NOVIDADE: benchmarks e insights de pesquisa de e-commerce. Clique aqui para ver dados atualizados de 2024.

Mecanismo de pesquisa para sites

Impulsione sua marca com um mecanismo de pesquisa de sites de alto desempenho

Adicionar a pesquisa interna de site ao seu site ajuda os visitantes a encontrar o que estão procurando, ao mesmo tempo em que ajuda os seus resultados. É crucial para sites de e-commerce, mas também pode ser incrivelmente útil para sites baseados em conteúdo.

O que é um mecanismo de pesquisa para sites?

A funcionalidade de pesquisa no site permite que os usuários pesquisem o conteúdo de um determinado site ou catálogos de produtos com relevância e velocidade. Um ótimo recurso de pesquisa para sites é feito para o site em específico. Ele indexa constantemente o site para garantir que os usuários possam acessar facilmente o conteúdo mais recente.

A maioria dos sites instala uma barra de pesquisa em seu site e encerra o processo ali. No entanto, uma pesquisa de site realmente útil é muito mais do que apenas ter uma caixa de pesquisa.

Quem usa um mecanismo de pesquisa interno

Vamos dar uma olhada em alguns dos setores que estão usando ativamente a pesquisa no site:

E-commerce e varejistas

Com uma função de pesquisa eficaz, as lojas de e-commerce podem encantar os consumidores, permitindo que eles se conectem rapidamente com o conteúdo de que precisam, capturando informações valiosas sobre o conteúdo e os produtos nos quais os visitantes estão mais interessados.

Educação e e-learning

As plataformas de aprendizado online possuem milhares de cursos e milhões de usuários. Ter uma função de pesquisa no site permite que os usuários pesquisem cursos relevantes que se alinhem com seus interesses rapidamente. Também aumenta as visualizações de página e as inscrições.

Bibliotecas e sites de notícias

Os usuários podem navegar em um enorme banco de dados de artigos de notícias usando filtros e facetas. Nas bibliotecas, os leitores podem encontrar seu autor favorito ou um livro específico em poucos segundos, mesmo que não saibam o nome completo.

Mídia e entretenimento

Sites de entretenimento como Netflix, Spotify e YouTube oferecem um recurso de pesquisa sofisticado para exibir o conteúdo certo para seus usuários. Essas plataformas usam vários algoritmos de machine learning e recomendação para conduzir experiências de pesquisa personalizadas.

Por que o mecanismo de pesquisa para site é importante no e-commerce

Conveniência
Conveniência

Sites como Google, Amazon ou YouTube são parte integrante de nossa experiência online. Portanto, quando se trata de pesquisar conteúdo, produtos ou informações em sites, os usuários esperam o mesmo nível de conveniência e velocidade que esses sites oferecem.

Uso
Uso

Estudos sugerem que os visitantes que usam a pesquisa têm 1,8 vezes mais chances de encontrar o que procuram e se converter em clientes pagantes. Veja como as ferramentas de pesquisa interna podem ter um impacto poderoso em seu site de e-commerce:

Melhor experiência para o usuário
Melhor experiência para o usuário

Um software de mecanismo de pesquisa eficaz combina resultados de pesquisa rápidos e relevantes com uma ótima experiência digital que permite aos usuários filtrar os resultados e navegar por diferentes categorias de produtos. Essa facilidade de identificação leva a interações positivas entre visitantes e seu conteúdo.

Menor taxa de abandono
Menor taxa de abandono

Cerca de 30% dos visitantes de um site sairão e optarão pelo site de um concorrente após uma pesquisa insatisfatória. Ao oferecer uma experiência de pesquisa fantástica, seu site pode ser aquele para o qual os visitantes recorrem depois que saem do site de um concorrente de mãos vazias.

Mais conversões
Mais conversões

Ao ajudar os visitantes a encontrar o que procuram na primeira vez, você pode aumentar drasticamente as vendas e o engajamento. A pesquisa da Forrester afirma que até 43% dos visitantes navegam diretamente para a caixa de pesquisa quando visitam um site.

Otimização aprimorada do mecanismo de pesquisa
Otimização aprimorada do mecanismo de pesquisa

A pesquisa eficaz no site melhora a experiência geral do usuário em seu site, algo que o Google valoriza ao classificar os sites. Também requer uma organização lógica e hierárquica do conteúdo, o que ajuda a pesquisa do Google a entender seus principais produtos e tópicos.

Melhor insights dos clientes
Melhor insights dos clientes

A pesquisa no site informa o que as pessoas estão procurando que você não esperava. Isso fornece ideias para novas ofertas de produtos, produtos em destaque, posts de blog para iniciativas de inbound marketing, diferentes consultas de pesquisa para seus produtos e volume de pesquisa.

