produtos mais relevantes primeiro. Ficou com vontade de experimentar como o campo de pesquisa pode e deve funcionar? Experimente em nossa demonstração. Lembre-se sempre de que as sugestões de consulta e de preenchimento automático são ferramentas poderosas para melhorar a experiência do usuário e aumentar a taxa média de conversão.
4. Erros de digitação
Aqui está uma tarefa para você: vá até sua loja online e finja que é um cliente. Tente procurar um produto com erros de digitação feitos intencionalmente – algo como iphhone ou camsieta masculina.
Você acha o que está procurando? Se não acha, ou se você obtiver zero resultados para a consulta, estará perdendo de 10 a 20% das pesquisas reais dos clientes. Para piorar ainda mais as coisas, a taxa de abandono da loja online é superior a 50% para pesquisas sem resultados.
É por isso que você deve procurar soluções de pesquisa que não se concentrem apenas em correspondências exatas, mas também ofereçam recursos de pesquisa de correção e tolerância a erros de digitação. Erros de digitação são simplesmente inevitáveis, e até mesmo os mais confiantes digitadores no teclado acabarão cometendo um erro. Isso influencia negativamente no processo de compra se você não estiver usando a solução certa, pois seus visitantes simplesmente não obterão resultados e podem sair do site ao concluir que você simplesmente não está oferecendo o que eles procuram, mesmo que isso possa não ser verdade.
5. Gírias e sinônimos
Da mesma forma que o anterior, só que desta vez, pense nos sinônimos ou gírias ao invés de erros de digitação. Que tal um casaco em vez de um moletom? Touca em vez de gorro? Ou tela em vez de monitor? As palavras-chave sinônimas desempenham um papel muito importante na experiência de compra porque existem tipos de usuários que usarão palavras diferentes para descrever o que estão procurando. Sinônimos estão diretamente ligados aos dados demográficos de compras. Por exemplo, mesmo falantes nativos de inglês em países diferentes ou até mesmo dentro da mesma área geográfica podem usar palavras diferentes, tornando os sinônimos ainda mais importantes do que você imagina inicialmente.
Se um visitante fizer uma pesquisa e a página “sem resultados” for exibida, você estará perdendo vendas. Transforme seus clientes em potencial em clientes regulares, fornecendo uma experiência perfeita com suas opções de pesquisa.
6. Entendimento da consulta
Compreender as consultas pode parecer uma coisa simples, mas é muito mais do que apenas a correspondência básica de palavras-chave na pesquisa.
A compreensão da consulta é vital para todas as lojas virtuais, pois as consultas de pesquisa mais longas geralmente possuem palavras específicas. Uma pesquisa que não compreende adequadamente as consultas apresentará todos os resultados com base nas correspondências e, embora isso possa parecer um ótimo resultado a princípio, pode ser muito frustrante e confuso para seus clientes.
O visitante comum de páginas da web espera que a pesquisa entenda sua intenção de pesquisa e simplesmente não deseja ver resultados irrelevantes. Quando eles procuram um vestido vermelho, sua barra de pesquisa retorna todos os produtos e vestidos vermelhos? Ou mostra todos os vestidos vermelhos que você tem à venda? Outro exemplo pode ser esta consulta simples: telefones Samsung. Você terá problemas se os resultados contiverem todos os produtos e telefones da Samsung. Lembre-se de que uma boa barra de pesquisa funciona com consultas de cauda longa.
A Luigi's Box usa inteligência artificial e machine learning para lidar com erros de digitação, sinônimos e classificação de produtos. Além disso, a ferramenta estuda continuamente a intenção dos clientes em seu site para personalizar melhor, trazer resultados de pesquisa mais precisos e fornecer uma excelente experiência ao cliente.
