Quando Soňa Fialková fundou o pet shop virtual SpokojenyPes.cz (ou “Cachorro feliz”), ela provavelmente não poderia prever o sucesso que teria. Com 25.000 pedidos online por mês, o site se tornou uma das maiores lojas virtuais da República Tcheca. Graças à sua loja virtual, dezenas de milhares de amantes de cães e gatos compram produtos de alta qualidade para seus amados animais de estimação todos os anos.
Em 2016, a SpokojenyPes contratou a Programia para desenvolver um novo layout para a loja virtual. Ao reconstruir o site, o Programia notou um pequeno problema. A SpokojenyPes tinha uma solução genérica de pesquisa em seu site, sem nenhuma adaptação para sua gama específica de produtos. Isso significava que a taxa de conversão de pesquisa era de apenas 7,6% em média, enquanto o potencial era muito maior.
Aumentando a taxa de conversão para 14,9% em uma semana
Para atingir novos clientes que procuravam produtos para pets, mas não conseguiam encontrá-los facilmente na loja virtual, a Programia sugeriu que a SpokojenyPes implementasse duas medidas:
- Analisar as pesquisas – dados de pesquisa que investigam as interações entre as pesquisas na web, o mecanismo de pesquisa ou os dados do conteúdo e fornecem feedback sobre o desenvolvimento da pesquisa no site
- Pesquisa com preenchimento automático – uma opção de pesquisa que conforme você digita ajuda ativamente os visitantes a superar os problemas mais comuns relacionados a pesquisas genéricas e imperfeitas em sites
Foi quando Soňa se juntou à Luigi’s Box. Aplicamos imediatamente o Search com o Analytics ao SpokojenyPes para ver o que estava funcionando bem e o que não estava. Os dados analíticos trouxeram descobertas interessantes sobre como os clientes pesquisavam – 35% da receita total vinha da pesquisa do usuário do site, enquanto a taxa de conversão média da pesquisa do site era de 30%.
Com esses resultados em mãos, colocamos a pesquisa de preenchimento automático em prática, o que resultou em um aumento imediato da taxa de conversão de pesquisa de 7,6% para 14,9% em uma semana. Os visitantes não precisavam mais usar a pesquisa, pois seriam direcionados diretamente para o produto ou categoria que eram solicitados.
+96%
A taxa de conversão de pesquisa com o preenchimento automático da Luigi’s Box aumentou de 7,6% para 14,9%
Para melhorar ainda mais a função de busca, a loja virtual tinha duas opções. Eles podiam otimizar seu mecanismo ou usar um mecanismo de pesquisa pronto conhecido como o Search da Luigi’s Box. No caso da SpokojenyPes, a Programia desenvolveu um novo mecanismo de busca flexível otimizado para as necessidades, hábitos e terminologia específica dos clientes. Implementado em abril de 2018, uma taxa de conversão em conjunto com o preenchimento automático da Luigi’s Box e do Search da Programia é superior a 30% em média.
30%
O novo mecanismo de pesquisa com preenchimento automático aumentou a taxa de conversão de pesquisa de 14,9% para 30%
Luigi’s Box was a real eye-opener for us
Luigi’s Box was a real eye-opener for us. E-shoppers often forget to care about customer experience and invest too many resources into advertising. Luigi's Box showed us what we could gain if we did care about our search.
Soňa Fialková
CEO, SpokojenýPes
Graças à análise de pesquisa avançada, um preenchimento automático rápido e um novo mecanismo de pesquisa flexível, a SpokojenyPes alcançou um aumento notável na taxa de conversão. Em cooperação conjunta com a Programia, a Luigi’s Box ajudou a empresa a satisfaze melhor novos clientes e a satisfazer as necessidades dos existentes.
7.6%
Taxa média de conversão de pesquisa sem a Luigi’s Box
14.9%
Taxa média de conversão de pesquisa com o preenchimento automático da Luigi’s Box
30%
Taxa média de conversão de pesquisa com o preenchimento automático da Luigi’s Box e o Search da Programia