Quais recursos um mecanismo de pesquisa para sites moderno deve ter

A solução de pesquisa escolhida deve ter os seguintes recursos principais:

Preenchimento automático

Preenchimento automático

O preenchimento automático exibe sugestões de palavras-chave e produtos em tempo real, com base na consulta de pesquisa que o usuário está digitando. Ele detecta o que um cliente está digitando e compara a consulta com os dados no índice de pesquisa. Em seguida, sugere palavras-chave ou frases armazenadas no índice que correspondem ao que está sendo digitado.

Filtros dinâmicos

Filtros dinâmicos

Os filtros dinâmicos ajustam os resultados da pesquisa de acordo com os filtros integrados, mostrando apenas os filtros mais relevantes para cada visitante com base na categoria de produto pesquisada. Por exemplo, um cliente que pesquisa notebooks verá apenas filtros relacionados a notebooks, como tamanho da tela, resolução, portas disponíveis e outras especificações.

Inteligência artificial

Inteligência artificial

A inteligência artificial ajuda os mecanismos de pesquisa a classificar os resultados de uma frase de pesquisa específica, levando em consideração os dados comportamentais e de desempenho do produto. Ela aprende e compreende o comportamento do cliente para ajudá-lo a obter melhores resultados de pesquisa. Você pode aumentar suas taxas de conversão, aumentar seus ganhos e obter mais clientes recorrentes.

Pesquisa contextual

Pesquisa contextual

Esse recurso seleciona os resultados de produtos mais precisos, dependendo de qual categoria a pesquisa foi feita. Quando um visitante do site clica na barra de pesquisa com a intenção de iniciar uma pesquisa de produto, ele recomendará resultados apenas da categoria que o visitante escolher.

Pesquisa geográfica

Pesquisa geográfica

A pesquisa geográfica é um recurso de pesquisa baseado em localização que fornece resultados precisos de acordo com a geolocalização do usuário, aumentando as chances de obter melhores vendas. Você pode especificar quais produtos estão disponíveis online ou quais estão disponíveis apenas em determinados locais, sem a opção de obtê-los em outro lugar.

Pesquisa semântica

Pesquisa semântica

Ao contrário da pesquisa lexical, que procura apenas correspondências literais para palavras consultadas, a pesquisa semântica compreende o significado geral de uma consulta e a intenção por trás das palavras. A solução escolhida deve ser capaz de entender o significado das perguntas dos usuários, independentemente de gírias, jargões e ortografia.

Comece agora com o Search da Luigi’s Box

A pesquisa da Luigi’s Box pode ajudá-lo a classificar e ordenar os resultados da pesquisa de acordo com a preferência de cada cliente, lidando com erros gramaticais, erros de digitação e sinônimos. Agende uma demonstração com um de nossos especialistas para saber como nossa pesquisa no site pode beneficiar seu negócio online.

O software de pesquisa para sites vale a pena?

Um mecanismo de pesquisa para site não apenas fornece sugestões de pesquisa precisas, mas também orienta os usuários enquanto eles exploram o conteúdo de um site. Dessa forma, isso ajuda eles a descobrir conteúdos pelos quais talvez nem soubessem que estavam interessados.

As taxas de conversão por meio da pesquisa no site podem ser até 50% maiores que a média. Portanto, uma boa solução de pesquisa traz um ROI alto, e as lojas virtuais que não a possuem estão perdendo muito dinheiro.

Quem são os líderes da indústria?

Aqui estão alguns dos principais mecanismos de pesquisa com base nas classificações na G2:

Luigi's Box

A Luigi’s Box é uma solução abrangente de pesquisa e identificação de produtos projetada especificamente para empresas de e-commerce.

Ela utiliza a inteligência artificial para fornecer aos seus visitantes as melhores ferramentas para identificar seus produtos da maneira mais eficiente possível.

Algolia

A pesquisa da Algolia oferece vários recursos para empresas de e-commerce, como preenchimento automático na pesquisa, tolerância a erros de digitação, gerenciamento de sinônimos, filtros e facetas. Tudo isso para ajudar os clientes a encontrar rapidamente produtos relevantes em seu site.

AddSearch Site Search

A AddSearch permite que você crie resultados de pesquisa rápidos com a capacidade de personalizar campos de resultados e aumentar a disponibilidade de pesquisa. O dashboard do usuário permite controlar todas as suas pesquisas de inventário. Você também pode criar pesquisas inteligentes.

índice de relacionamento

Índice de relacionamento de pesquisa de e-commerce

Descubra os fatores que influenciam as relações com o produto. Consulte o gráfico abaixo para obter informações sobre facilidade ao negociar, qualidade do suporte e recomendações.

Empresa
Pontuação
Relatórios da G2

Ganhe Momentum conosco!

As pontuações de Momentum para pesquisa de e-commerce exibem a pontuação de Momentum de cada produto no eixo vertical e a pontuação da satisfação no eixo horizontal, com base nos algoritmos da G2. Os produtos dentro da área sombreada têm uma pontuação máxima de 25% no Momentum Grid®.