7. Paginação
A paginação é um processo de divisão de dados elaborados em páginas menores. É frequentemente usada por aplicações baseadas na web porque garante a navegação ordenada entre as páginas. Você provavelmente já viu um exemplo de paginação, por exemplo, em mecanismos de pesquisa como o Google. Ela se apresenta na forma de números na parte inferior da página. Os números referem-se às páginas. Portanto, se um cliente pesquisar algo e clicar em qualquer um dos números, ele será direcionado para a respectiva página.
A paginação é uma parte tão essencial do desempenho do seu site que dedicamos um artigo separado a ela no início deste ano. Clique no link para dar uma olhada no artigo de paginação se quiser saber ainda mais.
A maneira ideal de paginar os resultados da pesquisa é aquela que os usuários não precisam usar. Ter um mecanismo de pesquisa de alta qualidade é o mais importante. Suponha que você esteja projetando um site e queira oferecer aos seus clientes uma experiência de alto nível durante a navegação; então utilize a paginação no modelo “Carregar mais”. É mais rápido e eficaz do que a paginação tradicional.
8. Classificação e relevância do produto
Cada categoria de produto tem seus itens mais vendidos. Quer você os conheça de memória ou os identifique ao observar seus registros de vendas, geralmente é uma boa ideia incluir esses produtos populares nos resultados quando alguém estiver procurando por qualquer produto em sua categoria. Quando você digita uma categoria na barra de pesquisa e pressiona “Enter”, esses best-sellers aparecem nas primeiras páginas/posições de resultados?
Os recursos de classificação de produtos são vitais para simplificar o processo de compra. Eles são alimentados por IA, o que significa que você não precisa reordenar produtos relevantes para cada termo de pesquisa manualmente. O sistema automatizará esse processo e fará isso por você. Qual é a melhor parte? O sistema classifica os produtos individualmente para cada cliente com base em suas pesquisas anteriores e histórico de navegação, para que cada cliente sempre tenha os resultados mais relevantes e personalizados para cada um deles. Não existe uma persona de visitante comum, apenas a personalização que aprimora a capacidade de descoberta do produto para cada cliente.
9. Velocidade
Sua pesquisa é rápida o suficiente e você tem certeza de que ela não torna seu site lento? Nossa regra geral é que o tempo de carregamento para obter sugestões de pesquisa é de 0,3 segundos depois de digitar um caractere e concluir os resultados da pesquisa em não mais de 2 segundos.
Agora a pergunta é: quantos pontos sua pesquisa marcou? Se você quiser saber mais sobre sua funcionalidade de pesquisa com absoluta certeza, você sempre pode experimentar as análises de pesquisa abrangentes da Luigi’s Box.
Em um curto período de tempo, você saberá exatamente o desempenho da pesquisa do seu site e o que pode fazer para melhorá-la. Seu site está otimizado para usuários móveis? Não se esqueça de verificar a velocidade do seu site, também para pesquisas móveis, não apenas para versões desktop.
10. Processamento de idiomas
O processamento de idiomas refere-se a como a pesquisa e outras funcionalidades do site de e-commerce lidam com o processamento de palavras em vários idiomas. No entanto, existem idiomas que utilizam várias formas gramaticais, gêneros, diferentes sinônimos e muito mais. É exatamente por isso que sua pesquisa precisa fornecer recursos como lematização, decomposição de palavras, formas gramaticais, “reescrever consultas” e outros recursos importantes para ajudá-lo a lidar com as nuances de cada idioma.
Embora a maioria das soluções de pesquisa de loja virtual se concentre no idioma inglês, o mercado cresceu em proporções internacionais, onde a capacidade de processar vários idiomas é uma funcionalidade essencial. Sua solução de pesquisa oferece suporte a diversas variações de idioma? Caso contrário, você pode estar perdendo uma grande fatia do mercado, pois muitos clientes sempre optarão por comprar em um site com uma pesquisa compatível com seu idioma nativo.
