A pesquisa interna no site pode parecer uma adição óbvia a qualquer loja de e-commerce, e é por isso que é muito raro um varejista online renunciar à inclusão de uma barra de pesquisa na parte superior do site. Mas seu poder vai muito além de simplesmente ajudar os clientes a encontrar o que procuram com mais rapidez. Aqui está o que você precisa saber sobre os dados de pesquisa para sites e o que eles dizem sobre a intenção do comprador.
Por que você precisa de uma pesquisa interna no site
De acordo com a eConsultancy, 30% dos visitantes de sites de e-commerce usam a pesquisa em sites. Os compradores gostam de usar a pesquisa porque geralmente têm uma boa ideia do que desejam comprar. A barra de pesquisa os conecta aos produtos que procuram, proporcionando experiências mais positivas.
Esses são os compradores que procuram itens específicos em vez de navegar na sua loja. Eles estão no final do funil de compra e, portanto, tendem a ter uma intenção de compra maior. Eles sabem o que querem e há uma boa chance de converterem. Como resultado, as pessoas que pesquisam no site têm duas vezes mais chances de realizar conversões do que aquelas que não pesquisam.
Embora proporcionar uma experiência positiva ao usuário seja essencial para qualquer loja, a pesquisa no site também oferece alguns benefícios poderosos à sua empresa. Cada vez que visitantes digitam uma consulta de pesquisa, eles fornecem dados valiosos que você pode usar para saber como pensam e o que desejam e assim descobrir como gerar mais tráfego e vendas.
Como usar os dados de pesquisa dos sites
Você está executando uma pesquisa no site de sua loja há alguns meses e agora reuniu alguns dados. Há muitas maneiras de fazer bom uso disso.
Em primeiro lugar, e de forma mais simples, você pode ver as frases que seus visitantes procuram. Isso fornece dados precisos sobre quais produtos eles desejam encontrar e você pode usar isso de várias maneiras.
Um produto está sendo pesquisado mais do que os outros? Isso pode afetar a forma como você o promove. Por exemplo, você pode decidir torná-lo mais proeminente em sua página inicial ou lançar uma oferta especial.
Se você usa publicidade no AdWords ou no Facebook, também sabe quais produtos são mais populares para as pessoas que acessam seu site. Agora você sabe onde fazer seu investimento em publicidade.
Seus visitantes não estão apenas dizendo exatamente o que procuram, mas também fornecendo as palavras exatas que acham que deveriam corresponder a isso. Isso é algo valioso. A linguagem deles é fantástica para otimizar suas páginas para mecanismos de pesquisa e PPC. Você pode usar isso em seu texto de vendas para torná-lo mais persuasivo, falando diretamente com seus clientes e usando seus termos.
Você também poderá ver quais produtos estão se tornando mais populares ao longo do tempo, o que pode ajudá-lo a identificar tendências mais significativas. Ou talvez os compradores estejam procurando produtos que você não tem em estoque. Isso pode informar as expectativas deles em relação a uma loja como a sua e, potencialmente, dar ideias sobre o que adicionar ao seu estoque.
Não descubra apenas o que as pessoas estão procurando – descubra também o que acontece depois da pesquisa. Talvez uma alta porcentagem de pessoas que procuram um produto específico saia do site. Eles não estão encontrando o que desejam, possivelmente porque um produto não está em estoque.
Em vez de não mostrar nenhum resultado, você pode alterar isso para oferecer produtos relacionados. Ou ainda deixe uma mensagem avisando quando o item estará novamente em estoque.
Configurando o rastreamento de pesquisa interna no site
Muitas empresas de e-commerce afirmam que não têm tempo ou recursos para investir na pesquisa interna de seus sites, mas geralmente não é uma tarefa difícil. Se você não tiver as habilidades técnicas para fazer isso sozinho, poderá contratar um desenvolvedor para ajudá-lo, mas geralmente não demorará muito para configurar.
A ferramenta de pesquisa em sites que você escolher dependerá da sua plataforma. Se você estiver usando um CMS como o WordPress, há muitas ferramentas diferentes de pesquisa em sites para você escolher. Dê uma olhada neste guia para ver um resumo de algumas das melhores.
Diferentes ferramentas de pesquisa interna estarão disponíveis para diferentes plataformas CMS, então este pode ser um fator a considerar se você ainda estiver na fase de escolha de um CMS. Você também deve estar ciente da disponibilidade de lojas iniciais baratas para venda, porque os sites de marketplace tendem a funcionar em plataformas padrão e têm o básico configurado e pronto para uso. É uma rota rápida e lucrativa para o mercado.
E se você não quiser se envolver manualmente ou estiver procurando por algo mais sofisticado, experimente a Luigi’s Box. É uma ferramenta analítica intuitiva, mas poderosa, que pode fornecer representações visuais fáceis de seguir das principais métricas do seu site. Até o plano básico recebe suporte por e-mail da equipe de especialistas, então sempre há alguém para indicar para a direção certa.
Dicas rápidas para aproveitar melhor a pesquisa em sites
Depois de configurar a pesquisa do seu site, há várias maneiras de aproveitá-la melhor. Agora que você conhece os benefícios e como pode usar os dados, é hora de analisar algumas práticas recomendadas:
- Enfatize sua presença na tela inicial do seu site e em todas as páginas. Facilite a localização para os visitantes usando uma cor forte e não a esconda.
- Certifique-se de que a barra de pesquisa seja grande o suficiente para as pesquisas típicas que farão. Se for muito curta, pode impedir completamente os compradores de pesquisar.
- Use um texto de espaço reservado na caixa de pesquisa, como “digite sua pesquisa aqui”, e certifique-se de que ele desapareça quando o comprador clicar nele. Isso pode ajudar a incentivar mais pesquisas.
- Permita que os visitantes pesquisem por marca, código do produto e nome do produto para que seja mais fácil encontrar o que desejam.
- Use o preenchimento automático para prever consultas à medida que o cliente pesquisa. Guie os clientes enquanto fazem compras para orientá-los em direção a itens mais lucrativos.
- Ofereça a opção de pesquisar por departamento, principalmente se sua loja tiver várias seções.
Comece a coletar insights da pesquisa interna do seu site
A pesquisa em sites é uma ferramenta essencial para sites de e-commerce. Não veja isso apenas como uma forma de ajudar os clientes a encontrar o que procuram. Embora esse seja o seu objetivo principal, é capaz de muito mais.
Use para obter informações valiosas sobre o comportamento do cliente, incluindo o que eles desejam, quando desejam e as palavras que usam. Em seguida, use esses dados para melhorar sua experiência, fornecer o que desejam e direcionar mais tráfego por meio de publicidade e marketing de conteúdo.