Estudos de caso

Veja os resultados que os nossos clientes obtêm

Logo Dr.Max
+230%

taxa de conversão no segmento de produtos específicos

Leia o estudo de caso
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taxa de conversão de pesquisa

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Mais de EUR 100.000

além da receita anual padrão

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+10,5%

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Comece com o Analytics da Luigi's Box para identificar falhas em sua pesquisa

O Analytics da Luigi’s Box fornece um dashboard que oferece feedback visual super rápido sobre o estado de sua pesquisa, ajudando você a entender:

  • Se sua pesquisa leva a conversões
  • O número de “sem resultados” que seus clientes obtêm
  • O número de pesquisas que levam a conteúdo irrelevante
  • E muito mais!

Você pode testar a demonstração com dados de amostra para entender melhor do que se trata.

A Luigi's Box é compatível com qualquer site

Existem três maneiras de entregar os dados de seus produtos à Luigi’s Box.

Sincronizar via API de conteúdo

Os dados serão enviados para nossos servidores. Portanto, você só envia atualizações de produtos quando eles mudam. Se você executar em uma plataforma compatível, podemos configurar conectores de dados.

Não há custo de desenvolvimento da sua parte. Podemos extrair todos os dados de que precisamos. A Luigi’s Box é compatível com qualquer plataforma de e-commerce.

Dica profissional: Se você executar em uma plataforma compatível, podemos configurar conectores de dados. Não há custo de desenvolvimento da sua parte. Podemos extrair todos os dados de que precisamos.

Conectores de plataforma

Se você executar em uma plataforma compatível, podemos configurar conectores de dados, para que não haja nenhum custo de desenvolvimento da sua parte.

Podemos extrair todos os dados necessários e você pode passar para a etapa quatro. Caso você não execute em uma dessas plataformas, você pode escolher se deseja sincronizar via API ou feeds.

Dica profissional: Se você executar em uma plataforma compatível, podemos configurar conectores de dados. Não há custo de desenvolvimento da sua parte. Podemos extrair todos os dados de que precisamos.

Sincronizar via feeds

Os dados serão baixados de seus servidores. Se houver uma alteração no produto, não saberemos até que o feed seja processado na próxima vez. A atualização de dados normalmente é realizada seis vezes por dia.

Para sincronizar os dados, você pode usar API ou feeds. Precisa de dados atualizados sobre produtos, categorias, marcas e (opcionalmente) artigos.

Dica profissional: Se você executar em uma plataforma compatível, podemos configurar conectores de dados. Não há custo de desenvolvimento da sua parte. Podemos extrair todos os dados de que precisamos.

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FAQ

Perguntas frequentes

O que é um mecanismo de pesquisa para sites e como ele ajuda?

A pesquisa em sites é a funcionalidade de pesquisa interna em um site que permite aos usuários pesquisar o conteúdo de um determinado site ou catálogos de produtos com velocidade e relevância. Quando um usuário expressa uma necessidade como uma consulta ou termo de pesquisa, o mecanismo de pesquisa do site oferece sua resposta como um conjunto de resultados. A experiência de pesquisa termina quando o usuário encontra o que procura.

Por que um mecanismo de pesquisa para site é tão importante no e-commerce?

Uma ferramenta de pesquisa para site permite que os usuários encontrem produtos relevantes de forma rápida e fácil em um site de e-commerce. Como resultado, ajuda as marcas a melhorar suas conversões, receita e satisfação do usuário. É também a melhor forma de deixar os visitantes informarem o que procuram para você e de permitir que você adapte o website às necessidades específicas dos visitantes.

Como escolher o melhor provedor de mecanismo de pesquisa para sites?

Aqui estão alguns dos principais recursos que sua ferramenta de pesquisa para sites deve ter:

  • Preenchimento automático
  • Filtros dinâmicos
  • Inteligência artificial
  • Pesquisa contextual
  • Pesquisa com base em localização
  • Pesquisa semântica

Como implementar um mecanismo de pesquisa para sites no seu site?

A maneira mais óbvia é criar um mecanismo de pesquisa para seu site. No entanto, é a opção mais cara e demorada. Construir seu próprio mecanismo de pesquisa para sites oferece controle total sobre sua tecnologia e funcionalidade. No entanto, requer know-how substancial e manutenção frequente.

Uma opção muito melhor é trabalhar com um fornecedor terceirizado que oferece uma experiência pronta para uso. Você pode desfrutar de uma implementação simples, recursos amplos e suporte de qualidade. Adquirir uma solução de pesquisa para sites como o Search da Luigi’s Box é uma escolha inteligente que garantirá que você obtenha uma ferramenta otimizada para suas necessidades e que não deixe seus visitantes frustrados.