11. Searchandising
O Searchandising permite que você promova produtos diretamente na pesquisa, dando a você uma vantagem na escolha de quais produtos aparecerão se corresponderem à intenção de pesquisa do cliente. Esses banners de produtos aparecem diretamente na pesquisa, entre os produtos que os clientes pesquisam, para que se encaixem naturalmente nos resultados da pesquisa. A caixa de pesquisa expansível também pode incluir imagens de produtos na interface, para que seus clientes saibam imediatamente o que está sendo oferecido.
Embora o processo de pesquisa seja automatizado e alimentado por inteligência artificial, recursos como o Searchandising permitem que você assuma o controle e tome uma decisão comercial sobre quais produtos promover. Esse recurso é ótimo se você quiser destacar os produtos que não estão sendo vendidos muito rapidamente. Você pode usá-lo para promover itens inovadores, itens com maiores margens de lucro e muito mais.
12. Analytics
A análise de pesquisa abrangente é uma das melhores ferramentas que você pode ter à sua disposição. Embora a IA faça a maior parte do trabalho na pesquisa, você ainda tem controle sobre seu conjunto de ferramentas e pode ajustar ou configurar certas partes da funcionalidade para melhorar o resultado final. Isso seria muito difícil de fazer sem as ferramentas de análise que podem fornecer uma visão geral profunda e completa de como os visitantes online interagem com sua pesquisa (e outras ferramentas, se você estiver usando outras).
Você pode acompanhar o uso e as interações com a pesquisa, cliques, conversões, vendas concluídas, tipos de consultas de pesquisa, termos de pesquisa populares, uso de palavras-chave sinônimas, pesquisas sem resultados e muito mais. Você pode ajustar sua pesquisa para lidar com novos sinônimos descobertos, criar redirecionamentos para produtos semelhantes se nenhum produto corresponder a uma consulta de pesquisa e muito mais. As análises de pesquisa abrangentes são muito essenciais para garantir que você tenha uma pesquisa bem otimizada.
13. Filtros dinâmicos
O processo de compra não termina com a pesquisa instantânea. Seus clientes ainda precisam ser capazes de navegar pelos produtos de forma eficaz. Se suas listas de produtos não forem eficientes, suas taxas de rejeição podem aumentar porque os clientes acabarão ficando frustrados se não encontrarem o que desejam em uma lista caótica de produtos. Essas são as situações em que as opções avançadas de filtro podem ser úteis, e a melhor solução são os filtros dinâmicos.
Os filtros dinâmicos têm uma propriedade única em comparação com os filtros regulares – eles mudam dependendo da categoria de produto que seu cliente está navegando. Isso significa que os filtros sempre serão relevantes para a lista de produtos que seus clientes estão navegando no momento. Se eles procurarem telefones, os filtros refletirão essa opção e mostrarão filtros comuns relacionados a smartphones – tamanhos de tela, sistemas operacionais, resolução de câmera e outras opções relevantes. Eles também podem incluir facilmente outros itens essenciais, como faixas de preço, disponibilidade em áreas geográficas e muito mais.
14. Recomendações de produtos
As recomendações personalizadas de produtos podem ajudar muito a melhorar suas vendas. Elas funcionam separadamente da pesquisa, e toda boa solução de pesquisa e descoberta os oferece como parte da ferramenta. Enquanto a solução coleta dados de navegação dos clientes, o Recommender pode efetivamente determinar quais produtos têm maior probabilidade de serem comprados por eles. A vertente de personalização garante que cada cliente terá uma oferta diferente, que vai ao encontro dos seus interesses e preferências.
O Recommender também pode oferecer upgrades de produtos, vendas cruzadas e recomendar correspondências exatas para criar pacotes de produtos perfeitos para os clientes. As recomendações também mostram os produtos que foram vistos pela última vez pelos clientes para lembrá-los do que ainda não compraram – e para ajudá-los a determinar se desejam mudar de ideia sobre sua decisão inicial. Graças a esses recursos, o Recommender pode ajudar muito a melhorar suas vendas.
