A guia Tendências no Analytics da Luigi’s Box fornece relatórios valiosos sobre as consultas mais pesquisadas (pesquisas de tendências) e produtos/categorias (itens de tendências).
O que posso aprender com as tendências de pesquisas?
Quais termos são pesquisados com mais frequência na loja virtual
Quais resultados são exibidos
Quais produtos/categorias são pesquisados com mais frequência em sua loja virtual
Quais frases os clientes usam para pesquisar
Qual é a taxa de cliques (CTR) deles
Que outros produtos os clientes estão procurando
Tendências de pesquisas
Clicar em uma frase na tabela exibirá os produtos que apareceram com mais frequência no período selecionado depois que os usuários pesquisaram essa frase.
Ao lado da tabela, nos detalhes da frase, há um mapa de calor de cliques. Ele mostra visualmente a clicabilidade dos resultados. Quanto mais brilhante for a posição no mapa de calor, mais desejado será o produto.
O ideal é que os resultados clicados com mais frequência sejam exibidos entre os primeiros, para que os clientes não sejam obrigados a perder muito tempo à procura dos produtos mais populares.
Você pode clicar em cada resultado para ver quais frases os clientes estão pesquisando para encontrar esses produtos.
Se você vir o “_” no final da frase no relatório, significa apenas que o cliente digitou a frase com um espaço.
No início, escolha se você está interessado nos resultados da pesquisa, no preenchimento automático ou em ambos. Use o switch acima da tabela para configurar.
Para cada frase, produto, categoria ou artigo, vemos a popularidade da frase (desenvolvimento), a taxa de cliques (CTR) e o número de visitantes únicos (perfis) que pesquisaram por ela. A taxa de cliques também é exibida visualmente: é representada pela área em cada linha destacada em amarelo.
Itens populares
Após clicar no resultado da tabela, serão exibidas as frases que resultaram em cliques com maior frequência.
Clicar em qualquer consulta na tabela exibirá uma visão geral dos resultados exibidos para essa consulta.
Como usar essas informações para melhorar as conversões da loja virtual?
Classificação de produto
Você pode descobrir se um produto com alta taxa de cliques está na posição certa entre os resultados. Se estiver em uma posição muito baixa, corrija sua posição com o recurso de impulsionamento de produto. Você também pode escolher a abordagem oposta e impulsionar os produtos que vendem menos.
Nestes casos, é importante ter em mente que uma alta taxa de cliques pode não ser igual a uma alta taxa de compra e, portanto, o desempenho de pesquisa pode ser alcançado, mas o cliente eventualmente não atingirá a meta de compra. Nesse caso, seria melhor fortalecer os produtos que atendem a esses dois atributos.
Para incluir produtos menos pesquisados em sua pesquisa, você precisa acompanhar suas estatísticas continuamente para poder parar de priorizar um produto quando não houver aumento de cliques nele entre os resultados da pesquisa. Dessa forma, você pode facilmente evitar que produtos ineficientes “ocupem” lugar nos resultados.
Talvez não seja possível conseguir mais cliques para um determinado produto, pois o público que pode se interessar por ele é limitado em quantidade.
Otimização de SEO
Se um produto é pesquisado com frequência, mas não tem um bom desempenho nas vendas, pode estar faltando algumas informações, imagens ou estar com estrutura incorreta, metadados, dados em branco, texto incorreto, descrições incorretas, etc.
Esses erros podem ser facilmente corrigidos, embora a reindexação para voltar à posição desejada possa levar muito tempo.
No entanto, apesar da precisão das informações fornecidas, o problema pode ser que os clientes esperem características, dimensões ou preços diferentes do produto. Portanto, não é um erro de descrição, mas sim expectativas diferentes dos clientes.
Como os algoritmos geralmente atendem ao que os usuários procuram, talvez seja necessário monitorar mais de perto as necessidades e expectativas dos clientes.
Campanhas de PPC
Ao monitorar regularmente as tendências, você também pode determinar quais produtos incluir nas campanhas de PPC. Você tem várias opções:
- Iniciar anúncios
- Impulsionar os anúncios
- Reduzir anúncios
- Interromper anúncios
- Não alterar os anúncios
Qual opção é a certa? Depende de vários fatores. Existem 2 opções a considerar:
- Promova produtos com bom desempenho – se eles tiverem um bom desempenho e você ainda os promover, o interesse e o desempenho dos produtos serão ainda maiores.
- Promova produtos que não apresentam um desempenho tão bom – produtos com baixo desempenho podem ser impulsionados por campanhas criadas para apresentá-los ao seu público-alvo ideal.
Outras perguntas que você deve se perguntar:
- Temos um número suficiente de produtos específicos em estoque/para entrega?
- Temos margem suficiente nestes produtos específicos?
- Esses produtos não estão fora de temporada agora?
- Qual é o valor de um clique em um produto com PPC em comparação com o preço e a margem do produto?
Venda cruzada
Você pode ver o que os clientes estão comprando junto com produtos específicos e usar essas informações para vendas cruzadas.
Se alguns clientes comprarem combinações de produtos atípicas, os produtos propostos poderão parecer não relacionados a outros clientes. Principalmente se os produtos não forem comprados com frequência ou forem novos.
O melhor é que os dados de venda cruzada não podem ser usados apenas na web. Também podem ser transmitidos via API para outros sistemas e canais, como os de PPC. Você pode até usá-los em marketing automatizado por e-mail.
Dessa forma, você pode atingir não apenas usuários específicos, mas também grupos com possíveis interesses e processos de pensamento semelhantes, aumentando a taxa de conversão desses canais.
Use a guia análises de descrição para descobrir quais consultas os clientes usam para acessar qualquer produto, não apenas os mais populares.
Conclusão
Se você estiver interessado em mais dicas sobre como aproveitar ao máximo a Luigi’s Box, leia nossos posts sobre palavras-chave personalizadas e sinônimos.