- Por que você deve otimizar seu catálogo de produtos para obter eficiência máxima de pesquisa?
- Melhores práticas para otimizar seu catálogo de produtos para eficiência máxima de pesquisa
- Como a Luigi’s Box pode ajudar a otimizar seu catálogo de produtos?
- Otimize seu catálogo de produtos com facilidade com nossas dicas!
Um catálogo de produtos bem otimizado é essencial para um negócio de e-commerce bem-sucedido – ele ajuda seu site a ser exibido nos mecanismos de pesquisa de compras. Você pode perder muitas vendas se seus produtos não aparecerem nos resultados de pesquisa devido ao conteúdo não otimizado.
Então, como otimizá-lo de forma eficiente?
Este post trará dicas para otimizar seu catálogo de produtos para maximizar a visibilidade em mecanismos de pesquisa e aumentar suas vendas.
Antes de começarmos, vamos falar sobre as razões e benefícios por trás dessa ideia.
Por que você deve otimizar seu catálogo de produtos para obter eficiência máxima de pesquisa?
A otimização de mecanismos de pesquisa é essencial para promover seus produtos para clientes em potencial. Quando os visitantes procuram os produtos que você vende, você deseja que seu negócio apareça como um dos principais resultados.
Além disso, com uma descrição de produto otimizada, você simplesmente ajuda seus clientes a encontrar o que procuram. A descrição também permite que os compradores vejam todas as informações relevantes e pode diminuir a probabilidade de escolherem outros sites para pesquisar os produtos. Portanto, pode ajudar a melhorar as taxas de conversão, o tráfego do site e a experiência do cliente!
Além disso, manter os dados do produto bem organizados facilita o gerenciamento do estoque e o acompanhamento das tendências de vendas.
Você pode conseguir isso otimizando os títulos, descrições, imagens de seus produtos e outras coisas. Fornecemos algumas dicas para você começar.
Melhores práticas para otimizar seu catálogo de produtos para eficiência máxima de pesquisa
Vamos analisar as melhores práticas agora.
1. Implemente uma barra de pesquisa para facilitar a navegação
Implementar uma barra de pesquisa é essencial se você deseja que seu cliente encontre os produtos rapidamente. Certifique-se de escolher as ferramentas certas para isso. Se você não tiver nenhuma solução que tenha chamado sua atenção, verifique o Search da Luigi’s Box.
Como funciona a pesquisa da Luigi’s Box?
Graças à IA, seus clientes podem encontrar tudo o que precisam em segundos. Além disso, a pesquisa inteligente é um excelente auxílio que ajuda a priorizar produtos relevantes para o termo de pesquisa buscado.
Você ainda pode contar com o preenchimento automático, que facilita a busca por produtos. Os usuários não precisam digitar o título completo do produto em uma caixa de pesquisa. Em vez disso, quando um cliente começa a digitar, o preenchimento automático mostra os resultados da pesquisa enquanto ele digita. Esse recurso torna o processo de pesquisa mais rápido e chegar até o produto fica muito fácil.
Por exemplo, se você tiver muitos produtos, será difícil encontrar o certo que alguém está procurando. Percorrer toda a lista de produtos é cansativo e desanimador. E nesses momentos, o preenchimento automático é muito útil.
A barra de pesquisa da Luigi’s Box evita as pesquisas de e-commerce “sem resultados“. Infelizmente, às vezes esses resultados ocorrem devido a um título incorreto ou erros ortográficos comuns. A boa notícia aqui é que nossa barra de pesquisa lida com erros ortográficos e de digitação – mesmo quando um usuário comete um erro de digitação, a pesquisa de frase será corrigida automaticamente. Logo, é mais rápido acessar o produto dessa forma.
2. Use títulos e descrições ricos em palavras-chave para seus produtos
Priorizar títulos e descrições otimizados faz a diferença para os usuários que procuram produtos. Quando você usa palavras-chave, há uma chance maior de que seu negócio online apareça na primeira página dos resultados de pesquisa do Google. Portanto, faça o possível para incluir as palavras-chave em suas descrições e títulos de produtos – você pode usar ferramentas para monitorar quais palavras os compradores procuram com mais frequência e, em seguida, usá-las em seu conteúdo.