15. Teste A/B
O teste A/B refere-se a um tipo de teste onde você pode lançar duas versões da mesma página com duas configurações diferentes para ver qual traz melhores resultados. Geralmente é usado para melhorar a interface do usuário e a experiência do usuário de sites de qualquer tipo. O teste A/B também oferece a oportunidade de melhorar a UX da pesquisa e, combinado com as análises mencionadas acima, pode fazer verdadeiras maravilhas para o seu site.
Você pode experimentar várias combinações de configurações de pesquisa e ver qual funciona melhor. Embora muitas soluções ofereçam testes A/B online, também existem aquelas que oferecem testes A/B offline. Pode ser muito útil se você não quiser que seus testes sejam colocados no ar imediatamente.
Conclusão
Mesmo se você for um iniciante ou um grande player no e-commerce, definitivamente não deve ignorar os pontos mencionados acima. Uma ferramenta inteligente de pesquisa em sites oferece uma ampla variedade de opções para melhorar sua pesquisa em um site de e-commerce e sua posição entre os concorrentes.
Com pesquisa relevante e algumas ferramentas adicionais, seus clientes obterão apenas conteúdo relevante e você economizará o tempo deles, que perderiam tempo vasculhando resultados de pesquisa irrelevantes. Seus ganhos e conversões aumentarão, enquanto sua taxa de rejeição diminuirá.
Qualquer solução de pesquisa que você selecionar deve ser capaz de oferecer uma função de pesquisa relevante, mas você sempre pode procurar algo extra para tornar sua loja virtual um dos melhores competidores. Conheça todos os produtos da Luigi’s Box e seus recursos adicionais, e saiba o que mais uma pesquisa bem otimizada pode lhe trazer de benefício.
Em uma escala de 0 a 15, quão boa é a pesquisa do site da sua loja virtual?
Perguntas frequentes
O que é uma pesquisa em sites de e-commerce?
Uma solução de pesquisa em sites de e-commerce é um tipo de software que permite aos usuários pesquisar produtos ou informações em um site de e-commerce. Esse tipo de solução normalmente é integrado ao site e pode ser acessado pelos usuários por meio de uma barra de pesquisa ou caixa de pesquisa no site.
Por que a pesquisa para e-commerce é essencial?
A pesquisa para e-commerce permite que os usuários encontrem de forma rápida e fácil os produtos ou informações que procuram, facilitando a navegação no site e a localização do que precisam. Isso pode ajudar a melhorar a experiência do usuário no site e aumentar a probabilidade de os visitantes fazerem uma compra ou interagirem com o site de alguma outra forma.
Quais recursos a pesquisa de e-commerce deve ter?
Alguns dos recursos essenciais para procurar em uma solução de pesquisa de e-commerce são o recurso de preenchimento automático que sugere consultas de pesquisa à medida que o cliente digita para ajudá-lo a encontrar o que procura mais rapidamente. Além disso, a solução de pesquisa deve permitir que os usuários filtrem e classifiquem os resultados da pesquisa por vários critérios, como preço, marca ou outros atributos, para ajudá-los a restringir os resultados e encontrar o produto específico que procuram.
Além disso, a correção e tolerância de erros de digitação é essencial para corrigir automaticamente os erros de ortografia na consulta e assim ajudá-los a encontrar os produtos corretos, mesmo que cometam erros ao digitar. Também, a personalização é importante, para sempre trazer aos clientes apenas produtos relevantes com base em suas interações anteriores.
Por que otimizar sua pesquisa de e-commerce?
A otimização da pesquisa de e-commerce é uma parte importante da administração de um negócio online bem-sucedido e pode ajudar a melhorar a experiência de compra online, as classificações do mecanismo de pesquisa e as vendas da empresa.
Gejza é CEO e cofundador da Luigi's Box. Ele trabalha com experiência do usuário e otimização da taxa de conversão no e-commerce há mais de uma década. Seu foco principal é o gerenciamento, a estratégia e as finanças da empresa, além de ajudar seus maiores clientes a obter o máximo das pesquisas e recomendações de produtos.
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