O Google e outros mecanismos de pesquisa usam vários métodos para classificar páginas da web em seus resultados de pesquisa. Um dos aspectos mais importantes é que o conteúdo de uma página precisa ser relevante para a consulta do usuário. Outros fatores são:
- com que frequência uma página é atualizada
- quantos outros sites possuem links para ele
- a autoridade desses sites
Só para citar alguns. Logo, entender como funcionam os mecanismos de pesquisa de produtos ajudará você a compreender melhor por que deve usar palavras-chave e prestar atenção à qualidade do seu site.
3. Use títulos claros e concisos para as páginas de seus produtos
Palavras-chave inclusas em títulos e descrições são essenciais para varejistas online. No entanto, a forma como você formula seus títulos com palavras-chave é outra coisa importante. É necessário criar descrições claras e concisas para seus produtos e páginas, facilitando aos clientes a localização de informações relevantes sobre o produto ou serviço.
Se você não tiver certeza se o seu texto está claro, verifique se você consegue entender a página ao passar o olho por ela. Ao fazer isso, seus clientes deveriam ser capazes de obter detalhes importantes, como preço do produto ou detalhes da entrega.
4. Agrupe os produtos por categoria para torná-los mais fáceis de encontrar
As categorias tornam mais fácil para os compradores encontrarem o que precisam com eficiência. Por exemplo, reúna todos os itens essenciais para viagens em montanhas em uma seção, todas as peças para bicicletas em outra categoria de produto e assim por diante.
Agrupar produtos por categoria também tem outra vantagem: você pode agrupar itens relacionados. Portanto, se um usuário clicar em uma categoria de mountain bike, ele poderá encontrar todos os gadgets úteis para uma viagem nas montanhas de que possa precisar para o esporte.
No entanto, outra forma acessível de exibir os itens relacionados aos visitantes do site é usando o Recommender da Luigi’s Box. A implementação da caixa de recomendação é simples e não requer muito conhecimento técnico.
5. Imagens de alta qualidade de seus produtos fazem a diferença
Os clientes precisam ver o produto antes de comprá-lo no seu site. Graças a imagens ou fotos de alta qualidade, eles podem se convencer e decidir fazer uma compra. Além disso, é mais fácil obter uma visão geral rápida de um produto ao ver uma imagem ou foto nítida – isso pode ser usado como uma confirmação da descrição, porque os clientes podem verificar se ela é fiel ao que veem na imagem.
Além disso, uma imagem de alta qualidade em seu site ou página de mídia social mostra que você valoriza seu produto e está comprometido em oferecer a melhor experiência aos seus clientes.
Imagens profissionais ajudam a atrair novos clientes que procuram produtos de qualidade. Portanto, invista em uma boa fotografia e utilize elas para mostrar seus produtos da melhor maneira possível!
6. Use avaliações de clientes para melhorar as classificações de SEO
Talvez você nunca tenha pensado nas avaliações como fonte de palavras-chave ou termos de pesquisa, mas elas ajudam muito! É por isso que é uma boa ideia incluir algumas avaliações positivas na descrição do produto.
As avaliações funcionam bem para a classificação de SEO, então fique à vontade para fornecer feedback de clientes satisfeitos, incentivando os clientes em potencial a fazer uma compra.
Além do mais, as avaliações dos clientes diminuem as taxas de rejeição. A taxa de rejeição é uma porcentagem de usuários que entram no seu site e saem imediatamente, muitas vezes clicando no botão “Voltar”. Quanto maior a taxa de rejeição, pior será o conteúdo para o mecanismo de pesquisa do Google, bem como para um mecanismo de pesquisa de e-commerce e outras ferramentas de pesquisa. Portanto, é mais provável que seja exibido em uma posição inferior nos resultados da pesquisa.
As avaliações tornam seu site e seus produtos mais confiáveis, para que os compradores possam permanecer em seu site e procurar os produtos nos quais estão interessados.
7. Inclua uma seção de perguntas frequentes (FAQ) em seu site
Graças à seção de FAQ, os usuários podem encontrar todas as informações relevantes reunidas em um só lugar. As perguntas mais frequentes ocorrem frequentemente no Google como rich snippets. Essas são as respostas que você pode ver sem entrar no site. Usando a seção de perguntas frequentes, você pode atrair novos visitantes ao seu site por meio de pesquisa orgânica e direcioná-los para conteúdo relacionado – geralmente páginas do blog ou páginas de produtos relacionadas às perguntas que você está respondendo.
Dicas sobre como fazer uma seção de FAQ eficaz
Se você está planejando criar uma seção de perguntas frequentes em seu site, lembre-se dessas dicas para entregar o melhor conteúdo possível aos visitantes do seu site.
- Considere a perspectiva do cliente ao escrever as perguntas. Por exemplo: Quantas perguntas devo incluir na minha seção de perguntas frequentes?
- Forneça acesso fácil à seção de perguntas frequentes.
- Escreva respostas curtas. O melhor tamanho é de cerca de 270 a 350 caracteres.
- Use a linguagem que seus clientes usam.
- Ao escrever uma pergunta com resposta de sim ou não, comece sua resposta com “sim” ou “não”.
Considere adicionar uma seção de perguntas frequentes ao seu site para melhorar a eficiência da pesquisa. É uma etapa com esforço relativamente baixo que pode ter um impacto significativo.
8. Mantenha seu catálogo atualizado com os últimos produtos e promoções
Manter seu catálogo atualizado com os últimos produtos e promoções é essencial para qualquer negócio. Isso permite que os clientes se mantenham informados sobre o que você oferece e os incentiva a visitar sua loja ou site com mais frequência.
Uma forma de manter seu catálogo atualizado é adicionando novos itens regularmente, sejam produtos sazonais ou novidades. Você também pode destacar as promoções atuais em seu catálogo, independentemente de descontos em itens específicos ou promoções em categorias inteiras de mercadorias.
Outra forma de manter seu catálogo atualizado é melhorando regularmente as imagens e descrições dos produtos existentes. Dá aos clientes uma ideia melhor da aparência de cada item e de suas características e benefícios. Também ajuda a evitar que informações desatualizadas apareçam em seu catálogo.
Ao manter seu catálogo atualizado, você pode garantir que ele sempre reflita as últimas tendências do seu setor e forneça informações valiosas para clientes atuais e potenciais.
9. Adicione tags relevantes a cada produto
Uma parte essencial da experiência de compra no e-commerce são as tags dos produtos. Elas ajudam os clientes a encontrar de forma rápida e fácil os produtos que procuram em um site. As tags também fornecem informações sobre o produto, como tamanho, cor e estilo.
Para os clientes, itens com tags precisas facilitam a experiência de compra – eles podem encontrar rapidamente o que procuram e tomar decisões informadas sobre o que comprar. Para os proprietários de empresas, boas práticas de uso de tags significam que os produtos são fáceis de encontrar e vender rapidamente. Como resultado, as tags podem ajudá-lo a aumentar as vendas online e ajudar as empresas a aumentar sua presença online.
Há algumas coisas importantes a se ter em mente ao utilizar as tags em produtos.
- Use palavras-chave precisas para o produto.
- Use palavras-chave diferentes para cada produto aparecer em resultados de pesquisa relevantes.
- Mantenha o formato de nomeação de suas tags consistente para que os clientes saibam o que esperar.
Adicionar tags relevantes aos seus produtos pode melhorar sua experiência no e-commerce e aumentar a eficiência da pesquisa.
10. Use filtros para ajudar os clientes a encontrar o produto certo mais rapidamente
Existem muitos filtros de pesquisa. Dependendo da gama de produtos que você oferece e do tamanho da sua loja, você pode usar filtros como:
- faixa de preço
- os produtos mais populares
- itens sazonais
- o material de que o produto é feito
- categoria de produtos
- vendas
- nova coleção
Ou o que você achar pertinente e útil. Por exemplo, os filtros são ótimos para categorização de produtos e podem ajudar os clientes a chegar ao produto relevante num piscar de olhos.
11. Use tecnologia de pesquisa de texto completo
As compras online são mais simples quando se utiliza uma pesquisa de texto completo. Ela permite que os compradores encontrem palavras-chave e frases nas descrições dos produtos, títulos e outras áreas de um site de e-commerce. Assim, os clientes podem encontrar facilmente o que procuram, quer precisem de um item específico ou estejam navegando.
Você também pode melhorar a classificação de SEO do seu site com a pesquisa de texto completo. Ao tornar mais fácil para os compradores encontrarem o que precisam em seu site, é mais provável que eles permaneçam e façam uma compra. Como resultado, uma pesquisa de texto completo também pode aumentar as vendas e melhorar a visibilidade online do seu site.
Se você quiser melhorar a eficiência da sua pesquisa, considere usar a tecnologia de pesquisa de texto completo. Você pode usá-la para ajudar os clientes a encontrar os produtos de que precisam e aumentar o tráfego e as vendas.
Aqui está outra dica de eficiência de pesquisa para você – use a Luigi’s Box!
Como a Luigi’s Box pode ajudar a otimizar seu catálogo de produtos?
Em conjunto com a barra de pesquisa inteligente mencionada acima, a Luigi’s Box oferece outras ferramentas para sites de e-commerce: recomendação de produtos e análises. Todas as ferramentas são ótimas para aprimorar os resultados da pesquisa.
Recommender da Luigi’s Box
Com base nas consultas de pesquisa e preferências anteriores dos compradores, a ferramenta seleciona automaticamente os itens adequados que o usuário pode gostar. Por exemplo, se alguém procurar por uma bicicleta, a caixa de recomendação mostrará bicicletas e dispositivos relacionados que são úteis para passeios de bicicleta, como faróis ou capacetes.
Dessa forma, o usuário gasta menos tempo procurando por produtos relevantes e tem mais chances de continuar comprando no seu site devido à excelente experiência de usuário na pesquisa do e-commerce e pela recomendação adequada.
Ferramentas para análises
Se você deseja analisar a pesquisa do seu cliente, as ferramentas do Analytics da Luigi’s Box facilitam isso. Você pode ver:
- a quantidade de pesquisas “sem resultados”
- quantas pesquisas geraram conversões
- quais produtos são pesquisados com mais frequência
E muito mais!
Além disso, às vezes os usuários são direcionados para a página de destino errada e não conseguem encontrar o produto que procuram. Com as ferramentas para análises da Luigi’s Box, é fácil encontrar um bug que redireciona os usuários para a página errada e corrigi-lo imediatamente.
Por fim, você pode planejar sua campanha de maneira mais eficiente com tendo as ferramentas para análises, pois poderá ver como seus clientes se comportam. Portanto, utilize esse conhecimento e ajuste a estratégia ou os anúncios às preferências dos seus compradores e atraia clientes potenciais!
Preços da Luigi’s Box
Cada empreendedor tem necessidades diferentes. É por isso que tratamos nossos clientes individualmente quando se trata de preços (mas não somente!). Você pode obter um plano personalizado adaptado às suas especificações.
O preço é baseado em:
- quantos produtos você tem em seu catálogo
- visualizações mensais
- serviços complementares
Entre em contato com nossa equipe de vendas se tiver alguma dúvida.
Os benefícios da Luigi’s Box em poucas palavras
Entre muitos outros benefícios, aqui estão os mais importantes:
- fácil de implementar
- relatórios de dados visuais
- interface intuitiva
- suporte para pesquisa por voz (veja como funciona a pesquisa por voz em negócios de e-commerce)
- análises em muitas plataformas
A Luigi’s Box é um conjunto de ferramentas essenciais que funcionam bem para maximizar a eficiência da pesquisa. Vale a pena implementá-las em sua estratégia diária para aumentar as vendas, independentemente do tipo de produto que você vende.
Para uma melhor estratégia de e-commerce, veja como evitar erros e más práticas em um negócio online.
Otimize seu catálogo de produtos com facilidade com nossas dicas!
Graças às nossas dicas, você pode gerenciar e otimizar facilmente seu catálogo de produtos sem problemas. Seguindo estes passos simples, você poderá melhorar a qualidade dos seus produtos e aumentar as vendas.
Para tornar tudo ainda mais eficiente, use a Luigi’s Box! Graças às ferramentas disponíveis, você eleva a experiência de compra a um nível superior e faz com que os clientes fiquem por mais tempo! Então não espere mais – inscreva-se para uma avaliação gratuita e comece a otimizar hoje mesmo!